Navegando por Autor "Lopes, Francêsco de Araújo"
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Artigo Como opinam os professores acerca da prova do Enem? o caso da disciplina biologia(Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda, 2020-04-03) Santiago, Heloiza Cristina Costa Felipe; Lopes, Francêsco de Araújo; Farias, Naisandra Bezerra da Silva; Dantas, Raelma Medeiros; Melo, Magda Maria Pinheiro de; Núñez, Isauro BeltránO ENEM é uma avaliação nacional com objetivo de diagnóstico da educação básica no Brasil e via de acesso as universidades públicas a partir de 2009, dessa maneira influenciou no processo de ensino, refletindo em modificações nas ações discentes e principalmente na prática dos docentes de Biologia. A repercussão na Biologia, foi a gradual substituição de uma análise ambiental para uma abordagem interdisciplinar e socioambiental. O presente artigo procura analisar a opinião de professores de Biologia do Ensino Médio acerca das questões dessa disciplina nas provas do ENEM. Compreendendo o ENEM como um instrumento avaliativo dos estudantes que finalizam ou finalizaram o Ensino Médio, investigou-se a adequação do deste exame como instrumento avaliativo, a relação entre o conteúdo exigido no ENEM e o lecionado durante o ensino médio, o grau de dificuldade das questões de Biologia e as dificuldades dos alunos para resolução das questões de Biologia. A metodologia usada foi de caráter exploratório e descritivo, no que concerne as análises quantitativas e qualitativas dos dados, aplicou-se um questionário com questões formuladas previamente a um grupo de professores, possibilitando a coleta das respostas, em consonância irrestrita com o referencial teórico norteador. Nos resultados, se demonstra a inadequação do ENEM como instrumento avaliativo da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, somente parte dos conteúdos previstos no exame, que apresenta dificuldade média, principais dificuldades dos estudantes apontadas pelos docentes foram a aplicação dos conhecimentos científicos às situaçõesproblemas, interpretação de figuras, diagramas, tabelas, gráficos e compreender os enunciados das questõesDissertação Trabalhos prático-experimentais no ensino da biologia: uma análise dos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD/2012(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-14) Lopes, Francêsco de Araújo; Nunez, Isauro Beltrán; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763368P8; ; http://lattes.cnpq.br/0646472615252215; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; Oliveira, Marcus Vinícius de Faria; ; http://lattes.cnpq.br/4799917179470099O trabalho prático-experimental na educação científica, e no contexto do ensino de Biologia se constitui num objetivo chave. Considerando a influência dos livros didáticos na atividade profissional dos professores, nos interessou neste estudo conhecer e caracterizar a orientação desse tipo de material didático para o trabalho práticoexperimental e a utilização da medição nesta atividade. Para esse propósito foram analisadas as oito coleções de livros de Biologia aprovada as no PNLD 2012. A pesquisa tem natureza descritiva e interpretativa e para a coleta dos dados optou-se pelo método da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2002). Na análise dos trabalhos práticoexperimentais buscou-se caracterizar sua natureza epistemológica, a concepção de ciência implícita, tipologia, conteúdo conceitual de Biologia presente, quantas envolvem medições, e de que maneira é usado neste contexto de acordo com o procedimento geral de medir proposto por Núñez e Silva (2008). Os trabalhos prático-experimentais sugeridos tem uma epistemologia conceitual do ensino, caráter racionalista na sua maioria, e predominam atividades do tipo exercício prático, a necessidade de medir está presente na minoria destes, e se utiliza o procedimento geral de medir de maneira parcial e implícita na maioria dos trabalhos prático-experimentais. Dessa forma propõem-se nesse estudo atividades para elaborar um guia de análise dos trabalhos prático-experimentais propostos nos livros didáticos de Biologia