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Navegando por Autor "Maldonado, Reny Gomes"

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    Dissertação
    El mito, el paisaje y el hombre en la literatura ando-boliviana
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-07-05) Maldonado, Reny Gomes; Sousa, Ilza Matias de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785761A3; ; http://lattes.cnpq.br/4085048832593221; Netto, Sebastião Leal Ferreira Vargas; ; http://lattes.cnpq.br/9840632250442779; Gordon, Richard Allen;
    La presente investigación parte de un estudio con respecto al mito, el paisaje y el hombre en la literatura boliviana, un país cuya tradición cultural transciende entre lo mítico y la realidad, con una naturaleza exótica, heredera de personajes extraordinarios de un tiempo remoto, con vestigios arqueológicos que nos muestran su esplendor, haciéndola particular entre otras literaturas de hispanoamérica. Para contextualizar el estudio de la literatura de esta nación, rica en literatura fantástica, comprendiendo sus rasgos en la literatura actual, se ha buscado rescatar en la historia de sus primeros habitantes, los kollas, la referencia cultural que ellos heredaron y repasaron, en el proceso de aculturación entre indígenas y españoles. Se fundamenta el presente estudio en las contribuciones de los teóricos de latinoamérica Antonio Cornejo Polar, Nestor Canclini y el etnólogo cubano Fernando Ortiz, sobre todo por el concepto de la transculturación con el crítico uruguayo Ángel Rama. Así, se ha intentado rescatar un estudio sobre el pasado andino, abordando los fundamentos del componente mítico en la literatura, abordando el paisaje y la naturaleza como los que ilustran, caracterizan y dan vida a los personajes míticos y a la problemática social del hombre andino
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    Tese
    A geração de 27 e o barroco: la mirada exuberante
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-27) Maldonado, Reny Gomes; Silva, Francisco Ivan da; ; http://lattes.cnpq.br/9835038564106860; ; http://lattes.cnpq.br/4085048832593221; Morais Neto, João Batista de; ; http://lattes.cnpq.br/2497394614720284; Tabosa, Leila Maria de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/8137656322322185; Lima, Samuel Anderson de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/4097533367851915; Erickson, Sandra Sassetti Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/1247909974583983
    Do contexto de criação da licenciatura do Curso de Letras-Espanhol na UFRN, veio a motivação para esta pesquisa, que apresenta um estudo literário do grupo de poetas conhecidos como Generación del 27, surgido na Espanha dos anos de 1920. Muitos aspectos deste estudo são temas das diversas disciplinas da licenciatura (Literatura Espanhola II, Literatura Ibero-americana, Cultura Espanhola, Tradução em Língua Espanhola). Também servirá este trabalho como inspiração para novas reflexões e propostas de tradução como travessia entre a língua de partida e de chegada, é a tradução como negociação da compreensão entre as línguas, é o decir casi lo mismo aqui em forma de poema (ECO, 2007), na tentativa de perfazer novas aprendizagens, que serão compartilhadas com alunos da graduação e da pós-graduação, seja na modalidade de ensino, extensão ou de novas pesquisas. Para contextualizar o estudo dessa geração, elegeram-se as antologias organizadas por Gerardo Diego, sob o título Poesía Española (Antologías), publicada em 2007, pelas Ediciones Cátedras, e a Antología comentada de La Generación del 27, de Víctor García de la Concha, publicada em 2006, pela Editorial Espasa Calpe. A pesquisa fez da Geração de 27 seu objeto de estudo e – a partir de diversas leituras críticas sobre a poesia feita por esses jovens poetas, sua vocação criativa de estética e vanguarda – buscou-se compreender o contexto da criação literária desses poetas del 27. Construímos o nosso alicerce nas contribuições de Antonio Maravall (2009), Eugenio D‘ors (s.d.), Severo Sarduy (1999), Lezama Lima (2011), Alfonso Reyes (1958) e Deleuze (2005) dentre outros que aportaram a compreensão da linguagem barroca, dando ênfase ao movimento pluridirecional, desconstruindo sua linearidade, criando outras novas formas, como voltas, círculos, espirais favorecendo encontros, distanciamentos ou iguais pontos de partida e chegada. Assim, os poetas del 27 aproximaram o barroco do seiscentos numa releitura, e fizeram da celebração do terceiro centenário da morte de Góngora a mirada exuberante para a volta do espírito barroco. Alfonso Reyes e Rubén Darío disseram que verdadeiros faróis iluminaram os rumos dessa geração de poetas: a luz que desdobra cintila em García Lorca, Jorge Guillén, Dámaso Alonso, Gerardo Diego e o toureiro Ignacio Sánchez Mejías, poetas que manifestaram homenagens em grande estilo ao autor das Soledades, nos cafés de Madrid e de toda a Espanha.
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    Tese
    Haroldo de Campos e o barroco: a criatura de ou(t)ro - ensaios para um guia das Galáxias
    (2016-02-25) Prazeres, Armando Sérgio dos; Silva, Francisco Ivan da; ; http://lattes.cnpq.br/5505816853188766; ; http://lattes.cnpq.br/0247178304805979; Lima, Samuel Anderson de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/4097533367851915; Maldonado, Reny Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/4085048832593221; Tabosa, Leila Maria de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/8137656322322185; Ferro, Manuel Geraldo Simplício;
    Esta pesquisa consiste na realização de uma espécie de roteiro de leitura do livro Galáxias, de autoria do poeta, crítico e tradutor brasileiro Haroldo de Campos, com base nos pressupostos conceituais do barroco histórico e trans-histórico. Propõe-se, deste modo, um possível mapeamento das referências que engendram pequenas estórias em rotação pelas páginas galáticas, visando proporcionar ao leitor uma modalidade de guia que possa incitar tanto mais a fruição da referida obra. Para tal empresa, buscou-se assinalar as marcas expressivas que definem a poética haroldiana como singular prática barroca na modernidade, investigando em sua obra as conexões tecidas com o Barroco, a fim de verificar os modos operacionais empregados pelo Poeta no seu exercício de tradução das tradições literárias. Galáxias, a nosso ver, constitui este projeto poético de alta voltagem barroca, amálgama de recursos criativos içados da mais rica tradição literária, nacional e estrangeira, e processados antropofagicamente nas sendas da produção artístico-literária contemporânea. Publicado pela primeira vez em 1984, contendo cinquenta páginas-fragmentos, o livro de Haroldo de Campos surge para, dentre outros fins, suscitar o entrecruzar de gêneros literários, como a prosa e a poesia; dissolver as fronteiras entre a cor local e a dicção alheia; transfundir tradição e modernidade; fundir arte e ideologia; mixar fato e fantasia; remixar forma e conteúdo, superpor significado e significante. Todos estes procedimentos literários, intersemiotizados, promovem uma caleidoscópica tessitura verbal que empreende, nas palavras do autor, “a viagem como livro e o livro como viagem” (CAMPOS, 2004, p. 119). Viagem esta, urdida por uma rede intertextual e paródica, dada a ver através de inventivos recursos fono-prosódicos, donde sobressaltam aliterações, anagramas, paronomásias e trocadilhos, desenhando no curso galático sibilantes e sinuosas imagens que reivindicam a lúdica co-participação do leitor para a fruição plena da leitura. Isto posto, nosso roteiro de leitura empenha-se sobretudo na tentativa de amplificar os ecos das construções épicas e epifânicas que transitam pelas páginas da obra, que ora velam, ora revelam pequenas estórias que, por um instante apreendidas, podem descortinar outras tantas estórias e, com isso, tornar a leitura ainda mais prazerosa. O fim primeiro das Galáxias, assim entendemos, não terá sido outro senão o da fecundação do gosto pela leitura. Daí, nosso roteiro de leitura: fecundar no leitor o gosto pelas leituras galáticas, tal qual a leitura das Galáxias de Haroldo de Campos.
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    Tese
    A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade
    (2017-05-31) Carvalho, Francisco Israel de; Silva, Francisco Ivan da; ; ; Lima, Samuel Anderson de Oliveira; ; Maldonado, Reny Gomes; ; Prazeres, Armando Sérgio dos; ; Morais Neto, João Batista de;
    A proposta deste trabalho teve como objetivo enfocar a imagem artística de Carmen Miranda, cantora, atriz e comediante luso-brasileira, enquanto representação simbólica da identidade nacional, desde o início de sua carreira, no Rio de Janeiro, no ano de 1929 e representações da América Latina nos Estados Unidos, a partir de 1939. Procuramos inseri-la no contexto da modernidade, quando as expressões populares e afro-brasileiras se uniam, para a consolidação da “invenção do samba” como patrimônio cultural do Brasil. Carmen Miranda foi a figura feminina principal que contribuiu na construção desses agenciamentos, para o surgimento do que viria a ser a música popular brasileira. Dando voz aos sambas e marchinhas produzidas pelos compositores do morro e compositores brancos, como também, sendo uma das principais estrelas dos primeiros filmes sonoros brasileiros, chamados carnavalescos. A essência deste trabalho é por em relevo a “performance barroca” de Carmen Miranda, tendo como suporte, teóricos como: Afonso Ávila (1997), Afranio Coutinho (1994), Eugênio D´Ors (1990), Gilles Deleuze (1995, 2005), Irlemar Chiampi (1998), José Antonio Maravall (2009), Lezama Lima (1988), Omar Calabrese (1987), Severo Sarduy (1979. 1999), além de estudiosos de música brasileira, como José Ramos Tinhorão, Tárik de Souza, entre outros. A partir dessas premissas, concluímos a pesquisa, comprovando que Carmen, através da sua baiana internacional, cria novos signos simbólicos sobre o conceito de nação e da identidade latino-americana, transformando essa fantasia, reciclando, juntando na sua performance artística, elementos da cultura popular, do Barroco, redimensionados pelo o excesso, a caricatura, o desperdício, o luxo e a estilização. Personagem catalisadora de opiniões da unanimidade e da divergência, a respeito do título de “Embaixatriz do Samba”, ela apropria-se antropofagicamente, da cultura brasileira (interna) e americana (externa), trazendo uma performance nova, original, única, neobarroca, sendo responsável pela barroquização dessas culturas e influenciando toda uma geração posterior.
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    Dissertação
    As tradições do patriarcalismo nas obras A casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca e Como água para chocolate, de Laura Esquivel
    (2017-07-31) Dutra, Sandra Cristina Pereira; Silva, Regina Simon da; http://lattes.cnpq.br/5077246071578353; http://lattes.cnpq.br/2039383898871720; Lima, Samuel Anderson de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4097533367851915; Maldonado, Reny Gomes; http://lattes.cnpq.br/4085048832593221; Araújo, Wellington Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/7350119219749929
    Nas obras A casa de Bernarda Alba, do escritor espanhol Federico García Lorca, escrita em 1936 e Como água para chocolate, da escritora mexicana Laura Esquivel, publicada em 1989, é notado que os autores, apesar da distinção do tempo que suas obras apresentam, abordam uma temática similar, que consiste nas tradições e como as mesmas influenciam no comportamento dos indivíduos. Nessas tradições, em ambas as obras são abordados o luto e o patriarcalismo como forma de castrar e reprimir os desejos das filhas das matriarcas, através de imposições e humilhações. Neste trabalho, que apresenta uma comparação entre as duas obras, pretende-se analisar as tradições do patriarcalismo e o seu desdobramento no universo feminino, procurando identificar a inversão de papéis matriarcalismo vs. patriarcalismo nas obras descritas. Estudo baseado em pesquisa bibliográfica, utiliza autores como Eric Hobsbawm e Terence Ranger (2002), com suas discussões sobre a origem das tradições; Friedrich Engels (2000), analisando como foi o surgimento das famílias e como as imposições foram tomando conta delas; Gerda Lerner (1990), e seus estudos sobre a criação do patriarcalismo; Maurice Halbwachs (2006), analisando a memória coletiva; Pierre Bourdieu (1989; 2012) e seus estudos sobre a dominação masculina e o poder simbólico; Sigmund Freud (1913; 1948) e suas reflexões a respeito dos tabus na regulamentação da sociedade; Simone de Beauvoir (1960) e seu estudo sobre a mulher, entre outros. Espera-se como resultado desse estudo a compreensão de como a tradição do patriarcalismo influenciou o comportamento do indivíduo nas sociedades retratadas nas obras analisadas.
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