Navegando por Autor "Marques Júnior, Sérgio"
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Dissertação Acessibilidade da informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do consórcio W3C(2019-03-29) Silva, Alexsandra Santana da; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Marques Júnior, Sérgio; ; ; ; Chagas, Marcio Marreiro das; ; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira;O presente estudo objetiva analisar a acessibilidade à informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do W3C. A metodologia de abordagem é quali-quanti, analítica, descritiva e exploratória. O campo empírico é constituído por dados secundários e primários, com base na pesquisa documental (amostral), com foco nas normas e diretrizes de acessibilidade à informação no setor aéreo. Quanto aos websites de e-commerce, delimitam-se cento e treze companhias aéreas, sendo sessenta e uma companhias participantes das alianças globais: Star Alliance, One World e Sky Team. A métrica de análise ocorreu através do Access Monitor, fundamentado nas Diretrizes de Acessibilidade ao Conteúdo da Web [WCAG 2.0] - World Wide Web Consortium International [W3C]. Verificam-se os requisitos de conformidade nos níveis de prioridade A (nível básico), AA (nível médio) e AAA (nível alto) nas páginas web individuais, e, em alguns casos, conjunto de páginas web. Na sequência, a análise de clusters realizada utilizou o método quantitativo de classificação hierárquica fundamentado na Distância Euclidiana - menor distância, que objetiva o agrupamento dos casos pelas semelhanças e dessemelhanças, buscando a homogeneidade. A metodologia usada foi longitudinal temporal espacial, com recorte transversal. A fase retrospectiva do estudo no contexto brasileiro ocorreu entre 2015 e 2016. A fase prospectiva abrangeu setenta e um países nos cinco continentes, e ocorreu entre janeiro e junho de 2018, e entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019. Como resultado, cento e duas companhias aéreas foram reprovadas quanto ao padrão de acessibilidade do Consórcio W3C. Apenas a Asiana Airlines (Star Alliance) e a Azores Airlines (fora das alianças globais) foram aprovadas. A análise dos clusters concluiu diferentes graus de inacessibilidade no setor aéreo, configurados com escassos pontos de convergência positiva para o consumidor. Dentre os padrões de erros analisáveis, algumas dispersões são maiores. Por outro lado, evidencia-se outro padrão de erro homogêneo e simultâneo, aumentando o grau de inacessibilidade para o nível AAA. Isto atribuído à variância desses erros e de outras tipologias não analisáveis agrava o grau de inacessibilidade, anulando os aspectos positivos da convergência anunciada. O padrão de erros demonstra que a homogeneidade, no nível micro das alianças, ocorre no nível AAA, e que as companhias também se interligam pelo processo inverso de dispersão frente à significante variância desses erros, no nível A, formando a heterogeneidade dos grupos. As implicações práticas deste trabalho refletem no direito de escolha entre as possibilidades tarifárias, compra do e-ticket e realização do web check-in e check-in. Deste modo, verifica-se que conforme limita-se a acessibilidade à informação, limita-se também o direito de escolha do consumidor.Dissertação Amor e respeito à marca: um estudo em destino turístico brasileiro à luz da Teoria Lovemarks(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-07) Barbosa, José William de Queiroz; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; http://lattes.cnpq.br/5265845005892287; Crescitelli, Edson; Carratore, Luis Roberto Rossi Del; http://lattes.cnpq.br/1561837999899918; Marques Júnior, SérgioO objetivo do presente estudo é investigar a aplicação da Teoria Lovemarks no contexto do destino turístico Natal-RN, Brasil. A mencionada base teórica afirma que as marcas devem provocar amor e respeito por parte de seus clientes para serem consideradas marcas de afeto. Com vistas a verificar essa questão no destino Natal-RN, o estudo, de caráter quantitativo descritivo, se propôs a testar um modelo teórico com base nas dimensões da Teoria Lovemarks, sendo elas: mistério, sensualidade e intimidade (amor à marca); e confiança, reputação e performance (respeito à marca). Os dados foram coletados por meio de uma survey online criada na plataforma Google Forms, que obteve 285 respostas válidas de pessoas que já visitaram o destino Natal-RN ao menos uma vez. Os participantes expressaram seu grau de concordância com cada um dos 38 itens do questionário utilizando uma escala métrica de 5 pontos baseada no modelo Likert. As análises descritiva e fatorial do material obtido foram feitas com auxílio do software IBM SPSS Statistics versão 22. Já para examinar as seis hipóteses que sustentam o modelo teórico do estudo, foi utilizado o software SmartPLS 3, executando a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os resultados mostraram que todas as hipóteses da pesquisa foram suportadas, validando a aplicação da Teoria Lovemarks em destino turístico. Em termos do construto 'amor à marca', constatou-se que ele apresenta uma relação mais significativa com a dimensão 'intimidade' (coeficiente estrutural = 0,558). Isso permite inferir que, para os turistas do destino Natal-RN, os elementos presentes nessa dimensão são mais importantes para formação do amor à marca do local, como compromisso, empatia e paixão. Além disso, verificou-se que as três variáveis latentes (mistério, sensualidade e intimidade) explicam 79% do amor à marca no contexto de destino turístico. No que tange o construto 'respeito à marca', os achados do estudo indicaram maior relação dele com a dimensão 'confiança' (coeficiente estrutural = 0,481). Dessa forma, aspectos como a segurança do turista ao visitar o destino Natal-RN, que faz parte de tal dimensão, influenciam mais fortemente a percepção de respeito à marca do lugar. As variáveis latentes confiança, reputação e performance explicam 60,10% do respeito à marca em âmbito de destino turístico. Do ponto de vista teórico, o estudo contribui fornecendo subsídios para que o modelo proposto seja replicado em outros destinos, favorecendo a consolidação da Teoria Lovemarks nesse contexto. Em termos gerenciais, a pesquisa sugere ações para desenvolver uma gestão de marca de destino pautada na oferta de elementos que fortaleçam conexões emocionais com o viajante.TCC Análise da influência do conteúdo gerado pelo consumidor, imagem do destino e apego na intenção de participar de eventos culturais: um estudo da vaquejada de Santana do Matos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Duarte, Andressa Cristine Ferreira; Porto, Carlos Humberto; Márcio Marreiro das Chagas; Marques Júnior, SérgioO estudo objetivou analisar a influência do conteúdo gerado pelo consumidor, imagem de destino e apego na intenção de participar da vaquejada de Santana do Matos/RN, inserindo como variáveis de controle a percepção cognitiva, a influência social e a atitude, assim como levantar o perfil do público, avaliar se as variáveis são adequadas as suas respectivas dimensões e examinar a influência das variáveis de controle na explicação da intenção. Para tanto se desenvolveu um estudo com tipologia do tipo exploratório-descritiva, no que se refere aos objetivos, em que o enfoque analítico foi quantitativo, sendo ainda considerado como Survey online. O método de amostragem não probabilístico, por conveniência, se mostrou como o mais adequado, embora o método de seleção do sujeito tenha sido realizado de modo aleatório simples, ou seja, um método probabilístico. A população em estudo são os membros da comunidade da vaquejada no facebook, com o número representativo de 115 questionários respondidos. Em meio aos principais resultados, foi observado que os maiores influenciadores da intenção de participar da vaquejada foram cinco, a saber: o apego, a influência social, a percepção cognitiva através do seu fator atrações e tradição do evento, atitude e imagem do destino a partir do seu fator atrativos, hospitalidade e infraestrutura. Sendo o apego a dimensão que apresentou resultados mais satisfatórios como se era esperado devido ao sentimento que os respondentes têm em relação ao evento. Também foram realizadas discussões sobre as implicações teóricas, gerenciais, conclusões, limitações e recomendações futuras do estudo.Dissertação Análise da percepção da qualidade ambiental e de serviços turísticos em João Pessoa/PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-12) Machado, Bruno Lima; Marques Júnior, Sérgio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9; ; http://lattes.cnpq.br/0743392312262152; Sonaglio, Kerlei Eniele; ; http://lattes.cnpq.br/1823313556538300; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9540733920831213Diante da crescente preocupação com os aspectos ambientais e os impactos negativos que são ou que podem ser gerados quando uma destinação turística é oferecida, intensifica-se a urgência de adotar ferramentas capazes de promover a sustentabilidade dessa destinação e também criar a vantagem competitiva necessária dentro do mercado, agregando valor aos produtos e serviços turísticos. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo principal analisar a percepção do turista sobre a qualidade ambiental e de serviços turísticos apresentados no destino João Pessoa (PB). A escolha do objeto de estudo justifica-se por João Pessoa estar inserida numa realidade onde se encontra relevância ambiental, o que pede uma atenção referente ao comportamento dos envolvidos no processo turístico local. Como procedimentos metodológicos da pesquisa, optou-se por uma revisão bibliográfica, levantamento de dados secundários e uma pesquisa empírica, de cunho quantitativo, aplicando-se a caracterização sócio demográfica da amostra definida e as análises descritiva e fatorial das dimensões e variáveis obtidas com base nos modelos de pesquisa ECOSERV de Khan (2003), SERVQUAL de Parasuraman, Berry e Zeithalml (1985) e SERVPERF de Cronin e Taylor (1992). Tal questionário, que de acordo com os resultados se mostrou confiável, permitiu analisar o desempenho, depois de adaptado, da destinação em questão. Os resultados forneceram uma análise detalhada do perfil dos visitantes e do desempenho das dimensões e variáveis da qualidade ambiental e de serviços turísticos, apontando, neste sentido, caminhos mais assertivos, na tomada de decisão gerencial, a exemplo do marketing verde, para compor um destino turístico coerente com os produtos e serviços oferecidosDissertação Análise da percepção dos consumidores de meios de hospedagem em relação ao uso das Online Travel Agencies (OTA’s)(2017-05-30) Silva, Gislainy Laíse da; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; ; http://lattes.cnpq.br/7866626284860436; Chagas, Márcio Marreiro das; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; Mayer, Verônica Feder; ; http://lattes.cnpq.br/4380725705167605Antes da consolidação de uma reserva de meio de hospedagem, existem diversos fatores que influenciam um consumidor, como as experiências já vivenciadas, as informações adquiridas, as quais com o passar do tempo vem se tornando cada vez mais sofisticadas. Desta maneira, o presente estudo objetivou analisar a percepção dos consumidores sobre a utilização das Online Travel Agencies (OTA) para reservar um meio de hospedagem. Para tanto se descreveu o perfil destes consumidores, verificando a frequência de uso das OTA’s quanto ao tipo de viagem, como também comparando suas opiniões em relação ao tipo de viagem e os fatores que influenciam em sua escolha. Dessa forma, nesta pesquisa, caracterizada como descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa, foram utilizados estudos anteriores realizados em outros países, tais como Law (2009) e Del Chiappa (2013). Na coleta final foram obtidos 131 questionários com hóspedes de hotéis em Natal/RN. A análise dos dados foi realizada através de estatísticas descritivas, como também comparação de médias (ANOVA) para analisar os objetivos traçados na pesquisa, e do teste Tukey para verificar se realmente existem diferenças de médias entre os grupos. Dentre os principais resultados, foi possível verificar que a maioria dos respondentes (59%) faz parte do grupo dos consumidores ocasionais de OTA’s, seguidos dos moderados (30,6%) e um número pequeno (9,9%) faz parte do grupo dos consumidores frequentes. Em relação ao tipo de viagem pode-se concluir que viagens nacionais e de lazer são os tipos mais visados pelos consumidores ao efetuar reservas em OTA’s. Tais resultados contribuíram para serem inferidas recomendações para gestores de empreendimentos turísticos, como agências de viagens tradicionais e online.Dissertação Análise da relação causal entre imagem de destinos, qualidade, satisfação e fidelidade: um estudo de acordo com a percepção do turista nacional no destino turístico Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-04-05) Chagas, Márcio Marreiro das; Marques Júnior, Sérgio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317; Mazaro, Rosana Mara; ; http://lattes.cnpq.br/0280240849037322; Netto, Alexandre Panosso; ; http://lattes.cnpq.br/3071575734587237Esta dissertação pretendeu analisar a relação causal entre a Qualidade dos Serviços Turísticos, a Satisfação com os atributos e de forma global, a Fidelidade e a Imagem de Destinos Turísticos. Para tanto, se realizou um estudo exploratório-descritivo, do tipo Survey, com enfoque analítico quantitativo. A coleta de dados foi realizada através de questionário aplicado junto aos turistas nacionais no Aeroporto Internacional Augusto Severo e na Rodoviária da Cidade do Natal, principais locais de entrada e saída de turistas. A composição amostral foi aleatória simples chegando-se ao número final de 400 turistas entrevistados. Dentre os principais resultados, encontra-se um diagnóstico da qualidade dos componentes do destino turístico Natal. Observou-se, também, que são noves as dimensões da percepção de qualidade dos produtos e serviços turísticos de Sol e Praia, ou seja, Praias e Facilidades, Equipamentos Públicos, Restauração, Serviços de Transportes, Equipamentos do Hotel, Serviços do Hotel, Entretenimento e Atrativos, Acesso ao Hotel e Hospitalidade. Além disso, concluiu-se que a Imagem Prévia do Destino Turístico exerce pouca influência direta junto a Satisfação do Consumidor, e apenas indireta no Comportamento Pós-Compra (Fidelidade). Enquanto que a Imagem Complexa exerce influência forte e direta tanto no processo de Satisfação do Consumidor quanto no de Fidelização dele, as dimensões da qualidade encontradas também se apresentaram como fortes influenciadoras de ambos os fatoresDissertação Análise da relação entre apego ao lugar, satisfação e fidelidade dos visitantes em destinos turísticos ambientais: um estudo em Fernando de Noronha/PE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-10) Santoro, Monica Almeida Gavilan; Marques Júnior, Sérgio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9; ; http://lattes.cnpq.br/2797452887529397; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; ; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9540733920831213A competitividade entre os destinos turísticos ambientais gera a emergente necessidade de encontrar estratégias diferenciadas que tenham o propósito de encantar e reter seus visitantes. A satisfação do cliente, sua fidelização e o desenvolvimento de apego ao lugar formam um composto sólido na busca da promoção de um destino turístico. O estudo em questão, apresentou como objetivo geral uma análise, da relação entre apego ao lugar, satisfação e fidelidade dos visitantes, no Arquipélago de Fernando de Noronha/PE. Para tanto, foi utilizado um modelo como referência, onde foram analisados vários construtos ligados ao apego ao lugar, satisfação e fidelidade, assim como suas relações entre si. A metodologia utilizada na realização do estudo consiste em uma pesquisa exploratória, descritiva, sendo a amostra aleatória e composta por indivíduos que visitaram Fernando de Noronha no período de 30 de abril de 2013 a 03 de maio de 2013. Baseando-se em uma tabela amostral, definiu-se um quantitativo equivalente a 246 questionários, que foram aplicados no momento que o visitante abandonou o destino, no salão de embarque do aeroporto. Os resultados demostram que os visitantes de Fernando de Noronha neste período apresentaram-se satisfeitos com o destino. A sua grande maioria, 90,5% está visitando o Arquipélago pela primeira vez e demonstrou pretensão de retorno e de indicação, o que nos remete a uma possível fidelização do destinoTCC Análise da viabilidade econômico-financeira da produção de Lactuca sativa L. (ALFACE) no município de Macaíba/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-14) Medeiros Filho, Aelson Antonio de; Marques Júnior, SérgioRecentemente, tem-se observado um crescente consumo de hortaliças decorrente de uma maior conscientização da população por uma dieta alimentar mais rica e saudável. Nesse cenário, o cultivo de hortaliças, tais como a alface, está ligado diretamente na alimentação humana, diretamente associados as saladas, sendo também consumidas em sanduíches, caldos, sopas cozidas ou refogadas. Em termos nutricionais, a planta constitui-se em boa fonte de vitaminas, sais minerais, sendo, pelo baixo teor de calorias, recomendada para dietas alimentares ricas em fibras. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar, do ponto de vista financeiro, a viabilidade da produção de Alface (Lactuca sativa L.) no Município de Macaíba/RN, para fins de comercialização, haja visto que a cultura é considerada a hortaliça folhosa mais importante na alimentação dos brasileiros. Os objetivos específicos foram estimar os elementos de custos necessários para implantação do plantio de Alface e os elementos de receitas tendo como base informações de mercado, assim como analisar a viabilidade do projeto proposto utilizando os indicadores financeiros como Período de Retorno (PR), Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR). Para isso, foi determinado um estudo de caráter descritivo e exploratório, tendo em vista as condições e sistema de plantio. Os resultados apontam para a viabilidade financeira do projeto de investimento, sendo os dados confirmados através da TIR, com 18,65 % ao final do projeto, mostrando-se superior a taxa mínima de atratividade (TMA) considerada para critério de decisão. Verificou-se que o VPL é positivo e que, ao término do projeto, o investimento inicial é recuperado, retornado o valor de R$ 5.778,52. O Período de Retorno (PR) foi estimado entre o ciclo 6 e 7 do projeto.TCC Análise da viabilidade econômico-financeira da produção de Manihot esculenta (Crantz) em assentamentos rurais no município de Macaíba-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04) Marinho, José Ricardo Dantas; Marques Júnior, Sérgio; Mattos, Karen Maria da Costa; Nunes, Shirlle Katia da SilvaA Manihot esculenta (Crantz) (Euphorbiaceae) é uma espécie originária do Brasil que foi domesticada pelos povos indígenas da Amazônia. Popularmente conhecida como mandioca, a espécie produz raízes tuberosas e desempenha um importante papel socioeconômico e cultural na região Nordeste do país, dada sua rusticidade e relevância para a população, sobretudo, para quem vive na base da economia familiar. A mandioca é a principal cultura agrícola explorada pelos produtores rurais do município de Macaíba/RN, especialmente nas áreas de assentamentos rurais da Reforma Agrária, sendo o município o maior produtor do estado do Rio Grade do Norte. Todavia, o baixo nível de escolaridade entre os produtores implica em limitações no gerenciamento e modernização da atividade produtiva, pois a maioria sequer conhece os custos de produção da cultura. O objetivo deste trabalho foi analisar a viabilidade econômico-financeira da produção de M. esculenta nos projetos de assentamentos rurais Eldorado dos Carajás e Caracaxá no município de Macaíba-RN, utilizando para isso métodos de avaliação de investimentos baseados na estimativa do fluxo de caixa da atividade e nos seguintes indicadores de viabilidade financeira: Valor Presente Líquido (VPL), Período de Retorno (PR), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Taxa Mínima de Atratividade (TMA) fixada em 10% a.a. Considerou-se ainda um período de projeção de 05 anos, uma produtividade de 25 t/ha no Assentamento Eldorado dos Carajás e 21 t/ha no Caracaxá e três diferentes cenários de mercado para obtenção da receita, mediante o valor de R$ 0,18 (cenário I), R$ 0,29 (cenário II) e R$ 0,40 (cenário III) pago pelo kg da raiz. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório com pesquisa de campo, com visitas as áreas de cultivo para identificar e estimar os elementos de custo e receita que compõem o sistema de produção da mandioca em cada assentamento, além de monitorar o preço de venda do produto no mercado. As informações coletadas foram tratadas utilizando recursos quantitativos, empregando fórmulas para estimar o fluxo de caixa e identificar e analisar os indicadores de viabilidade. Extraído os resultados, a cultura apresentou um custo de produção na ordem de R$ 22.374,00 no Assentamento Eldorados dos Carajás e R$ 21.545,00 no Caracaxá, para o período analisado. No fluxo de caixa acumulado, o cenário I apresentou um desempenho negativo de R$ 1.309,42 no Eldorado e de R$ 3.388,37 no Caracaxá; no cenário II houve uma melhora, obtendo os valores de R$ 9.115,25 e R$ 5.368,35, respectivamente, e no cenário III o resultado foi bem superior, com o total de R$ 19.539,91 para o sistema de produção do Assentamento Eldorado e R$ 14.125,07 para o Caracaxá. Quanto aos indicadores VPL, PR e TIR, eles apresentaram comportamento semelhante nos índices obtidos nos dois sistemas de produção, exibindo um resultado desfavorável no primeiro cenário de mercado, tanto para o Eldorado quanto para o Caracaxá. Já no segundo e terceiro cenários, os índices foram todos positivos, sugerindo a viabilidade da cultura em ambos os assentamentos. Contudo, o terceiro cenário foi o que ofereceu a melhor condição de viabilidade econômico-financeira para o produtor de mandioca do Eldorado e do Caracaxá, proporcionando maior rentabilidade e rapidez na recuperação do investimento inicial.TCC Análise da viabilidade econômico-financeira da produção de Solanum lycopersicum em cultivo protegido no município de Macaíba-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-14) Luiz, Mayna Buccos Penha de Almeida; Marques Júnior, Sérgio; Mattos, Karen Maria da Costa; Santana, José Augusto da SilvaO tomate (Solanum lycopersicum) é uma das hortaliças de maior importância econômica para o Brasil, sendo considerada um produto universal por apresentar muitas opções de industrialização e versatilidade no preparo. No Brasil, o cultivo de hortaliças em ambiente protegido, vem ganhando espaço entre os produtores, devido principalmente à relativa facilidade em manejar as condições de cultivo quando comparado ao sistema convencional em campo aberto. Entretanto, pouco se conhece sobre os ganhos econômicos que a cultura, em ambiente protegido, oferece aos produtores. Diante do exposto, o objetivo do trabalho foi analisar a viabilidade econômico-financeira da produção de tomate industrial, sob cultivo de sistema protegido no município de Macaíba-RN, além de estimar os elementos de custos necessários para implantação do tomate e os elementos de receitas tendo como base informações de mercado. Foi realizada a análise dos dados coletados, utilizando os indicadores financeiros Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Payback. Analisando-se as condições de plantio utilizadas, os resultados apontam para a viabilidade financeira do projeto de investimento, sendo os dados confirmados através da TIR, com 49,60 % ao ano, mostrando-se superior a taxa mínima de atratividade considerada para o investimento (TMA). Ao final do projeto, o VPL se mostrou positivo retornando o valor de R$ 2.655,93. O Payback foi estimado entre os anos 4 e 5 do projeto.TCC Análise da viabilidade econômico-financeira da produção e comercialização do melão (Cucumis melo L.) na zona rural de Mossoró/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-12) Góes, Jorge Gabriel Monteiro de; Preston, Hailson Alves Ferreira; Marques Júnior, Sérgio; Medeiros, Damiana Cleuma deO melão é uma fruta que está pautada entre as mais exportadas do Nordeste, destacando-se na região do Rio Grande do Norte, mais precisamente na zona rural de Mossoró/RN. Diante disso, o referente trabalho avaliou a viabilidade econômico-financeira da produção do melão na fazenda DINA DINAMARCA INDUSTRIAL AGRÍCOLA LTDA, localizada no sítio Pau-Branco, pertencente ao grupo Coopyfrutas. Sendo assim, buscou-se elaborar, nesse estudo, planilhas contendo os custos fixos e variáveis com os componentes necessários para a produção de um hectare de melão amarelo da variedade Goldex. Em seguida, realizou-se a comparação dos custos com o faturamento após a comercialização do fruto para o mercado interno e externo, avaliando o retorno financeiro da cultura. A análise se deu mediante a produtividade de 27.207kg/há, que se destinou para os respectivos consumidores, sendo o mercado interno os produtos representados pela marca Forró e Eurobox, o mercado externo com a marca Samba e outra parte restante comercializada na forma a granel pela própria empresa ao valor de R$ 0,40 o quilo. Os resultados obtidos mostram que apesar do alto custo de produção, que chegou a quase 90% do faturamento, a cultura do melão ainda mantém uma taxa interna de retorno (TIR) atraente, mesmo ajustada à uma taxa mínima de atratividade de 1% a.m., na qual se teve um retorno de 8,64%. Neste caso, conclui-se que é rentável o seu cultivo na região semiárida de Mossoró/RN, possuindo maior valor agregado com a comercialização para o mercado externo.TCC Análise da viabilidade econômico-financeira da produção irrigada de Cynodon spp (TIFTON 85) no município de Ceará-Mirim RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-13) Silva Filho, Francisco Flávio da; Marques Júnior, Sérgio; Mattos, Karen Maria da Costa; Santana, José Augusto da SilvaA crescente demanda por forrageiras de excelente qualidade e quantidade ofertadas durante o ano todo é um dos principais entraves da produção agropecuária em todo o país. Uma opção é a produção de feno através de forrageiras como o Tifton 85 (Cynodon spp.) que essa forrageira apresenta alto teor de nutrientes e excelente palatabilidade para os animais. Neste sentido o presente trabalho teve por objetivo, avaliar a viabilidade econômico-finaceira da produção irrigada de Tifton 85 no município de Ceará-Mirim/RN, com fins de comercialização para criadores de animais com destaque para equinos e animais de alto valor genético. Os objetivos específicos foram estimar os elementos de custos necessários para implantação do plantio de Tifton 85 e os elementos de receitas tendo como base informações de mercado, assim como analisar a viabilidade do projeto proposto utilizando os indicadores financeiros como Período de Retorno (PR), Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR). Considerando as condições de plantio e tratos culturais utilizados, resultados apontam para a viabilidade econômico-financeira do projeto de investimento sendo os dados confirmados pela TIR, com 159% ao ano, mostrando-se superior a TMA de 30%, considerada para o critério de decisão. Observou-se que o VPL é positivo e que o Período de Retorno (PR) foi no primeiro ciclo do segundo ano de cultivo.Tese Análise das relações entre capacidade de gerenciamento de crises, brand experience e intenção de escolha de destinos costeiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Santos, Kaline Mendonça dos; Marques Júnior, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; http://lattes.cnpq.br/2806078805879008; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; https://orcid.org/0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Milito, Marcelo Chiarelli; Chagas, Márcio Marreiro das; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da SilvaConsiderando-se as contínuas crises enfrentadas pelo setor turístico, surgem dúvidas sobre as melhores estratégias de planejamento capazes de gerenciar os destinos turísticos, buscando competitividade e atratividade. Neste sentido, este estudo investiga as relações existentes entre a Capacidade de Gerenciamento de Crises em destinos turísticos, Brand Experience e Imagem como fatores influenciadores na intenção de viagem para destinos turísticos costeiros. O estudo pode ser considerado como de natureza epistemológica pós-positivista, utilizando-se do método hipotético-dedutivo, com abordagem quantitativa, tendo como característica ser descritivo e exploratório. O modelo de análise utilizado foi construído com base nas dimensões do Branding Experience, proposto por Stuart J. Barnes et al (2014) e de Gerenciamento de Crises, proposto por Rastegar et al. (2021). Foram coletados 483 questionários, resultando em uma amostra final de 428 questionários, distribuídos de forma online via plataforma Google Forms, tendo, como base de técnica de amostragem, o Snowball (bola de neve). Delimitou-se, como área de estudo, o destino turístico costeiro de Pipa, Rio Grande do Norte. Como técnica de análise de dados, utilizou-se de análise descritiva das variáveis, análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória e a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) para explicar as relações das dimensões usadas na pesquisa, com suporte do Software Statistical Package for the Social Sciences (IBM-SPSS) e o pacote AMOS. Dentre os principais resultados, verificouse a existência de correlação moderada entre a dimensão Brand Experience e as dimensões Atitude, Imagem e Intenção de viagem para destinos turísticos costeiros. Por meio do processo de modelagem de equações estruturais, não se verificaram relações significativas entre a dimensão Percepção de Gerenciamente de Crises e as dimensões Atitude, Imagem e Intenção de viagem para destinos turísticos costeiros. Entende-se que o estudo contribui com a área de conhecimento do Turismo na medida que visou investigar lacunas existentes no planejamento e gestão de destinos turísticos costeiros.Dissertação Análise de critérios de decisão em estratégia de arranjos produtivos locais: um estudo aplicando o processo de hierarquia analítica (AHP) no setor de cerâmica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-10-24) Campos, Ana Jarvirs de Melo; Ramos, Rubens Eugênio Barreto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6; ; Marques Júnior, Sérgio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9; Araújo, Renato Samuel Barbosa de; ; http://lattes.cnpq.br/8844681795357306Esta Tese de Mestrado tem por objetivo investigar os critérios de decisão estratégica de participantes de arranjos produtivos locais (APL) no Brasil. Os APL´s são uma iniciativa de agentes de apoio a empresas no sentido de organizar ações conjuntas para desenvolvimento de agrupamentos (clusters) de empresas. As escolhas das ações é uma decisão das empresas participantes e este trabalho procura aplicar um método de Análise de Decisão Multi-Critérios para analisar os critérios de empresários participantes em um APL. O método utilizado é o Processo de Hierarquia Analítica (AHP) e é realizada uma aplicação com questionários aos participantes de um APL de cerâmica no Nordeste do Brasil. Os principais resultados mostram que, em primeiro lugar, decorrente da estratégia implícita de cada empresa não há um único objetivo para o APL e, portanto, a princípio, uma ação decidida por todos tende a favorecer a uns mais que a outros. Em segundo lugar, observou-se que há em geral inconsistências entre os objetivos estratégicos e a importância relativa dos critérios, embora tenha havido casos de coerência. Como principal conclusão aponta-se que o uso de métodos de MCDA é útil para melhorar o processo de decisão e trazer maior transparência da lógica dos resultados encontradosDissertação Análise de retorno de escala e tamanho do mercado no desempenho de equipes de vendas aplicando análise de envoltória de dados DEA: um estudo em empresa de Telecomunicações no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-12-31) Almeida, Samary Carvalho de; Ramos, Rubens Eugênio Barreto; ; http://lattes.cnpq.br/5165887325498375; ; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; Araújo, Renato Samuel Barbosa de; ; http://lattes.cnpq.br/8844681795357306Esta tese de mestrado propõe utilizar a Análise de Envoltória de Dados - DEA (Data Envelopment Analysis) na avaliação de desempenho das equipes de vendas a partir de um estudo de suas áreas de atuação. São utilizados dados obtidos junto à empresa contratada para distribuição dos produtos no estado do Ceará. As análises das treze áreas de vendas foram realizadas considerando o método de retorno constante de escala orientado a produto (CCR-O), em seguida, esse método com utilização de região de garantia (AR-O-C) e por último o método de retorno variável de escala com utilização de região de garantia (AR-O-V). O método utilizado na primeira abordagem mostra-se inapropriado para este estudo pois apresenta o inconveniente de gerar pesos com valor igual a zero, permitindo que uma área avaliada obtenha escore máximo não produzindo. Utilizando-se restrições de pesos, através dos métodos da Região de Garantia AR-O-C e AR-O-V, identificam-se a existência de retornos decrescentes de escala significando que a melhoria de desempenho não é proporcional ao tamanho das áreas analisadas. Através do método AR-O-V foram encontradas nove áreas eficientes. Observando os dados gerados pelas análises faz -se um estudo para projetar metas de melhoria para as áreas ineficientes. Complementando o estudo, comparam-se os dados do PIB de cada área com os escores obtidos na análise A R-O-V. Os resultados apresentados nesse trabalho garantem a utilidade da DEA como metodologia para a avaliação de desempenho das equipes de vendas podendo contribuir para a melhoria da qualidade do seu processo de gestão.TCC Análise de viabilidade econômico-financeira da implantação da cultura do Eucalyptus no município de Ceará Mirim/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Silva, Caio Alpelickson Oliveira; Marques Júnior, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/7514284561007006; Mattos, Karen Maria da Costa; Ferreira, Murilo dos SantosA região Nordeste do Brasil conta com uso de madeira como uma das principais matrizes energéticas. O estado do Rio Grande do Norte, assim como o Nordeste possui elevada dependência por produtos oriundos da madeira, tais como lenha e carvão, utilizados como fonte enérgica no setor industrial e no setor residencial. A demanda do estado pode ser suprida com manejo florestal e plantio de espécies florestais. As matas nativas com uso de manejo adequado têm possibilidade de haver uso sem causar danos ambientais. As plantações florestais têm promovido geração de renda para pequenos, médios e grandes produtores, porém o estado do Rio Grande do Norte ainda se encontra com pequenas quantidades de produtores e de áreas florestais plantadas, e toda a sua produção tem comercio, assim as produções de florestas plantadas promove mudanças nas localidades que antes só exploravam madeiras de forma extrativista e sem acompanhamento técnico. Existem cerca de 700 espécies de Eucalyptus, grande parte originárias da Austrália, que adentraram no Brasil no ano de 1904. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo foi analisar a viabilidade financeira do investimento no plantio de Eucalyptus no município de Ceará Mirim, RN. Os objetivos específicos foram estimar os elementos de custos necessários para implantação do eucalipto e os elementos de receitas tendo como base informações de mercado, assim como analisar a viabilidade do projeto proposto utilizando os indicadores financeiros como Período de Retorno (PR), Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR). Acerca da metodologia, a pesquisa é considerada como sendo bibliográfica, documental e estudo de caso. Bibliográfica, pois foram utilizados materiais de fácil acesso ao público em geral, como livros, artigos, revistas e conteúdos disponíveis na internet. Quanto aos fins, a pesquisa foi exploratória e descritiva. Resultados estimados indicam que, para um preço de venda de R$70,00 a tonelada, o VPL estimado foi de R$12.279,38 e a taxa interna de retorno de 36,63% ao ano. Para um preço de venda de R$120,00, o VPL estimado foi de R$26.967,28 e a taxa interna de retorno de 52,46% ao ano. Conclui-se que os dados analisados comprovam a viabilidade financeira da implantação da cultura do Eucalyptus no município de Ceará Mirim/RN.Dissertação Análise de viabilidade econômico-financeira da produção e exportação de óleo de semente e pó de folha de moringa oleífera(2017-10-26) Carvalho Neto, Antônio Santana Ferreira de; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; ; ; Guerra, Amilton Gurgel; ; Brandão, Glaucio Bezerra; ; Medeiros, Henrique Rocha de; ; Marques Júnior, Sérgio;A adoção de hábitos alimentares saudáveis cresce em ritmo acelerado no mundo. A procura do consumidor por produtos que utilizem matérias primas naturais e sustentáveis também cresce a passos largos, mais notadamente nos países desenvolvidos da Europa e América do Norte. A moringa oleífera, árvore originária da Índia e que se adaptou perfeitamente ao semiárido nordestino, é uma planta que vem se mostrando uma das melhores fontes de nutrientes alimentares e de óleo vegetal de alta qualidade. Dois fatos sobre a moringa oleífera foram verificados no estudo para confecção deste trabalho: 1. Não há estudos relevantes sobre a viabilidade econômico-financeira da cultura da moringa no Brasil; 2. A planta não é explorada economicamente no país na escala que poderia ser. Utilizando técnicas abordadas no Mestrado em Inovação da UFRN, tais como Design Thinking e Avaliação Econômica de Projetos, este trabalho foca no estudo da viabilidade econômico-financeira da plantação de moringa oleífera no semiárido nordestino e na produção e exportação de pó de folha e óleo de semente de moringa. Os resultados obtidos são positivos, apontando para um VPL de R$ 1.440.160,00. Como se objetiva também implantação de uma startup para exploração econômica da moringa, este trabalho é apresentado na estrutura de um plano de negócios.TCC Análise de viabilidade econômico-financeira e de risco da produção de culturas frutíferas no município de Macaíba/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-14) Alves, Lucca Henrique Benigno Martins; Marques Júnior, Sérgio; Mattos, Karen Maria da Costa; Santana, José Augusto da SilvaO objetivo geral deste trabalho foi avaliar, do ponto de vista econômico-financeiro, a viabilidade da produção de Acerola (Malpighia emarginata), Goiaba (Psidium guajava) e Manga (Mangifera indica) em um hectare no município de Macaíba/RN. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo e exploratório, visando identificar os principais indicadores de viabilidade financeira de projetos, que sejam o Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Payback, além da análise de sensibilidade diante de cenários associados às estimativas pessimista, provável e otimista do fluxo de caixa. As análises dos dados econômico-financeiros foram realizadas seguindo os mecanismos oriundos da matemática financeira e, para a análise de sensibilidade e de cenários, foram utilizados os princípios da gestão de projetos e economia rural. Resultados apontam as condições de viabilidade econômica financeira das três culturas em estudo. O VPL retornou um valor positivo de R$ 8.172,80, R$ 131.220,44 e R$ 55.776,05, para as culturas da Acerola, Goiaba e Manga, respectivamente. A cultura da Goiaba e da Manga apresentaram TIR (33,89% e 13,35%, respectivamente) superior a TMA (12%), o que sugere que o investimento deve ser aceito. O Payback, para essas duas culturas foi entre 4-5 e 7-8 anos, respectivamente. A cultura da Acerola apresentou TIR (3,44%) abaixo da TMA (12%) e Payback entre 13-14 anos.Tese Antecedentes da intenção de descarte responsável de smartphones: modelagem e validação empírica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-30) Dias, Gabriela Figueiredo; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; ; http://lattes.cnpq.br/8120227009277663; Mol, Anderson Luiz Rezende; ; http://lattes.cnpq.br/4968429773311336; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; Lunardi, Guilherme Lerch; ; http://lattes.cnpq.br/1097211700011897; Pereira, Fernando Antônio de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/6728736432628079Este estudo tem como objetivo investigar fatores que influenciam a intenção do consumidor no descarte responsável de smartphones. Para tanto foi proposto um modelo conceitual que integra a Teoria do Comportamento Planejado e Teoria da Norma-Ativação (Teoria do Altruísmo), e os construtos Conveniência de reciclagem, Informação sobre descarte responsável e Preocupação com a privacidade dos dados, sendo este último uma contribuição do estudo para a literatura. A preocupação com a privacidade dos dados, apesar de não ser incluída em modelos de pesquisa anteriores, emergiu em pesquisas atuais como uma barreira significante para o descarte responsável. Essa pesquisa é descritiva com abordagem quantitativa. A população são consumidores de smartphones e a amostra foi composta por 1.394 estudantes de gradução de cursos associados a área de Ciências Sociais Aplicadas de universidades brasileiras. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados presencialmente e online. A análise foi realizada por Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Modelagem de Equações Estruturais em dois passos: análise do modelo de medida (Análise Fatorial Confirmatória – AFC) e análise do modelo estrutural. A análise foi realizada com apoio dos softwares SPSS® 26 e AMOS® 25. Os resultados dessa pesquisa indicam que fatores como atitude, normas morais e controle comportamental percebido são as variáveis que mais influenciam na intenção de descarte responsável de smartphones. Os estudantes universitários demonstraram uma atitude positiva, sentimento de responsabilidade e obrigação moral de descartar de forma ambientalmente correta seus smartphones, contudo enfrentam barreiras como ausência de infraestrutura adequada e escassez de informações sobre como e onde descartar adequadamente seus equipamentos eletrônicos obsoletos. A hipótese relacionada a preocupação com a privacidade dos dados foi confirmada, no entanto apresentou uma influência pequena em relação à intenção de descarte responsável.Dissertação Antecedentes da intenção de uso de comentários de viagem on-line na escolha de um meio de hospedagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-18) Silva, Marcela Martins; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; ; http://lattes.cnpq.br/6689772467490870; Corrêa, Cynthia Harumy Watanabe; ; http://lattes.cnpq.br/1346087751399245; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254A Internet está presente em todas as fases de um planejamento de viagem. O fato é que através dos constantes avanços tecnológicos, a atividade turística tem sofrido grandes mudanças. Isso é perceptível pelo crescente número de pessoas que compartilham suas experiências de viagem na Internet. O presente trabalho teve como objetivo analisar os fatores que influenciam a intenção de uso dos Comentários de Viagens On-line (CVO) na escolha de um meio de hospedagem. Procurou investigar os comentários disponibilizados na internet direcionados para informações sobre serviços e produtos turísticos, especificamente sobre os meios de hospedagem. A pesquisa objetivou compreender os fatores influenciadores dos CVOs, no contexto brasileiro, através do Modelo de Aceitação Tecnológica, da Teoria Motivacional, Similaridade e Confiabilidade. A metodologia utilizada foi a de cunho exploratório-descritivo, abordagem quantitativa e pesquisa bibliográfica. O estudo utilizou a técnica de modelagem de equações estruturais Partial Least Squares (PLS), para testar e avaliar o modelo de pesquisa proposto. A coleta de dados foi realizada com 308 hóspedes, de cinco hotéis localizados em Ponta Negra (Natal/RN), que já utilizaram os CVOs na escolha de um meio de hospedagem. Das quinze hipóteses testadas, nove foram confirmadas e seis rejeitadas. Os resultados verificaram que os hóspedes entrevistados têm atitude e intenção de utilizar os CVOs na escolha de um estabelecimento hoteleiro.