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Navegando por Autor "Martins, Josenildo da Silva"

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    TCC
    A Importância do lúdico no Processo de Ensino Aprendizagem na Educação Infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Menezes, Ana Paula Bezerra de; Valle Neto, Valdemar Cordeiro; Valle Neto, Valdemar Cordeiro; Griner, Ana Priscila; Martins, Josenildo da Silva
    O presente artigo tem por finalidade descrever algumas reflexões acerca da importância dos jogos nos anos iniciais voltado para o processo de ensino aprendizagem com crianças. É oportuno informar ainda, que este artigo diz respeito à experiência de estágio curricular do curso de pedagogia e que traz como uma metodologia alternativa, a compreensão do seu significado e sua função incorporada na realidade social dos alunos. Como referencial teórico, foram escolhidos vários autores, que explicam e identificam temáticas sobre a importância dos jogos na aprendizagem infantil, Piaget (2007) e Vygotsky (1998), que explicam sobre a evolução do método construtivista. Os resultados adquiridos a partir do estágio curricular apontam para a eficácia dos jogos e do lúdico no desenvolvimento da aprendizagem.
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    TCC
    A magia de poder resgatar conhecimento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Nogueira, Mayara Sulamita Dias; Martins, Josenildo da Silva; Martins, Josenildo da Silva; Silva, Marinalva Lucas Raimundo da; Valle Neto, Valdemar Cordeiro
    Este memorial tem como objetivo refletir sobre a trajetória de vida de Mayara Sulamita Dias Nogueira. Trata dos pontos mais importantes da sua infância, todo seu processo de escolarização. Utiliza-se, como metodologia o conceito do desenvolvendo infantil, defendido por Vygotsky e Piaget, apoiam a ideia de que as vivências da infância podem contribuir para a formação humana, foi pesquisado igualmente as ideias do autor Gabriel Chalita, o mesmo busca mostra a importância da família no contexto escolar, e apoia a ideia de que o professor tem que amar seu trabalho, e afetividade está diretamente vinculada com a aprendizagem de qualidade. Por fim, chaga-se a conclusão de que o processo de formação humana está intimamente ligado a todas as experiências vivenciadas na infância, nas quais podem possibilitar boas lembranças, ou traumas irreversíveis, na fase da vida adulta, além de ser responsável pela construção sócio-histórica e humana do indivíduo, que modelará sua trajetória de vida, ficou claro que o professor tem um papel importantíssimo no processo de formação do individuo, que escola, família e educador têm que estarem juntos, para que a aprendizagem se torne satisfatória.
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    Tese
    A cidade geossimbólica e suas afetações na dinâmica do espaço vivido em Natal (RN) - Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-14) Martins, Josenildo da Silva; Dantas, Eugênia Maria; Dozena, Alessandro; https://orcid.org/0000-0001-9910-5715; http://lattes.cnpq.br/1811716812760920; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; https://orcid.org/0000-0001-5046-2586; http://lattes.cnpq.br/3806043380756607; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; Marandola, Eduardo; Melo, Evaneide Maria de; Felipe, José Lacerda Alves
    Uma relação afetiva liga o citadino à cidade enquanto uma construção material e humana, que se torna imaterial quando cultuada. Pela topofilia e pela topofobia como estruturantes dessa dinâmica, a cidade vai sendo (re)definida e o entendimento do espaço vivido e das experiências que lhe sustentam vai sendo delineado. Nesse processo, institui-se uma cidade carregada de afetividades e significações, como ancoradouro de experiências múltiplas: a cidade geossimbólica. Em direção à epistemologia de uma Geografia Humanista Cultural, encara-se esta ideia de cidade como experiência do espaço vivido, sendo ela muito mais do que formas delineadas por concreto erguido e pela dinâmica da natureza: ela contém a afetividade humana! Sob esta perspectiva, a tese em tela estuda a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, considerando suas afetações na dinâmica do espaço vivido. Para tanto, destaca os geossímbolos da cidade – ou mais comumente os monumentos, como via de acesso à afetividade citadina. Na dimensão cultural da constituição da cidade, os geossímbolos são formas geográficas suscetíveis de conotar valores e sentimentos, que influem significativamente no processo de construção do vivível, do dizível e do visível na matriz discursiva de Natal. Sob uma perspectiva fenomenológica, entender como essa cidade afeta aqueles que nela vivem é o objetivo principal desta tese. Para alcançá-lo, dentre os procedimentos e técnicas que validam o trabalho acadêmico, fez-se necessário: 1) pesquisa bibliográfica; 2) pesquisa documental de fonte primária e secundária; 3) pesquisa de campo e, 4) pesquisa em ambiente virtual – geociberespaço, tendo como plataforma de coleta de dados a rede social Facebook, para o estudo da topofobia e topofilia em representações gráficas por emojis. Estas representações engendram modos de ver, dizer e viver a cidade midiatizada por imagens em contextos contemporâneos, nos quais as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), têm engendrado tipos diversos de relacionamentos sócio-espaciais. Nesta ordem, a cidade geossimbólica emerge como resultado de discursos-imagens em torno dela e de seus geossímbolos naturais e sociais, em relação aos quais os citadinos desenvolvem sentimentos, criam laços de afeição ou deles desgostam, atribuindo-lhes a prioridade de propiciar felicidade ou tristeza. Por este prisma, a cidade é mais um espaço substancial, afetivo, do que um recorte geográfico delimitado. Nesta dinâmica, a vitalidade da cidade vai se revelando nas experiências e no modo de como ela afeta o citadino.
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    Dissertação
    Expressões da cultura popular Araruna em suas múltiplas manifestações espaciais no bairro das Rocas, Natal/RN - Brasil
    (2015-04-28) Martins, Josenildo da Silva; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; ; Furtado, Edna Maria; ; Melo, Evaneide Maria de;
    Este trabalho aborda a expressão da cultura popular Araruna em suas múltiplas manifestações espaciais: o caráter simbólico do Edifício Sede encarado como “Lugar-Ararunaos significados revelados e as identidades construídas com base nas experiências vividas espacialmente nesse lugar. Elege-se aqui, como recorte espacial, o Bairro das Rocas localizado em Natal, Rio Grande do Norte e, como locus das experiências vividas espacialmente, o Edifício Sede Araruna. O objetivo principal da pesquisa é entender como se dá a mediação da cultura nas expressões artístico-culturais do Grupo Araruna em suas múltiplas manifestações espaciais. Constata-se que as experiências vividas espacialmente pelo Grupo Araruna - a prática dançante, as marcas da cultura que esta prática carrega, o “Lugar- Araruna” e as formas de identidades associadas a este, são dotadas de múltiplos significados, capazes de revelar identidades manifestadas mediante construções compartilhadas socialmente e expressas espacialmente.
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    TCC
    Observação, Prática e Reflexões no Estágio Supervisionado II: Educação Infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Melo, Efraim Aureliano de; Martins, Josenildo da Silva; Martins, Josenildo da Silva; Silva, Raimundo Paulino da; Silva, Francisco Leilson da
    Este relatório parte do pressuposto de que o estágio é o momento de se relacionar teoria e prática como partes constituintes de um mesmo processo. Para tanto, tem como objetivo principal resumir sobre o processo de observação e regência no Estágio Supervisionado II – Educação Infantil, desenvolvido na Unidade de Educação Infantil (UEI) Amélia Ferreira de Souza. Como objetivos específicos tem-se a necessidade de examinar os principais aspectos da relação entre teoria e prática, bem como apresentar as vivências pedagógicas nesse processo formativo. Dentre as técnicas de pesquisas que qualificam o trabalho acadêmico, este se utiliza da pesquisa de caráter bibliográfico no contexto de uma abordagem qualitativa e utiliza a técnica de observação in loco. Apresenta o cuidar e o educar na Educação Infantil como prática de suma importância no processo de ensino, aprendizagem e no desenvolvimento da criança. Salienta que apreensão e a compreensão do mundo pelas crianças em relação ao próximo e ao distante da realidade delas se dar por meio de interações, mediações, brincadeiras e vivências pessoais e coletivas. Outrossim, revela que a rotina na Educação Infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças, pois, através delas as crianças crescem mais centradas, com uma noção de espaço, de tempo e de organização.
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    TCC
    Relatos descritivos/reflexivo das práticas docentes no Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, José Fernando da; Andrade Jr, Francisco Vitorino de; Andrade Jr, Francisco Vitorino de; Soares Jr, Francisco Cláudio; Martins, Josenildo da Silva
    O presente trabalho objetivou não apenas descrever as etapas do estágio supervisionado, como também momentos de estudo e reflexão, contribuindo como ponto de partida em se fazer comparações entre experiências já vivenciadas. Ou seja, efetivando a interação entre o teórico, estudado no curso de graduação, com a prática. A metodologia utilizada foi a observação da turma do 4º ano, com objetivo de avaliar as ações da criança e as situações de aprendizagem que são oferecidos para estes sujeitos. Aprendemos que o período de regência é a oportunidade que temos de entender, compreender e analisar cada passo na pratica pedagógica, concebendo assim a teoria e a prática vivenciada na sala de aula. Portanto enfim, podemos afirmar que o estágio nos proporcionou uma analise, bem como a construção de uma prática educativa eficiente no ensino fundamental menor. Compreendemos também que a teoria e pratica devem caminhar juntas, possibilitando reflexões acerca da profissão docente e na construção da identidade profissional como futuros pedagogos.
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