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Navegando por Autor "Lopes, José Soares Batista"

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    Artigo
    Application of multivariable control using artificial neural networks in a debutanizer distillation column
    (International Congress of Mechanical Engineering, 19, 2007-11-05) Lopes, José Soares Batista; Popoff, Luiz Henrique G.; Silva, Rodrigo Eduardo Ferreira da; Vale, Marcelo Roberto Bastos Guerra; Araújo, Fabio Meneghetti Ugulino de; Gabriel Filho, Oscar; Maitelli, André Laurindo
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    Dissertação
    Controle preditivo robusto baseado em desigualdades matriciais lineares aplicado a um sistema de tanques acoplados
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-02-14) Lopes, José Soares Batista; Cavalcanti, Anderson Luiz de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7224754476792019; ; http://lattes.cnpq.br/7539214391736004; Maitelli, André Laurindo; ; http://lattes.cnpq.br/0477027244297797; Dórea, Carlos Eduardo Trabuco; ; http://lattes.cnpq.br/0143490577842914; Gabriel Filho, Oscar; ; http://lattes.cnpq.br/4171033998524192
    Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma estratégia de controle on-line baseado no Controlador Preditivo Robusto (RMPC, acrônimo do inglês Robust Model Predictive Control) aplicado a um sistema real de tanques acoplados. Este processo consiste em sistema de dois tanques conectados, cujo liquido é enviado aos mesmos por uma bomba. O objetivo do controle (problema regulatório) é deixar os níveis dos tanques no ponto de operação considerado, mesmo na presença de perturbações. A síntese da técnica RMPC consiste em incorporar de forma explicita as incertezas da planta na formulação do problema. O objetivo do projeto, a cada período de amostragem, é encontrar uma realimentação de estados que minimiza o pior caso de uma função objetivo com horizonte infinito, sujeita a restrições no sinal de controle. O problema original, do tipo Min-max, é reduzido em a problema de otimização convexa expresso em desigualdades matriciais lineares (LMI, Linear Matriz Inequalities). Mostram-se, neste trabalho, a descrição da incerteza da planta na forma politópica e as condições de factibilidade do problema de otimização. A implementação do algoritmo RMPC foi feita utilizando o software Scilab e a sua comunicação com o sistema de tanques acoplados foi feita através do protocolo OPC (do inglês OLE for Process Control)
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    Tese
    Estudo e construção de um motor de indução de rotor externo de pequeno porte utilizado como motor-mancal
    (2017-10-09) Barros Filho, Adjair Ferreira; Salazar, Andres Ortiz; ; ; Maitelli, André Laurindo; ; Ferreira, Jossana Maria de Souza; ; Pinheiro, Ricardo Ferreira; ; Paiva, José Alvaro de; ; Lopes, José Soares Batista;
    Esta tese tem como objetivo o estudo e a construção de um protótipo de motor de indução trifásico de pequenas dimensões (28,6 mm de diâmetro externo e 15 mm de altura), com o rotor externo do tipo gaiola de esquilo sendo utilizado como motor-mancal. Esse estudo iniciou utilizando um motor Brushless convencional e que foi adaptado para funcionar como motor de indução com rotor externo. O motor de indução sem mancais utiliza a configuração de bobinado dividido para conseguir o posicionamento radial. Foram realizados estudos de simulações utilizando o Método dos Elementos Finitos – FEM mostrando efetivamente que é possível controlar a posição radial para manter o rotor girando. Foi construído e testado um primeiro protótipo com sucesso, para uma potência de 100 W mostrando um bom potencial para aplicações nesta faixa de potência e tamanho, como os aplicados em sistemas de coração artificial. O sistema de controle foi implementado utilizando o Processador Digital de Sinais – DSP TMS 320F28335.
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    Tese
    Estudo e implementação da técnica de inteligência artificial para o controle de velocidade do motor-mancal com bobinado dividido utilizando o DSP TMS3208F28335
    (2016-06-17) Lopes, José Soares Batista; Salazar, Andres Ortiz; ; ; Maitelli, André Laurindo; ; Quintaes, Filipe de Oliveira; ; Paiva, José Alvaro de; ; Larrea, José Andres Santisteban; ; Ferreira, Jossana Maria de Souza;
    Este trabalho descreve o estudo e a implementação digital embarcado em um DSP TMS 3208F28335 para o controle vetorial de velocidade do motor-mancal com bobinado dividido de 4 pólos com 250W de potência. As técnicas inteligentes: ANFIS e as Redes Neurais foram investigadas e implementadas computacionalmente para a avaliação do desempenho do motor-mancal nas seguintes condições: operando como estimador de parâmetros incertos, e como controlador de velocidade, respectivamente. Para isso, utilizou-se o programa MATLAB® e seu toolbox para as simulações e os ajustes dos parâmetros envolvendo a estrutura ANFIS, e também para as simulações com a Rede Neural. Os resultados simulados mostraram um bom desempenho para as duas técnicas aplicadas, de forma diferente: como estimador, e como controlador de velocidade utilizando ambas um modelo do motor de indução operando como um motor-mancal. A parte experimental para o controle vetorial de velocidade utiliza três malhas de controles: corrente, posição radial e velocidade, onde foram investigados a configuração dos periféricos, as interfaces ou drivers para o acionamento do motor-mancal. Detalhes de configuração dos periféricos do DSP TMS 3208F335 são descritas neste trabalho, assim como, as interfaces responsáveis pela aquisição da corrente, posição radial e velocidade do rotor. Por último, são mostrados os resultados experimentas do motor-mancal comparando o funcionamento do controle vetorial clássico com o controle neural.
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    Tese
    Implementação de um sistema de controle inteligente de posição radial aplicado em uma máquina de indução como motor-mancal do tipo bobinado dividido
    (2017-03-30) Santos Júnior, Luciano Pereira dos; Salazar, Andres Ortiz; ; http://lattes.cnpq.br/7865065553087432; ; http://lattes.cnpq.br/9228900847500350; Maitelli, André Laurindo; ; http://lattes.cnpq.br/0477027244297797; Araújo, Fábio Meneghetti Ugulino de; ; http://lattes.cnpq.br/5473196176458886; Ferreira, Jossana Maria de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7691693293898376; Lopes, José Soares Batista; ; http://lattes.cnpq.br/7539214391736004; Victor, Valci Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/7106815422634632
    O desenvolvimento da tecnologia tem alavancado desafios cada vez maiores para que se produzam bens de consumo com alto grau de segurança e de controle e que também apresentem robustez, preços competitivos e sejam ecologicamente corretos. Visando atender essa demanda, dentro daquilo que lhe compete, o campo da engenharia de máquinas elétricas tem melhorado sensivelmente a qualidade desses equipamentos bem como os métodos de controle, buscando uma operação otimizada. Contudo, ainda se registram grandes limitações na ampliação do uso das máquinas de indução devido ao alto índice de manutenções das partes mecânicas, como mancais e rolamentos, principalmente quando o acesso a essas peças é difícil. Por conta disso, a área de pesquisa de motores-mancais de indução vem progredindo, com o objetivo de minimizar o desgaste mecânico e, consequentemente, reduzir o número de manutenções. Vale ressaltar que esses motores apresentam características semelhantes às das máquinas de indução convencionais, sendo que agregam maior robustez e praticidade, além de possuírem menor custo. Este trabalho descreve o estudo e a implementação do controle de posição radial aplicado a uma máquina de indução sem mancais, trifásica com bobinado dividido, utilizando-se técnicas de controle inteligente para a otimização do sistema de posicionamento radial. A máquina em estudo consiste em motor de indução de 3.7 kW modificado para operar como motor-mancal. Nesse tipo de motor com enrolamento dividido, além da produção de torque, os grupos de bobinas são responsáveis também pela produção de forças radiais para posicionamento do rotor. A presenta pesquisa propõe uma metodologia de controle que utiliza como estrutura um controlador Fuzzy-PD com ação proporcional e derivativa baseado em um conjunto de regras de controle formulado em termos linguísticos, tendo como principal objetivo apresentar um controlador inteligente para o posicionamento radial do rotor. Também ilustra a comparação entre o controlador Fuzzy-PD e o Controlador Proporcional Derivativo - PD para a estabilização radial. Para a avaliação dos controladores, foram usados critérios de desempenho baseados na integral do erro - IAE, ISE e ITAE, como solução para avaliar o erro a partir de suas respostas transitórias e de regime permanente. Destaca-se que todo controle proposto foi desenvolvido em um DSP eZdsp TMS320F28335 com arquitetura de ponto-flutuante. Quanto à programação, foi utilizada a linguagem C. Com relação às questões do módulo, foram utilizados o conversor Analógico/Digital e as saídas . Por fim, acentua-se que o sistema de controle implementado no DSP opera com os controladores de corrente e posição.
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