Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Marques, Ricardo Barros"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A Relação professor-aluno e a afirmação do discente como sujeito do processo projetual: um estudo exploratório sobre a produção do trabalho final de graduação em arquitetura e urbanismo na UFC e na UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-03-26) Marques, Ricardo Barros; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/2582590694305718; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; ; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; Rheingantz, Paulo Afonso; ; http://lattes.cnpq.br/7765118835668681
    A presente dissertação registra um estudo centrado na relação professoraluno (RPA) realizado em um momento muito particular: o semestre de conclusão do curso de arquitetura e urbanismo, quando os estudantes elaboram o denominado Trabalho Final de Graduação (TFG), última etapa para a obtenção do título de arquiteto e urbanista no Brasil. O texto discorre sobre essa problemática sob diversos aspectos, com ênfase para a relação orientador-orientando e para o processo de afirmação do discente como sujeito do processo projetual, aqui definido como autonomia . Afastando-se de uma análise da relação currículo-instituição, o trabalho está focado no entendimento da RPA, de modo a elucidar sua importância para melhoria das bases pedagógicas relativas ao desenvolvimento do TFG. Assumindo seu caráter exploratório, metodologicamente a pesquisa de campo ocorreu a: (i) observação de seções de orientação; (ii) realização de entrevistas e (iii) aplicação de questionários a professores e estudantes. Participaram 10 duplas orientador(a)/orientando(a) vinculadas a duas instituições de ensino superior federais do nordeste: 05 da Universidade Federal do Ceará (UFC) e 05 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os resultados obtidos mostraram a elaboração do TFG como um processo difícil/temeroso para os alunos, evidenciando como principais situações-problema: a escolha do tema; o superdimensionamento do processo; inseguranças estudantis; e relação paternal do orientador com o processo. De modo geral, verificou-se que os discentes demonstraram ter uma autonomia ainda restrita; isso indica que a atividade projetual desenvolvida pelo aluno na produção do TFG é um processo que merece ser revisto, de modo a promover a consolidação da autonomia do discente, para o que precisam ser observadas algumas posturas relativas ao reconhecimento do papel de cada agente no processo de orientação
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM