Navegando por Autor "Lins, Paulo Estêvão Nóbrega"
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TCC Análise de viabilidade da substituição do combustível utilizado em uma frota de veículos de uma distribuidora de energia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-19) Lins, Paulo Estêvão Nóbrega; Rezende, Júlio Francisco Dantas de; Almeida, Mariana Rodrigues de; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da SilvaA necessidade de um desenvolvimento sustentável é uma preocupação global, e o Brasil está inserido nesse debate. O setor de transporte é um dos principais responsáveis pelas emissões de gases poluentes, e a transição para uma matriz energética mais limpa é fundamental para a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida das futuras gerações. Os objetivos deste estudo incluem a análise financeira, técnica e ambiental da substituição do diesel e do etanol pelo GNV em uma frota de veículos de uma distribuidora de energia. Para executar as análises, foram coletados dados de abastecimento e manutenção no sistema de gestão da frota da empresa. Após, foi realizado o tratamento dos dados e o cálculo dos indicadores, que possibilitaram discutir e concluir a respeito da viabilidade da substituição. A análise financeira revelou que a economia anual prevista é de mais de 1 milhão de reais, em ambos os casos, mesmo considerando os custos adicionais de manutenção e as obrigações regulatórias. Além disso, o retorno sobre o investimento (ROI) de 456% quando comparado ao etanol e de 502% quando comparado ao diesel, e o payback de 7,9 meses substituindo o etanol e 6,39 meses substituindo o diesel, indicam uma viabilidade financeira positiva. Do ponto de vista técnico, a autonomia dos veículos a GNV é inferior à dos veículos movidos a diesel e etanol, exigindo abastecimentos mais frequentes e um planejamento logístico melhor elaborado. No entanto, a infraestrutura de abastecimento existente e as adaptações necessárias são gerenciáveis, e o impacto do espaço ocupado pelos cilindros de gás é pouco relevante devido a necessidade operacional dos veículos. Os benefícios ambientais da substituição do diesel e do etanol pelo GNV são consideráveis. A redução das emissões de CO2, CO, HC, NOx e material particulado contribuem significativamente para a melhoria da qualidade do ar e para a mitigação das mudanças climáticas. A diminuição das emissões de poluentes atmosféricos tem um impacto positivo direto na saúde pública, reduzindo a incidência de doenças respiratórias e cardiovasculares. Este benefício não apenas melhora a qualidade de vida dos cidadãos, mas também contribui para a redução dos custos de saúde pública, promovendo um ambiente mais saudável para a população. A economia operacional resultante, a melhoria na qualidade do ar e os impactos positivos na saúde pública destacam o GNV como uma alternativa viável e sustentável. Conclui-se que, apesar dos desafios a serem enfrentados, é recomendável que a empresa realize a substituição dos combustíveis utilizados pelo GNV, mesmo que de forma gradual, visando todos os benefícios e vantagens citadas.