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Navegando por Autor "Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra"

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    TCC
    A música como um recurso na Educação Infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-22) Moura, Antonio Alvaécio de; Santos, Artemisa de Andrade e; Santos, Artemisa de Andrade e; Mafra, Danielle de Araújo; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra
    Este trabalho refere-se a uma experiência vivida durante o estágio em uma escola de Ensino Fundamental no interior do estado. Apresenta a música como um recurso de aprendizagem para a Educação Infantil. Em um trabalho voluntário desenvolvido na mesma. Traz contribuições de como a música auxilia os professores na sala de aula e porque ela é considerada um elemento altamente motivador no processo pedagógico. Como a linguagem musical pode colaborar na alfabetização das crianças. Relata as experiências de um trabalho voluntário desenvolvendo aulas de musicalização com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental e Discute a ausência do estudo da música no currículo da formação em Pedagogia, refletindo a falta de conhecimento teórico dos profissionais de educação Infantil.
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    TCC
    Afetividade e motivação na relação professor/aluno
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-30) Aguiar, Emerson Welber Cardoso; Santos, Artemisa de Andrade e; Santos, Artemisa de Andrade e; Mafra, Danielle de Araújo; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra
    O presente trabalho apresenta a temática da afetividade, buscando repensar o conceito e compreender a aplicabilidade no contexto educacional, articulando as suas propostas acadêmicas de acordo com a cientificidade pertinente, assim como, percebendo e analisando o seu enfoque a partir do contexto familiar, sendo este um espaço transformações e ponto de partida para o pleno desenvolvimento da criança. Nesse sentido, concebe a ideia de se propor um programa motivacional que possibilite a criança uma aprendizagem mais estruturada e propositiva, mediante procedimentos metodologias que direcionem que favoreçam e norteiam a dinâmica pedagógica do educador, enquanto sujeito que possibilita essas ações no espaço institucional da escola. Portanto esse trabalho parte do princípio de que a criança precisa se sentir muito bem motivada na perspectiva do lúdico e da afetividade, buscando tornar a relação professor-aluno mais consistente e amigável, assim como didática e pedagogicamente, situada a partir de situações que favoreçam o surgimento e a manutenção de uma educação que contemple a todos e possibilite a qualidade a partir da satisfação e motivação profissional do pedagogo e do aprendente. Assim, buscar evidenciar processos em que a afetividade seja estruturante e condicionante, é uma necessidade pedagógica do cotidiano de sala de aula.
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    TCC
    Análise da contribuição da literatura infantil para a leitura e a escrita de crianças de 5 a 6 anos: uma revisão bibliográfica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Luciene Maria da Silva; Santos, Artemisa de Andrade e; Santos, Artemisa de Andrade e; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra; Mafra, Danielle de Araújo
    No cenário infantil a literatura apresenta-se como estímulo desde séries iniciais para que as crianças construam o hábito da leitura, crie rotinas de rodas de conversas, sintam encantamento e prazer pelo ler e escrever, e promova melhorias no processo de aprendizagem desta criança, além de possibilitar uma melhor compreensão sobre si e o convívio com o outro. O estudo propõe apresentar por meio de reflexões acerca da revisão de literatura, discutir e analisar a contribuição da literatura infantil na leitura e na escrita de crianças de 5 a 6 anos, viabilizando a construção de conhecimento científico e oportunizando a discussão a respeito da temática. A pesquisa bibliográfica apoiou a elaboração deste trabalho, no qual foram utilizadas concepções de importantes autores da literatura infantil. Observou-se que as contribuições da literatura infantil fortalecem para além do processo de ler e escrever, mas que, sobretudo promove na criança o estímulo pela leitura, potencializam o raciocínio crítico e a maneira de perceber o meio que esta inserida. Nesta perspectiva, espera-se que este estudo possa sensibilizar e fomentar a utilização da literatura infantil, potencializar suas contribuições e corrigir fragilidades, assegurando resultados transformadores.
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    TCC
    Benefícios da caminhada na água na qualidade de vida dos pacientes com doença de Parkinson
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12) Cruz, João Maria da; Masset, Kalina Veruska da Siva Bezerra; Machado, Daniel Gomes da Silva; Neto, Luíz Inácio do Nascimento; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra
    Objetivo: Avaliar os benefícios da caminhada na água na qualidade de vida (QV) de pacientes com Doença de Parkinson (DP), comparando os resultados entre a população ativa e sedentários. Métodos: Participaram deste estudo 14 homens e mulheres (65,4 ± 8,3 anos; 65,6 ± 7,4 kg; 1,60 ± 0,05 m; 25,5 ± 2,5 kg/m²), com diagnóstico de DP, classificados entre os estágios 2 e 3 na escala de Hoehn e Yahr, dos quais seis são praticantes da atividade caminhada na água (2 homens e 4 mulheres) e oito sedentários (4 homens e 4 mulheres). A qualidade de vida foi avaliada pelo questionário PDQL-BR, o estado cognitivo global avaliado pelo Mini-Mental e todos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os domínios da qualidade de vida foram comparados por meio de test t para amostras independentes e considerado P < 0,05. Resultados: A QV mostrou-se melhor nos indivíduos com DP praticantes de caminhada na água em todos os componentes da qualidade de vida avaliados, comparado aos sedentários. A QV relacionada aos sintomas parkinsonianos (80,7 ± 10,4 vs. 62,9 ± 8,7), sintomas sistêmicos (79,0 ± 13,1 vs. 63,2 ± 10,1), função emocional (83,7 ± 11,6 vs. 73,3) e função social (80,6 ± 63,8) apresentaram o escore mais significativo (P < 0,05) para a população ativa comparada aos sedentários, respectivamente. Conclusão: O estudo mostrou que a atividade caminhada na água pode trazer benefícios significativos na QV do paciente com Doença de Parkinson, atenuando os efeitos da doença.
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    TCC
    Efeito do treinamento de força nos parâmetros neuromotores em idosos: uma revisão bibliográfica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-05) Mederaiam, Reuel Moreno; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra; Masset, kalina Veruska da Silva Bezerra; Silva, Leandro Medeiros da; Nascimento, Maria Helena do
    O envelhecimento é um processo de mudanças que ocorrem ao longo da vida, caracterizado por manifestações que acompanham o indivíduo em diferentes ritmos. Com o aumento da expectativa de vida em todo o mundo, há também uma maior dominância de doenças. Assim, o exercício resistido tem surgido como uma boa solução para essa população. Objetivo: Analisar o efeito do treinamento de força nos parâmetros de saúde em idosos por meio de uma revisão sistemática. Metodologia: Foram consultados artigos nas bases de dados da PubMed que resultou em 67 artigos considerando os descritores: treinamento de força e idosos para a pesquisa em Português e Strength Training and old, Strength Training and age, Strength Training and elderly para a pesquisa em Inglês. Foram incluídos neste trabalho artigos indexados de agosto de 2013 até agosto de 2017. Resultados: O treinamento de força apresentou melhorias significativas nos idosos durante o período de quatro, seis, oito e doze semanas e com a frequência de duas, três e quatro vezes por semana resultando no aumento da força muscular, capacidade funcional, Vo2 máximo combinado com o exercício aeróbico, estabilidade postural dos membros inferiores e a saúde geral dos participantes. Conclusão: O treinamento de força tem efeito potencializador na vida dos idosos contribuindo para sua independência funcional, psíquica e social.
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    TCC
    Estratégias do uso do alongamento muscular para praticantes de treinamento resistido: uma revisão da literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-29) Lima, João Maria de; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra; Daniel Gomes da Silva Machado; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra; Machado, Daniel Gomes da Silva; Nascimento Neto, Luiz Inácio do
    O presente estudo teve como objetivo verificar através de uma pesquisa bibliográfica, a necessidade ou não, da realização do alongamento muscular para praticantes de treinamento resistido na sua rotina de treino, pois, ainda há dúvida em relação aos seus praticantes, de que o alongamento pode comprometer o ganho de hipertrofia muscular, levando até mesmo alguns a não utilizar. Realizou-se busca da literatura nas bases de dados do Scielo; Lilacs e Pubmed; das mais recentes publicações (2013-2016). Os alongamentos musculares são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento, quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade. Ao final do estudo pode concluir que o alongamento realizado intensamente antes do treino resistido pode influenciar negativamente no resultado da força máxima do praticante. Porém, é necessário que haja algumas estratégias na realização do alongamento muscular para os praticantes de treinamento resistidos para melhora no desempenho da força muscular, uma vez que a flexibilidade é uma capacidade física importante para a aptidão física geral dos indivíduos.
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    TCC
    Estudo comparativo do nível de percepção e satisfação da imagem corporal em mulheres sedentárias e fisicamente ativas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-23) Almeida, Giovana Aranha de; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra; Rosa Maria Soares Costa de Mendonça; Masset, Kalina Veruska Da Silva Bezerra; Mendonça, Rosa Maria Soares Costa de; Silva, Leandro Medeiros da
    O objetivo do presente estudo foi comparar o nível de satisfação/insatisfação e percepção da imagem corporal de mulheres sedentárias e praticantes de CrossFit e Dança. A amostra foi composta de 106 mulheres com idades entre 20 e 66 anos, selecionadas por conveniência, 30 sedentárias e 76 fisicamente ativas, sendo 37 praticantes de CrossFit e 39 de dança. Foi utilizada a Escala de Silhueta de Kakeshita (2008) para verificar o nível de percepção e satisfação e o questionário da ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, 2012) para estabelecer o critério de classificação econômica. Para a análise estatística foi utilizado o Coeficiente de Spearman para avaliar a correlação e a análise de variância (ANOVA) para a comparação das três amostras com nível de significância para p<0,05. Os resultados obtidos com relação a satisfação tiveram o grupo do CrossFit (21.6%) em primeiro, seguido do grupo de dança (20.5%) e o grupo de sedentárias (20%); nas insatisfeitas, o grupo de sedentárias (80%), a dança (79.5%) e o CrossFit (78.4%). Na percepção da imagem corporal (PIC), 27% do CrossFit obtiveram uma boa percepção, seguido do grupo de dança (18%) e no grupo de sedentárias (0%). Das que superestimaram sua imagem corporal, sedentárias (80%), dança (69.2%) e CrossFit (48.6%). Das mulheres que subestimaram sua imagem, o CrossFit teve 24.4%, as sedentárias 20%, por fim a dança, com 12.8%. Apenas houve correlação positiva moderada para o grupo de sedentárias entre IMC e nível de insatisfação com r=0,68 e para o grupo de CrossFit entre PIC e nível de satisfação com r=0,62. Concluiu-se então, que independente no nível de atividade física maior parte das mulheres é insatisfeita com sua imagem corporal, tendo o desejo de silhuetas mais magras. Já com relação à percepção corporal, as mulheres fisicamente ativas mostraram conhecer melhor seu corpo.
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    TCC
    Evolução do nível de satisfação e percepção da imagem corporal de mulheres em diferentes fases da vida
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-23) Martins, Paula Kaline da Silva; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra
    O presente estudo tem o objetivo de comparar e classificar o nível de satisfação e percepção da imagem corporal em mulheres em diferentes fases da vida. A amostra foi composta por 423 participantes do sexo feminino, divididas em 4 grupos: Crianças (92) entre 8 a 10 anos, com média de idade 9,2 ±1,21, Adolescentes (114) entre 14 e 16 anos com média de idade 15,4 ± 1,45, Adultos (131) entre 21 e 26 anos com média de idade de 24, 5 ± 2,08, Meia idade (86) entre 45 e 59 anos com idade média de 51,6 ± 4,23. O nível de atividade física foi aferido por meio do questionário IPAQ como critério de inclusão fixado no mínimo em moderadamente ativo. A massa e estatura corporal foram medidas para cálculo do IMC. A insatisfação e percepção da imagem corporal (IC) foram avaliadas por meio da escala de silhueta de Kakeshita (2008). Foi utilizado a análise de variância (ANOVA) para a comparação das três amostras com nível de significância para p<0,05. Os resultados demonstraram que 61% das participantes estão insatisfeitas. As crianças pareceram mais satisfeitas (74,3%) e os adolescentes mais insatisfeitas (81,2%) (p< 0,028). Somente 24% da amostra tem boa percepção da IC, sendo 67,5% do grupo de crianças subestimaram a IC, enquanto que 92,6% dos adolescentes superestimam a IC. Constata-se que o amadurecimento melhora o nível de satisfação com a imagem corporal sendo a causa da insatisfação para a maior parte, o desejo de emagrecer. A idade não parece ser um fator de alteração da percepção, pois a maioria ter percepção equivocada e dessas, grande parte acredita ter dimensões maiores que sua realidade corporal.
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    TCC
    Gêneros textuais e seu uso no processo de alfabetização e letramento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-23) Viegas, Luciene Lopes Xavier; Santos, Artemisa De Andrade e; Santos, Artemisa de Andrade e; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra
    A sociedade letrada exige que os sujeitos se apropriem da leitura, da escrita e dos conhecimentos matemáticos de forma a solucionar cotidianamente os problemas do dia a dia, participando com autonomia de práticas sociais e dominando criticamente as linguagens. A proposta dessa pesquisa foi evidenciar a importância da utilização dos gêneros textuais no processo de alfabetização na perspectiva do letramento de alunos dos anos inicias do ensino fundamental. Para tanto, aplicou-se um questionário com 7 professoras de uma escola pública da rede estadual do Rio Grande do Norte sobre a temática gêneros textuais com intuito de perceber como acontece a utilização destes recursos na prática pedagógicas das docentes. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com uso de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário. Os resultados obtidos mostram que a utilização dos gêneros textuais nas práticas pedagógicas dos professores é efetiva e tem o intuito de fomentar a estreita relação entre o texto escrito e/ou oral e a prática social vivenciada pelo aluno, bem como tornar a leitura e a escrita práticas significativas no seu cotidiano
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    TCC
    Influência da ginástica laboral sobre a função cognitiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-29) Silva, Débora Nayara Félix Barbosa da; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra; Daniel Gomes Da Silva Machado; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra; Machado, Daniel Gomes Da Silva; Nascimento Neto, Luiz Inácio do
    Objetivo: O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da ginástica laboral (GL) no desempenho cognitivo de trabalhadores de setores administrativos. Métodos: Foram avaliados 16 funcionários praticantes de GL (Grupo GL) e 14 funcionários com características similares não praticantes da atividade como grupo comparativo (Grupo GC), provenientes de setores administrativos da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As avaliações aconteceram após três meses de aplicação do programa de ginástica laboral (2-3 x/sem, 10-15 min/dia, atividade de alongamento) em dois encontros. O primeiro dia foi avaliado o desempenho cognitivo utilizando o teste de cores de Stroop (função inibitória) e teste de blocos de Corsi (memória operacional visuoespacial). Na segunda avaliação foi avaliado o nível de atividade usando o IPAQ-Curto e coleta de informações pessoais. Resultados: Não houve diferença entre o GL e GC em nenhuma das fases do teste de cores de Stroop, nem na interferência de Stroop (349,3 ± 103,52 Vs. 416,0 ± 129,7 ms; 5,37 ± 2,11 Vs. 10,12 ± 6,55 %erro; P > 0,05). Também não houve diferença significativa quanto ao desempenho no teste de memória operacional visuoespacial entre o GL e GC na sequência de blocos (5,50 ± 0,82 Vs. 5,57 ± 0,76 blocos) nem no escore do teste (45,19 ± 15,96 Vs. 46,93 ± 15,93; P > 0,77 pontos). Conclusão: Os resultados do estudo apontam que a ginástica laboral não exerce influência sobre o desempenho cognitivo dos trabalhadores, particularmente na função executiva (velocidade de processamento e função inibitória; memória operacional visuoespacial).
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    TCC
    Motivações para realização da musculação na terceira idade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06) Cavalcanti, Vanessa Catarine Oliveira; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra; Silva, Leandro Medeiros da; Nascimento, Maria Helena do
    Este trabalho identifica, classifica e discute os principais motivos que levam o idoso a praticar musculação correlacionando seus efeitos psicológicos. Foram entrevistados 60 idosos em 05 estabelecimentos localizados em Nova Parnamirim, Parnamirim/RN. Os resultados apontaram que para ambos os sexos a melhora na saúde e bem estar são os principais motivos. Para permanecer praticando, os homens apontam motivos de comodidade, financeiro e de atendimento dos profissionais, já as mulheres o fator socialização demonstra grande importância. Efeitos psicológicos como melhora na autoestima e sensação de sentir-se melhor são apontados por homens e mulheres como benefícios adquiridos pela atividade.
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    TCC
    Nível de atividade física, capacidade cardiorrespiratória e estilo de vida em estudantes universitários
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-17) Carvalho, Alex Marinho de; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra
    Os universitários constituem um dos públicos com maior mudança no estilo de vida concernente os hábitos alimentares, comportamento preventivo, relações sociais, controle do estresse e nível de atividade física (AF). Para tanto, o objetivo do presente trabalho foi correlacionar o tempo de AF semanal e a capacidade cardiorrespiratória de estudantes universitários, comparando as dimensões do estilo de vida e do nível de AF entre homens e mulheres. A amostra foi composta por 124 universitários (18 a 42 anos) de diversos cursos da UFRN e UNP. Foram aplicados os questionários IPAQ para mensurar o nível de atividade física e PEVI para o estilo de vida, além do teste de corrida/caminhada de 12 minutos. Foram utilizados a correlação de Spearman e o teste de comparação de Mann-Whitney. Nos resultados, houve correlação moderada (r = 0,69; p = 0,05) entre a capacidade aeróbia e o tempo de atividade física em minutos, com 68,3% da amostra apresentando a condição cardiorrespiratória ruim, embora as mulheres mais jovens tenham obtido melhor classificação. Foram considerados sedentários 66 7% dos homens e 33,3% das mulheres, enquanto que na amostra geral a classificação saudável foi discretamente mais elevada (56,55%). Não houve nenhuma diferença significativa dos parâmetros comparados. . Apesar de 93,54% da amostra ter sido classificada como saudável quanto ao estilo de vida, os componentes da AF e nutrição obtiveram escores baixos, podendo comprometer futuramente o estado de saúde geral.
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    TCC
    Nível de autoestima e percepção da imagem corporal em homens praticantes de diferentes treinamentos contra a resistência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-23) França, Marcos Cavalcante; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra; Silva, Leandro Medeiros da; Nascimento, Maria Helena do
    A vigorexia expressa uma perda de percepção real da imagem corporal (IC) é frequentemente percebida na obsessão por maior hipertrofia muscular e compulsão por práticas de exercícios de levantamento de peso. Para tanto, o objetivo do presente trabalho é analisar o nível de autestima, percepção e satisfação com a IC de homens praticantes de diferentes tipos de treinamentos contra a resistência de acordo com a idade e o nível de muscularidade. A amostra foi composta de 103 homens de 20 a 36 anos e divididos em dois grupos: praticantes de musculação e crossfit (53) e praticantes de treinamento funcional e pilates (50) e em grupos etários: A=20 a 25 anos (31); B=de 26 a 30 anos (41) e C= de 31 a 36 anos (31). A autoestima foi medida pelo questionário de Rosenberg (1965) e a imagem corporal pela escala de Lima et al (2008). Os dados foram tratados por grupamentos percentuais e pelo teste ANOVA para comparação e nível de significância para p< 0,05. Nos resultados a autoestima se apresentou insatisfatória para 42,6% dos participantes para o grupo M e CF (p< 0,037) porém sem diferença significativa entre as faixas etárias. O grupo M e CF mostrou níveis de insatisfação mais altos (p< 0,012), assim como os mais jovens (p<0,015). O grupo geral apresentou 78,15% da amostra com nível de percepção da IC, com M e CF subestimando mais (p<0,038) assim como os grupos com muscularidade mais fortes (p< 0,0011). Constata-se portanto que esses resultados demostram sinais preocupantes pois reforça o cuidado com a tendência de desenvolvimento com a vigorexia.
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    TCC
    Nível de consciência dos benefícios do exercício físico na gestação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06) Afonso, Adizza Lizandra de Moura; Cabral, Breno Guilherme de Araújo Tinoco; Cabral, Breno Guilherme de Araújo Tinoco; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra; Nunes, Romilson de Lima
    A mulher no período gestacional sofre diversas mudanças anátomo-fisiológicas que transformam o seu corpo e afetam o seu estado emocional, com o intuito de preparar o corpo da gestante para receber o novo indivíduo que está chegando, o bebê. Neste trabalho, foi realizada uma metodologia descritiva do tipo quantitativa onde foi aplicado um questionário com o objetivo de identificar os principais benefícios e a importância do exercício físico durante a gestação na concepção das gestantes. Foi analisado que as mulheres grávidas estão praticando cada vez mais exercício físico durante a gestação e tomando consciência da sua importância durante esse período. Além disso, mostra os principais motivos que levam a não praticar nenhum tipo de exercício durante esta fase. No entanto, esse tema precisa ser mais discutido para que mais grávidas possam se beneficiar. Vários estudos mostram que o exercício físico se realizado sob a orientação de um profissional qualificado, pode favorecer uma gravidez tranquila, proporcionando bem-estar e auto-estima elevada. Além de prevenir a diabetes gestacional, o parto cesáreo, a ansiedade e a depressão. O profissional de educação física que irá trabalhar com esse público, deve conhecer muito bem todas as mudanças e particularidades do período gestacional para realizar um trabalho consciente e seguro.
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    TCC
    Observações avaliativas sobre a contribuição dos contos ao processo de alfabetização
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-22) Carolino, Josefa Lidiane; Santos, Artemisa de Andrade e; Santos, Artemisa de Andrade e; Mafra, Danielle de Araújo; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra
    O presente estudo se propõe a discutir a contribuição dos contos no processo de alfabetização de alunos do Pré II. A contação de histórias retrata as histórias, as experiências vividas, os valores e os ideais de um tempo. Posteriormente, deu-se o surgimento do conto, da lenda, da fábula, do mito, entre outros, por meio da aquisição da linguagem e pela necessidade e vivência de um povo. Os contos, especificamente, temática deste estudo, são redescobertos por leitores, trazendo encantamentos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como finalidade reunir e condensar os trabalhos desenvolvidos sobre a temática dos contos no processo de alfabetização. Assim, nos apropriamos de evidências a partir de várias metodologias, diversas fontes e abordagens. Observou-se a necessidade de estudos que trabalhem a temática, possibilitando ampliar a discussão nas reuniões pedagógicas e aumentar o acesso dessa intervenção em salas de aula, a partir dos achados de suas contribuições. Assim, espera-se ainda que este estudo possa sensibilizar os profissionais da educação a repensar as suas práticas pedagógicas, estabelecer no cenário escolar o papel do professor como facilitador no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando ao aluno o seu interesse desde as séries iniciais.
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    TCC
    PIBID Educação Física: novas experiências no ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-07) Oliveira, Luiz Gustavo Moreira de; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de Oliveira; Dias, Maria Aparecida; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra
    Buscando aplicar abordagens críticas e métodos abertos de ensino e descoberta orientada, no 3º bimestre de 2015 o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) fez uma experiência positiva ao apostar em uma proposta de planejamento participativo nas turmas de 1º B, C e F do Ano do Ensino Médio na Escola Estadual Berilo Wanderley. A Escola conta com uma estrutura física e administrativa excelente, que não deixa a desejar de nenhuma instituição privada. Trabalhando com o conteúdo esportes, nas categorias de invasão e rede, desde a primeira aula os alunos tiveram a possibilidade de elencar quais as modalidades esportivas iriam vivenciar naquele período letivo, logicamente sabendo as condições e realidades de materiais existentes e que poderiam ser adquiridos. Assim foi realizada votação onde foram escolhidas as modalidades: basquete; rugby; badminton; sendo as duas primeiras da categoria de invasão e última de rede. Neste quesito os monitores do PIBID incentivaram os alunos a fim de que eles buscassem modalidades as quais pudessem adquirir novas experiências corporais.
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    TCC
    Pole Dance: dança ou esporte?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-09-14) Santos, Rossana Oliveira dos; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra
    As atividades físicas configuram-se como uma necessidade às doenças da modernidade, tais quais: sedentarismo, obesidade e stress, que vêm galgando patamares epidêmicos, as quais podem ser minimizadas e até prevenidas, por intermédio da prática de exercícios físicos. Nesse contexto, o pole dance se caracteriza como uma alternativa para saída do sedentarismo, isso é comprovado pelo número de praticantes no mundo que só aumenta e no Brasil não é diferente. A prática do Pole Dance exige além dos conhecimentos de suas técnicas, os das áreas de anatomia, cinesiologia, biomecânica também para garantir a segurança de qualquer diletante, pois se mal orientados podem sofrer sérios riscos e danos, sejam esses, físicos, sociais e morais. Desta forma, iremos aqui discutir se o Pole Dance é uma dança, uma atividade recreativa ou uma Esporte (Desporto) o qual necessita da supervisão de um Profissional de Educação Física.
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    Tese
    Proposição de instrumentos de avaliação e critérios para triagem de fatores de risco cardiometabólico em adultos com excesso de peso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-12) Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra; Luchessi, André Ducati; Costa, Roberto Fernandes da; https://orcid.org/0000-0002-2758-8102; http://lattes.cnpq.br/4420863418928278; http://lattes.cnpq.br/1482077598229936; Ururahy, Marcela Abbott Galvão; Cabral, Breno Guilherme de Araújo Tinoco; Lima, Marcos Felipe Silva de; Santana, Frederico Santos de; Rocha Júnior, Valdinar de Araújo
    Pessoas com sobrepeso ou obesidade apresentam mais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiometabólicas. Entretanto, esses fatores apresentam diferentes graus de risco cardiovascular em função do perfil metabólico. Considerando as limitações e a escassez de instrumentos e critérios de avaliação específicos nesse contexto, os objetivos do presente estudo são: 1) desenvolver e validar cruzadamente duas equações para estimar a Massa Livre de Gordura por análise de bioimpedância: uma para o grupo de pessoas com sobrepeso ou obesidade (GSO) e outra, para o grupo de pessoas com obesidade unicamente (GO). 2) determinar pontos de corte de índices com parâmetros antropométricos e bioquímicos (IPAB) para a triagem de fatores de risco cardiometabólico (RCM) para a mesma população; 2) Para o objetivo 1, 305 pessoas (134 mulheres) se dividiram em dois grupos: desenvolvimento (n=206) e validação cruzada (n=99); e para objetivo 2, a amostra foi composta por 330 sujeitos (192 mulheres). Para o estudo, foram usados a DEXA como técnica padrão de composição corporal, a Análise de Impedância Bioelétrica (BIA) de monofrequência tetrapolar como equipamento para uso das equações, e o índice de Adiposidade Visceral (IAV), o Índice Cardiometabólico (ICM) e o Índice Triglicerídeos-Glicose (ITG) como IPAB. Para desenvolver e validar as equações foram utilizados os Teste t pareado, regressão múltipla e plotagem de Bland-Altman. Para determinar pontos de corte, a curva ROC foi plotada a partir da sensibilidade e da especificidade, além da identificação da área sob a curva AUC. A concordância diagnóstica foi calculada pela análise de Kappa. A equação para GSO apresentou coeficiente de correlação de concordância (CCC)=0,971; r2=0,94; erro padrão da estimativa (EPE)=2,69kg; limites de concordância (LOA)=-4,4 a 4,3; e 2) e a equação para GO apresentou CCC=0,965; r2=0,93; EPE=2,27kg; LOA=-5,5 a 4,7. As mulheres apresentaram os seguintes pontos de corte: IAV >4,11 (AUC=0,894), ITG >3.64 (AUC=0.858) e ICM>1,02 (AUC=0,912) e os homens: IAV>2,75 (AUC= 0,918), ITG>3.8 (AUC=0.888) e ICM>1,66 (AUC=0,923). Ao comparar os novos modelos e a técnica padrão, não houve diferença no valor da MLG (p>0,05). As duas equações derivadas são opções válidas para estimar a MLG de pessoas com as características da amostra estudada, assim como todos os IPAB mostraram bons resultados para triagem de fatores de RCM.
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    Proposição de protocolo de avaliação de riscos cardiovasculares em iniciantes de atividade física em uma UBS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-04-16) Rodrigues, Bárbara Melo; Franco, Marcel Alves; Kalina Veruska da Silva Bezerra Masset; Franco, Marcel Alves; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra; Baptista, Vivianne Izabelle de Araújo
    O programa Saúde da Família está no primeiro nível de atenção do SUS e é considerado uma estratégia primordial para a organização e fortalecimento da Atenção Básica (AB). A partir desse programa, são realizadas ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação de doenças e agravos mais recorrentes. Para efetivar essas ações, é necessário o trabalho de equipes multiprofissionais, dentre eles o Profissional de Educação Física. De acordo com o Código Brasileiro de Ocupações (CBO), é justamente pelo NASF que o profissional da Educação Física é inserido na AB. Algumas doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, seus fatores de risco metabólicos (diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemias) e a incapacidade funcional são importantes causas de morbidade e mortalidade entre adultos e idosos. A Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) ocorre predominantemente decorrente de fenômenos ateroscleróticos sistêmicos, que provocam obstruções arteriais e está associada a alto risco de morbimortalidade cardiovascular. Expandir a aplicação de avaliação física como pré-requisito à prática de exercícios físicos em grupos de responsabilidade do NASF, pode ajudar a evitar a ocorrência de problemas relacionados ao sedentarismo e de doenças correlatas, além de embasar o profissional de educação física sobre qual tipo de atividade ministrar. Para tanto, nosso trabalho tem por objetivo diagnosticar fatores de risco cardiovasculares por meio da proposição de protocolo composto por questionários como Anamnese contendo fatores de riscos, Questionário de Prontidão para Atividade Física (QPAF) e o Índice Tornozelo-Braquial (ITB) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Silvio Bezerra de Melo, localizado no bairro Silvio Bezerra de Melo no município de Currais Novos, região do Seridó do Estado do Rio Grande do Norte (RN). Amostra composta por 31 mulheres com idade entre 18 e25 anos: Os resultados demonstraram por meio do teste do ITB que 35% apresentaram algum tipo de alteração, 32% são pacientes sem consulta médica com tempo superior a um ano, 23% das mulheres apresentaram índice positivo no QPAF, 61% delas apresentaram pelo menos um fator positivo para DAOP, e 19,31% apresentaram 3 ou mais fatores positivos. Estes resultados enfatizam a necessidade de monitoramento de variáveis hemodinâmicas e recolhimento de informações mais específicas e imprescindíveis para subsidiar a prescrição de exercícios físicos, e assegurar qualidade na atuação dos profissionais da educação física.
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