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Navegando por Autor "Lourenço, Roberia Silva da Penha"

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    Dissertação
    A abordagem STEAM no desenvolvimento de habilidades de Geometria no Ensino Médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Lourenço, Roberia Silva da Penha; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; https://orcid.org/0009-0002-3540-9909; http://lattes.cnpq.br/8019572036140851; Santos, Guilherme Mendes Tomaz dos; Magalhães, Ismênia Blavatsky de
    Pesquisas mostram que os estudantes apresentam dificuldade em utilizar a Geometria em diferentes contextos e situações reais, consequência do histórico de um ensino compartimentado, baseado em técnicas de memorização de fórmulas e na resolução de questões padronizadas. A abordagem STEAM (acrônimo para Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) é uma alternativa, pois considera, além dos conhecimentos das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, também, as habilidades e competências desenvolvidas pelos discentes de forma interdisciplinar e transdisciplinar para a resolução de problemas do mundo real. Para isso, busca-se responder a seguinte questão: Como a abordagem STEAM pode resultar no desenvolvimento de habilidades orientadas pela BNCC no Ensino Médio em Geometria? O objetivo geral deste trabalho é: Analisar o desenvolvimento de distintas habilidades pelos discentes no ensino de Geometria com a abordagem STEAM no Ensino Médio. Os objetivos específicos são: i) Mapear as competências e habilidades do ensino de Geometria da BNCC alinhadas à abordagem STEAM; ii) Desenvolver a prática pedagógica utilizando a abordagem STEAM no ensino de Geometria no segundo ano do Ensino Médio; iii) Avaliar as competências e habilidades de Geometria mobilizadas pelos estudantes; iv) Elaborar material didático do ensino de Geometria com o uso da abordagem STEAM no Ensino Médio para professores de Matemática. A metodologia consiste em pesquisa qualitativa de abordagem exploratória, seguindo o modelo de pesquisa-ação, e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para a elaboração da sequência didática. Utilizou-se, como instrumentos de coleta de dados, diário de bordo, questionários e aulas com gravações multimidiáticas. Também, foram utilizados o documento da BNCC, as habilidades de Hoffer e o modelo Van Hiele para avaliar o desempenho do pensamento geométrico dos alunos durante a pesquisa. Os participantes da pesquisa foram alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual da rede pública de Natal/RN. Os produtos educacionais oriundos da pesquisa foram dois materiais didáticos: i) Uma sequência didática de ensino de Geometria com o uso da abordagem STEAM no Ensino Médio; e ii) Um guia didático para professores de Matemática de ensino de Geometria com o uso da abordagem STEAM no Ensino Médio. Os resultados desta pesquisa demonstram que houve uma multiplicidade de ganhos para os estudantes, como a retomada de conteúdos curriculares de anos anteriores de distintas etapas da Educação Básica, o envolvimento de diversos componentes curriculares, como Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Artes, e abordou as cinco unidades temáticas da Matemática (Geometria, Probabilidade e Estatística, Álgebra, Números e Grandeza e Medidas). Isto é, a abordagem STEAM oportunizou integrar distintas subáreas da Matemática e possibilitou a integração da Matemática com as áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Linguagens e suas Tecnologias dentro de uma situação real. Os estudantes foram cientistas, criativos, inovadores, críticos e protagonistas na construção de conhecimentos, e aprimoraram as habilidades socioemocionais e cognitivas. Este trabalho auxiliou professores de Matemática da Educação Básica no uso de práticas pedagógicas mais ativas por meio de problemas reais e de interesse dos alunos.
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