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Navegando por Autor "Marques, Fábio Phillip Rocha"

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    Dissertação
    Dos alfabetos ao exame de proficiência: revisão sistemática de aplicativos para ensino e revisão da língua japonesa
    (2018-05-28) Marques, Fábio Phillip Rocha; Miranda, Leonardo Cunha de; ; ; Campos, André Mauricio Cunha; ; Lucena, Marcia Jacyntha Nunes Rodrigues; ; Lima, Rommel Wladimir de;
    Japonês é uma língua com escrita, vocabulário, gramática e pronúncia diferentes das línguas ocidentais, pois apresenta três alfabetos (sendo dois silábicos e um logográfico), contém vocabulário, ortografia e fonologia construídos a partir de diferentes nações e possui, ainda, uma gramática com diversas regras e formas que, inclusive, podem diferir de acordo com o grau de formalidade entre o ouvinte e o falante. Estudar japonês exige, portanto, muita dedicação e prática. Para apoiar o estudo da língua, mais de 3.100 aplicativos são disponibilizados em lojas virtuais com a intenção de apoiar os estudantes no ensino e revisão do alfabeto, vocabulário, gramática e compreensão auditiva japonesa, além de preparar para o Japanese Language Proficiency Test (JLPT). No entanto, pouco foi investigado sobre o conteúdo, metodologia de ensino e revisão e características tecnológicas desses aplicativos. Esta pesquisa tem como objetivo revisar sistematicamente aplicativos focados no apoio ao estudo de japonês, baseado em um framework proposto para revisão quantitativa e qualitativa de software para o aprendizado de línguas. Uma análise individual de apps é realizada para cada componente da língua, iniciando pelos alfabetos, prosseguindo para o vocabulário, gramática e compreensão auditiva, de forma a estudar os aplicativos de cada componente da língua japonesa; e finalizando com a análise de aplicativos voltados à preparação para o JLPT, dado que existem aplicativos com conteúdo e apresentação ajustados especificamente para o exame. Descobertas são apresentadas e incluem um detalhamento das principais características de aplicativos do cenário atual, classificação das principais recomendações de aplicativos para as plataformas móveis Android e iOS, comparação entre os aplicativos das plataformas Android e iOS em relação ao apoio oferecido aos estudos e um estudo das características pouco presentes no cenário de aplicativos que são importantes no apoio ao estudo de japonês.
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