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Navegando por Autor "Lutif Júnior, Jorge Assef"

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    Artigo
    O avanço do mercado informal e o empreendedorismo individual: uma análise mercadológica no camelódromo do bairro alecrim em Natal/RN
    (Faculdades FACET, 2013) Queiroz, Jamerson Viegas; Pereira, Marcelo Henrique Neves; Figueiredo, Elisandra Melo; Carvalho, Gilberto Sousa de; Lutif Júnior, Jorge Assef
    O objetivo deste estudo foi analisar em que medida o programa do empreendedor individual está potencializando os resultados dos comerciários do camelódromo do Alecrim. No tocante a Metodologia, a pesquisa é do tipo exploratório e descritivo. No que diz respeito à amostra, foram pesquisados 100 camelôs escolhidos de forma aleatória. O instrumento de pesquisa foi um questionário estruturado, composto por 18 questões estrategicamente desenvolvido a fim de alcançar o objetivo geral. A coleta dos dados foi realizada “in loco”, através de entrevista pessoal e analisadas com base no referencial teórico. No geral, a maioria atua no mercado entre 1 e 5 anos e entre 11 e 15 anos para os mais experientes. De forma geral ficou claro que o programa “Empreendedor Individual” não está potencializando os resultados dos comerciários. Um ponto a destacar é que muitos não conhecem detalhadamente o programa e que caso conhecessem os benefícios para se tornarem empreendedores individuais, a grande parte dos camelôs entrevistados desejaria sair da informalidade. Os pontos críticos observados para se tornarem formais foram a falta de informação, a burocracia e a falta de credibilidade. Segundo os entrevistados, nenhum deles recebe incentivos claros para aderirem ao Programa “Empreendedor individual”
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    Artigo
    O impacto do ICMS no Rio Grande do Norte através do Projeto Social do Cidadão Nota 10: um estudo na ótica do direito tributário
    (UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto, 2014-02-28) Menezes, Fernando André Tavares de; Lutif Júnior, Jorge Assef; Queiroz, Jamerson Viegas; Leite, Annie Martins; Queiroz, Fernana Cristina Barbosa Pereira
    O presente trabalho tem o objetivo de analisar a política de incentivo fiscal adotada no Estado do Rio Grande do Norte. Informar à população, a função social do tributo e o papel que o Governo deste Estado está realizando para transformar a idéia de imposto em ações sociais. Evidenciando assim, a terceirização do 3º setor, considerando que o Estado investe em entidades filantrópicas; com o objetivo de oferecer serviços da própria obrigação do Estado. Entretanto, por inúmeros problemas não consegue concluir, apesar desta situação estar inserida na Constituição Federal. Esta monografia apresenta o combate à sonegação fiscal dos tributos arrecadados, o qual é um dos pontos fortes do programa Cidadão Nota 10. Sua principal importância reside em conscientizar a população sobre a função social dos tributos, pois com o aumento da arrecadação será possível melhorar a qualidade de vida do povo. Foi utilizado o estudo de caso como metodologia de trabalho, como também, pesquisa exploratória e descritiva. Concluímos, portanto, que tendo em vista a participação e contribuição da sociedade para com essas entidades, esta monografia demonstra a influência que o discurso exerce para a obtenção dos objetivos primordiais do Estado como arrecadação de impostos e o combate à sonegação fiscal, ou seja, a participação da sociedade através de contribuições financeiras para poder promover as atividades da instituição e arrecadação de cupons fiscais para a obtenção de recursos através do Programa Cidadão Nota 10 do Governo do Estado do Rio Grande do Norte
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    Artigo
    Management non-profit organizations: an assessment of performance through the balanced scorecard
    (Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), 2014-10-05) Lutif Júnior, Jorge Assef; Queiroz, Jamerson Viegas; Hékis, Hélio Roberto; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Lima, Nilton Cesar; Furukava, Marciano
    The methodology Balanced Scorecard (BSC) focuses on the major critical issues of modern organizations, whether with or without profit. The measurement of the effective performance of the latter is by evaluating the successful implementation of organizational strategy. The main results of the proposed approach refers to evaluation of overall scores for each dimension of the BSC methodology, financial, customer, internal processes, learning and growth. These results are able to help the organization evaluate and revise their strategy and, in general, to adopt management methods more accurately. The findings highlight on balancing and alignment of strategic objectives, low causality map, strategic communication insufficient and fragmented. The performance indicators portray more meritocracy operational procedures of social projects in the context of the Strategic Map determined in a short-term over the long term. However, there is evidence of improved performance management and strategic taken as a basis of planning as both the strategic map structured. Therefore, the nonprofits need to adopt a form of management that enables planning, setting objectives and targets that provide the continuity of its activities, and generating instruments that can measure the financial performance and non-financial, in order to develop strategic actions for growth and sustainability
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    Dissertação
    Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-04) Lutif Júnior, Jorge Assef; Gomes, Anailson Márcio; https://orcid.org/0000-0003-4055-4422; http://lattes.cnpq.br/1706401049342481; https://orcid.org/0000-0002-3058-6116; http://lattes.cnpq.br/6377732908471767; Corrêa, Denise Maria Moreira Chagas; Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira; https://orcid.org/0000-0003-4563-2602; http://lattes.cnpq.br/4055324644123917
    Este estudo tem como objetivo investigar a percepção dos discentes dos cursos de Ciências Contábeis sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino e aprendizagem em instituições de ensino superior dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Uma amostra não probabilística de 122 questionários preenchidos por estudantes de Ciências Contábeis dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte em diversas instituições foram analisadas quantitativamente. Os resultados indicam que os estudantes têm uma percepção positiva em relação ao uso das TDICs no ensino. Os estudantes de ciências contábeis destas regiões acreditam que as TDICs têm o potencial de tornar as aulas mais interessantes e envolventes, estimular a participação ativa dos alunos, contribuir para o progresso no aprendizado, ampliar as possibilidades de aprendizagem, promover a colaboração e a interação entre os estudantes, proporcionar um ambiente de aprendizagem personalizado e oferecer meios para expressar a criatividade e explorar novas ideias. Além disso, não foram encontradas diferenças significativas nas percepções dos alunos em relação ao uso das TDICs quando se consideraram variáveis sociais e econômicas, como a instituição de ensino (pública ou privada), o período do curso e a idade dos estudantes. Portanto, as percepções positivas em relação às TDICs foram consistentes entre os diferentes grupos. Este estudo tem implicações importantes para a prática educacional. No entanto, é importante ressaltar que as TDICs não são uma panaceia para os problemas da educação. Elas são apenas uma ferramenta que pode ser usada para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes e até mesmo os docentes devem ser cautelosos ao usar as TDICs e garantir que sejam usadas de forma eficaz e apropriada.
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    Artigo
    O uso de ferramentas financeiras como mecanismo estratégico de reverter uma situação deficitária de uma empresa de eletrodomésticos
    (Universidade Potiguar, 2011-08-01) Lutif Júnior, Jorge Assef; Queiroz, Jamerson Viegas; Hékis, Hélio Roberto; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de
    O presente artigo almeja esboçar as principais teorias sobre a estrutura teórica dos diversos métodos de análise econômico-financeira em consonância com a liquidez, através de um estudo de caso. Este trabalho tem por finalidade abordar os benefícios que as diversas ferramentas financeiras trazem para este segmento e seus usuários, pois, através de dados concretos obtidos sobre as demonstrações contábeis, é possível avaliar e diagnosticar a situação econômico-financeira da empresa e, a partir desta realidade, tomar decisões mais coerentes com a real situação da mesma. A empresa Embramaq, objeto do estudo de caso, estava enfrentando diversos desafios, tais como a globalização da economia, os ambientes externos e internos cada vez mais dinâmicos, os clientes cada vez mais exigentes, as rápidas mudanças nos produtos e processos, especialmente em função de avanços tecnológicos
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