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Navegando por Autor "Mafra, Luciana Dantas"

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    Tese
    Ação social da Rede Caritas de Empreendimentos de Economia Solidária - EES: um estudo sobre valores e dinheiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-23) Mafra, Luciana Dantas; Alves, Maria Lúcia Bastos; ; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; ; http://lattes.cnpq.br/5879050741743541; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Oliveira, Rosangela Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/1950505904786027; Souza, André Ricardo de; ; http://lattes.cnpq.br/7016915324466152; Medeiros, Bartolomeu Figueiroa de; ; http://lattes.cnpq.br/7211673860027901
    Este estudo tem por objeto analisar a relação entre valores e práticas econômicas nas ações sociais desenvolvidas pela Rede Caritas no Nordeste com os projetos ligados à Economia Solidária durante os útimos dez anos. A articulação entre valores e práticas econômicas é discutida a partir de WEBER (Economia e Sociedade) e SIMMEL (Philosophie de l´argent) onde tratamos sobre as formas de sociabilidade que estabelecem os indivíduos ao entrarem em contato com a circulação de dinheiro. O campo investigado foi composto pelos empreendimentos acompanhados pela Caritas em quatro estados do Nordeste: (Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte), locais que percebemos a influência dos valores éticos, religiosos da Rede nas práticas econômicas das associações, grupos e cooperativas. A pesquisa de campo incluiu visita aos grupos nos seus locais de produção, participação em feiras, capacitações, intercâmbios, fóruns e encontros regionais. Nestes contatos, o que constatamos é que o dinheiro, símbolo e instrumento da razão utilitária, que modela comportamentos individuais e condições de socialização se deixa penetrar pelos valores éticos e religiosos nas práticas dos empreendimentos, ao confrontarem através de suas experiências, valores e práticas neoliberais. Dados e conclusões se inscrevem na lacuna de investigações sobre a Rede Caritas regional, o lugar que ocupa na Economia Solidária e sua influência sobre as sociabilidades destes empreendimentos
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    Tese
    Conexões de saberes na UFERSA: uma análise das práticas discursivas inclusivas de estudantes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-29) Estevão, Ady Canário de Souza; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/2661324075394215; ; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; Mafra, Luciana Dantas; ; http://lattes.cnpq.br/5879050741743541; Batista, Maria do Socorro da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4884349926093737; Silva, Marluce Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404
    Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas discursivas inclusivas dos estudantes habitantes do Programa Conexões de Saberes em uma universidade pública. A pesquisa situa-se no âmbito da Linguística Aplicada, área do conhecimento que toma como foco a linguagem sob o olhar interdisciplinar e constitui-se por um corpus composto pelo perfil, memoriais e entrevista coletiva. Essa investigação, no campo das humanidades, tomou a perspectiva teórica da análise do discurso francesa, a partir dos postulados de Michel Pêcheux sobre discurso, interdiscurso, memória discursiva e produção de sentido, entrecruzando com os estudos educacionais e sociais sobre as políticas públicas de ações afirmativas. Compreendendo a linguagem como uma prática discursiva, a análise do discurso revelou efeitos de sentido na construção de saberes e fazeres dos estudantes oriundos de espaços populares impactados pelo programa. Conclui-se que o discurso dos estudantes produz uma discursividade inscrita em enunciados sobre as vivências, trajetórias e experiências quanto ao acesso e permanência na universidade.
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