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Navegando por Autor "Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de"

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    Dissertação
    Dalcy da Silva Cruz: itinerário intelectual e resistência
    (2017-02-15) Araújo, Míriam Flávia Medeiros de; Gomes, Ana Laudelina Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/7178264870931102; ; http://lattes.cnpq.br/8351774035445668; Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de; ; http://lattes.cnpq.br/5008016804933601; Silva, Tânia Elias Magno da; ; http://lattes.cnpq.br/4392730514333344
    A presente dissertação faz um recorrido pela trajetória de vida de Dalcy da Silva Cruz, uma educadora, intelectual e militante do pensamento, cuja história de vida está atrelada a pertencimentos e acontecimentos diversos, dentre eles, a construção do ensino das Ciências Sociais no Rio Grande do Norte. Dividida em três etapas, que chamamos de “reorganizações”, expressão cunhada por Edgar Morin, em uma de suas autobiografias chamada Meus demônios (2000), percorremos o objetivo de revelar a complexa vida de Dalcy, marcada por descontinuidades, rupturas e pela conquista de diversos espaços dentro e fora da academia. Metodologicamente, optou-se por apresentar fragmentos da trajetória da vida de Dalcy, baseados em escritos autobiográficos de seu memorial, intercalando com outros autores lidos, dos quais destacamos: Morin (2000; 2013), Estés (2014), Almeida (2006; 2012) e Rago (2013). Foram realizadas num primeiro momento, entrevistas abertas e em profundidade, por meio de registros escritos e gravações em áudio com Dalcy e alguns interlocutores, que revelaram as múltiplas faces dessa intelectual. Posteriormente, foram feitas as transcrições dos áudios e consequente estruturação da parte escrita, a partir dos relatos da própria Dalcy, e da seleção de alguns textos representativos em sua produção, composta por artigos, falas, participações em congressos e eventos diversos. A pesquisa proporciona à sociedade, o acesso à trajetória de vida de uma intelectual, que contribuiu de múltiplas formas no campo da Sociologia e da Educação, com uma produção acadêmica que não se prende a áreas disciplinares e superespecializadas do conhecimento.
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    Artigo
    Enseñanza, investigación y extensión: afectos de la educación básica
    (Centro de Investigaciones Educacionales Paradìgma (CIEP), 2016) Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de; Oliveira, Josineide Silveira de
    La educación básica es el primero nivel de formación ofrecido a los estudiantes brasileros entre los 4 e 17 años de vida. Centrada en la enseñanza, esta etapa formativa carece de complementariedad con la investigación y la extensión, pilares comúnmente puestos en acción apenas en la enseñanza superior. El artículo sugiere que el trato de estas 3 bases debe ser impulsado por 3 afectos: plasmar la admiración, temperar las sospechas, transitar de las ideas al gesto. Esos afectos del conocimiento mueven la potencia de alegría para favorecer la profundización de saberes, la apertura de caminos para el bien pensar y la viabilidad de la promoción de diálogos fructíferos. Tal comprensión prima por hacer de la escuela un Ágora abierta movida por la democracia cognitiva, acostumbrada a la diversidad de saberes y al pluralismo de ideas; plenaria constante contra la ceguera y la rigidez del pensamiento; foro permanente de formación del sujeto responsable. Palabras clave: Educación básica. Enseñanza. Investigación. Extensión
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    Tese
    Escrever o movimento: o cinema itinerante como reinvenção de uma estética do viver
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-04-11) Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; ; http://lattes.cnpq.br/5008016804933601; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6; González, Fredy Enrique; http://lattes.cnpq.br/4034449429973970; Knobbe, Margarida Maria; ; http://lattes.cnpq.br/2170637542945654
    A tese parte do pressuposto de que o cinema oferece a imensa capacidade de entrelaçar de forma complexa realidade e imaginação. Com isso, sugerimos que, tal qual uma "escola de vida", conforme acepção de Edgar Morin (2003), o cinema, por meio de suas produções e exibições, pode ser capaz de operar um movimento de reinvenção de uma estética do viver no espaço do improvável. Daí surge a pergunta: como um fenômeno artístico, estético e imagético pode realizar tal movimento? Tomando por base o roteiro de vida do personagem da vida real José Isaias de Lucena Filho, mais conhecido por Zezeco, encontramos pistas dessa reinvenção. Morador de uma pequena cidade do interior do estado do Rio Grande do Norte chamada Ouro Branco, na década de 1960, deslocou-se para o centro-sul do Brasil e retornou a seu lugar de partida, trazendo consigo a ideia de trabalhar projetando filmes. De maneira singular e plural, esse sujeito assumiu o risco e a incerteza de afrontar determinismos sociais, climáticos e culturais para propor novas simbolizações por meio do cinema itinerante. A presença da sétima arte em pequenas cidades de hábitos rurais marcadas pela miséria, fome, descaso, coronelismo político e intempéries climáticas, alterou cenários, atualizou mitos e proporcionou novas interações entre os sujeitos. Zezeco entrou nas cifras do êxodo rural e migrou para o Rio de Janeiro, mas seu êxodo foi cinematográfico, porque serviu de base para a inserção de efeitos especiais fantásticos e poéticos em roteiros de vidas imersas no trivial e no contingente. Tal qual um cinematógrafo vivo, capturou o cenário cultural efervescente do Rio de Janeiro e o projetou na pequena Ouro Branco e em outras cidades do interior do Rio Grande do Norte e Paraíba. Atribuiu, assim, um novo uso à vida de seu lugar de partida e de retorno. Atuou na ambiguidade, ambivalência e complexidade entre o sapiens e o demens; real e imaginário; prosa e poesia da vida; razão e paixão; racional e simbólico; lógico e mítico. O escopo da pesquisa contempla entrevistas, memória, registros manuscritos e fotografias de acervo particular de moradores da cidade de Ouro Branco-RN. Como referenciais teóricos principais, nos valemos das obras de Edgar Morin sobre cinema e de outros autores, como Giorgio Agamben e Maria da Conceição de Almeida, que esgarçam a compreensão sobre o entrelaçamento de realidade e imaginação, vida e ideias
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    Dissertação
    Feiras livres : cidades de um só dia, aprendizados para a vida inteira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-08) Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/5008016804933601; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5
    A presente dissertação problematiza constelações criativas de saberes marcados por múltiplas subjetividades em um espaço singular das cidades: a feira-livre. Lugar de trocas comerciais, mas também afetuais, simbólicas e míticas, esse espaço se mantém ao lado dos estabelecimentos mercantis assépticos e climatizados como são os supermercados e hipermercados dos espaços urbanos e das metrópoles. As feiras, por seu caráter itinerante e seus personagens nômades modernos, são capazes de suscitar múltiplas observações, divagações, afecções e construção de conhecimentos. Na feira livre do bairro do Alecrim na cidade de Natal, nordeste do Brasil, principal contexto de referência desta pesquisa, em meio a tantos estímulos mobilizadores dos órgãos dos sentidos, salta aos olhos o elevado contingente de crianças e adolescentes exercendo as mais diversas atividades laborais. No Brasil o trabalho infantil é enquadrado em proibições prescritas por leis que recobrem singularidades. Sem a pretensão de negar a importância de tais convenções e regras, as reflexões aqui colocadas ultrapassam as amarras homogeneizantes do discurso oficial de proibição, problematizando a partir da feira a idéia de uma caótica e pulsante sala de aula ao ar livre na qual se constroem saberes mais próximos de uma lógica do sensível (Claude Lévi-Strauss). A feira é um laboratório de construção de conhecimentos pertinentes (Edgar Morin), aqueles que religam fenômeno e contexto sem opor manipulação e tempo real de aplicabilidade dos saberes construídos. Nessa escola sem muros, portas, janelas, quadros-negros ou programas, os saberes da tradição (Conceição Almeida) são experimentados e compartilhados por crianças e adolescentes que convivem diuturnamente com um tipo de troca de bens e palavras em permanente construção. Nas bancas da feira e para além delas encontramos sujeitos híbridos (Bruno Latour) que se estruturam por meio de mecanismos criativos capazes de fazê-los navegar nas incertezas caóticas de suas vidas. Os aprendizados da feira foram ou são a pulsão de reinvenção desses sujeitos aparentemente encarcerados no conformismo como fatalidade última, portadores de histórias grávidas de simbologias tristes e felizes que expõem a face de um humano em permanente combustão, construção e incerteza
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    Dissertação
    Hackear a tecnologia: um estudo sobre a teoria crítica da tecnologia de Andrew Feenberg
    (2016-12-19) Araújo Filho, Paulo Veríssimo de; Alves, Daniel Durante Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/0105245515649663; ; http://lattes.cnpq.br/2492690067944792; Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de; ; http://lattes.cnpq.br/5008016804933601; Jahn, Carlos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/0717734340804860
    Este trabalho pretende oferecer um estudo da Teoria Crítica da Tecnologia de Andrew Feenberg, refletindo sobre a plausibilidade de realização de seu projeto de transformação cultural e política que ressignifica a instrumentalização da tecnologia e restitui-lhe um espaço político democrático para seu desenvolvimento sob controle da intencionalidade humana e segundo uma concepção holística da essência bidimensional da tecnologia. Partimos do pressuposto de que o atual modelo de desenvolvimento tecnológico amplia desigualdades, enquanto serve à dominação social dos que detém seu controle, além de generalizar crises ambientais ou humanitárias, por exemplo, no interior dos sistemas racionais tecnicamente estruturados como o capitalismo. A intenção de Andrew Feenberg é oferecer ao desenvolvimento tecnológico moderno uma intervenção alternativa capaz de transformar as relações tecnicamente mediadas nas sociedades industrializadas que, neste trabalho, interpretamos como esforço em hackear a tecnologia: romper as barreiras do controle e da afirmação tecnocrática do capitalismo hegemônico, decifrar o padrão da racionalidade tecnocientífica e seu código técnico associado e subverter a concepção e o uso corrente da tecnologia apontando para um desenvolvimento que integre suas dimensões instrumental e social.
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    Dissertação
    Linguagem audiovisual, metacognição e educação: uma escola quilombola em cena
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-01) Valentim, Rayane Emanuelle de Oliveira; Martins, Cibelle Amorim; Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de; ; ; ; Cordeiro, Sandro da Silva; ; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; Abella, Leticia Beatriz Gambetta;
    O ensino na era digital necessita corresponder aos desafios impostos pelas mudanças na construção do conhecimento. Apesar de alguns teóricos da educação, de tendência crítica, como Ausubel (1968), Paulo Freire (1996) e Vygotsky (1998), da pós-crítica, como Morin (2003, 2012) e Santaella (2004), defenderem a hipótese de que o aluno, quando ativo no processo educativo, desenvolve aprendizagens de maneira mais significativa, pouco se percebe tais concepções em práticas assertivas como estratégias para alcançar o sucesso traçado nos planejamentos dos docentes. Nessa perspectiva, esta dissertação objetivou descrever o desenvolvimento de um tema de pesquisa que resultou numa Sequência Didática centrada na linguagem audiovisual como processo metacognitivo de desenvolvimento da aprendizagem. Por meio da abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, adotou-se a pesquisa-ação, baseado em Tripp (2005), como opção metodológica. A pesquisa empírica foi realizada na Escola Municipal Sérgio Varela, localizada na zona rural de Ceará-Mirim/RN, distrito da Comunidade Quilombola de Coqueiros, tendo como sujeitos os 28 alunos, com idade média entre 9 e 14 anos de idade, que juntos compõem a turma do 4º ano do ensino fundamental I da referida escola. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas, a saber: proposição da atividade em comemoração ao mês da consciência negra, escolha do título para o tema de pesquisa, realização de oficina de vídeo e Organização do Conhecimento (OC) em uma Sequência Didática (SD). Os dados foram registrados por meio de anotações sistemáticas de observações realizadas no diário de pesquisa do professor. Ao final da pesquisa foi possível constatar que a produção do vídeo se configurou como uma estratégia eficaz de aprendizagem e metacognição, pois despertou nos alunos a sensibilidade necessária ao processo do conhecer, possibilitou maior engajamento e participação ativa nas atividades propostas e fez com que o processo de reflexão sobre as ações realizadas culminasse em aprendizagens significativas.
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    Artigo
    Siete saberes necessários a la educación del futuro y la iniciación a la docencia en ciencia, tecnología y sociedad (CTS)
    (Centro de Investigaciones Educacionales Paradìgma (CIEP), 2018) Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de; Cavalcante, Jonathan Pedro de Sousa
    Este texto tiene como propósito establecer un diálogo entre las metas propuestas de Edgar Morin expuestas en Los siete saberes necesarios a la educación del futuro y la formación y actuación de estudiantes en proceso de iniciación a la docencia en la monitoria de la componente curricular Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS) de la Escuela de Ciencias y Tecnología de la Universidad Federal del Rio Grande del Norte (ECT/UFRN), Brasil. Metodológicamente en la medida que revisa a los siete saberes expone las dificultades y potencias que hay en establecer conexiones entre las llamadas Ciencias Humanas y Ciencias Exactas al hacer el ritual de paso de discente a docente en la dinámica del Curso Superior Interdisciplinar en Ciencias y Tecnología de la misma institución
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