Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lopes, Izabella Raquel de Oliveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância da literatura na Educação Infantil - aprender brincando é ser feliz todos os dias!
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Lopes, Izabella Raquel de Oliveira; Timóteo, Maria das Dôres da Silva; Timóteo, Maria das Dôres da Silva; Silva, Maria Aldeiza da; Martins, Maria Audenora das Neves
    O presente artigo tem a finalidade de apresentar uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico acerca da importância da literatura para a Educação Infantil. Traz como objetivo geral avaliar a importância da literatura na educação infantil para a formação do leitor e como objetivos específicos, provocar o hábito e o gosto pela leitura através dos contos de fadas, saber identificar no mundo do faz-de-conta possíveis soluções para conflitos do mundo real, reconhecer a importância do aprender brincando. A necessidade de trabalhar essa temática surgiu da busca de uma formação pedagógica que seja capaz de mediar o desejo de nossos alunos em adentrar no mundo das infindáveis informações que a leitura literária nos oferece. Deste modo, buscamos nos apoiar em metodologias de pesquisas confirmadas e defendidas pela ciência, pautados em autores com Nicola (1998), Bettelheim (2002), Câmara (2012), Machado (2002), entre outros que defendem a importância da leitura literária na Educação Infantil e o seu papel social na formação cidadã. A escolha do método de pesquisa bibliográfico surgiu por acreditar que tal forma de aquisição de conhecimento nos oferece um leque de informações contidas em inúmeras fontes. Realizar essa pesquisa foi uma experiência gratificante, pois o estudo da literatura infantil, nos faz seguir por caminhos da liberdade criadora de emoções e sentimentos que surgem através das histórias lidas, ouvidas e contadas. Com esse estudo tivemos a certeza de que, embora produzindo ciências o tema nos leva aos encantamentos que a leitura literária proporciona em sala de aula, confirmando essa certeza por meio de estudos de diversos autores, ampliando nosso conhecimento sobre a importância da formação do leitor literário em sala de aula. Também passamos a ter a visão de que, como professores/mediadores de leitura devemos, diariamente, em nossos trabalhos com as crianças, introduzir a leitura ativamente. Como professores em formação devemos buscar ampliar nossa visão acerca do importante papel da leitura literária na formação social, assim reconhecendo o verdadeiro papel da leitura.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM