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Navegando por Autor "Machado, Márcio Roberto Loiola"

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    Dissertação
    Educação do empreendedorismo: um estudo em instituição de ensino superior
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Machado, Márcio Roberto Loiola; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/3198498433577551; Ramos, Rubens Eugênio Barreto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6; Machado, Hilka Vier; ; MACHADO, H. V
    Este trabalho tem como objetivo investigar a eficácia da introdução de educação do empreendedorismo, em nível universitário, a partir dos fatores que definem o perfil empreendedor em termos de atitude e comportamento. O estudo é realizado em estudantes de uma Universidade que tem um programa de educação do empreendedorismo em um curso universitário de Administração de Empresas. Na pesquisa é aplicado um questionário aos estudantes universitários de Administração de empresas que resulta em uma amostra aleatória e estratificada composta com 264 estudantes. As variáveis de atitudes empreendedoras usadas foram extraídas da literatura sobre o empreendedorismo. As variáveis de comportamento empreendedor, são situações empresariais típicas como, uma decisão em como aplicar dinheiro e, se o estudante deixaria um bom trabalho para abrir o seu próprio negócio. É aplicada a regressão múltipla, agrupamento, bivariada e análise qui-quadrado. Quanto aos resultados, primeiro não foi identificado uma relação forte entre atitudes encontradas na literatura e situações de comportamento propostas, com regressão múltipla igual a r2 = 0,30. Segundo, não há diferenças significativas entre os alunos dos diversos anos do programa universitário. Finalmente, a educação empreendedora parece ter efeito em mudanças de atitude empreendedoras, más não na mudança de comportamento empreendedor. A principal implicação teórica é que a educação do empreendedorismo, em nível de ensino superior, pode ser eficaz para mudar atitudes, más, quanto ao comportamento, pode ir além das possibilidades de uma educação em um ambiente universitário habitual
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