Navegando por Autor "Macena, Marta Maria Maurício"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-04-24) Macena, Marta Maria Maurício; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://lattes.cnpq.br/0782554008072882; Barbosa, Jonei Cerqueira; ; http://lattes.cnpq.br/4435435120326646; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491Neste trabalho, analisamos as possibilidades didáticas de uso da investigação em sala de aula, a partir de uma experiência com estudantes do ensino médio no Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba CEFET PB, na qual abordamos o estudo das secções cônicas. Para o alcance dos nossos objetivos tomamos como aporte teórico as concepções referentes à aprendizagem significativa em conexão com a investigação em história da matemática. A pesquisa em sala de aula efetivou-se através de atividades que instigaram, no aprendiz, o desejo de investigar os conceitos próprios das secções cônicas. Os resultados das atividades propostas e postas em prática mostraram a eficácia e a eficiência de tal metodologia na construção do conhecimento requerido, nos mostrando que a investigação em sala de aula conduz os envolvidos, nesse processo, a olhar de forma mais globalizante para as origens e os métodos utilizados para desenvolver, além das várias representações apresentadas pela matemática, o que, certamente conduz, principalmente os alunos, a uma aprendizagem significativa