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Navegando por Autor "Matos, Thaís Maíra de"

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    Artigo
    Curso autoinstrucional em telessaúde: uma visão geral
    (Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde, 2016) Figueiredo, Alexandre Medeiros de; Guedes, Tâmara Albuquerque Leite; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Araújo, Bruno Gomes de; Guerra Neto, Custodio Leopoldino de Brito; Matos, Thaís Maíra de
    O Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento e no Sistema Único de Saúde (SUS) e ofertar estratégias de apoio assistencial que fortaleçam a integração entre os serviços de saúde. Isto é possível através dos núcleos de telessaúde e suas atividades-fim: teleconsultoria; telediagnóstico; teleducação; e segunda opinião formativa. A teleconsultoria desempenha um papel importante na qualidade da atenção, e vem sendo estimulada para que seja a principal oferta do programa como retaguarda assistencial para a Atenção Básica. Uma estratégia para a divulgação do programa e da própria atividade, é a capacitação através da teleducação. Diante disto, foi criado um curso autoinstrucional em telessaúde para que qualquer trabalhador da saúde possa ter acesso e possa se qualificar de forma independente
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    Dissertação
    A integração ensino-serviço no enfrentamento à COVID-19 em João Pessoa - PB
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-13) Matos, Thaís Maíra de; Villar, Rosana Lucia Alves de; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; http://lattes.cnpq.br/9835599911851975; Castro, Janete Lima de; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Carvalho, André Luís Bonifácio de; http://lattes.cnpq.br/1517396644134266
    Trata-se de uma pesquisa que aborda aspectos da integração ensino-serviço no contexto da pandemia de COVID-19. Objetivou-se analisar a integração ensinoserviço como estratégia de Educação Permanente em Saúde, no enfrentamento à COVID-19, em serviços da Rede Escola da Secretaria Municipal de Saúde João Pessoa - PB. O enfoque metodológico o classifica como um estudo exploratório, compreensivo-interpretativo, de abordagem qualitativa. O estudo teve como cenário o Hospital Municipal Santa Isabel, a Gerência de Vigilância Epidemiológica, a Central Telessaúde de Orientações de Prevenção do Coronavírus - serviços da Rede de Saúde da SMS/JP, que realizam ações de enfrentamento à COVID-19, e também são espaços de prática de Instituições de Ensino. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e grupo focal, realizados com gestores dos serviços, profissionais de saúde, coordenadores de estágio e alunos. A análise permitiu identificar as circunstâncias de adversidade, que ocorreram no período das pactuações e repactuações dos cenários de prática da Rede de saúde de João Pessoa-PB, durante a pandemia ocorrida pela COVID-19. As contribuições da integração ensino-serviço para o processo de qualificação dos trabalhadores e alunos no enfrentamento à COVID-19 e sua correlação com as necessidades dos serviços em estudo ocorreram a partir dos movimentos de qualificação dos profissionais e residentes, ações de criação de protocolos, fichas e formulários, discussões de caso, espaços de discussão uniprofissionais e multiprofissionais. Confirmou-se que a integração ensino-serviço é uma estratégia de educação permanente em saúde, considerando a articulação entre os atores dos serviços e das instituições de ensino, provocando o desenvolvimento de um olhar críticoreflexivo para o serviço, correlacionando com a vida cotidiana e o dia a dia dos territórios, desenvolvendo espaços de escuta, apoio entre os profissionais e estudantes, aprendizado, evolução e crescimento.
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