Navegando por Autor "Lucena, Matheus Dantas de"
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TCC Atividades no contexto do lazer em período de isolamento social no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-14) Lucena, Matheus Dantas de; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; http://lattes.cnpq.br/1332955824953366; Surdi, Aguinaldo César; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492O lazer inclui diversas práticas constituídas culturalmente. As atividades no contexto do lazer durante o período de isolamento social, imposto pela pandemia da COVID-19, têm a tendência de se alterarem ou se adaptarem ao lazer doméstico. O objetivo geral foi caracterizar e compreender as vivências de lazer dos indivíduos residentes no estado do Rio Grande do Norte (RN), diante do cenário gerado pela pandemia. Combinamos o uso de uma pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário online (plataforma Google Forms). O questionário continha três questões abertas e três questões fechadas. Obtivemos o retorno de 172 respostas. Os dados foram apreciados por meio da análise categorial de Bardin. Buscamos investigar a percepção do grupo pesquisado sobre a relação entre o lazer e o período de isolamento social, comparar as principais atividades de lazer vivenciadas antes e durante a pandemia, e identificar práticas de lazer que os participantes tiveram o primeiro contato neste momento. Como resultados, apuramos que a pandemia afetou o lazer do grupo pesquisado de diversas formas, considerando as condições de moradia, os aspectos socioeconômicos e as relações familiares. Os participantes alteraram consideravelmente seus hábitos de lazer, principalmente envolvendo os interesses sociais, físicos-esportivos, artísticos e turísticos. Quanto às práticas manuais e intelectuais, duas práticas específicas foram predominantes, a culinária e a leitura. Os interesses virtuais foram potencializados neste período. A virtualidade foi a principal responsável por proporcionar experiências envolvendo todos os interesses culturais; as principais motivações para manter algumas atividades de lazer com maior frequência foram: o fácil acesso; manter o contato social com pessoas próximas; e fugir da realidade da pandemia. Quase metade dos participantes experimentaram vivências de lazer diferentes das que já estavam habituados, destacaram-se as práticas do interesse físico-esportivo, algumas motivações foram relacionadas aos aspectos envolvendo a saúde, como a busca pelo bem estar mental e o combate ao sedentarismo, outra motivação foi o maior tempo livre. O estudo apresenta limitações como as faixas-etárias e as cidades dos participantes, o público foi predominantemente jovem e residentes de Natal e Parnamirim. Sugere-se estudos futuros, contemplando outros grupos, como os idosos, além de uma maior investigação nas cidades do interior do estado.TCC Desafios da prática de educação física escolar: um olhar sobre a realidade da Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres em São Rafael/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-28) Teixeira, Juciara da Silva; Silva, Priscilla Pinto Costa da; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=8952B47B2ADC3A9380D8E949A1207E15; Lucena, Matheus Dantas deEsse trabalho tem como objetivo analisar a forma com a qual os professores do Educação Física, da Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres, de São Rafael/RN desenvolvem sua prática docente, assim como conhecer as principais dificuldades encontradas por eles no ambiente escolar. Buscando compreender qual o sentido que os professores da rede pública de ensino atribuem à docência, como também identificar junto aos mesmos, elementos presentes na elaboração e execução das suas aulas mediante aos problemas encontrados em sua prática educativa. Partindo da questão: Quais as principais dificuldades encontradas na educação física escolar? encontramos respostas para as indagações feitas durante a pesquisa, nas quais os professores mostram que mesmo com situações precárias para o desenvolvimento das suas práticas docentes, como a falta de espaços adequados até a falta de materiais, eles sempre buscam meios, para que seus alunos não saiam prejudicados em suas atividades escolares.TCC A prática da educação física na educação infantil e o papel do professor para o desenvolvimento nas aulas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-28) Ribeiro, Francisco das Chagas Chaves; Silva, Priscila Pinto da Costa; Lucena, Matheus Dantas deAs atividades físicas experimentadas na infância e na adolescência são percebidas como elementos essenciais no processo de desenvolvimento de atitudes e hábitos saudáveis que têm potencial para contribuir na escolha de um estilo de vida mais ativo fisicamente na idade adulta. O trabalho buscou analisar os aspectos educacionais no que diz respeito às aulas de educação física na educação infantil. O material coletado para esta pesquisa foi retirado dos bancos dedados virtuais Scielo e Google acadêmico, utilizando como principais termos de pesquisa em Educação Física, Ensino Infantil, escola e LDB. As aulas de Educação Física permitem que a criança explore o mundo exterior através de experiências concretas que adquire no seu dia a dia, onde são construídas suas noções básicas para o seu próprio desenvolvimento intelectual. É muito importante que as crianças vivam o concreto. Durante todo o desenvolvimento motor da criança, deve ser estimulada a prática da educação física escolar. Na educação infantil é de suma importância o movimento para melhorar o crescimento do ser humano.