Navegando por Autor "Macedo, Lídia Rejane da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Desafios e impactos na educação inclusiva para o público neurodivergente: uma revisão de literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Macedo, Lídia Rejane da Silva; Sobreira, Janaína Porto; http://lattes.cnpq.br/9559130182939837; Sobreira, Janaína Porto; Pimentel, Gilka Silva; Bon, GabrielaO presente artigo se trata de uma revisão de literatura, onde aborda os desafios e impactos da educação inclusiva para os estudantes neurodivergentes, explorando as complexidades e as estratégias necessárias para promover um ambiente educativo mais equilibrado e inclusivo. A educação inclusiva visa oferecer oportunidades iguais de aprendizado para todos os alunos, independentemente de suas habilidades. No entanto, para aqueles que são neurodivergentes, como indivíduos com autismo, TDAH, ou outras diferenças neurológicas, os desafios podem ser intensificados devido às suas necessidades únicas de aprendizado. Através de uma revisão da literatura existente e uma análise criteriosa de dados coletados em sites de busca como SCIELO - Scientific Electronic, Revista educação, Google acadêmico e Portal Capes, busca-se identificar as práticas mais eficazes na inclusão educacional de alunos neurodivergentes. Os resultados revelam que, embora existam dificuldades significativas, a inclusão bem-sucedida pode proporcionar um ambiente de aprendizado enriquecedor que beneficia não apenas os alunos neurodivergentes, mas toda a comunidade escolar. Conclui-se que a superação desses desafios requer um comprometimento conjunto de educadores, instituições e políticas públicas, promovendo assim, uma educação verdadeiramente inclusiva e equitativa.