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    Dissertação
    A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN
    (2017-12-01) Luna, Camila Larissa Firmino de; Carvalho, Valéria Lázaro de; ; ; Bellochio, Cláudia Ribeiro; ; Queiroz, Luis Ricardo Silva;
    A presente pesquisa teve como objetivo compreender as concepções e práticas que caracterizam a ação pedagógica de professores que tem a criatividade como processo e objetivo de sua proposta de educação musical dentro do contexto escolar da cidade do Natal/RN. As reflexões que nortearam a investigação estão fundamentadas em autores que abordam os aspectos referentes à criatividade em geral, o indivíduo criativo, o processo de criação (NACHMANOVICTH, 1993; GARDNER, 1996) – incluindo o processo criativo musical –, as motivações envolvidas nesse processo (REEVE, 2006), e a formação e atuação pedagógica do professor criativo (ABRAHÃO, 2015; SCHAFER, 1991). As concepções construídas a partir da fundamentação teórica baseiam-se na ideia de que, para criar, o indivíduo necessita ter o domínio sobre os elementos a serem usados na criação, assim como a vivência de experiências que lhe subsidiam na ação de gerar novos produtos, e o conhecimento sobre o processo criativo, que lhe permite persistir na trajetória até que chegue ao produto final. Sobre a questão pedagógico-musical especificamente, as ideias que fundamentam a investigação são aquelas que tratam a criatividade como um elemento fundamental para o exercício da profissão. O método de pesquisa escolhido foi o estudo de caso, utilizando como ferramentas de coleta de dados o questionário, a observação direta e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados se deu, primeiramente, de forma quantitativa e qualitativa, quando analisadas as respostas colhidas a partir do questionário. Posteriormente, a abordagem qualitativa se sobrepôs na análise das etapas seguintes, quando os dados foram organizados em três categorias: 1. As concepções dos professores; 2. As características dos professores; e 3. As práticas criativas realizadas. Os resultados apresentam alguns fatores relevantes sobre o processo criativo do professor, a fim de possibilitar a reflexão de que todos possuem a condição e a possibilidade de criar, desde que se permita e possua o conhecimento sobre o processo criativo (NACHMANOVICTH, 1993). Além disso, as reflexões realizadas a partir da relação entre a abordagem dos autores teóricos e os dados empíricos coletados, visam promover uma inquietação no que tange a formação inicial dos educadores musicais, e a sua posterior atuação pedagógica.
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    TCC
    Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Kadja Marluan da; Gaulke, Tamar Genz; Luna, Camila Larissa Firmino de; Araújo, Anderson Henrique Simões de
    O presente trabalho busca relatar e refletir sobre a prática docente no ensino de Violino na Instituição Social Legião da Boa Vontade, em Natal, Rio Grande do Norte, durante o período de aproximadamente dois meses. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa, utilizando como instrumento metodológico a análise de Diários de Aula. Tais diários guardaram minhas observações durante o período da pesquisa. O trabalho, portanto, buscou refletir sobre minha prática docente dentro do contexto social, numa perspectiva que envolve a interação entre professor e atendido numa visão global da relação entre ambos, que envolve a esfera musical, social e cotidiana dos jovens e crianças atendidos pelo projeto. Como alicerce teóricometodológico, baseei-me em autores que tratam da temática social dentro do ensino da música como Souza (2014), Kater (2004) e Zabalza (2004) que discutem, respectivamente, sobre o ensino de música em instituições sociais e a utilização de diários de aula na pesquisa. Por fim, destaco alguns pontos que são relevantes para a prática educacional em instituições de cunho social como, desafios, anseios e medos do profissional atuante nesse contexto, como também o uso de adaptação de métodos musicais para esse contexto de ensino.
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    TCC
    Ensino remoto emergencial de música: um relato de experiência no Projeto EMUSCO durante a pandemia da Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-28) Barboza, Márcio Borges; Luna, Camila Larissa Firmino de; Colabardini, Júlio César de Melo; Abreu, Washington Nogueira de
    O presente trabalho de conclusão de curso é um relato de experiência sobre aspectos relacionados ao processo de adaptação do ensino presencial em música para a modalidade do ensino remoto emergencial, no âmbito do Projeto Escola de Música Severino Cordeiro (EMUSCO), desenvolvido na Escola Municipal Ferreira Itajubá em Natal/RN. Em virtude do distanciamento social decorrente da COVID-19, as atividades do EMUSCO foram inicialmente paralisadas e o seu corpo docente precisou adaptar sua metodologia de ensino que, obrigatoriamente, deveria se adequar à nova realidade. Com isso, o trabalho tem como objetivo geral apresentar desafios e conquistas do ensino de música no Projeto EMUSCO (Escola de Música Severino Cordeiro) em decorrência da pandemia de COVID-19, relatando todo o processo de adaptação da educação presencial em música para a modalidade remota no período da pandemia, e de compreensão acerca das formas de organização possíveis para a docência no ensino remoto, identificando as principais dificuldades e buscando minimizar o impacto que a crise sanitária ocasionou à educação em geral. Para auxiliar as reflexões no decorrer do relato, a fundamentação teórica se baseia em conceitos ligados à temática do Ensino Remoto Emergencial (ERE), assim como em aspectos relacionados com a Educação à Distância (EaD), abordando autores como Tokarina (2020), Paixão (2020), Ribeiro (2019) e Valente (2010), buscando também refletir sobre a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) aplicada ao ensino de música. Os resultados do relato apontaram para uma aprendizagem musical satisfatória, apesar do cenário diferenciado daquele comumente vivenciado no âmbito do Projeto, bem como evidenciaram as principais dificuldades e potencialidades no ensino de música e na manutenção das atividades culturais no formato virtual.
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    TCC
    Jogos de mãos e copos como ferramenta pedagógica na aula de música da Educação Básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Jucilene Soares da; Medeiros, Maria Helena Guerra Maranhão Barreto de; Nascimento, Catarina Aracelle Porto do; Luna, Camila Larissa Firmino de
    O presente trabalho tem como finalidade relatar minha experiência como professora da disciplina de Música na Escola Viva Moderna, na Cidade de Natal RN, na qual desenvolvi atividades utilizando os jogos de mãos e copos com as turmas do Ensino Fundamental I. Para fundamentar esse tema, ainda pouco abordado, me utilizei de pesquisas em artigos acadêmicos, alguns livros e sites que contemplassem o assunto de maneira abrangente, mas principalmente na obra de Beineke e Freitas (2006). Também apresento algumas sugestões de atividades que podem ser adaptadas. Foi constatado um maior envolvimento e interação dos alunos nas aulas depois da introdução dos jogos de mãos e copos como ferramenta pedagógica na aula de música, o que motivou este relato de experiência.
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    TCC
    Música na educação infantil: reflexões acerca das confecções de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-19) Souza, Paulo Henrique de; Costa, Máximo José da; Luna, Camila Larissa Firmino de; Silva, Carlos Antônio Freitas da
    O objetivo principal desta pesquisa é analisar o processo de formulação e desenvolvimento da proposta de ensino-aprendizagem através das práticas musicais na educação infantil, utilizando materiais recicláveis para construir instrumentos musicais. Identifiquei que há uma interação de suma importância entre tais elementos, de modo que, sua presença no espaço escolar coopera positivamente nas dimensões sociais e singular de cada ser. Ainda enfatiza a música como recurso lúdico e como a mesma contribui para o avanço expressivo na construção de seu corpus epistemológico. Este trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica nas áreas da educação musical, projetos sociais, ambientes não formais de ensino-aprendizagem e questões sobre o meio ambiente. As reflexões feitas nessa pesquisa não têm a intenção de finalizar os argumentos aqui levantados sobre a construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, e sim, o oposto, sugerem ao educador musical ter uma visão mais ampla de como é importante trabalhar com as crianças esses materiais em sala de aula. Dessa maneira, a fim de obter uma compreensão mais ampla, foi apresentado alguns exemplos de músicos, pesquisadores, professores e grupos que utilizam essa prática, ressaltando assim, o quanto é importante o desenvolvimento de novas ferramentas de ensino e aprendizagem musical, fazendo jus a materiais que outrora iriam ser descartados. As considerações abordadas aqui, trazem uma visibilidade mais abrangente sobre a temática aqui ora proposta, problematizando questões futuras sobre a mesma.
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    TCC
    Música popular: ferramenta de educação musical para público de jovens e adultos no contexto das escolas regulares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Luna, Camila Larissa Firmino de; Otutumi, Cristiane Hatsue Vital; Mendes, Jean Joubert Freitas; Carvalho, Valéria Lázaro de; D'Amore, Ticiano Maciel
    Este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de metodologia utilizando a música popular brasileira como meio de aprendizagem nas aulas de música do ensino regular, com público de jovens e adultos. A intenção final é discutir aspectos importantes tais como aproveitamento do histórico musical dos estudantes e a questão da interdisciplinaridade na escola. Primeiramente, fiz um levantamento de alguns referenciais teóricos relacionados ao tema, refletindo aspectos colocados por autores da área; depois, relatei acerca da utilização da metodologia no Estágio Supervisionado IV a partir do projeto “Conheça a música no Brasil”; e por fim, avaliei o projeto através de questionários aplicados a todos os envolvidos, podendo refletir sobre a prática.
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    TCC
    O ensino da flauta doce na prática do estágio supervisionado: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-02) Luna, Tales Rafael Lima de; Luna, Camila Larissa Firmino de; Jennings, Heather Dea; Souza, Priscila Gomes de
    O presente trabalho apresenta um relato de experiência, a qual foi realizada frente a uma turma de crianças do 4o ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede privada de ensino em Natal, durante o primeiro semestre do ano de 2015, como requisito obrigatório para o cumprimento da disciplina Estágio Supervisionado III. Tem por objetivo refletir sobre a importância da flauta doce como recurso facilitador para o desenvolvimento musical dos alunos da escola básica e relatar minha experiência em sala de aula como professor em formação, fazendo uso desse instrumento musical. Além disso, apresenta reflexões importantes sobre a atuação do educador musical em sala de aula perante à obrigatoriedade da música, partindo da vivência do estágio e da revisão bibliográfica, que tem como foco o ensino de música na educação básica, as peculiaridades do público referente ao Ensino Fundamental, e por fim, a ênfase no uso da flauta doce – seu perfil acessível e didático.
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    TCC
    Projeto de musicalização Ondas Musicais: possibilidades e futuro profissional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11) Oliveira Júnior, Temóteo Ramos de; Luna, Camila Larissa Firmino de; Nascimento, Ângela Maria Bezerra do; Carvalho, Valéria Lázaro de
    A educação não formal tem sido objeto de estudo em diversos trabalhos acadêmicos, pelo fato de apresentar-se, cada vez mais, como um contexto relevante para a sociedade, tendo em vista que, nesses espaços, a ideia é capacitar os indivíduos a tornarem-se cidadãos, criando oportunidades de conhecimento sobre o mundo e as relações sociais. Os projetos sociais fazem parte desse contexto, sendo a música uma forte aliada para o desenvolvimento desse tipo de trabalho, pois tem um papel importante para a socialização dos indivíduos e a formação humana. Como consequência do processo, pode-se considerar o fazer musical como possibilidade de uma futura escolha profissional por parte dos jovens e adultos que usufruem da educação musical nesses projetos. A partir desta reflexão, houve a motivação de investigar o tema a partir do Projeto de Musicalização Ondas Musicais, desenvolvido pela Marinha e subordinado ao 3º DN (Terceiro Distrito Naval). O objetivo dessa pesquisa é compreender a influência do Projeto sobre as concepções dos alunos com idade entre 16 e 23 anos acerca das futuras escolhas profissionais. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso, no qual a coleta de dados se deu incialmente através da aplicação de questionários, e a partir dele, foi possível selecionar três alunos para contribuírem com o aprofundamento da investigação por meio de respostas às entrevistas semiestruturadas. Como resultado da coleta de dados, concluiu-se que o Projeto tem apresentado novas possibilidades aos seus alunos, influenciando, de fato, suas concepções em relação ao futuro profissional.
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    TCC
    Projeto de Musicalização Pró-Música - Ondas musicais: o papel integrador da banda de música
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Santos, José Carlos da Silva; Gaulke, Tamar Genz; Leão, Eliane; Luna, Camila Larissa Firmino de
    Com este trabalho se pretende compreender a importância do ensino de música para a formação integral dos jovens participantes da Banda Ondas Musicais, oriunda do Projeto de Musicalização Pró-música - Ondas Musicais, assim também, evidenciar a importância da prática musical no âmbito de programas ou projetos sociais, em específico, aqueles apoiados por agências de financiamento, segundo a definição de Freitas e Weiland (2014). Quanto a metodologia, optou-se pelo estudo de caso, empregando-se a pesquisa exploratória com questionários em formato de formulário, entrevistas semiestruturadas e também a observação participante como meio de obtenção de dados. Serão explicitados os principais aspectos do Projeto de Musicalização Pró-Música Ondas Musicais, que muito embora tenha pouco tempo em atividade, vêm desempenhando significativas alterações na vida de seus participantes. Baseando-se em trabalhos como Kleber (2006, 2014) e Penna (2006); Maciel (2011, 2014); Campos (2008); Cislaghi (2011) que tratam tanto das práticas musicais em projetos sociais, quanto do emprego da Banda de Música como ferramenta do processo pedagógico-musical. A partir das entrevistas e questionário foi possível avaliar que houve mudança de nível de autoestima, sociabilidade, aprendizagem musical e alterações comportamentais e o quão relevante é, para os jovens participantes do projeto, o aprendizado de um instrumento musical, assim como, a integração social proporcionada pela participação naquela banda de música.
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    TCC
    Projeto música na escola: ação de educação musical na rede de educação básica de Nísia Floresta/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-18) Silva, Aldo Gomes da; Luna, Camila Larissa Firmino de; Gaulke, Tamar Genz; Abreu, Washington Nogueira de
    O presente trabalho se refere a um estudo de caso sobre o Projeto Música na Escola, que tem sido desenvolvido desde 2017 em uma instituição escolar na cidade de Nísia Floresta (RN), com o público do Ensino Fundamental II. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as contribuições do Projeto Música na Escola para a consolidação do ensino de música na Escola Municipal Yayá Paiva em Nísia Floresta/RN, enfatizando os benefícios que práticas baseadas na Pedagogia de Projetos podem oferecer para a realidade atual do ensino de música no contexto escolar. Buscou-se autores que abordam essa metodologia de ensino, como Nogueira (2001), Moura (2010) e Fernandes (2016), a fim de realizar um diálogo com a literatura que trata sobre o tema em questão. A produção de dados se deu por meio da aplicação de dois questionários elaborados para dois grupos distintos: estudantes e equipe pedagógica, abrangendo representantes de toda a comunidade escolar, com a finalidade de compreender o Projeto Música na Escola e a sua relevância como um todo, investigando como essas atividades contribuem para a aprendizagem e a formação do aluno. Nos resultados obtidos, observou-se uma considerável participação e aceitação do projeto pela comunidade escolar, o qual tem contribuído para uma formação plena do sujeito. Com isso, o trabalho propõe fortalecer as reflexões sobre a Pedagogia de Projetos, difundindo ainda mais essa metodologia, já há algum tempo utilizada no contexto educacional.
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    TCC
    A relação entre pais, professor e aluno: um relato de experiência sobre o ensino de música no programa mais educação.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-10-20) Silva, Helder Paiva; Santos, Gleison Costa dos; Sousa, Magno Altieri Chaves de; Souza, Magno Altieri Chaves de; Luna, Camila Larissa Firmino de
    Este trabalho de conclusão de curso baseia-se em um relato de experiência vivenciado na cidade de Nísia Floresta/RN no ano de 2016. Por meio do Programa Mais Educação, atuei como professor de música em duas turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental I, em duas escolas da rede municipal de ensino. Partindo do fato de ser natural da cidade e ter convivido desde a infância com os pais de alguns alunos do Programa, busquei evidenciar a importância dessa relação entre pais/professor de música/aluno e os contributos desta relação para o desempenho escolar dos estudantes. A metodologia baseou-se em uma revisão nos Anais da ABEM de 2005 a 2013, e na aplicação de um questionário composto por dezesseis perguntas fechadas encaminhado à dez pais de alunos (cinco de cada escola relatada). No trabalho, evidenciou-se a eficácia em se construir uma boa relação entre os pais e o professor para um melhor desempenho escolar do aluno, tanto na escola quanto em casa.
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