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Navegando por Autor "Lopes, Pedro Isaac Ximenes"

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    TCC
    A indisciplina como elemento de desafio ao processo ensino aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Ana Cândida Dantas de; Silva, Christomyslley Romeiro da; Silva, Christomyslley Romeiro da; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Carneiro, Marcos Torres
    O presente trabalho tem o objetivo de analisar a indisciplina dos alunos da turma do 7º Ano da Escola Municipal Gilson Firmino da Silva, onde os alunos apresentavam inquietação na sala de aula, gazeando aula e desrespeitando professores e demais funcionários da escola. Percebendo que a turma estava sentindo dificuldades diante do processo ensino aprendizagem foi desenvolvido um projeto para que houvesse mais interesse por parte dos alunos. Buscando entender o fator da indisciplina enquanto fenômeno desencadeado por sujeitos dentro da escola, identificando as diferentes faces da indisciplina e como esta tem se apresentado com maior evidência. Dentre os aspectos apontados deste tipo de comportamento encontram-se, a falta de diálogo tanto entre os alunos e membros da comunidade escolar, quanto entre os alunos e suas famílias. Como alternativa de solução deste fenômeno estão a abertura da escola à comunidade, uma postura menos autoritária dos professores, inserção dos alunos em atividades extra-curriculares. Ao fazer essa reflexão constata-se a complexidade dos fatos, estes atingem diretamente os valores culturais e morais da sociedade provenientes de problemas familiares e/ou sociais. Como um possível caminho encontrado está no diálogo e prevenção em casa e na escola, com o apoio de profissionais capacitados. Este estudo se alicerçou, essencialmente, em uma pesquisa bibliográfica em autores diversos analisando vários enfoques e teorias a respeito do assunto. Dentre eles, citam-se Arroyo (1996); Aquino (1994); Libâneo (1994) e Silva (2006), entre outros. Os resultados obtidos da pesquisa são focados na figura dos pais, procurando descobrir da melhor forma possível à resolução de problemas em conjunto com a família.
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    TCC
    A internacionalização da educação superior: uma análise sobre a mobilidade estudantil na pós-graduação stricto sensu (2013-2016)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-12) Nogueira, Fabiana Araújo; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; Castro, Alda Maria Duarte de Araújo; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Oliveira, Larissa Maria da Costa Fernandes de
    O presente trabalho tem por objetivo analisar como se configurou a política de internacionalização da pós-graduação stricto sensu brasileira, tomando como referência o número bolsas ofertadas pela Capes para programas de mobilidade estudantil acadêmica no Brasil no período de 2013 a 2016. Abordagem de pesquisa adotada ancora-se no materialismo histórico-dialético e os procedimentos metodológicos utilizados para a consecução da pesquisa foram de caráter bibliográfico e documental em que a revisão bibliográfica pôde auxiliar na análise dos documentos e políticas educacionais permitindo a revisão da literatura a respeito das transformações políticas, econômicas, sociais e produtivas desencadeadas nas últimas décadas e suas repercussões para o contexto educacional, especialmente para a educação superior. Nota-se que a globalização impulsiona o fenômeno da internacionalização da educação e que no âmbito da pós-graduação, desde a sua institucionalização até os dias atuais, no Brasil, apresenta caráter estritamente internacional. Os dados da pesquisa mostram que entre anos de 2013 a 2015 a uma evolução substancial do número de bolsas financiado pela Capes para o exterior e no ano de 2016 há diminuição significativa dessas bolsas. Considera-se que a internacionalização vem ganhando espaço como uma das tendências mais importantes das políticas para a educação superior e que na pós-graduação, a internacionalização está presente desde suas primeiras iniciativas no Brasil, na qual a capacitação dos profissionais era realizada no exterior. Conclui-se por fim, que a internacionalização deve está voltada para a formação profissional, acadêmica e integral dos sujeitos com fim de estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico, tecnológico e do pensamento reflexivo.
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    Dissertação
    Assistência estudantil no IFRN Campus Zona Norte e sua relação com a permanência escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-30) Oliveira, Adryelle Ferreira de; Guedes, Gilmar Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2027157262023382; http://lattes.cnpq.br/4522000334304459; Viveiros , Kilza Fernanda Moreira de; https://orcid.org/0000-0003-1243-7595; http://lattes.cnpq.br/0588907119958839; Nascimento, José Mateus do; Lopes, Pedro Isaac Ximenes
    Esse trabalho dissertativo analisa a política educacional relacionada a assistência estudantil instituída pelo Decreto nº 7.234/10 que regulamentou o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAS). O estudo relaciona essa política de assistência estudantil com a permanência escolar dos estudantes vinculados ao Curso de Eletrônica na modalidade do Ensino Médio Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), campus Zona Norte, no município de Natal/RN. A pesquisa apresenta as políticas de assistência estudantil desenvolvidas no âmbito do PNAS nessa unidade educacional, em especial, analisando o Programa de Apoio a Formação Estudantil (PAFE). Logo, o estudo discute as ações de assistência utilizadas pela administração escolar no atendimento aos discentes em vulnerabilidade social, sempre buscando aquilatar as consequências do PAFE para a permanência dos estudantes desse campus. No que se refere ao posicionamento teórico-metodológico esse trabalho busca interpretar a realidade educativa num movimento histórico-dialético que considera as mediações econômicas, políticas e sociais atinentes ao objeto de estudo, contribuindo, dessa forma, para sua transformação. Por esse encaminhamento adota o Método Histórico-Dialético procurando compreender as contradições e relacionando-a a totalidade histórica. Na diretiva metodológica realizou pesquisa documental, bibliográfica e empírica, essa última instrumentalizada por meio da coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas aplicadas junto aos discentes e assistentes sociais da unidade educacional, buscando compreender qual o conhecimento e a opinião deles acerca da implementação e eficácia desse Programa de Assistência Estudantil. Os resultados denotam a importância do PAFE na garantia da permanência dos estudantes em vulnerabilidade social, contudo, em contrapartida, atestam existirem limitações operacionais e abrangência limitada, pois o Programa não garante a redução das evasões num patamar aceitável e, também, não contempla a maioria dos discentes habilitados, deixando de garantir o direito a educação pública de qualidade a todos indistintamente da origem de classe. Concluo enfatizando a importância de realizar estudos desse matiz que caracterizam e analisam as políticas de assistência estudantil desenvolvidas para a modalidade do Ensino Médio Profissional nas instituições federais de ensino situadas na instância subnacional dos entres federados, especialmente, nesse contexto atual marcado por cortes orçamentários na área da educação, a reestruturação do Ensino Médio nacional e a assunção do gerenciamento neoliberal nas instituições estatais por meio da mercantilização da educação pública nacional.
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    TCC
    Atribuições do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05) Câmara, Fernando César; Silva, Christomyslley Romeiro da; Silva, Christomyslley Romeiro da; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Carneiro, Marcos Torres
    O presente trabalho é fruto das discussões sobre gestão escolar, tem como objetivo identificar as atribuições do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática a partir dos conceitos de gestão, democracia e participação. No decorre do trabalho, demonstraremos a importância da democracia mediante a participação engajada, como também as dificuldades, possibilidades e desafios na implementação da gestão democrática no espaço escolar. Para tanto, o trabalho fundamentou-se nos autores: Paro (1998), Cury (2013), Bordenave (1994), Gadotti (2001) Luck (2013), Gadotti & Romão (2001) e Câmara (2016) e outros, além das legislações oficiais desenvolvidos no Brasil a partir de 1988. Utilizando uma pesquisa qualitativa exploratória conclui-se que a gestão escolar democrática é um princípio fundamental e gestor o agente articulador para garantir a participação e a pluralidade de ideias mediante a autonomia e transparência para a efetivação da democratização dos espaços educacionais visando garantir em última instância a qualidade da educação
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    Tese
    Avaliação e regulação da educação superior: intenções e tensões na proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES)
    (2019-02-18) Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; ; Sousa, Andreia da Silva Quintanilha; ; Cabral Neto, Antonio; ; Guedes, Gilmar Barbosa; ; Rothem, José Carlos; ; Silva, José Moisés Nunes da; ; Oliveira, João Ferreira de;
    O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a construção da proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES), investigando as intenções e as tensões nos debates ocorridos na Câmara dos Deputados acerca da avaliação, regulação, supervisão e acreditação da educação superior no Brasil. O referencial teórico e metodológico foi construído a partir das contribuições do materialismo dialético, sob a articulação das categorias da totalidade, da contradição e da mediação. Quanto aos procedimentos técnicoinstrumentais, foram realizadas entrevistas exploratórias com cinco sujeitos situados em contextos institucionais envolvidos no debate, além da análise dos discursos presentes nos documentos produzidos na Câmara dos Deputados durante a tramitação da matéria, fazendo uso do software MAXQDA na organização e análise dos dados. O movimento expositivo da pesquisa partiu das determinações e relações diversas ao concreto pensado, com o intuito de representar o fenômeno estudado no seu lugar histórico. Constatamos que o INSAES evidencia similitudes com o formato de agência reguladora, já vigente em outros setores econômicos e sociais, fruto da Reforma do Estado brasileiro, desencadeada especialmente a partir dos anos 1990. O Projeto de Lei (PL) nº 4.372/2012, propondo o INSAES, compunha o programa desenvolvimentista do Governo Dilma Rousseff. Este concebia o capitalismo baseado em uma economia de mercado planejada e administrada pelo Estado, que passa a investir em sua capacidade gerencial, sem romper com a hegemonia do grande capital e, consequentemente, sem obstaculizar a privatização da expansão da educação superior e sem promover a sua estatização. A Câmara dos Deputados foi o lócus de concretude dos embates decisórios e tensões, evidenciando o conflito de interesses acerca do modelo de educação superior e projeto de sociedade em disputa. Defensores da educação enquanto bem público eram favoráveis ao Projeto, embora o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) tenham demonstrado preocupações com a possibilidade de secundarização e desmonte da avaliação já desenvolvida no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Ganhou destaque, porém, a atuação do bloco de oposição ao PL, composto precipuamente pela bancada de parlamentares e entidades representativas associadas ao setor privado-mercantil. De um modo geral, as emendas alinhadas ao setor privado reivindicaram a supressão da supervisão e da necessidade de autorização prévia para transações entre as empresas educacionais (fusão, aquisição, incorporação e outras). A pressão fez com que o Governo cedesse, reduzindo valores de taxas e multas e garantindo a participação do segmento privado nas instâncias colegiadas. Contudo, a crise capitalista brasileira e, sobretudo, a crise da forma política, instalada entre os Poderes Legislativo e Executivo, fez com que a coalização multipartidária, liderada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), se desagregasse, retirando o Projeto INSAES da agenda pública, não por questões de mérito, mas sim por decisão política. Concluímos que a desregulação da oferta aprofunda a precarização nas condições de ensino, pesquisa e extensão, impedindo o efetivo direito social à educação e contribuindo para uma maior mercantilização da educação superior.
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    Dissertação
    Uma avaliação política da política de avaliação da educação superior brasileira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-08) Lopes, Pedro Isaac Ximenes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937H2; ; http://lattes.cnpq.br/1384404159224120; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Azevedo, Márcio Adriano de; ; http://lattes.cnpq.br/2689467070016983
    Teve-se como problema de análise nesta pesquisa: quais os pressupostos, princípios e conteúdo geral que fundamentam o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)?. Partiu-se da hipótese que o conteúdo geral do SINAES está essencialmente fundamentado nos pressupostos e princípios de uma perspectiva de controle/regulatória da avaliação e de uma epistemologia somativa, quantitativista e objetivista, constituído por elementos que priorizam os testes e a classificação de cursos e instituições, baseados em valores de mercado. O objetivo geral foi realizar uma avaliação política do SINAES e os objetivos específicos foram: a) aplicar os conceitos de avaliação política e meta-avaliação; b) identificar o papel dos organismos internacionais na reforma educativa nos anos 1990 e sua repercussão na educação superior no Brasil; c) resgatar a concepção de avaliação, sobretudo no campo de estudos da Educação; e d) investigar as políticas avaliativas da educação superior brasileira que antecederam ao SINAES. Quanto aos procedimentos técnicos de coleta e análise dos dados, a pesquisa foi bibliográfica e documental, uma vez que se desenvolveu por fontes bibliográficas e publicações oficiais. Desenvolveu-se através do cruzamento de fontes: textos ou documentos remetiam a outros; também se concentrou: no papel dos organismos internacionais nas reformas educativa e do Estado (década de 1990); nas políticas de avaliação da educação superior brasileira (décadas de 1980 e 1990); na proposta da Comissão Especial de Avaliação (CEA); na Lei nº 10.861/2004; nos documentos da CONAES; no Decreto nº 5.773/2006; e nas Portarias Normativas do MEC n° 4/2008 e nº 12/2008. Não se deteve a aspectos ditos puramente técnicos, mas sim ao campo propriamente ideológico. A pesquisa constatou que os organismos internacionais, destacadamente o Banco Mundial, tiveram um papel político, intelectual e financeiro, determinantes para o campo da educação, fato este que reflete no marco jurídico. Verificou-se também que a política de avaliação da educação superior é marcada historicamente por um conflito, representado por duas perspectivas de naturezas distintas e de ênfases diferentes. Por um lado, o foco ocorre no controle/regulação, privilegiando eficiência, produtividade e competitividade e priorizando a aferição pontual de desempenhos e a mensuração. Por outro, busca-se a transformação acadêmica, em uma perspectiva prioritariamente formativa/emancipatória, com o intuito de subsidiar a melhoria institucional. Concluiu-se que a CEA apresentou uma concepção de avaliação predominantemente formativa e emancipatória, que enfatizava a ideia de sistema, centralizava a instituição e repudiava as práticas de rankings. No período pós-formulação, porém, alguns de seus princípios foram se fragmentando e, paulatinamente, a instituição foi cedendo lugar aos cursos e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) foi crescendo em destaque. Com a criação do Conceito Preliminar de Cursos superiores (CPC) e do Índice Geral de Cursos da Instituição de Educação Superior (IGC), resgatou-se a prática de avaliação como medida e controle, sob os princípios de eficiência e produtividade. Assim, o SINAES, que parecia possibilitar uma avaliação progressista, tem assumido uma configuração que o aproxima da sistemática do Exame Nacional de Cursos (ENC-Provão). Não obstante, a sobrevivência da avaliação institucional formativa, nas políticas de avaliação da educação superior, ainda é uma questão em disputa
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    Dissertação
    Contradições entre o público e o privado: análise da atuação do Movimento Todos Pela Educação (MTPE) durante o processo de formulação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-29) Pontes, Júlio Gabriel Medeiros de Souza; Guedes, Gilmar Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2027157262023382; http://lattes.cnpq.br/6171752579382573; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; http://lattes.cnpq.br/1384404159224120
    O presente trabalho de dissertação tem como objetivo analisar a agenda defendida pelo Todos Pela Educação durante a elaboração do Plano Nacional de Educação (2014-2024). Para tanto, a pesquisa tem como abordagem teórica o materialismo dialético e a análise bibliográfica e documental como procedimentos metodológicos. Entende-se que as relações entre o público e o privado na educação passaram por um redimensionamento comandado pelos desígnios do novo padrão de acumulação capitalista, nos marcos da tríade do neoliberalismo, globalização e reestruturação produtiva. No Brasil, este movimento de redefinição das fronteiras entre público e privado na educação aconteceu sobretudo no decurso dos anos 1990. As iniciativas de “empresariamento educacional” são identificadas em suas novas determinações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e no Plano Nacional de Educação (2001-2010). O desenvolvimento dos procedimentos metodológicos, com a consequente construção de dados empíricos, permitiu demonstrar que o Todos Pela Educação (TPE), em essência, não inaugura a ação empresarial sobre a educação brasileira e a elaboração das políticas educacionais. O TPE, não obstante, destaca-se ao se tornar uma iniciativa de classe comum das frações produtivas e financeiras do capitalismo brasileiro, disputando o fundo público em amplo sentido e não apenas com a conversão da propriedade pública para a propriedade privada da educação. Embora o Todos Pela Educação seja um movimento empresarial, sua intervenção pública é escamoteada pela alcunha de movimento da sociedade civil, constituindo-se por uma unidade contraditória entre interesses sociais antagônicos. No caso do Plano Nacional de Educação, particularmente, percebeu-se que a agenda do TPE inscreveu-se principalmente nos encaminhamentos relativos ao Sistema Nacional de Educação (SNE), na ampliação do setor privado mercantil na educação, no financiamento da educação e, por fim, no monitoramento do Plano por meio de uma “cultura de metas”.
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    TCC
    Currículo nacional: uma análise dos consensos e dissensos sobre a Base Nacional Comum
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Maria da Conceição Carvalho Costa; Lima, Bruno de Oliveira; Lima, Bruno de Oliveira; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Barbosa, Janaína Lopes
    Este artigo busca contribuir para a disseminação do campo conceitual numa perspectiva de diferenciar e integrar conceitos que favoreçam a priori uma melhor percepção do significado de currículo nacional e base nacional comum, seus consensos e dissensos, para que assim uma vez aprovado o texto da base, este não venha a ter interpretações equívocas que sacrifiquem os saberes locais em detrimento de saberes que apesar de nacionais são, a priori, dissonantes ao cotidiano do educando quando considerado suas necessidades locais de aprendizagens. O estudo contemplou a pesquisa bibliográfica e em seu desfecho evidenciou-se que a base nacional comum é muito mais um fim em si mesmo, em atendimento a interesses de agentes públicos e privados majoritários que objetivam incorporar na administração escolar pública a lógica empresarial, do que um meio para o alcance da garantia de direito à equidade educacional exaustivamente propagada em âmbito legal.
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    TCC
    Desafios enfrentados por professoras de uma creche municipal frente às tecnologias digitais, durante a pandemia da Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Santos, Elisângela de Lourdes; Lopes, Pedro Isaac Ximenes
    Este artigo tem por objetivo refletir sobre a real situação do professor frente as novas tecnologias digitais, a capacitação e o grau de conhecimento dos mesmos e suas dificuldades em manuseá-los. A escolha do tema justifica-se por perceber que há uma dificuldade de aceitação por parte de alguns profissionais da educação mediante a adesão das novas tecnologias. Para a fundamentação teórica, foram utilizados Bruzzi (2015), Kenski (2015), Lévy (1999), Prensky (2001), Charckzuk (2020), Freitas (2012), Palú (2020), dentre outros que discutem a temática. A pesquisa delimitou a análise na Creche Municipal Margarida da Cunha, localizada no Bairro Juscelino Kubistchek (JK), na cidade de Currais Novos, Rio Grande Norte. Foi realizada entrevista com a Coordenadora da Creche e quatro professoras, a fim de investigar como as professoras têm se relacionados com as tecnologias digitais no contexto das aulas remotas. Os dados revelaram que foram criados grupos de WhatsApp, espaço em que as atividades eram enviadas para as crianças. Porém, as professoras relataram dificuldades com os recursos tecnológicos, não apenas no que se refere ao manuseio, mas também por perceberem a necessidade de substituir parte de seus aparelhos. Houve dificuldades em gravar os vídeos, desde estar frente à câmera até à edição e compartilhamento, uma vez que não possuíam conhecimento dessas práticas. Diante disso, a Creche contratou um técnico em informática para orientar como utilizar as ferramentas. Considera-se que é possível aprender quando o professor está aberto às novas mudanças tecnológicas e para contribuir com o desenvolvimento coletivo dos alunos em uma ação transformadora de acordo com o contexto e as necessidades do século 21, que seja oportunizada a formação continuada para a equipe pedagógica.
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    TCC
    Docência na pandemia e tecnologias digitais: estudo de caso em uma escola estadual do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Vieira, Mikelly Meireles de Fontes Silva; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; 0000-0003-0788-8842; http://lattes.cnpq.br/1384404159224120; http://lattes.cnpq.br/7908242245338995
    Com o surgimento da COVID-19, as escolas passaram a funcionar por meio do ensino remoto e as aulas mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Mediante esse cenário de mudanças nos paradigmas de ensino, essa pesquisa buscou analisar quais foram os desafios dos professores e professoras da Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes (EEDLN) no que se refere ao uso pedagógico das TDIC durante a Pandemia da COVID -19. Para isso, foi aplicado um questionário aberto, por meio do Google Forms, para os docentes da referida escola. Dos 12 docentes da Escola, 10 responderam às perguntas. Além disso, realizou-se entrevista com a coordenadora pedagógica e analisou-se o Projeto Político Pedagógico, o Plano de Retomada das Atividades Presenciais e o Documento Potiguar. Foram utilizados, como aporte teórico, Kenski (2012), Bruzzi (2016), Moran (2006), Freitas (2010), Rodrigues (2020), Santos (2021), dentre outros. A análise dos dados indicou que os professores e professoras da EEDLN enfrentaram muitos desafios com relação ao uso das TDIC no ensino remoto, dentre os quais, está a falta de formação para o uso das TDIC, as dificuldades de manusear as ferramentas digitais, a pouca participação dos alunos nas aulas, a baixa qualidade da internet, a falta de apoio das famílias e o aumento da jornada de trabalho. Com isso, foi possível concluir sobre a necessidade, cada vez mais urgente, de formação de professores para o uso das TDIC em sala de aula e de maiores investimentos em internet de qualidade e equipamentos para professores e alunos, para que possam usar de forma profícua as TDIC no ensino.
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    TCC
    Educação de jovens e adultos, pandemia da COVID-19 e tecnologias digitais: estudo de caso em uma escola municipal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Silvestre, Maria Daniele da Silva; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; 0000-0003-0788-8842; http://lattes.cnpq.br/1384404159224120; http://lattes.cnpq.br/4193355501099709
    Partindo de um estudo de caso na Escola Municipal Joaquim Boaventura do Nascimento (EMJBN), localizada no munícipio de Tenente Ananias/RN), esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso das tecnologias digitais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante a Pandemia da Covid-19. Para isso, foram realizadas revisão de literatura sobre o impacto das tecnologias na sociedade atual, análise documental do Projeto Político-Pedagógico, estudo de campo e entrevista com Coordenadora da EJA e duas professoras que lecionam na modalidade. Os dados coletados constaram que, não obstante os avanços das tecnologias digitais e do necessário exercício da cidadania por meio do letramento digital, nenhuma ação por meio de ferramentas digitais foi traçada para a modalidade da EJA na EMJBN. A causa foi atribuída ao perfil do público, considerado idoso e com dificuldades de acesso e uso das tecnologias. Foram apontados obstáculos para aquisição de equipamentos digitais em decorrência da vulnerabilidade econômica dos educandos. Como alternativa, foi praticada apenas a entrega de atividades impressas na residência do estudante. A interação para dúvidas, que deveria ser por aplicativo de mensagens, não obteve êxito. Diante disso, foi possível concluir que as dificuldades dos estudantes da EMJBN foram muito além da suspensão das aulas presenciais, pois, além de fazerem parte do principal grupo de risco de infecção pela Covid-19, não possuem poder econômico para acesso às tecnologias, estando em condição de exclusão digital.
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    TCC
    Educação do Campo no campo: um executar do Programa Projovem Campo Saberes da Terra
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Gomes, Maria Joseane; Silva, Christomyslley Romeiro da; Silva, Christomyslley Romeiro da; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Carneiro, Marcos Torres
    Este trabalho tem como objetivo analisar a execução do Programa Projovem Campo Saberes da Terra, no biênio de 2013/2014, na Comunidade Povoado da Cruz, no município de Currais Novos-RN, refletindo sobre as percepções dos alunos da referida turma a cerca dos impactos e contribuições do programa quanto à aprendizagem, inserção e oportunidades sociais. Para tal intento, foi utilizado como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica, elegendo contribuições de Arroyo (1994), Fernandes (2006), Gimonet (1999), Freire (1996), que discutem a temática abordada. A análise dos dados demonstrou que a educação do campo, em sua contextualização e complexidade, faz parte de lutas e vivências de um processo educacional vigente a qual contribui para uma prática educacional que tende a valorizar o ser humano em seu meio ao qual está inserido de forma social cultural e profissional.
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    TCC
    Educação do campo: políticas e práticas pedagógicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Lima, Maria Deuzinete Rebouças de; Silva, Christomyslley Romeiro da; Silva, Christomyslley Romeiro da; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Carneiro, Marcos Torres
    Ao longo do tempo a educação do campo vem passando por um processo de afirmação, enquanto uma política educacional, muitas vezes relegada à condição marginal de inferioridade perante a educação urbana. Porém, nas últimas décadas houve um enfoque e um fortalecimento para com esse tipo de educação, que busca legitimar e dar visibilidade aos sujeitos do campo, enquanto atores sociais da sua cultura. Esses atores são sujeitos que vivem, pesam, e produzem a partir de uma identidade com o campo - agricultores, criadores, extrativistas, pescadores, ribeirinhos, caiçaras, quilombolas, seringueiros-, que merecem uma educação voltada para a sua cultura. O presente trabalho tem o intuito de trazer a luz uma contextualização histórica da educação do campo, abordar as principais políticas públicas voltadas para essa modalidade de educação nos últimos anos, e as principais práticas pedagógicas que devem ser desenvolvidas na educação do campo. Utilizando como aporte teórico autores como Miguel Gonzale Arroyo(2007), Roseli Salete Caldart(2004), Sérgio Celani Leite(1999), dentre outros, a pesquisa será desenvolvida a partir uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, fundamentada nos autores supracitados, chegando então no resultado de fortalecermos as políticas públicas voltadas para a educação do Campo, lutarmos pela manutenção das existentes e cobrarmos novas políticas que fortaleçam o homem do Campo.
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    TCC
    Educação infantil durante a pandemia da COVID-19: práticas desenvolvidas em uma instituição pública de ensino em Lajes/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Lima, Maria de Fátima Varela de; Lopes, Pedro Isaac Ximenes
    Este artigo teve como objetivo analisar como as tecnologias digitais foram utilizadas nas práticas pedagógicas do Centro de Ações Integradas (CAI) Governador Geraldo Melo durante a Pandemia da Covid-19, localizado no município de Lajes no Rio Grande do Norte. Uma das motivações para a realização desta análise é o fato de a autora ser a atual gestora da instituição e como tal buscar políticas públicas que venham ajudar a desenvolver formas eficazes de ensino com participação dos entes públicos e comunidade escolar. Assim, partindo de uma abordagem qualitativa, foi realizada uma pesquisa reflexiva, tendo como referencial teórico Bates (2017), Ribeiro, Merli e Silva (2012), Deschamps e Castro (2020), Couto, Couto e Cruz (2020), Lévy (1999) e Prensky (2001), para compartilhar as observações e as vivências do ano de 2020. Foi usado também como análise documental e fonte de dados o Projeto Político-Pedagógico. Os resultados apontaram que a proposta de aulas remotas com uso de tecnologias digitais foi incorporada ao planejamento dos professores. Com isso, foram desenvolvidas atividades através de vídeos lúdicos, com curto tempo de duração, a fim de não cansar as crianças nos aparelhos digitais. Com uso do aplicativo WhatsApp, criou-se canais para interação e, por meio do Google Meet, foram ministradas aulas em tempo real. Foi constatado também alunos que não tem internet ou celular, bem como famílias que não fizeram o acompanhamento adequado da vida escolar da criança como outro fator que dificultou o andamento do ensino/aprendizagem e que, como consequência, teve de se pensar em como alcançar também a estes através da motivação de seus responsáveis. No período analisado, foram realizados o Projeto Trilhas, o São João e o projeto sobre folclore. O uso de atividades online não dispensou o envio de atividades impressas. Concluímos que existem problemas a serem superados, mas os resultados obtidos pela escola superaram as expectativas da equipe pedagógica, mesmo levando em conta as dificuldades e limitações dos envolvidos.
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    TCC
    Gestão democrática escolar: um estudo de caso na Escola Estadual Aristófanes Fernandes/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Cunha, João Paulo Medeiros da; Lima, Bruno de Oliveira; Lima, Bruno de Oliveira; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Lopes, Pedro Isaac Ximenes
    O tema desenvolvido neste artigo mostra que a educação brasileira passa por um processo de rompimento com antigos paradigmas, principalmente em relação à administração de nossas escolas. A Gestão Democrática Educacional surge como um modelo de gestão viável para a educação brasileira e está em processo de implantação em nossas escolas. O estudo foi desenvolvido na Escola Estadual Aristófanes Fernandes, localizada na Rua Padre João Teotônio, centro de Santana do Matos, Rio Grande do Norte. Essa escola foi o objeto de um trabalho desenvolvido durante dois meses, onde foi estudada a gestão educacional da instituição, analisando o processo de democratização, a participação da comunidade escolar, a autonomia da escola, seus gestores e o Conselho Escolar. Com o objetivo de investigar o modelo proposto da Gestão Democrática na Escola Estadual Aristófanes Fernandes para a constatação dos respectivos avanços e problemas desse tipo de gestão. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram implementadas estratégias de investigações como: aplicação de questionários, entrevistas, levantamento de material bibliográfico e análise desses registros. A Gestão Democrática é um modelo irreversível para esse novo momento da educação brasileira. Surgiu para solucionar os problemas do sistema educacional, porém na Escola Estadual Aristófanes Fernandes ocorre uma dicotomia entre a teoria e a prática, a gestão não é verdadeiramente democrática, encontrando-se assim em um processo de construção.
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    TCC
    Indisciplina escolar nos dias atuais: uma reflexão sobre a problemática e a dimensão preventiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-18) Silva, Ana Paula da; Silva, Christomyslley Romeiro da; Silva, Christomyslley Romeiro da; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Carneiro, Marcos Torres
    Este artigo aborda uma das maiores dificuldades debatidas e questionadas pelos educadores atuante em sala de aula nos dias de hoje, que é a indisciplina escolar. Um desafio difícil de lidar por apresentar inúmeros fatores que o acarreta. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar as questões relacionadas à indisciplina, mostrando o campo conceitual, conhecendo um pouco das características da indisciplina escolar, fazendo uma breve investigação das suas causas e possíveis estruturas. Destacando aspectos importantes que vem contribuindo para a maior incidência desse problema nas escolas, como, a mudança da sociedade, a falta de limites, o desconhecimento das regras, desestrutura familiar, entre outros. O artigo tem como fundamentação teórica Aquino (1996), Vasconcellos (2009), Amado (2001), Werneck (2009), entre outros. Por fim, faz o encaminhamento visando algumas considerações preventivas em nível de escola, mostrando a importância do dialogo e do trabalho em parceria (família e escola), e como a escola pode intervir para mediar a problemática aqui apresentada.
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    TCC
    O ensino da arte na educação formal: interfaces entre a prática pedagógica, as dificuldades e as superações na Escola Municipal Professora Maura de Medeiros Bezerra, Ensino Fundamental, 9º Ano, vespertino. Macau/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-30) Maia, Sebastião Alves; Lima, Bruno de Oliveira; Lima, Bruno de Oliveira; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Lopes, Pedro Isaac Ximenes
    Este trabalho surge no âmbito da graduação em Pedagogia pela UFRN para se obter a certificação da licenciatura na área, que teve como objetivo investigar a prática das Artes Visuais na Escola Municipal Professora Maura de Medeiros Bezerra, Ensino Fundamental, localizada no bairro da COHAB em Macau/RN. Mas, especificamente na turma de 9º ano do turno vespertino. Foi uma pesquisa realizada a luz dos acervos teóricos metodológicos que fundamentam a prática do Ensino da Arte/Artes Visuais na escola pública brasileira. É composto por três pontos fundamentais. Primeiro o fundamento teórico onde foi feito uma breve retrospectiva histórica, teórica e investigação cientifica sobre o processo da legislação que rege a matéria no ensino brasileiro e o papel da formação do professor no Ensino da Arte. Em seguida, uma análise dos elementos que compõe a intervenção artística, a exemplificações sobre o trabalho com fotografias, a cerne desse trabalho, para que a investigação e a análise das fontes que formaram o corpus fundamental desse trabalho se fortalecessem. As bases teóricas foram basilares em seus conceitos e teorias de alguns autores, como por exemplo, Ana Mae Barbosa (2003), Ferraz e Fussari (1995), Coll & Teberosky (2004), Freire (1998), Fischer (1977), Martins (1998), Piaget (1952), Kossoy (2001), os referenciais e leis LDB, PCN, RCNEI, DCN, BCN, entre outros. A terceira parte é concernente ao relatório da prática pedagógica, onde foi analisada e relatada a análise do momento prático. Ressaltando o contexto docente e apresentado as táticas e estratégias que foram elaboradas para que as barreiras investigadas fossem superadas em sua prática, surgiu a oportunidade de reflexão sobre o tema que ao se apresentar foram fundamentais para a transmissão dos conhecimentos no exercício pedagógico e, consequentemente refletir sobre o aprendizado do ensino artístico no contexto atual.
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    TCC
    Obrigatoriedade do ensino técnico profissionalizante de 2º grau: uma análise histórica das práticas pedagógicas, na lei Nº 5.692/71, no centro de ensino de 2º grau Professor Anísio Teixeira (1974 – 1985)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Costa, Antonio Max Ferreira da; Lima, Bruno de Oliveira; Lima, Bruno de Oliveira; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Barbosa, Janaína Lopes
    O presente artigo trata-se de uma reflexão sobre a obrigatoriedade do Ensino Técnico Profissionalizante de 2º grau durante os anos 1974 a 1985, no Centro de Ensino de 2º Grau Professor Anísio Teixeira, município de Natal, RN. Este tem por objetivo apresentar as práticas pedagógicas do projeto de ensino idealizado pela Lei Nº 5.692 de 11 de agosto de 1971 se configuravam de fato como proposta de educação para a vida, formando o homem para o mercado de trabalho, para a ciência de modo a exercer sua cidadania e se o Centro de Ensino de 2º Grau Professor Anísio Teixeira implantou a referida Lei em sua integralidade. Para desenvolver esse artigo de abordagem histórica, pesquisou-se em referências bibliográficas da História da Educação, da Educação Profissional, como também se analisou os documentos dos arquivos encontrados na instituição, com destaque para a Lei Nº 5.692/71 e o Projeto Político Pedagógico (PPP)
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    Possíveis causas da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Ferreira, Maria Zuleide; Silva, Christomyslley Romeiro da; Silva, Christomyslley Romeiro da; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Carneiro, Marcos Torres
    Na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos é possível perceber o abandono por parte dos alunos, antes que o ano letivo seja encerrado. Uma série de fatores caracteriza esse abandono escolar, como questões emocionais, sociais, político-culturais, econômicos e a própria escola que desestimula o aluno a não continuar frequentando as aulas. Em contrapartida, o governo investe em incentivos para que esses alunos permaneçam na escola, mas ainda carece de estratégias para reverter o quadro de maneira mais significativa. Diante do exposto, este artigo tem por finalidade uma breve reflexão acerca das possíveis causas da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O embasamento teórico foi Paiva (1983), Cunha (1999), Romanelli (1999), Freire (1987) e Arroyo (2000), entre outros, os mesmos discutem pontos importantes acerca da Educação de Jovens e Adultos. Essa pesquisa constituiu-se de um estudo bibliográfico com ênfase numa abordagem qualitativa. Por fim, compreende-se que, cabe ao professor da EJA ter a sensibilidade de enfrentar o problema da evasão através de novas estratégias e práticas pedagógicas propiciando uma educação mais justa, igualitária e inclusiva.
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    TCC
    Profissão docente, tecnologias e pandemia da covid-19: estudo de caso em uma escola municipal de ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Dias, João Vitor Pontes; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; 0000-0003-0788-8842; http://lattes.cnpq.br/1384404159224120
    O objetivo desta pesquisa foi analisar como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) foram utilizadas, durante a Pandemia da Covid-19, pelos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Sebastião (EMSS), localizada no Distrito de Cuité, comunidade da zona rural do município de Pedro Velho, Rio Grande do Norte. Consistiu em um estudo de caso, em que foi realizada uma entrevista por pautas com a diretora da escola, análise dos dados disponíveis no Censo Escolar 2019 e do Projeto Político-Pedagógico da EMSS, bem como foi aplicado questionário, por meio do Google Forms, que contou com a participação de oito professores. Constatou-se que, em maio de 2020, a escola iniciou as aulas remotas fazendo uso de mensagens pelo WhatsApp. Em 2021, os professores passaram a promover momentos síncronos com os estudantes, por meio do Google Meet e videochamadas via WhatsApp. Os dados revelaram que 87,5% dos professores participaram de cursos de formação continuada voltados para a utilização das tecnologias digitais, 62,5% manifestaram concordância quanto à disponibilidade de dispositivos eletrônicos adequados para o desenvolvimento de atividades on-line, 62,5% manifestaram concordância quanto à facilidade com a utilização de tecnologias digitais para o ensino remoto e 62,5% confirmaram o uso de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades lúdicas. A principal dificuldade citada por 67,5% dos professores foi a baixa qualidade da internet disponível. 87,5% responderam que pretendem continuar utilizando tecnologias digitais no ensino após o retorno das aulas presenciais. Concluímos que os professores da EMSS tiveram uma experiência positiva com a utilização das TDIC no ensino durante a pandemia da Covid-19, fazendo uso de diferentes recursos tecnológicos para a manutenção das aulas e alcançando bons resultados.
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