Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Marques, Elizama Rauane Dantas Soares"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Leitura e contação de histórias na Educação Infantil: do ambiente escolar ao familiar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-14) Marques, Elizama Rauane Dantas Soares; Naschold, Angela Maria Chuvas; Cavalcante, Christianne Medeiros; Silva, Diêgo de Lima Santos
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como título “Leitura e contação de histórias na Educação Infantil: do ambiente escolar ao familiar”. O trabalho foi realizado sob a forma de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema com base nos estudos de Zeni (2018); Cardoso e Farias (2016), seguida da aplicação de questionários sob a forma de perguntas abertas e fechadas para os familiares e professores de instituições escolares que atendem a Educação Infantil no município de Caicó/RN. As perguntas abertas foram avaliadas de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2016). Neste contexto de pesquisa, os questionários tiveram como objetivo trazer as discussões atuais acerca da temática, sendo que foi priorizado recolher dados acerca da importância que as duas práticas de narrar histórias têm para o desenvolvimento infantil, tanto para os professores quanto para as famílias que desenvolvem tais atividades em seu lar. Para tanto, responderam aos questionários 14 (quatorze) familiares e 17 (dezessete) professoras. O levantamento bibliográfico foi desenvolvido tendo como referências Alves (2011); Bezerra (2017); Botini e Farago (2014); Silva (2014); Helena (2018); Prodanov e Freitas (2013), entre outros, bem como alguns dos documentos que regem a Educação Infantil brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998). O levantamento dos relatos realizados através dos questionários indicou que as práticas da leitura e contação de histórias são reconhecidamente importantes entre professores e familiares para a aprendizagem das crianças tanto no ambiente escolar de Educação Infantil, quanto no familiar.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM