Navegando por Autor "Lopes, Henrique Masera"
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Dissertação A caminho do planetário: uma história de paisagens sonoras, poéticas e existenciais das psicodelias nordestinas (Recife 1972 - 1976)(2017-05-02) Lopes, Henrique Masera; Albuquerque Júnior, Durval Muniz de; ; http://lattes.cnpq.br/7585947992338412; ; http://lattes.cnpq.br/8954980171953573; Arrais, Raimundo Pereira Alencar; ; http://lattes.cnpq.br/8252775667149757; Branco, Edwar de Alencar Castelo; ; http://lattes.cnpq.br/7810700788181646Este trabalho se ocupa em pesquisar a relação entre história, música e a invenção de espaços de experimentação coletivos. Seu objetivo principal é compreender as condições históricas de possibilidade das paisagens sonoras, poéticas e existenciais cartografadas pelas psicodelias nordestinas que foram expressas musicalmente entre 1972 e 1976 na cidade de Recife. O ponto de partida é a movimentação musical e existencial ligada à contracultura que emergiu na década de 70 na capital pernambucana. Através desse momento iremos compreender certos deslocamentos que se deram no período e que estão presentes na discografia de jovens compositores que lançavam seus primeiros discos à época, como Zé Ramalho, Lula Côrtes, Alceu Valença, Marconi Notaro, Flaviola e a banda Ave Sangria. A dissertação se divide em três capítulos: o primeiro deles propõe uma espécie de cartografia de experiências contraculturais na cidade de Recife. Aqui o objetivo será compreender - a partir destas movimentações musicais – os territórios existenciais e as estratégias de vida que ganharam corpo neste momento, no país, marcado pela repressão política com a ditadura civil e militar. O segundo capítulo consiste numa análise que parte da experiência coletiva que envolveu a produção do álbum Paêbiru: Caminho da Montanha do Sol - lançado por Lula Côrtes e Zé Ramalho em 1975 – para entender certos tensionamentos espaço-temporais que ganharam consistência na década de 70 através dos eventos da Era Espacial e de que maneira essas transformações reverberam na desterritorialização do Nordeste. Por fim, o capítulo final, procura traçar um histórico sobre a construção de um arquivo sonoro nordestino ao longo do século XX e como a discografia destes jovens músicos da década de 70 remanejam, atualizam e transgridem os comandos vindos desse arquivo, inventando paisagens sonoras, poéticas e existenciais em suas obras que expressam uma ruptura, uma fissura, uma quebra no regime de audibilidade que definia certas fronteiras para a música do Nordeste até o período em questão.TCC O cultivo da saudade: uma análise dos escritos de Gilberto Freyre entre 1918 e 1926(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Lopes, Henrique Masera; Albuquerque Jr, Durval Muniz deO cultivo da saudade: uma análise dos escritos de Gilberto Freyre entre 1918 e 1926 é um ensaio monográfico no campo da história das sensibilidades que se ocupa em traçar uma cartografia dos modos de pensar e sentir de Gilberto Freyre a partir de seus artigos jornalísticos publicados no jornal Diário de Pernambuco durante o período estudado. Partimos da consideração inicial de que os discursos do autor e suas práticas culturais à época participavam de uma atmosfera social saudosista, sentida e pensada não apenas por ele, mas também por outros sujeitos e grupos sociais que reagiam criticamente as transformações da modernidade. Assim sendo, nos voltamos para as fontes com o intuito de mapear impressões e expressões saudosistas sobre variados aspectos do cotidiano, de sua vivência, percebendo como nesses acontecimentos brotavam maneiras singulares de cultivar saudades e de ampliá-las ao campo da interpretação histórica, filosófica, cultural, estética e política. Primeiramente nos deparamos com um jovem Freyre estudante, vivendo nos Estados Unidos para concluir seus estudos e em seguida viajando por algumas cidade da Europa, explorando paisagens e grafando suas percepções sobre a modernidade e sua relação com o passado. Em seguida, iremos abordar a ação cultural do jovem que retorna ao Brasil e participa ativamente do debate da identidade nacional e regional a partir dos conceitos de regionalismo e tradicionalismo, dando prioridade a reflexão em torno da escolha temática de seus primeiros textos regionalistas, onde a questão da defesa das árvores e da culinária dos antepassados emergia como temas centrais. Por fim, trataremos de trazer para a discussão o fundo político do saudosismo de Gilberto Freyre à época, para compreender as filiações que seu discurso traçava com os movimentos políticos conservadores do período estudado e como isso influenciava na produção de suas imagens e discursos tradicionalistas