Navegando por Autor "Lopes, Leonardo Bernardino Rodrigues"
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Dissertação O comentário de Tomás de Aquino ao Liber de Causis: elementos de uma metafísica negativa(2019-02-01) Lopes, Leonardo Bernardino Rodrigues; Bauchwitz, Oscar Federico; ; ; Silva, Sergio Eduardo Lima da; ; Teixeira Neto, José;Esta dissertação apresenta a recepção do neoplatonismo no pensamento de Tomás de Aquino, tanto de pensadores da patrística cristã quanto do influxo das traduções filosóficas provenientes de árabes e judeus que foram difundidas copiosamente no século XIII no Ocidente latino. Dentre essas obras destacaremos o Liber de Causis, os Elementos de Teologia de Proclo e o corpus dionisiano, obras essas que São Tomás de Aquino acolhe e as aproxima em sua síntese pessoal e, é a partir deste contributo neoplatônico que São Tomás constrói sua própria concepção de ser, de causalidade e de um conhecimento negativo do Ser divino. Para Tomás o ser das coisas se encontra velado e não se abarca em conceitos, desde o ente material ao próprio Ser por si subsistente. A causalidade não é reciprocidade, pois a causa primeira permanece separada, portanto, há um abismo ontológico entre tudo o que é criatural e a causa primeira incriada, portanto, o caminho que São Tomás constrói frente à absoluta transcendentalidade da causa que rege todas as coisas sem sair de sua unidade separada é a via da negatividade.Tese A desconstrução ontológica de Heidegger sobre a filosofia do ser em Tomás de Aquino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-17) Lopes, Leonardo Bernardino Rodrigues; Bauchwitz, Oscar Federico; http://lattes.cnpq.br/6147711083494366; http://lattes.cnpq.br/3061268906402133; Ludueña, Ezequiel; Bertelloni, Francisco; Garay-llanos, Jesus Francisco de; Rocha, Gabriel Kafure daEm sua desconstrução (Destruktion) fenomenológica da ontologia medieval, sempre associada à Escolástica tardia, Heidegger restringe a metafísica do ser em Tomás de Aquino à realidade efetiva. O ato de ser (actus essendi) tomista é interpretado por Heidegger como a passagem do ente meramente possível à sua atualidade, que determina a distinção entre essência e existência, delimitando a constituição ontológica entre aquilo que um ente é (essentia) e seu modo de ser simplesmente dado (Vorhandenheit). Esta tese procura analisar se esta distinção que nivela ser e ente em uma efetividade real ôntica se aplica ao ser (esse) em Tomás de Aquino assim como compreendeu Heidegger em sua tarefa de destruição fenomenológica da ontologia tradicional. Em sua ontologia fundamental, que visa um retorno às fontes originárias da questão do sentido do ser que caiu no esquecimento da diferença ontológica como sintoma da metafísica ocidental, Heidegger aponta Tomás de Aquino como um dos principais propagadores deste ocultamento, porém, este apontamento se dá na medida em que Heidegger considera a metafísica de Suárez como chave hermenêutica da análise fenomenológica do pensamento de Tomás de Aquino.