Navegando por Autor "Marques, Edineide da Silva"
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Dissertação Direitos autorais na produção do material didático para educação a distância: estudo com foco na gestão do conhecimento(2019-03-25) Marques, Edineide da Silva; Barbosa Neto, Pedro Alves; Tarrago, Nancy Sanchez; ; ; ; Dias, Aline de Pinho; ; Martins, Daniel de Araújo; ; Cavalcante, Ilane Ferreira;A Gestão do Conhecimento é fundamental a todo e qualquer tipo de organização, considerando as mudanças e melhorias nas práticas institucionais, contribuindo de maneira significativa nos objetivos e nas metas de cada uma delas. Assim, este estudo tem como objetivo geral identificar ações que podem contribuir para melhorar o conhecimento organizacional sobre os direitos de autor, visando evitar violações e conflitos na produção do material para Educação a Distância, na Secretaria de Educação a Distância (SEDIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Quanto aos objetivos específicos, buscou descrever as etapas e os atores envolvidos na produção do material didático da SEDIS; avaliar os conhecimentos, habilidades e percepções dos colaboradores relacionados aos direitos autorais, na produção do material didático da SEDIS; e propor sugestões com vista a capacitar os colaboradores e regulamentar os direitos autorais dos materiais produzidos, com foco na GC, especificamente, na Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional. A pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa, com objetivos descritivos e estudo de caso. Tem uma população de 56 funcionários, e uma amostra não probabilística por conveniência, totalizando 51 servidores, que fazem parte da Coordenadoria de Produção do Material Didático, que responderam a um instrumento de coleta, questionário; e, também, a gestora da instituição que participou de uma entrevista semiestruturada. A análise de dados consiste em análises estatísticas, expostas em gráficos e tabelas, além de fluxogramas e figuras e, ainda na análise de conteúdo de Bardin. A partir dos resultados encontrados, constata que os setores são distintos em suas funções e que os colaboradores que atuam apresentam experiências e, ao mesmo tempo, necessidades de aprimoramento no seu fazer laboral. Com isso, propõe algumas recomendações e sugestões, quais sejam: capacitação e treinamento, aquisição de software para identificar plágio e alteração no contrato dos funcionários. Com isto, conclui que todos os objetivos da pesquisa foram atingidos, que os resultados do trabalho poderão contribuir para produção do material didático na SEDIS e, que o modelo de Nonaka e Takeuchi (1997) foi relevante, considerando as técnicas relacionadas à: socialização, externalização, combinação e internação (SECI), para elaborar a proposta de intervenção, descrita nas recomendações e sugestões.TCC Info-inclusão-cidadão: uma revisão de literatura focada nesse trinômio e no bibliotecário, desafios e práticas sociais(Biblioteconomia, 2008-12) Marques, Edineide da Silva; Medeiros, RildeciArtigo Portadores de necessidades especiais: o caso do Instituto de Educação e Reabilitação dos Cegos do Rio Grande do Norte(Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 2008) Silva, Eliane Ferreira da; Araújo, Alessandra Patrícia de; Marques, Edineide da Silva; Oliveira, Maria Luzia Alexandre deContempla o início de estudos que visam refletir sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais visuais na sociedade globalizada, ao considerar que o acesso à informação tornou-se um diferencial frente às novas tecnologias que aceleram a sua utilização. Assim, esta pesquisa analisa a integração desse indivíduo. Utiliza-se da metodologia bibliográfica, bem como da pesquisa de campo através da observação baseada em evidências, resultado de entrevistas e visitas a instituição especializada. Verificar-se, também a importância da inclusão social e enfatiza a necessidade do profissional da informação nesse processo. Concluiu-se que o bibliotecário é fundamental em uma unidade de informação, seja ela especial ou não. Contudo, sua capacitação é imprescindível para o processo de tomada de decisões aliada ao trabalho conjunto com os governos (municipal, estadual e/ou federal) também pode abranger as Organizações Não Governamentais (ONGs)