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Navegando por Autor "Mata, Elias Vinícius de Sousa"

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    Dissertação
    (E)feito âncora: o uso do Instagram e seu impacto no desempenho e no engajamento cognitivo na aprendizagem de espanhol como L2
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Mata, Elias Vinícius de Sousa; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; https://orcid.org/0000-0001-6640-7063; http://lattes.cnpq.br/0243681730692555; Falcão, Carla Aguiar; Godoy, Mahayana Cristina; Campos, Thayane Silva
    Dentro dos estudos da Psicolinguística Aplicada à Educação (Maia, 2018), nesta dissertação adotamos os entendimentos de Bilinguismo (Grosjean, 2013; Megale, 2019), de Engajamento Cognitivo (Csikszentmihalyi, 1990; 1997; 1999; Egbert, 2003), de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) (Anjos; Silva, 2018) e sua importância na aula de espanhol como L2 (Goettenauer, 2009), e a Teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel, 2003). A partir disso, nossos objetivos foram investigar o efeito do uso da rede social Instagram no desempenho de produção oral em termos da acurácia gramatical, pronúncia, fluência, proficiência oral global (POG) e engajamento cognitivo dos participantes. Ainda, objetivamos verificar as percepções dos participantes que foram submetidos ao uso da rede social acerca de seu emprego no processo de aprendizagem da L2. Para tanto, contamos com um total de 42 participantes aprendizes de espanhol como L2 no IFRN - Campus Centro Histórico. A metodologia consistiu na aplicação de intervenções pedagógicas, a primeira utilizando a rede social Instagram com um grupo experimental (GE), e a segunda com um grupo controle ativo (GCA), o qual realizou as mesmas tarefas em sala de aula sem utilizar a rede social, para comparar os resultados de ambos os grupos. Seguindo uma abordagem quanti-quali (Dornyei, 2007), coletamos métricas de produção oral a partir da aplicação de pré e pós-teste e medimos os níveis de engajamento cognitivo no decorrer do experimento. Ademais, analisamos as percepções do GE acerca do uso do Instagram por meio da criação de nuvens de palavras. Nossos resultados apontam para uma melhora estatisticamente significativa na acurácia gramatical, na pronúncia e na proficiência oral global para os aprendizes do GE em comparação com o GCA. Em relação às percepções, as ocorrências positivas do GE se sobressaíram com relação às opiniões negativas. Por fim, ressaltamos o papel da Psicolinguística Aplicada à Educação para entender como os processos de aprendizagem de L2 se estabelecem em indivíduos bilíngues em contexto escolar a fim de propor práticas pedagógicas significativas.
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