Navegando por Autor "Longo, Egmar"
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Livro Envolvimento do paciente e do público em pesquisas(2024-08-08) Longo, Egmar; Chagas, Paula Silva de Carvalho; Magalhães, Adriana Gomes; Faria, Christina Danielli Coelho de Morais; Monteiro, Karolinne Souza; Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues; Jesus, Caline Cristine de Araújo Ferreira; Peniche, Paula da Cruz; Santana, Camila Araújo Santos; Saraiva, Beatriz Bicalho; Freitas, Bianca; Leite, DanyelleEste e-book é resultado de uma parceria entre fisioterapeutas, professoras e pesquisadoras de universidades públicas brasileiras, estabelecida a partir do desejo de promover mudanças na pesquisa em saúde no Brasil, através do envolvimento do paciente e do público. O objetivo é disponibilizar informação, em linguagem acessível, sobre o que é o envolvimento do paciente e do público (EPP) na pesquisa, como envolvê-los em diferentes etapas da pesquisa, aspectos práticos e treinamento em EPP, avaliação das estratégias de EPP, desafios e oportunidades do EPP e considerações éticas. O conteúdo apresentado contribuirá para a formação dos atuais pesquisadores e de uma nova geração de pesquisadores brasileiros, comprometidos com a inclusão da perspectiva do paciente e do público nas diferentes etapas da pesquisa, ou seja, desde a elaboração da pergunta de pesquisa até a divulgação dos seus resultados, possibilitando a geração de conhecimento relevante e que promove impacto nas suas vidas. A formação de pacientes e públicos interessados em ser parceiros no desenvolvimento das pesquisas também poderá ser realizada com o conteúdo deste e-book. Os capítulos foram escritos com a participação de professoras com experiência em EPP, obtida com a parceria estabelecida com pesquisadores do Canadá, Holanda, Inglaterra, e Irlanda, com a colaboração de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, envolvidos com projetos de pesquisa inovadores, desenvolvidos em diferentes regiões do Brasil utilizando o EPP. Esta é a primeira de muitas iniciativas de formação em EPP a ser realizada por este grupo. Um segundo e-book encontra-se em desenvolvimento e contará com experiências exitosas de EPP no Brasil, Canadá, Chile, Holanda, Irlanda, Reino Unido e Uganda, escrito em colaboração com nossos parceiros internacionais. Também estamos formando os primeiros grupos de EPP no Brasil e organizando “Escolas de EPP” para treinar a comunidade acadêmica e membros do público (pacientes, familiares e comunidade em geral) interessados em pesquisas envolvendo o paciente e/ou o público. Siga o Instagram do grupo de envolvimento do paciente e do público (@epp.brasil) para maiores informações e ações futuras de formação em EPPLivro Patient and public involvement in research: practical experiences from different settings(2025-01-08) Longo, Egmar; Chagas, Paula Silva de Carvalho; Magalhães, Adriana Gomes; Faria, Christina Danielli Coelho de Morais; Córdova, Vanessa Vega; Sturgeon, Kate; South, Annabelle; González-Carrasco, Félix; Lennon, Olive; Morris, Christhopher; Cromarty, Ben; Hickey, Julianne; Renias-Zuva, Patience; Horgan, Frances; Cross, Andrea; Thomson, Donna; Putterman, Connie; Micsinszki, Samantha; Mccauley, Dayle; Puspakesuma, Nabila; Lestari, Adinda Dewi; Faza, Achmad; Kusuma, Adytya Arya; Sholehuddin, Jihan Lutfiah Yashmine; Namisango, Eve; Pavarini, Gabriela; Kerasidou, Angeliki; Alvarez-Aguado, Izaskun; Espinosa, Filipe; Spencer, Herbert; Ketelaar, Marjolijn; Campos, Ana Carolina de; Facchin, Ana Carolina Ezequiel; Silva, Rafaela Ramos Anacleto da; Alvim, Michele de Almeida; Alonso, Livia Ferreira Coutinho; Monteiro, Karolinne Souza; Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues; Jesus, Caline Cristine De Araujo Ferreira; Peniche, Paula da Cruz; Santana, Camila Araújo Santos; Nascimento, Rayssa Maria do; Saraiva, Beatriz Bicalho; Aquino, Bianca Freitas de Araújo; Leite, Danyelle; Soares, Thalita Henrique SilvaThis e-book was strategically designed and organized to address theeducational needs of Patient and Public Involvement (PPI) inResearch, particularly for researchers in countries like Brazil, wherePPI still needs to be widely incorporated into research projects andactivities. It builds upon our first e-book, Patient and Public Involvement inResearch, which introduced the foundational concepts of involvingpatients and the public in research. In this new e-book, we presentpractical and successful experiences of "how to do PPI," contributedby collaborators from various parts of the world. You will find examples of patient involvement across different healthconditions and public engagement from various age groups inresearch led by countries such as England, Canada, Ireland, and theNetherlands. Additionally, initiatives from low- and middle-incomecountries, including Brazil, Chile, Uganda, and Indonesia, are shared. The growing interest in PPI training highlights the increasingrecognition of the value of collaboration between researchers andthe community. The need for PPI implementation is urgent—not onlyto meet this demand but also to transform the research landscape. Effective integration of PPI potentially will redefine how studies areconducted, ensuring that outcomes are more relevant, impactful,and aligned with the real needs and experiences of patients and thepublic involved.The chapters in this e-book were written bymembers of the public, researchers, clinicians, and students atundergraduate, master’s, and doctoral levels, who share theirexperiences with PPI. We hope this publication inspires readers to delve deeper, initiate,and/or refine the application of PPI in all research projects. Since most collaborators are native English speakers, this e-bookwill be published first in English and subsequently translated intoPortuguese and Spanish to disseminate this content further in Braziland Spanish-speaking countries. Follow us for updates (@epp.brasil)Artigo Relato de experiência sobre a educação interprofissional e a clareza de papéis entre os profissionais de saúde do NASF(Associacao Brasileira da Rede Unida, 2022) Almeida Júnior, José Jailson de; Araújo, Amanda Samara dos Santos; Medeiros, Kyra Kadma Silva Fernandes de; Silva, Rafaela Gomes da; Lima, Mayhara Myrna Bezerril Freire de; Longo, EgmarEste relato de experiência busca trazer discussões sobre a clareza de papéis entre profissionais a partir da observação participante realizada no Núcleo Ampliado de Saúde da Família, localizado em Santa Cruz, interior do Rio Grande do Norte. Durante o processo, o grupo de apoio matricial, do Programa de Educação pela Saúde no âmbito da interprofissionalidade, se inseriu no dia a dia no serviço e, mais especificamente, nas visitas domiciliares realizadas pelos profissionais. A partir da observação participante discutimos como parte dos profissionais ainda possui uma representação cotidiana sobre a atuação dos colegas e trabalham de maneira individualizada. Ainda, destacamos que os profissionais que atuam mais frequentemente juntos parecem ter uma melhor compreensão da atuação dos colegas, no entanto, o trabalho interprofissional propriamente dito não foi observado durante as visitas domiciliares realizadasTCC Resolução de problemas meio-fim associados a uma intervenção de mobilidade motorizada de crianças com Síndrome Congênita do Zika(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-15) Bonfim, Julianne Machado; Monteiro, Karolinne Souza; Longo, Egmar; http://lattes.cnpq.br/4886701146385883; http://lattes.cnpq.br/9064510807814492; http://lattes.cnpq.br/2084214249957667; Cunha, Andréa Baraldi; http://lattes.cnpq.br/8413239950848240; Felix, Jean Bendito; http://lattes.cnpq.br/5342336055510286OBJETIVO: Identificar, através da resolução de problemas de meio-fim, mudanças cognitivas de crianças com Síndrome Congênita do Zika (SCZ) participantes de uma intervenção de mobilidade motorizada com carros de brinquedo. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do tipo longitudinal pré e pós intervenção, com 1 semana de linha de base, 12 semanas de intervenção e 4 semanas de follow-up. Participaram do estudo 4 crianças com SCZ, de 1,5 a 6 anos, níveis IV e V do GMFCS. Durante a avaliação de resolução de problemas, as crianças foram expostas a três tentativas de meio-fim (1 minuto): o brinquedo (robô) permanecia na frente da criança (fora de alcance) e um acionador era apresentado ao seu alcance. Ao pressionar o acionador (objeto meio), o robô (objeto fim) resultava em movimentos, música e cores. A avaliação foi gravada e codificada por meio do software Datavyu. RESULTADOS: Após as 12 semanas intervenção de mobilidade motorizada e no follow-up com treinamento domiciliar, observaram-se respostas positivas em três crianças, quanto às variáveis de interesse analisadas: atenção visual, manipulação do objeto (meio), e engajamento (ex., demonstração de envolvimento à tarefa), comparando-se à semana basal. CONCLUSÃO: Este estudo demonstrou ganhos cognitivos de crianças com SCZ por meio da resolução de problemas do tipo meio-fim. O método descrito disponibiliza uma ferramenta útil para avaliação de crianças com deficiência grave e evidencia possíveis ganhos cognitivos quando submetidas a um programa de mobilidade motorizada com carros de brinquedo.TCC O uso das F-Words pode contribuir na reabilitação de crianças com deficiência física? Um estudo piloto do tipo de antes e depois com foco na família(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-23) Santos, Raweny Thayna Gomes dos; Longo, Egmar; Medeiros, Cléa Emanuela Barreto de; Felix, Jean BenditoIntrodução: As F-words são baseadas na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), elas enfocam seis áreas-chave do desenvolvimento infantil, sendo elas: funcionalidade, família, saúde, diversão, amigos e futuro Objetivos: Avaliar se o conhecimento das F-words aplicado às famílias de crianças com deficiência física pode contribuir na compreensão sobre intervenção em reabilitação. Métodos: Estudo piloto de série de casos, do tipo antes e depois, na clínica escola de fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA). Participaram voluntariamente 10 pais de 10 crianças com deficiência física acompanhadas na ocasião do estudo, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A intervenção teve 2 encontros semanais, envolvendo sessões educativas sobre as F-words (vídeo, panfleto e quebra cabeça) e duração de 6 semanas. A análise foi qualitativa, do tipo descritiva. Resultados: Dos 10 cuidadores, 3 eram do sexo masculino e 7 do sexo feminino, com idade entre 23 e 44 anos. Das 10 crianças com deficiência, 5 eram do sexo masculino e 5 do sexo feminino, com idade entre 10 meses e 8 anos e condições de saúde variadas. A análise descritiva identificou que o uso das F-words facilitou a aprendizagem dos familiares das crianças sobre o processo de intervenção em reabilitação das mesmas. Conclusão: A oportunidade de incorporar a família no processo de estabelecimento de metas, uma para cada domínio das F-Words, tornou o processo de intervenção dinâmico e centrado na família, baseando-se nas reais necessidades da criança.