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Navegando por Autor "Maia, Severino Ramos dos Santos"

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    TCC
    A Família e Escola na contemporaneidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-30) Lima, Luana Alves de; Maia, Severino Ramos dos Santos; Maia, Severino Ramos dos Santos; Gomes Jr, José Umbelino; Silva, Maria Suely Paula
    O presente artigo surgiu a partir de algumas das minhas inquietações e anseios, em saber de que forma a família e a escola se comportam mediante a esse tempo contemporâneo, por perceber as mudanças que tem ocorrido na sociedade nos últimos tempos, mudanças essas que vieram atingir de forma significativa e de um modo geral toda a sociedade. Em decorrência disso, o referido trabalho tem como abordagem principal a família e a escola na contemporaneidade, tal pesquisa tem o intuito de perceber essas dificuldades e anseios presente nas escolas e na famílias. A metodologia utilizada para construção desse trabalho, baseia-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, elaborada a partir de pesquisas bibliográficas, e referenciais teóricos que vem contribuir para um melhor desenvolvimento do trabalho, e autores que ajudaram a dialogar melhor a temática e tornando claro as ideias, pensamentos e conceitos referentes ao tema proposto. Diante do exercício de reflexão que a pesquisa proporcionou, intencionamos apontar através dos resultados obtidos, algumas orientações que venham contribuir com a nossa prática educativa e de outros profissionais de educação.
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    TCC
    A inclusão de alunos com Paralisia Cerebral Infantil na escola: Reflexões sobre a prática em sala de aula
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Costa, Ana Paula Gurgel; Albino, Ivone Braga; Albino, Ivone Braga; Tavares, Gerlanne da Cunha; Maia, Severino Ramos dos Santos
    Inclusão escolar é sempre um tema complexo, e principalmente quando se trata de integração e prática do professor em sala de aula, para portadores de qualquer deficiência física, que se insere no contexto dos indivíduos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Por isso, neste trabalho, o objetivo geral é refletir sobre a inclusão de alunos com Paralisia Cerebral Infantil (PCI) na escola, definindo a referida especialidade, analisando as necessidades da educação inclusiva e identificando as práticas mais adequadas para o professor que viva essa realidade na sua sala de aula. A abordagem do tema se dá a partir de uma pesquisa bibliográfica exploratória, de forma qualitativa e com fins de construção de uma revisão de literatura que esclareça o tema. Os apontamentos possíveis a partir do referencial teórico estudado é que a inclusão de alunos com PCI é complexo, pois a escola e o sistema educacional ainda apresentam muitas limitações. Para a realização de uma educação inclusiva adequada a esses casos, seria necessário, além de uma boa formação do professor para o atendimento, considerando as singularidades dos portadores dessa deficiência, também a organização de uma equipe multiprofissional, através da qual pudesse atuar outros profissionais especializados, como o fisioterapeuta, o psicólogo, o psicopedagogo e outros. Estes profissionais devem ter como principal objetivo desenvolver a política de inclusão partindo da meta de reabilitar os referidos portadores, permitindo anular muitas de suas limitações físicas.
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    TCC
    Adaptação na Educação Infantil: uma relação entre criança, família e escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Costa, Francisca Vânia Soares Praxedes da; Maia, Severino Ramos dos Santos; Maia, Severino Ramos dos Santos; Gomes Jr, José Umbelino; Silva, Maria Suely Paula da
    O presente artigo tem por objetivo expor os principais desafios que as crianças, os pais e os educadores enfrentam durante o processo de adaptação na educação infantil. Por meio de pesquisa bibliográfica, e leituras em torno do tema: Adaptação e Educação Infantil: Uma relação entre criança, família e escola, verificou-se que o processo de inserção, de adaptação, da criança, no ambiente escolar bastante discutido, mas ainda muito delicado. É um período cauteloso, especial e imprevisível, que provoca uma série de mudanças, uma etapa marcante na vida da criança, pois exige dela uma adaptação a um novo contexto, antes desconhecido. Entendemos que apesar de todos os fatores de surpresa e ansiedade, a adaptação é também um período de aprendizagem. Família, escola e crianças descobrem sobre convívio, segurança, confiança e exploração de novos caminhos, buscam estratégias e encontram juntos os melhores caminhos. Para tanto, o texto a seguir discute a adaptação como um grande desafio a ser devidamente enfrentado e debatido pela escola e pela família, encontrando os meios de passar para a família e a criança a confiança necessária e fundamental para que estejam abertas para a possibilidade de criar novos vínculos afetivos com outros adultos e principalmente com outras crianças, possibilitando assim os meios para que a criança enfrente essa fase de adaptação da melhor forma possível.
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    TCC
    As músicas de MPB na expressão musical da criança desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Verônica Gomes de Oliveira; Ribas, Rodrigo Slama; Ribas, Rodrigo Slama; Silva, Leonardo Medeiros da; Maia, Severino Ramos dos Santos
    O presente artigo tem por objetivo considerar a importância da Educação Musical em consonância com o ensino-aprendizagem da criança, desde a Educação Infantil até os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que se traduz na sua obrigatoriedade na Educação Básica, conforme a Lei 11.769/08. Considerando que a música está presente em todos os momentos da vida da criança, fez-se uma pesquisa qualitativa a respeito das contribuições de como o ensino musical pode respaldar a prática do educador, a partir do desenvolvimento de um projeto pedagógico que contempla as músicas de MPB e o contexto educacional da Instituição escolar, contribuindo para ampliar os conhecimentos prévios da criança e subsidiando o ensino dos demais conteúdos das disciplinas presentes no currículo escolar. Dessa forma, o trabalho desenvolvido visa proporcionar à criança uma aprendizagem significativa que reflita nos aspectos cognitivo, afetivo, intelectual, cultural e social, como também, considerando respaldar o educador numa proposta didática que amplie suas práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem. Para a construção deste trabalho, identificam-se como principais interlocutores os seguintes autores: Costa (2002); Brasil (1998); Penna (1990); Deckert (2012); Loureiro (2003); Schafer (2009); Mateiro e Ilari(2011).
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    TCC
    Brinquedos Cantados: Contribuições para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-05) Viana, Maria da Conceição Alves; Ribas, Rodrigo Slama; Ribas, Rodrigo Slama; Soares, Rozileide Bezerra; Maia, Severino Ramos dos Santos
    Os brinquedos cantados, ao longo das décadas fazem parte da cultura popular, os mesmos em alguns casos são referência regional, inseri-los aos métodos de ensino é uma forma de incentivar as crianças a desenvolveram suas habilidades motoras, cognitivas, sensoriais, emocionais, intelectuais e sociais. Dar ênfase a essa prática instiga os professores do ensino infantil produzirem uma infinidade de atividades relacionadas a evolução da aprendizagem das crianças por meio dos brinquedos cantados, diante dos mesmos elas interagem com naturalidade, ampliando assim sua capacidade de socializar-se com o mundo à sua volta e o conhecimento sistêmico que lhe será apresentado na execução das cantigas. A relevância dos brinquedos cantados é significante para apropriação da linguagem, uma vez que esse processo dá-se naturalmente através das rimas, repetições, dramatizações e produções espontâneas, na criação e recriação de versos musicais. Diante da roda a criança interage, reconhecendo-se como parte dela, e valorizando sua participação junto ao outro, como maneira de cooperar para que todos se envolvam e demonstrem satisfação na interação da dinâmica e futuramente exponham os conhecimentos adquiridos. Para tanto, abordagens de alguns teóricos e materiais que subsidiaram o embasamento teórico que norteia este trabalho, se fizeram predominantes para descrever a relevância dos brinquedos cantados na educação infantil, promovendo o resgate de cantigas diante de um percurso histórico, partindo então da sua trajetória, expondo os brinquedos e as cantigas na educação infantil como fonte de aprendizagem, trazendo à tona a teoria por trás das cantigas, fazendo análises das mesmas, relacionando-as ao desenvolvimento da criança
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    TCC
    Bullying na sala de aula e o papel do professor no Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Silva, Vanusa Maria da; Albino, Ivone Braga; severino Ramos dos Santos Maia; Albino, Ivone Braga; Maia, Severino Ramos dos Santos; Tavares, Gerlanne da Cunha
    Este artigo promove uma reflexão acerca do fenômeno bullying na sala de aula numa perspectiva de prevenção e pacificação da violência escolar. Objetiva, pois, tratar sobre uma pesquisa bibliográfica acerca do papel do professor do Ensino Fundamental diante do bullying em sala de aula procurando estratégias que combatam a recorrência desse fenômeno nas escolas. Diante disso, busca abordar medidas de prevenção do bullying em sala de aula destacando o professor que tem um importante papel frente a esse fenômeno, pois o mesmo é quem lida diretamente com os riscos de agressões realizadas em sala de aula dos mais variados tipos. Percebe-se que este profissional da educação é um dos protagonistas fundamentais que pode utilizar-se da prevenção, no entanto, ele deve estar capacitado para saber lidar e contornar a situação até onde lhe compete. O professor de sala de aula, portanto, é um dos primeiros a ter atitudes de prevenção e possíveis soluções em conjunto com a escola, família e sociedade. Utilizando-se de uma exploração bibliográfica a pesquisa mergulhou nos trabalhos de pesquisadores (Pinto; Branco, 2001, Constantini, 2004, Ramos, 2016, Fante, 2005, Silva, 2002, dentre outros, diante da importância de desenvolver o tema e atingir o seu objetivo. Nesses termos, a referida pesquisa é de grande importância na área da educação, principalmente na atuação e no papel do professor como pacificador do fenômeno bullying no nível de Ensino Fundamental. Vale acrescentar que a pesquisa foi positiva, pois, além de resultar na escrita desse artigo, propõe reflexões sobre o modo pelo qual família, escola e sociedade podem chegar a algumas alternativas que promovam a conscientização dos alunos frente aos riscos que a prática do fenômeno pode trazer para o ambiente escolar e para a vida do aluno e seus pares em sociedade.
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    TCC
    Desafios e possibilidades na inclusão escolar da criança autista: um estudo reflexivo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12) Andrade, Lindaluz Ximenes de; Albino, Ivone Braga; Albino, Ivone Braga; Tavares, Gerlanne da Cunha; Maia, Severino Ramos dos Santos
    O presente artigo apresenta um estudo reflexivo acerca das possibilidades e dos desafios propiciados na aprendizagem de uma criança autista que frequentava o nível IV, de um Centro Municipal de Educação infantil (CMEI), localizado no município de Natal, em 2013, a partir de dados extraídos de seus relatórios trimestrais, registrados pela professora de sala de aula. Trata, pois, de uma pesquisa de natureza qualitativa ao utilizar-se de registros encontrados em três relatórios (trimestrais) da criança em foco. Os registros trimestrais da referida criança são tidos pela escola como descrição do processo de aprendizagem (individual), servindo como instrumento avaliativo de final de ano letivo. Além disso, a exploração bibliográfica também é presente tendo como fundamentação teórica os estudos de Belisário Filho e Cunha (2010), Bosa (2006), Coelho e Santo (2006), e de documentos legais como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), fazendo parte da construção de discussões e análises. Em sua composição, o presente texto reflexivo é composto por seções que se configuram em desdobramentos para o alcance do objetivo central do estudo. Na análise reflexiva é percebido que existe a dificuldade de a criança sentirse incluída nas práticas pedagógicas existentes no CMEI, por falta de conhecimento de suas necessidades específicas e, assim, ser avaliada da melhor maneira possível.
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    TCC
    Ensino de EJA: Uma abordagem metodológica e literária do ensino ao longo do tempo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Oliveira, Edilene Virgino de Souza; Ribas, Rodrigo Slama; Ribas, Rodrigo Slama; Silva, Leonardo Medeiros da; Maia, Severino Ramos dos Santos
    Percorrer a história da nossa educação sobre a metodologia e a literatura aplicadas na EJA – Educação para Jovens e Adultos é o que se apresenta nesse trabalho dentro de uma perspectiva freiriana onde foi buscado abordar os aspectos inerentes à educação popular no Brasil. Primeiro, trataremos de politicas públicas, lutas, campanhas e movimentos em prol da educação de massas que não conseguiram acompanhar os seus processos de capacitação no ensino regular de acordo com a idade e tempo delimitado pela legislação. Discorremos sobre fatos que marcaram as décadas de 1930 e 1940 no Brasil, sendo essas datas marcantes na reestruturação curricular do país. Em segundo lugar, abordaremos a trajetória do Ensino de EJA no Brasil, dialogaremos com autores como Beleiz Júnior (2012), Haddad e Pierro (2000), Aquino (2012) entre outros como Paulo Freire através das suas obras: Pedagogia da Autonomia, Pedagogia do Oprimido e O ato de ler. Apoiaremos-nos também na lei de Diretrizes e Bases e nos PCNs - Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao tratar do que é alfabetizar nos reportaremos a Soares (2004) e Ferreiro (1985). No que tange a relação entre literatura e vivência dos alunos, utilizaremos como aparato teórico Gonçalves e Cunha (2014), Eiterer e Abreu (2009), Santos e Freitas (2016). Em terceiro, faremos uma análise abrindo espaço para outras discussões, como é o caso da metodologia que deve ser usada em cada modalidade de ensino. A qualificação dos professores, o enquadramento teórico norteador das propostas da escola, enfim, os eixos centrais adotados para o bom funcionamento do processo, apresentando os vieses políticos e ideológicos contidos no procedimento de ensino. Enfim, teremos a oportunidade de refletir sobre o tema que ao se apresentar foram fundamentais para a transmissão dos conhecimentos no exercício pedagógico e, consequentemente, pensar sobre o aprendizado do ensino de jovens e adultos no contexto atual.
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    TCC
    Estágio Supervisionado na Formação Docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-30) Praxedes, Francisco Gradstone Batista; Maia, Severino Ramos dos Santos; Maia, Severino Ramos dos Santos; Gomes Jr, José Umbelino; Silva, Maria Suely Paula da
    Este artigo tem como objetivo essencial fazer uma discussão em forma de reflexão acerca dos “estágios supervisionados e o processo de formação docente” pelo qual passa os graduandos, em especial os de pedagogia durante o período em que os mesmos, estão cursando esta licenciatura. Destacando as contribuições, implicações, desafios e problemas que passam estes profissionais. Tendo como embasamentos teóricos, Pimenta (2008), (2004/2006), (2004), (2006), Pimenta e Lima (2004/2006), (2006), Targif (1996), Barbosa (2008), passando pela colaboração de Freire (1996), Piaget (1998), Vygotsky (1978) e Morin (1993), culminando com a portaria (N° 09/2008, de 10 de junho da UFRN). Também trouxemos algumas experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados I, II e III. Assim, acreditamos que sua leitura, trará excelentes conhecimentos sobre os estágios e suas relações na profissão docente do professor.
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    Dissertação
    Formação e capacitação profissional no setor hoteleiro de Ponta Negra, Natal/RN: turismo e políticas públicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-08-18) Maia, Severino Ramos dos Santos; Silva, Anelino Francisco da; ; http://lattes.cnpq.br/1121335958524063; ; Barros, Nilson Cortez Crócia; ; http://lattes.cnpq.br/5548178207204498; Teixeira, Maria do Socorro Gondim; ; TEIXEIRA, M. S. G.
    O objetivo deste trabalho consiste em analisar e discutir a mão-de-obra empregada nos meios de hospedagem, especificamente no setor hoteleiro de Ponta Negra/Natal-RN, em função do crescimento do turismo na cidade, averiguando se o segmento do turismo se apropria dos programas das políticas públicas de formação e capacitação dos trabalhadores. A escolha de Ponta Negra se deve ao fato de ser uma área onde o turismo tem o seu foco de desenvolvimento. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa de investigação, utilizando alguns procedimentos como: pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica, realizada através de aplicação de questionários com os trabalhadores do segmento e com o setor de recrutamento de pessoal dos hotéis, seguindo sempre um referencial teórico e com uma postura descritivo-reflexiva. A dissertação contém oito capítulos: Neoliberalismo e trabalho; Reestruturação econômica e espacial do Rio grande do Norte; As políticas públicas no Brasil na definição do espaço turístico; Turismo, formação e capacitação no setor hoteleiro; Capacitação no turismo hotelaria; Hotéis: territorialização e desterritorialização; A realidade sócio-capacitacional dos atores envolvidos na atividade hoteleira em Ponta Negra, Natal/RN; e as Considerações finais e recomendações. Em síntese, este trabalho visa contribuir para um entendimento da qualificação profissional dentro do segmento hoteleiro, face as necessidade que o setor serviços exige e, principalmente, dentro do setor turístico que esta em pleno crescimento em nossa cidade Natal
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    TCC
    Formação na graduação e estágio: relato reflexivo sobre a vivência na Educação Infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-14) Dantas, José Mário; Albino, Ivone Braga; Albino, Ivone Braga; Maia, Severino Ramos dos Santos; Vieira, Antônia Maira Emelly Cabral da Silva
    O objetivo desse artigo é evidenciar as experiências do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, no curso de licenciatura em pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizado na Escola Alta de Souza, localizada no município de Caicó/RN, no período de março a maio de 2015 , no turno matutino, compreendendo momentos de observação da dinâmica escolar e de intervenções na sala de aula. A turma escolhida para estágio foi o IV Nível com faixa etária de 3 a 4 anos. Trata-se, portanto, de um recorte de uma experiência formativa visando refletir sobre alguns conceitos que permeavam a realidade escolar, na Educação Infantil, confrontando com as concepções pedagógicas estudadas durante a formação acadêmica. No campo do estágio destacou-se a interação com a educação infantil, o planejamento, a intervenção e a contribuição pedagógica. Desse modo o mesmo constitui parte obrigatório de um componente curricular, proporciona um momento de interação entre o curso de formação inicial e o campo socioeducacional no qual o estagiário é recebido. Nesses termos, os resultados tiveram alcance positivo, mesmo com as dificuldades existentes. Diante disso a experiência foi satisfatória e enriquecedora para o preenchimento das carências acadêmicas e da realização pessoal, além da contribuição cientifica, visto ser o estágio um trabalho de pesquisa e intervenções de campo.
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    TCC
    Gestão escolar: a prática da escola Estadual Professor Lourenço Gurgel- Caraúbas/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-30) Oliveira, Tenilly Sales de Moraes; Maia, Severino Ramos dos Santos; Maia, Severino Ramos dos Santos; Gomes Jr, José Umbelino; Silva, Maria Suely Paula da
    O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel de Oliveira, tendo por objetivo analisar a prática da gestão escolar, através de coletas de dados, pesquisas documentais e entrevistas, relacionando com a teoria. Para embasamento sobre a temática abordada, foi feito um levantamento bibliográfico sobre os teóricos do tema, tais como LIBÂNEO (2005) e LUCK (2006). Na atualidade, um dos temas mais debatidos, é a forma de como a escola se organiza para desenvolver suas atividades para atingir uma educação de qualidade. De acordo com a análise dos resultados, um dos desafios da prática da gestão democrática escolar é a falta de compreensão da comunidade escolar sobre a importância da participação nos processos decisórios da escola. Nessa perspectiva, acredita-se que para a real efetivação da gestão democrática no âmbito escolar, é necessário a conscientização dos sujeitos nela envolvidos, sobre a importância da participação dos mesmos.
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    TCC
    Jogos matemáticos: um estudo de caso sobre o uso dos jogos nos anos iniciais do Centro Educacional Padre Carlos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-21) Oliveira, Caio Cesar Dias de; Casado, Luciene de Vasconcelos; Casado, Luciene de Vasconcelos; Maia, Severino Ramos dos Santos; Silva, Raimundo Paulino da
    O presente trabalho tem como objetivo de estudo desenvolver uma análise sobre como os jogos de matemática são inseridos no plano de aula dos professores, e de que maneira esses, trabalham com os jogos didáticos dentro da sala de aula. Partimos da ideia dos autores estudados, para afirmar de que o uso desses jogos nas aulas é um recurso didático muito importante e uma excelente estratégia para favorecer uma aprendizagem mais prazerosa, prática, divertida e significativa para o ensino da matemática nas escolas. Acreditamos que através dos jogos, o aluno pode se desenvolver fisicamente, cognitivamente, afetivamente, socialmente e moralmente. Portanto, nosso trabalho busca abordar a utilização dos jogos como uma importante ferramenta para o ensino da matemática nas séries iniciais. Desta maneira, propomos aqui fazer um levantamento de dados a fim de buscar saber se os jogos de matemática estão sendo inseridos como forma de ensino e aprendizado dentro das escolas, como esses jogos estão sendo usados pelos docentes e se esses estão presentes no planejamento das aulas desses professores. Utilizaremos por métodos, a entrevista fechada, com base em um questionário, a pesquisa bibliográfica, onde se houve todo o levantamento dos dados necessários para a construção dos nossos estudos e a análise de conteúdo, a fim de analisar as entrevistas aqui realizadas, para assim, podermos fazer uma reflexão do tema no qual nos propomos a pesquisar. Neste sentido, nosso estudo será desenvolvido com base na construção e análise do referencial teórico, este alicerçado nos conceitos de Friedmann (1996), no qual defende que os jogos são essenciais no desenvolvimento da criança, no momento em as liberta de situações difíceis. Dos estudos de Kishimoto (1993), utilizaremos seus conceitos no qual ele fala que os jogos são promotores de aprendizagem. Portarmo-nos também, para a pesquisa de Rizzo (1996) que fala que os jogos podem nos ajudar a resolver situações presentes em nosso cotidiano, assim como, utilizaremos da pesquisa de Almeida (2009), para dizer que a função educativa do professor é ensinar ao aluno com prazer. Também utilizaremos autores como Piaget, Vygotsky, Wallon, além disso, usaremos também como referência para nossos estudos os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN’s) (1997). Desta forma, esperamos contribuir para novas reflexões quanto ao tema abordado na pesquisa, além de visualizar esses conceitos e suas inferências em nosso loco de estudo, o Centro Educacional Padre Carlos (CEPC), localizada no Sítio Jacú, na cidade de Martins/RN.
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    TCC
    Literatura infantil brasileira: história, essência e tendências
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Costa, Maria Cristiane Carvalho; Ribas, Rodrigo Slamas; Ribas, Rodrigo Slamas; Silva, Leonardo Medeiros da; Maia, Severino Ramos dos Santos
    Este artigo objetiva contribuir para a compreensão da literatura infantil, a partir da análise de sua essência. A trajetória dessa vertente literária, explica as visões que a concebem como uma literatura direcionada para os extremos: puro entretenimento ou severo moralismo, ou ainda, atribuindo a sua existência ao acaso, sintetizando-a meramente como um instrumento didático, sem nenhum conteúdo ou história significativa. Primamos aqui, não compreendê-la nessas perspectivas, buscando conhecer a origem, finalidade e os caminhos que a conduzem na contemporaneidade, destacando suas tendências, em uma perspectiva de desconstrução dos paradigmas que ainda a cercam, comprometendo a qualidade na exploração dessas produções. O eixo central desta pesquisa versa sobre a natureza literária e pedagógica que compõe as bases de construção da literatura infantil. Como referencial teórico para a realização desse estudo, utilizamos de Zilberman (1987), Lajolo (2007), Coelho (2000), Gregorin Filho (2009) e Aguiar (2001).
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    TCC
    Literatura infantil: A importância da literatura infantil na formação do pré-leitor
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Belo, Francisca Gilka Silva; Ribas, Rodrigo Slama; Ribas, Rodrigo Slama; Silva, Leonardo Medeiros da; Maia, Severino Ramos dos Santos
    O presente artigo é resultado da pesquisa realizada sobre o tema “A literatura Infantil na educação infantil e sua importância na formação do pré-leitor” que busca a compreensão e inclusão da literatura infantil, sua concepção e fundamentação teórica reconhecendo a importância da literatura na prática educativa, incentivando o gosto pela leitura, propondo um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, para sua composição foram pesquisadas fontes bibliográficas em que se destaca Bakhtin (1997,1999),Brito(1998)Carvalho(1989), Cavalcanti (2002),Ziberman(2003), Wallon(1992,1985),Rossini(2001,2008), Becker(2001) O presente estudo mostra a relevância e contribuição da literatura infantil para a formação de leitores críticos e capazes de tomarem suas próprias decisões, contemplando a historia da literatura infantil no século XVIII, destacando contextos históricos existentes na sociedade da época e os principais autores e livros que fizeram parte e incentivaram as mudanças e transformações ocorridas na educação neste período, fazendo com que a criança enxergue sua realidade, pelo envolvimento, inclusão e interações com a obra literária, encontrando significado na leitura, buscando compreensão, para que possa relacionar com a realidade do mundo a sua volta, construindo novas formas de elaboração com significados amplos do que foi compreendido, possibilitado por envolvimento e estratégias prazerosas que torna o aprender expressivo mediante a ferramentas relevantes e o mundo fascinante de imaginação com leituras agradáveis, ofertado pela literatura e sua forma lúdica de ensinar que torna o processo de ensino e aprendizagem prazeroso, estimulante e encantador, usando como subsidio para esse ensino a literatura infantil, vista como agente transformador na formação de uma sociedade letrada e investigar as concepções de literatura infantil existentes no Brasil.
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    TCC
    Uma prática pedagógica na Educação do Campo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-30) Silva, Maria Selma Lima da; Maia, Severino Ramos dos Santos; Maia, Severino Ramos dos Santos; Gomes Jr, José Umbelino; Silva, Maria Suely Paula da
    O presente artigo aborda a importância e valorização das práticas pedagógicas para a Educação do Campo, assim, optou-se por uma abordagem qualitativa, envolvendo pesquisas bibliográficas, fundamentada nos teóricos: Brandão (1985), Paulo Freire (1980), LDB (1996), dentre outros. Compreende-se que a Educação do Campo é uma forma de ação político social em oposição à tradicional educação rural, por isso, o estudo sistematizado faz uma análise da escola rural a escola do campo, dos princípios e bases legais dentro de um contexto, onde a sociedade está se transformando, ganhando espaços em vários aspectos, entre eles, culturais, sociais, políticos e econômicos. Apesar dos problemas, constata-se a inclusão, e com o intuito de compreender e refletir sobre o tema, foi realizado um relato pessoal, cujo tema: Teoria, Vivência e Prática na sala de aula da Educação do Campo.
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