Navegando por Autor "Martins, Gabrielly de Souza"
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Livro Manual para aplicação do videofeedback na intervenção com famílias de crianças com deficiência auditiva(SEDIS-UFRN, 2023-11-10) Brazorotto, Joseli Soares; Santos, Ingrid Rafaella Dantas dos; Martins, Gabrielly de Souza; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819A qualificação de fonoaudiólogos para atuar com a capacitação parental às famílias de crianças com deficiência auditiva é muito importante, dada a influência das interações familiares no desenvolvimento infantil. Um dos recursos empregados nesta capacitação é o videofeedback, que objetiva melhorar a qualidade das interações entre o familiar e a criança, com impactos positivos nos resultados terapêuticos nesta população, além da melhoria da autoestima, autoeficácia e qualidade de vida das famílias. Assim, o objetivo deste Recurso Educacional Aberto (REA), no formato de manual interativo, é apresentar esta ferramenta de intervenção na capacitação parental, dirigida especialmente aos fonoaudiólogos que atuam como terapeutas de crianças com deficiência auditiva. Este REA é composto por texto com as bases da intervenção por meio do videofeedback e suas respectivas referências, 3 vídeos explicativos dos procedimentos, além de 2 vídeos para estudo de caso acompanhados por um formulário para treinamento da análise da interação família-criança com deficiência auditiva. Este material passou por validação com 7 fonoaudiólogos de um serviço de reabilitação auditiva do Sistema Único de Saúde (SUS), em um estudo metodológico, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob o número 5.272.705. As sugestões oferecidas pelos fonoaudiólogos foram incorporadas ao REATCC Validação de recurso educacional para fonoaudiólogos sobre o uso do videofeedback na capacitação de famílias de crianças com deficiência auditiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Martins, Gabrielly de Souza; Brazorotto, Joseli Soares; Santos, Ingrid Rafaella Dantas dos; https://orcid.org/0000-0002-2797-7140; http://lattes.cnpq.br/3787619245763255; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819; http://lattes.cnpq.br/8038447445698925; https://orcid.org/0000-0001-6413-6175; http://lattes.cnpq.br/5591049695378416; Cavalcanti, Hannalice Gottschalck; https://orcid.org/0000-0003-2327-8040; http://lattes.cnpq.br/6975482659120440; Lima, Maria Clara de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-1936-7235; http://lattes.cnpq.br/6773435517861997Introdução: A qualificação de fonoaudiólogos para atuar com a capacitação parental às famílias de crianças com deficiência auditiva é muito importante, dada a influência das interações familiares no desenvolvimento infantil. Um dos recursos empregados nesta capacitação é o videofeedback, que objetiva melhorar a qualidade das interações entre o familiar e a criança, com impactos positivos nos resultados terapêuticos nesta população, além da melhoria da autoestima, autoeficácia e qualidade de vida das famílias. Objetivo: Validar um recurso educacional para capacitar fonoaudiólogos sobre o uso do videofeedback, como uma ferramenta no processo de reabilitação auditiva infantil. Método: Estudo metodológico, de validação, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Institucional, no qual o material educacional foi avaliado por 7 fonoaudiólogos de um serviço de reabilitação auditiva do Sistema Único de Saúde (SUS). Resultados: O recurso foi validado com concordância de 97% sobre a adequação de conteúdo e apresentação, com Índice de Validade de Conteúdo (IVC) acima de 0,80, tendo sido incorporadas ao material as sugestões dos fonoaudiólogos juízes. O guia é composto por texto com as bases da intervenção por meio do videofeedback e suas respectivas referências, 3 vídeos explicativos dos procedimentos, além de 2 vídeos para estudo de caso acompanhados por um formulário para treinamento da análise da interação família-criança com deficiência auditiva. Conclusão: O guia para a formação continuada de fonoaudiólogos sobre o procedimento de videofeedback voltado à capacitação de famílias de crianças com deficiência auditiva foi validado e encontra-se disponível para uso como Recurso Educacional Aberto em site institucional.