Navegando por Autor "Lima Neto, Avelino Aldo de"
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Tese A contrarreforma da educação profissional em Pernambuco: as contradições postas às Escolas Técnicas Estaduais com o novo ensino médio (Lei nº 13. 415/2017)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-31) Moraes, André Monteiro; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; https://orcid.org/0000-0003-3425-0457; http://lattes.cnpq.br/9610990840761763; Lima Neto, Avelino Aldo de; Chagas, Bárbara da Rocha Figueiredo; Ignácio, Patricia; Silva, Vânia Cristina daNo estado de Pernambuco, a reformulação curricular para o Ensino Médio, alega responder ao anseio da juventude articulando-se aos pilares da pesquisa, do trabalho, da inovação crítica, do engajamento social e da garantia de oportunidades de vida dos estudantes pernambucanos e contribuir para uma sociedade mais justa, solidária e fraterna. Porém, com base na dualidade histórica da Educação Profissional e na narrativa do Currículo para o Novo Ensino Médio em Pernambuco, é necessário compreender as medidas adotadas pelo Estado para promover as mudanças preconizadas pela contrarreforma considerando a formação profissional, a infraestrutura das escolas, a formação continuada dos professores, as condições de trabalho, o processo de organização e a oferta dos componentes curriculares. Para o nosso campo de estudo, é preciso problematizar, diante desse cenário, qual é o movimento desencadeado para a educação profissional nas Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco em relação à implementação da Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017)? A fim de responder essa questão, esta tese tem por objetivo analisar a formação profissional nas Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco em decorrência da Contrarreforma do Ensino Médio com vista à implementação da Lei nº 13.415/2017. Ao compreendermos nosso percurso metodológico, nossa pesquisa é de cunho qualitativo, com base em categorias do materialismo histórico-dialético: contradição e totalidade. Os principais debates apreendidos são os postos na literatura acerca da desvalorização da educação, em especial a profissional, com o Novo Ensino Médio, reflexo das medidas neoliberais. Para isso, utilizamos diversos autores no âmbito da perspectiva crítica para tratar do sistema vigente e suas crises através de Marx (2019), do trabalho, com Ricardo Antunes (2017), da educação profissional de Gaudêncio Frigoto e Marise Ramos (2023) e do cenário brasileiro por meio de Florestan Fernandes (2009) e Carlos Nelson Coutinho (2012), dentre outros. Para isso, tivemos como percurso metodológico a análise da legislação do Novo Ensino Médio, do Currículo de Pernambuco para o Ensino Médio e a compreensão do que foi posto para quem está na base da escola (gestores, professores e alunos) através da aplicação de um questionário via Google Forms. A fim de respondermos o que está posto para Educação Profissional com as mudanças nos anos finais da Educação básica argumentamos que o Novo Ensino Médio ao flexibilizar os currículos e aproximar a formação escolar das demandas do mercado de trabalho não consegue atender os interesses dos estudantes e sua aplicação tem gerado desafios, como a desigualdade no acesso aos Itinerários Formativos e a falta de preparação docente, comprometendo a equidade e a qualidade do ensino. Com isso, conclui-se que o retrocesso em torno das mudanças abruptas nos Anos Finais da Educação Básica e Profissional no Estado, assim como as determinações desse processo, configuraram um cenário passivo da classe trabalhadora, intensificando a precarização da formação humana e tendo a contrarreforma como elemento central da desvalorização da educação profissional.Dissertação Atualizações pelo erro: a dança que se faz na rua(2019-07-26) Araújo, Janine Leal; Porpino, Karenine de Oliveira; ; ; Lima Neto, Avelino Aldo de; ; Schulze, Guilherme Barbosa; ; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; ; Ciotti, Naira Neide;O presente trabalho aborda a temática do corpo que erra por meio da dança improvisada, enquanto possibilidade de atualização estética do espaço na cidade de Natal – Rio Grande do Norte. Considera as práticas de atenção a si para investigação cênica no espaço público e a criação de movimentos improvisados, tendo como mote o sentir a cidade pela caminhada. Parte das seguintes questões norteadoras: que significações são criadas ou atualizadas ao usar de movimentos improvisados nos espaços da cidade pela errância? Como a cidade afeta a dança e a dança afeta a cidade? Posto isso, o trabalho tem como objetivo investigar as relações existentes entre a improvisação do gesto dançado e a errância pela cidade de Natal/RN, bem como compreender a atualização de significados pela relação entre os espaços e lugares da cidade, perceber como se dá a experiência estética da criação em dança em tempo real nas ruas, refletir sobre as possibilidades da vivência poética dos espaços e lugares da cidade de Natal. Divide-se em uma introdução e três capítulos intitulados, respectivamente, “Escrever pelos pés: a cidade, o erro e o corpo que dança”, “Perdida em presença: a poética das ruas” e “Retornar: as pegadas que não deixei para trás”, além de Considerações Finais e Referências. Utiliza-se da descrição, redução e reflexão como procedimentos metodológicos no contexto da Fenomenologia para intepretação dos relatos obtidos como resultado das práticas errantes pela cidade e se apropria também da errância na construção do texto dissertativo por meio das imprevisibilidades poéticas para uma escrita artística-acadêmica. O texto está situado no campo das Artes Cênicas e contribui para área ao refletir e apresentar possibilidades de pesquisar a articulação entre o corpo, a dança e os espaços da cidade, a fim de produzir uma estética do erro e atualizar significados constantemente. Como resultados, o trabalho responde às questões ao relacioná-las às reflexões acerca das vivências descritas, que desvelam-se, durante o terceiro capítulo, na dança em sua ontologia e a atualização de significâncias como aquilo que se sente e se expressa no corpo, pela dança; e as atualizações estéticas da errância dançada, sobre o espaço que afeta a dança e a dança que afeta o espaço à medida que se dança aquilo que se sente da cidade e retribui para ela, suas novas significações.Tese O cinema como educação do olhar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-10-30) Lima Neto, Avelino Aldo de; ; http://lattes.cnpq.br/6743881635494941; ; http://lattes.cnpq.br/3231870235953025; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0554271319840687; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872O conhecimento só é possível por existirmos corporalmente. Todavia, na experiência educativa, a potência epistêmica do corpo é negligenciada, empobrecendo os registros do inteligível. A presente tese enreda-se nesse problema obliquamente: a partir de uma filosofia do corpo e da imagem que, na modernidade – compreendida não como periodização, mas como qualificação das nossas negociações entre o real e o inteligível – desvelou outros modos de efetuar esses registros. Tais modos são explorados através da abertura concretizada pelas obras de Merleau-Ponty e Michel Foucault, ilustrativas desse novo comércio do real. Para abordar o problema tomamse como objeto de análise a visibilidade e a motricidade do corpo no cinema. Este objeto é analisado por meio de um corpus de filmes cujos enredos centram-se na educação formal e, mais ou menos intensamente, solicitam o engajamento tanto dos personagens quanto do espectador numa performance visual. Para aproximar-se do objeto, pergunta-se como o fenômeno da Educação é mostrado pelo cinema; como o corpo aí se mostra e como os espectadores podem vê-lo. A partir da apreciação do corpus e da articulação teórica entre as filosofias de Merleau-Ponty e de Michel Foucault, tornou-se possível afirmar a tese do cinema como educação do olhar. Assume-se como objetivo geral desvelar a potencialidade educativa da experiência fílmica, que proporciona um outro regime de inteligibilidade para a Educação. Nele, o corpo enquanto operador visual dilata a capacidade de compreensão do real. O trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro, elucida-se a abordagem metodológica: delimita-se a pertinência da articulação teórica; explica-se o método do uso das imagens como linguagem indireta que participa da descrição da realidade; apresenta-se o corpus fílmico, bem como descrevem-se os critérios para a sua escolha e para a construção do instrumento adotado para a análise do objeto. No segundo capítulo, problematiza-se a incapacidade da sociedade ocidental em formular discursivamente o real e recorre-se, ao mesmo tempo em que se assiste às cenas dos filmes, ao aporte de Merleau-Ponty e de Foucault sobre a performance visual desencadeada pelas imagens. No terceiro, desenvolvem-se as implicações da educação do olhar proporcionada pelo cinema, mormente no que concerne ao novo lugar dado à visibilidade na formulação do real. Por fim, são desenvolvidas as pistas daí oriundas para a construção de um outro roteiro para a visibilidade da Educação. Neste, ao assumir o olhar como experiência de conhecimento, pretende-se mostrar outros modos de ser, de ver, de pensar e de sentir o mundo, reconfigurando, assim, protocolos epistêmicos e de subjetivação presentes no contexto educativo.Dissertação Cultura geral e práticas educativas para o ensino industrial no Boletim da CBAI (1947-1961)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-09) Campos, Ísis de Freitas; Stamatto, Maria Inês Sucupira; http://lattes.cnpq.br/7289548301555477; http://lattes.cnpq.br/6919258319432734; Lima Neto, Avelino Aldo de; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; Nascimento, José Mateus do; Medeiros Neta, Olivia Morais de; https://orcid.org/0000-0002-4217-2914; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815Esta dissertação tem como objetivo o entender quais ideias circulavam no Boletim da CBAI (1947-1961), periódico publicado pela Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI), com relação às disciplinas de Cultura Geral e Práticas Educativas, presentes no currículo do ensino industrial. A CBAI, mantida oficialmente de 1946 a 1962, funcionava a partir da articulação entre o Brasil e os Estados Unidos da América para o desenvolvimento do ensino industrial, organizando esse ramo de ensino a partir do que estava estabelecido na Lei Orgânica do Ensino Industrial, de 1942, até a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961. Aquela legislação foi responsável pela estruturação de um currículo que previa as disciplinas de Cultura Geral e Práticas Educativas, com componentes que também constavam no ensino secundário, e as de Cultura Técnica, mais direcionadas para os ofícios a serem aprendidos. Com base em Apple (2008), questiona-se em que medida as propostas de ensino de Cultura Geral e Práticas Educativas estariam também adequadas à lógica da formação para a produtividade na indústria, entendendo que o currículo é pensado a partir das demandas das relações sociais e produtivas, que, nesse caso, se conectam ao projeto de industrialização. A partir de Catani (1996), entende-se a potencialidade de periódicos educacionais para o estudo dos discursos sobre formas ideais de se realizar o trabalho educativo. Nesse sentido, o Boletim da CBAI foi utilizado como fonte principal de pesquisa, sendo analisado com base nos pressupostos metodológicos da História Através da Imprensa (ZICMAN, 1985) e da análise do conteúdo (ARÓSTEGUI, 2006; MORAES, 1999). Para isso, foi necessário antes construir uma biografia dos conceitos (CASTANHA, 2011) de Cultura Geral e Práticas Educativas, de modo a identificar mudanças na legislação do período. Ainda, como fontes secundárias, utilizou-se jornais da Hemeroteca Digital Brasileira e documentos retirados do arquivo Gustavo Capanema junto ao Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) para auxiliar no processo de interpretação. Como resultado do estudo, identificou-se que o Boletim da CBAI foi um espaço para defesa do ensino de Cultura Geral e Práticas Educativas. No entanto, esse ensino deveria estar conectado ao conhecimento técnico, uma apropriação da perspectiva escolanovista de aliar a teoria à prática. Para a aplicação dessa proposta, foram detectados problemas como a falta de formação dos professores e de bibliografia específica, por exemplo.Tese Diálogo e compreensão como fundamentos educativos para transformação da consciência sobre o mundo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-17) Lima, Miguel Júnior Zacarias; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; https://orcid.org/0000-0003-0186-6837; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; https://orcid.org/0000-0001-9471-6277; http://lattes.cnpq.br/8669041270996917; Tolovi, Carlos Alberto; https://orcid.org/0000-0002-0272-2379; http://lattes.cnpq.br/5568312499773865; Queiroz, Zuleide Fernandes de; https://orcid.org/0000-0003-3174-4750; http://lattes.cnpq.br/3003401690552110; Soares Júnior, Azemar dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-0015-415X; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Lima Neto, Avelino Aldo de; https://orcid.org/0000-0003-4810-8742; http://lattes.cnpq.br/3231870235953025; Silva, Francisco Canindé da; https://orcid.org/0000-0002-5089-284X; http://lattes.cnpq.br/2648756864112363; Silva, Rosália de Fátima e; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869Defendemos neste trabalho que o diálogo e a compreensão são fundamentos educativos que possibilitam a transformação da consciência de si e sobre o mundo. Chegamos a essa tese,assumindo como nosso a-se-pensar o diálogo e a compreensão, enquanto fundamentos educativos de transformação da consciência sobre o mundo. Na jornada-pesquisa, mobilizamos nossas reflexões a partir da pergunta: Como o diálogo e a compreensão podem ser pensados enquanto fundamentos educativos de transformação da consciência sobre si e o mundo? No esteio dessa questão, e partindo de uma metodologia hermenêutica de interpretar quando vivenciamos e compreender quando relacionamos, nos debruçamos paciente, rigorosa e inventivamente sobre a produção de interlocutores como Hans-Georg Gadamer e Paulo Freire enquanto expoentes reflexivos para pensarmos as concepções de diálogo e compreensão. Guimarães Rosa, Ailton Krenak e Davi Kopenawer abriram nossos horizontes para o movimento decolonial. E, ampliamos e aprofundamos nossa consciência de pesquisador apropriando-se dos pilares de Sertania: vastidão, itinerância e antropofagia. Os interlocutores e Sertania enquanto abordagem nos possibilitaram entender que, o diálogo e a compreensão são formas de transformar a consciência de si e sobre o mundo vivido, porque abrem espaços para a expressão e participação de todos, permitindo que diferentes vozes sejam ouvidas e valorizadas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, modificando as relações de dominação e opressão sociais. Além disso, Krenak e Kopenawer nos fizeram retomar uma cosmovisão, que implicou na valorização dos conhecimentos tradicionais, na preservação das línguas e culturas ancestrais, na garantia dos direitos territoriais e na participação ativa de diferentes povos na tomada de decisões que afetam suas vidas. Assim, concluímos nossos estudos tomados pela sensação de que O ‘viver bem’ implica em romper com o modelo de desenvolvimento baseado no consumo desenfreado, na exploração dos recursos naturais e na busca incessante pelo lucro. É preciso adotar uma abordagem mais holística e integrada, reconhecendo a interdependência entre todos os seres e buscando formas de viver em harmonia com a natureza.Tese É para rir ou para chorar? As tirinhas e charges sobre a Covid-19 como produção de resistência ao governo de Jair Bolsonaro e o enfrentamento à pandemia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-18) Nascimento, Thiago Alves Moreira; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; https://orcid.org/0000-0001-8157-6105; http://lattes.cnpq.br/9121067513892824; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; Lima Neto, Avelino Aldo de; Oliveira, Iranilson Buriti de; Queiroz, Zuleide Fernandes deO ano de 2020 ficou marcado pela declaração de emergência sanitária causada por um novo tipo de coronavírus, o Sars-CoV-2. No Brasil, com uma gestão federal que já dava sinais de compromisso com a economia muito maior do que com a preservação da vida, a doença covid-19 acabou alcançando um índice de mortalidade muito maior do que era esperado, caso as políticas de prevenção tivessem sido adotadas. Ao contrário, a gestão de Jair Bolsonaro se comportou exatamente nos marcos do que Achille Mbembe (2018) denominou de Necropolítica. Como forma de resistir, a população começou a organizar a resistência ao (necro)poder, e em defesa da vida. Um dos vieses dessa resistência pode ser encontrado nos discursos contidos nas charges e tirinhas políticas produzidas durante o período, e que manifestavam posições contrárias ao discurso oficial. Assim, esta tese tem por objetivo analisar os discursos imagéticos contidos em charges publicadas nos anos de 2020 e 2021 sobre a pandemia da covid-19 como manifestação de resistência ante as posições políticas do governo Jair Bolsonaro. A pandemia de covid-19 se estabeleceu a partir do ano de 2020, e desencadeou, por parte de vários governos, esforços para seu entendimento e para as melhores formas de tratamento ou prevenção. Por outro lado, alguns governos como o brasileiro, assumiram uma postura negacionista durante a referida pandemia. Ao passo em que Jair Bolsonaro, enquanto presidente da República durante os primeiros anos da pandemia, produzia discursos contrários ao da comunidade científica, vários focos de resistência insurgiram contra o governante e sua gerência. Vários chargistas, assim, passaram a imprimir, a partir de suas concepções e escolhas, críticas ao presidente, e em especial à sua ação durante a crise sanitária. Metodologicamente, utilizo como a análise do discurso de linha francesa, inspirada em Michel Foucault (1996), e tem como corpus documental as charges produzidas nos dois primeiros anos de pandemia de covid-19 no Brasil. As fontes históricas problematizadas são as charges publicadas na rede social Instagram por desenhistas críticos ao governo de Jair Bolsonaro e à sua atuação durante a pandemia, a saber: Daniel Lafayette, Helô D’Angelo, Laerte Coutinho e Gilmar Machado. Para desenvolver a construção analítica, dialogo com os conceitos de biopolítica e resistência em Michel Foucault (1998; 2008; 2019), necropolítica em Achille Mbembe (2018), a análise de imagens como arquivos historiográficos em Peter Burke (2017). Conclui-se que as charges políticas, enquanto discurso-imagem, contribuíram com a luta a favor da vida ao escancarar por meio do humor, do sarcasmo e da ironia, a vontade de verdade do poder, constituindo assim papel importante como tecnologia de um biopoder de resistência, atuando como ferramenta formadora em um âmbito de educação não-formal por meio dos enunciados publicados nas contas dos chargistas no Instagram.Tese A escuta é uma pedagogia dos afetos: uma análise discursiva sobre a sexualidade na Oficina Lugares dos Afetos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-26) Maia, Robério Nunes; Lima Neto, Avelino Aldo de; https://orcid.org/0000-0003-4810-8742; http://lattes.cnpq.br/3231870235953025; http://lattes.cnpq.br/3991163444439301; Soares Júnior , Azemar dos Santos; Bezerra, Josenildo Soares; Oliveira, Iranilson Buriti de; Cunha, Marcelio Maknamara da SilvaNesta tese, defendemos que a escuta é uma pedagogia dos afetos. Partimos da seguinte questão: O que os discursos de estudantes homossexuais sobre a sexualidade dão a ver no encontro entre as materialidades discursivas (o filme, os desenhos, as entrevistas) da Oficina Lugares dos Afetos? Buscamos analisar os discursos dos discentes homossexuais do Ensino Médio Integrado do IFRN/Campus Natal-Central sobre a sexualidade, a partir da Oficina Lugares dos Afetos. Como objetivos específicos, almejamos: (i) problematizar, por meio do filme Marvin (2017), os discursos sobre a sexualidade a partir de uma política dos afetos; (ii) compreender, por meio da Oficina Lugares dos Afetos, como a produção imagética do desenho possibilitou um discurso dos estudantes sobre a sexualidade; (iii) Diagnosticar, a partir dos discursos de si, as condições de possibilidade de uma escuta como pedagogia dos afetos no contexto educativo. O corpus analítico, composto pelo filme, pelos desenhos e por entrevistas, foi investigado à luz do referencial teórico dos estudos de gênero e sexualidade e analisado, enquanto arquivo, com base na Análise do Discurso de perspectiva foucaultiana. Assim, a abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa, de natureza exploratória. Para tanto, foi constituído um grupo de discentes homossexuais do IFRN/ Campus Natal-Central para participar da Oficina Lugares dos Afetos. Por ocasião da oficina, recorremos à apreciação fílmica de Marvin (2017) e à elaboração de desenhos pelos participantes, sucedida de uma entrevista, como estratégia para problematizar as condições de possibilidade para a emergência de discursos sobre a sexualidade. Os resultados alcançados com a análise efetuada foram as seguintes: a Oficina Lugares dos Afetos mostrou-se recurso político-pedagógico potente, pois a partir das suas materialidades discursivas ela fez emergir os discursos da sexualidade em um processo dialógico mediador da escuta como pedagogia dos afetos entre alunos e instituição; o filme visibilizou saberes e poderes que entrelaçam os processos de subjetivação da sexualidade na escola enquanto um espaço político para os afetos; os desenhos constituem-se em uma pedagogia, pois educam a escutar e acessar o arquivo dos afetos nos discursos dos sujeitos; os participantes se sentem à vontade para falar sobre a própria sexualidade na escola, pois a compreendem como um ambiente seguro; os grupos de amigos configuram-se como espaço de escuta e de subjetivação da sexualidade no ambiente escolar.Dissertação Estereótipos de gênero no Curso Técnico Integrado em Informática do Centro de Educação Profissional "Senador Jessé Pinto Freire"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-05-26) Costa, Ana Cristina Santos; Lima Neto, Avelino Aldo de; https://orcid.org/0000-0003-4810-8742; http://lattes.cnpq.br/3231870235953025; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; Cavalcanti, Natália Conceição Silva BarrosEsta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Surgiu da escassez de publicações, no campo epistemológico da Educação Profissional (EP) no estado do Rio Grande do Norte (RN), acerca de estudos sobre os estereótipos de gênero relacionados à escolha de cursos profissionalizantes por parte das estudantes. Assim, justificamos a necessidade de nossa investigação, levando em conta as imbricações entre esses estereótipos e essas escolhas. O estudo teve como objetivo geral problematizar a opção das estudantes pelo Curso Técnico em Informática face aos estereótipos de gênero na rede estadual de Educação Profissional. Por objetivos específicos: construir um referencial teórico e histórico da educação feminina, voltada à qualificação para o trabalho especificamente no contexto potiguar; diagnosticar os lugares ocupados pelas mulheres nos documentos norteadores e nos dados da EP no RN e revelar rupturas e continuidades nos discursos das alunas concernentes às suas preferências profissionais em confronto com os estereótipos de gênero dentro do Curso Técnico integrado em Informática do Centro Estadual Educação Profissional “Senador Jessé Pinto Freire” (CENEP - SJPF). A pesquisa ocorreu à luz do referencial teórico dos estudos de gênero em diálogo com teóricos da EP. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória. Na composição do corpus da pesquisa, fizemos o uso da obra cinematográfica, o documentário Feministas: o que elas estavam pensando? (2018). Como estratégia metodológica, empregamos a Ficha de Análise Fílmica, além de questionário socioeconômico e demográfico, grupo focal e entrevista semiestruturada. Os dados coletados e construídos foram trabalhados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2006). Os resultados apontaram que o curso de Informática da EP do RN tem predominância masculina, ainda sendo um campo de estudo e atuação considerado para homens, marcado por estereótipos herdados do patriarcado. No entanto, nossa investigação aponta um crescente aumento de meninas no curso a cada ano. Quanto às escolhas das estudantes por um curso profissionalizante, percebemos que elas são direcionadas majoritariamente pelos seus parentes, levando também em conta as expectativas sociais de cada família. Na maioria das vezes, a escolha por um curso profissionalizante na área de informática ocorre pela persuasão de homens de sua convivência que já atuam nesse campo. Depreendemos também que as meninas entrevistadas já passaram por alguma situação em que sofreram discriminação ou preconceito de gênero por partes dos alunos ou durante o estágio, embora não percebessem a violência que sofreram e que estavam submetidas, frutos do legado patriarcal e do domínio masculino. Constatamos ser essencial tratar o gênero como uma concepção sociocultural afim de subverter a ideologia conservadora ancorada pelo padrão heteronormativo, que perpetua esta violência simbólica e que reflete diretamente na divisão sociossexual do trabalho. Concluímos esse trabalho apontando a urgente necessidade de proporcionar de fato uma educação e formação pautadas na formação humana integral para a equidade entre os gêneros, não só na área do curso técnico em informática, foco desta dissertação, mas em todas as áreas da EP no estado.Tese A feminae oeconomicus no Brasil: uma gestão empresarial de si na mídia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-20) Magno, Madja Elayne da Silva Penha; Bezerra, Josenildo Soares; https://orcid.org/0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; https://orcid.org/0000-0002-6681-0538; http://lattes.cnpq.br/0925228473508865; Lima Neto, Avelino Aldo de; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Muneiro, Lilian Carla; Pereira, Livia Cirne de Azevedo; Januário, Soraya BarretoNo percurso de uma racionalidade econômica, Michel Foucault (2022) encontra uma nova subjetividade governada por lógicas de mercado: um eu-empresa, um homo oeconomicus. Por uma rejeição dos universais, a partir de um recorte de gênero, esta pesquisa a delineia feminae oeconomicus, uma empresária de si. Nessa esteira, busca-se analisar a formação da subjetividade da feminae oeconomicus, assentada em uma arqueogenealogia foucaultiana, para uma ontologia do presente. Para isso, perscrutamos o modelo de feminae oeconomicus, a fim de apreender suas permanências e rupturas, assente em uma materialidade discursiva, encontrando pontos de intersecção; discutimos sobre a modelagem de si através da mídia, em uma gestão do self, para um governo e vigilância dos corpos; e identificamos pontos de dispersão, rotas de fuga, para uma nova arte do viver. O ponto de partida surge como um vislumbre, tendo em vista o estudo realizado por Rago (2019b), que nos indica uma lacuna na produção da subjetividade de uma identidade feminina tradicionalmente valorizada. Seguindo a sua prescrição, investigamos a construção da subjetividade da feminae oeconomicus em uma análise do neoliberalismo (Dardot; Laval, 2016), questionando a posição da mulher em uma perspectiva econômica (Federici, 2017, 2019; Marçal, 2022; Oksala, 2019; Saffioti, 2013), não para um empoderamento, mas por uma autêntica emancipação. Dividido em três etapas, o estudo interpõe a prática analítica aos pressupostos teórico-metodológicos, transitando pelos vieses da mídia, em seus espaços gendrados (Lauretis, 1987), nos jornais, nas revistas, nos anúncios publicitários, nas telenovelas e nas redes sociais digitais, em uma compreensão do enunciado em sua condição semiológica. Por uma descrição do arquivo, indagamos suas formas de dizibilidade; de conservação e memória; de reativação e apropriação (Foucault, 2013a). Na jornada pelo discurso midiático que nos atravessa, encontramos um corpo banido, liberto e máquina, engendrado pelos desígnios do capital.Dissertação Luz, câmera, ação: uma experiência com o cinema no ensino de artes na escola(2018-07-30) Coringa, Ricardo Nunes; Vieira, Marcilio de Souza; ; ; Petry, Arlete dos Santos; ; Lima Neto, Avelino Aldo de;O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. O estabelecimento de parâmetros que definam a relevância do cinema como arte e forma de alfabetização visual foi abordado de forma sistemática durante a escrita dissertativa em questão, além de ser salientada aqui a importância do cinema nas práticas pedagógicas, já que o mesmo vem sendo um fomentador de conhecimento em sala de aula há décadas. A experimentação envolvendo a arte fílmica e a escola no caso do projeto Luz, câmera, ação: o cinema na escola, que serviu de norte para essa escrita, deu-se por meio da vivência em sala de aula com a produção e experimentação em cinema, por meio de análises críticas, assim como compreensão da construção poética e técnica de um filme. A pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a experiência vivenciada em sala de aula com a produção de curtas-metragens a partir da utilização do uso do celular, bem como compreender como se deu o processo de aprendizagem visual no componente curricular Arte a partir de tal experiência. A pesquisa que deu origem a esta dissertação pautou-se nas seguintes questões de estudo: Quais são as potencialidades pedagógicas do cinema em sala de aula? É possível uma produção cinematográfica de curtas-metragens no espaço escolar utilizando-se de um aparelho celular? Há condições de uma alfabetização visual a partir do cinema na escola? A metodologia que embasa esse estudo é de natureza qualitativa descritiva sob o viés da pesquisa ação. São três os capítulos contidos neste estudo, são os mesmos denominados de “Luz”, “Câmera”, “Ação”, culminando com as considerações finais, nomeadas de “Desfecho” e as referências, chamadas de “Personagens”. O primeiro capítulo nomeado de “Luz” aborda parte da história do cinema e da própria arte fílmica (imagem) como instrumento de alfabetização (ROSSI, 2009), assim como traz também uma reflexão sobre o apreciar, o contextualizar e o fazer da Abordagem Triangular proposta por Barbosa (2009) em consonância com a escrita de Duarte (2009) e Napolitano (2015) no que tange a tríade citada buscando assim discorrer sobre as formas e possibilidades do cinema na educação Já o capítulo seguinte da dissertação que foi denominado de “Câmera” traz um relato de experiência envolvendo a importância do cinema como instrumento pedagógico e sua experiência exitosa em sala de aula, bem como também salienta a produção cinematográfica desenvolvida pelos discentes envolvidos, buscando assim uma descrição fílmica das principais cenas dos curtas-metragens selecionados, sendo as mesmas descritas de forma didática e sucinta, havendo dessa maneira ganho na compreensão das ideias essenciais e formadoras dos filmes, que passaram por quatro etapas dentro do projeto “Luz, câmera, ação: O cinema na escola”. As etapas descritas serão mais bem explicadas no decorrer desse segundo capítulo. O capítulo três foi denominado de “Ação” e analisa a produção dos curtas descritos no capítulo anterior. Antecedendo os capítulos tem-se uma introdução intitulada de “Com quantas tomadas se faz o cinema? ” E sucedendo-os as considerações finais chamada de “Desfecho” e as referências nominadas de “Personagens”.Tese Metamorfoses formativas: um estudo sobre a atividade lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental(2018-02-27) Pereira, Uiliete Marcia Silva de Mendonça; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; ; ; Ferreira, Adir Luiz; ; Lima Neto, Avelino Aldo de; ; Soares, Julio Ribeiro; ; Silvestre, Magali Aparecida; ; Costa, Maria Antonia Teixeira da; ; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; Cabral, Marlucia Barros Lopes;Com a vigência da Lei n. 11.274, de 2006, que dispõe sobre a alteração do Ensino Fundamental (EF) de oito para nove anos, crianças com seis anos de idade passaram a ser matriculadas no primeiro ano do EF. Com isso, passou-se a exigir delas um maior número de responsabilidades e conteúdos, o que interferiu diretamente na organização do trabalho pedagógico, reduzindo ou eliminando os tempos e espaços da atividade lúdica na sua vida escolar. Foi como se, a partir desse momento, a criança precisasse assumir outra postura, voltada muito mais para o mundo do trabalho e para a sociedade da informação – mesmo ainda estando na infância. A partir da reflexão sobre essa realidade, no contexto de experiências anteriores de interação com crianças, como pesquisadora e como docente, surgiu a motivação para esta tese, norteada pelas questões de estudo a seguir: 1. Que necessidades de formação docente apresentam os professores no tocante ao desenvolvimento de práticas pedagógicas – nos anos iniciais do ensino fundamental – que tenham a ludicidade como fio condutor? 2. Quais os Elementos Constitutivos de uma Ação didático-pedagógica que visa à formação contínua de professores, com a pretensão de superar Necessidades de sua formação docente no desenvolvimento de práticas pedagógicas norteadas pela Ludicidade da criança nos anos iniciais do ensino fundamental? O trabalho tem como objetivos: 1. Investigar as necessidades de formação docente de professores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental que tenham a ludicidade como fio condutor; 2. (Re)Construir, junto a professores, conhecimentos norteadores a respeito do desenvolvimento de práticas pedagógicas com a criança dos anos iniciais do ensino fundamental que tenham a ludicidade como princípio organizador e suas necessidades docentes como base do processo formativo. Estabeleceu-se como lócus da pesquisa uma Escola da Rede -pública do município de Natal/RN e como sujeitos do trabalho 09 (nove) professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Do entrelaçamento das questões colocadas, vinculou-se o percurso metodológico à abordagem qualitativa de pesquisa, trabalhando com a etnografia, as narrativas de professores e a investigação-ação. Utilizaram-se como procedimentos de construção dos dados a entrevista narrativa, a observação e a análise documental. Para as análises, buscaram-se inspirações em princípios da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), procurando transitar pela relação teoria/prática e estabelecendo diálogos com os sujeitos da pesquisa e outros autores consultados. Assim, da análise dos dados, emergiu a temática “Necessidades formativas docentes sobre o Brincar/Brincadeira”. Como resultado da primeira etapa da pesquisa, foi constatado que as professoras vivenciavam necessidades formativas em relação às reflexões teóricas e práticas sobre a atividade lúdica. Como categorias do grande tema, emergiram os conteúdos programáticos da formação (primeira metamorfose): concepções de criança, infância e brincadeira; concepções de brincadeira; importância da brincadeira; papel do professor nas brincadeiras; e planejamento das brincadeiras. Os procedimentos metodológicos da formação foram organizados em sessões reflexivas de leitura, observação participante e articulação teoria-prática. A segunda metamorfose – plano de avaliação/reflexão – realizou-se a partir de observações, registros no diário de campo, reconstrução de planejamentos e práticas e diálogo compartilhado nos encontros de formação. Durante todo o processo, considerou-se que as ações didático-pedagógicas foram bem avaliadas pelas professoras, pois ficou evidente que as transformações experienciadas por elas demonstravam um progresso nos conhecimentos teórico-metodológicos, a partir de suas narrativas e práticas. Nesse contexto, evidencia-se que os resultados do trabalho confirmam a tese de que a formação contínua do professor para desenvolver uma prática pedagógica com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo a ludicidade como princípio organizador, somente será pertinente e efetiva se as necessidades da formação docente se constituírem como a “base do processo formativo”.Dissertação Minha vida daria um filme?: geografias de vida em territórios de corpos, gêneros e sexualidades(2018-02-22) Carvalho Filho, Evanilson Gurgel de; Cunha, Marlecio Maknamara da Silva; ; ; Lima Neto, Avelino Aldo de; ; Silva, Jeane Félix da; ; Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari; ; Paraiso, Marlucy Alves;O presente trabalho está vinculado às pesquisas (auto)biográficas em uma perspectiva pós-crítica e toma por objeto as conexões entre corpos, gêneros e sexualidades na formação inicial de professores/as de Ciências. A questão de pesquisa que mobilizou a minha escrita foi: “Quais as imagens que professores/as de Ciências em formação possuem sobre corpos, gêneros e sexualidades?”. Para respondê-la, formulei como objetivo analisar as imagens de futuros/as professores/as de Ciências quanto à corpos, gêneros e sexualidades através de suas histórias de vida. Operando metodologicamente com elementos da cartografia, conecto a trinca corpos-gênerossexualidades com as histórias de vida dos/as futuros/as professores/a de Ciências por meio do currículo do cinema. Os resultados desta pesquisa se mostraram múltiplos e multifacetados, não se restringindo à análise das narrativas dos/as professores/as, mas incluindo também: a composição de um modo fictíficocienticional de experimentar com a vida, inspirado em obras de ficção-científica e no meu encontro com o método cartográfico elaborado por Deleuze e Guattari; a criação de personagens conceituais (O Feiticeiro, A Grande Dama e O Grande Escritor); e o esboço de um mapa de geografias de vida, noção que passa a compreender as nossas memórias como territórios a serem explorados e que intenta relativizar o caráter potencialmente testamentário dos relatos de quem se autobiografa. Quanto aos resultados das narrativas dos/as professores/as em formação, pude inferir o que as imagens evocadas por eles/as podem propiciar em termos de suas futuras práticas pedagógicas quanto à referida trinca. Assim, para além dos flagrantes de normatizações nas vozes de alguns desses sujeitos, pude apanhar possibilidades de acolhimento a essa trinca e às linhas de fuga irrompendo nas geografias de vida cartografadas. Concluo que há falhas nas imagens dos/as futuros/as professores/as de Ciências, seja em corpos, gêneros e/ou sexualidades, mas que esses sujeitos acionam o currículo do cinema de forma que as luzes da sétima arte atravessam as rachaduras dos currículos de formação de professores/as e dos seus discursos. Quanto à possibilidade de suas vidas serem passíveis de uma escrita roteirizada, tais sujeitos, ao responderem se suas vidas dariam um filme, demonstraram ser possível trazer para as pesquisas (auto)biográficas a possibilidade de reconfigurar o vivido por meio de uma estética que aproxime nossas memórias às obras de arte, borrando as fronteiras entre a realidade e a ficção.Tese No caminho dos pés e das mãos: a experiência do corpo como fenômeno educativo no Taekwondo(2018-02-27) Silva, Luiz Arthur Nunes da; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; ; Lima Neto, Avelino Aldo de; ; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; Porpino, Karenine de Oliveira; ; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; ; Viana, Raimundo Nonato Assunção; ; Moreira, Wagner Wey;Esta tese apresenta a experiência do corpo como fenômeno educativo no Taekwondo. Essa argumentação/hipótese considera a educação como parte integrante do sensível, privilegiando a relação que ocorre por meio da intercorporeidade e que se revela no corpo próprio, com o corpo do outro e com o mundo. A pesquisa teve como objetivo compreender como ocorre a experiência do corpo no Taekwondo a partir da experiência vivida e da técnica do corpo, bem como, revelar como essa experiência do corpo inaugura o fenômeno educativo, mediante o envolvimento que ocorre na intercorporeidade. A metodologia pauta-se na atitude fenomenológica do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, por meio da qual realizamos diálogos e discussões nesse universo de significações que se expressão no corpo. Trouxemos ainda como aliado à fenomenologia, o cinema-verdade descrito por Edgar Morin e Jean Rouch, no intuito de dar o tratamento necessário para a construção imagética do nosso corpus de análise, constituído por filmagens de entrevistas, aulas e autoconfrontações, a partir da captura e da leitura dos registros de Mestres do Taekwondo. Logo, oferecemos voz e escuta para os relatos para assim desvelar o acontecimento do fenômeno educativo dentro de sua prática. O interesse aqui é pensar como esses ensinamentos milenares, tradicionais, são perpassados ao longo dos anos e como isso se dá a partir da relação entre professor e aluno, entre Mestre e Discípulo, a partir dessa educação sensível que envolve a expressão do corpo, a intercorporeidade, as técnicas do corpo, e os desdobramentos dessas reflexões para a educação. Nesse processo educa-se a si mesmo e ao outro por meio da técnica, mas também pela filosofia de vida, exemplos, valores, vindos da experiência e afetos compartilhados. Trata-se de uma educação fenomenológica configurada no corpo da experiência vivida.Dissertação Nos litorais dos desejos: (in)visibilidades das sexualidades dissidentes na Educação Profissional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-07) Maia, Robério Nunes; Lima Neto, Avelino Aldo de; ; ; http://lattes.cnpq.br/3991163444439301; Araújo, Allyson Carvalho de; ; Soares Júnior, Azemar dos Santos; ; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; ; Caminha, Iraquitan de Oliveira;O presente trabalho, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), objetiva desvelar, a partir do cinema, os lugares das sexualidades dissidentes na proposta pedagógica da Educação Profissional (EP). Para tanto, pretendemos (i) perceber como o corpo e a sexualidade juvenis se situam no Projeto Pedagógico da Educação Profissional; (ii) problematizar as interfaces entre o currículo integrado e as demandas subjetivas relativas ao corpo e à sexualidade no contexto institucional; e, por fim, (iii) visibilizar, por meio do cinema, as articulações existentes entre as sexualidades dissidentes e a formação humana integral preconizada pela Educação Profissional. O fenômeno em questão é investigado à luz do referencial teórico dos estudos de gênero e sexualidade, em diálogo com teóricos da Educação Profissional. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória. Nesse sentido, inicialmente, através de um estado da arte, identificamos uma lacuna existente no campo epistemológico da Educação Profissional: a inexpressiva quantidade de estudos sobre corpo e sexualidade nessa modalidade educativa. Após esse momento, analisamos leis e documentos institucionais referentes à proposta pedagógica da Educação Profissional. Em seguida, identificamos a existência de situações de sofrimento vinculadas às questões de gênero e sexualidade recebidas pelos setores de Assistência Estudantil e de Psicologia do IFRN. Estes três movimentos prévios ajudaram-nos a compor o corpus da pesquisa, constituído por três filmes: Corpo Elétrico (2017); Ferrugem (2018); Moonlight: sob a luz do luar (2017). Como estratégia metodológica para análise fílmica e como modo de ampliação dos olhares sobre o problema estudado, empregamos a Ficha de Análise Fílmica, debruçandonos sobre as categorias de análise a seguir: corpo e educação; corpo e sexualidade; corpo e trabalho. A pesquisa contribuiu para identificar as lacunas existentes quanto às questões de corpo e sexualidade dissidentes no campo epistemológico da EP, bem como para identificar a ausência dessas questões no PPP do IFRN, que as integra de maneira generalista na categoria “diversidade”. Assim, a Assistência Estudantil apresenta-se como lugar privilegiado da escuta desses sujeitos, desvelando inúmeros fazeres e práticas que integram as questões postas pelo currículo integrado e pelo currículo oculto, chegando a lacunas não alcançadas pelo currículo formal.Dissertação A percepção do corpo das crianças na educação infantil: o olhar das professoras(2019-12-12) Guedes, Mileyde Bárbara Santos; Nobrega, Terezinha Petrucia da; Lima Neto, Avelino Aldo de; ; ; ; Surdi, Aguinaldo César; ; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; Silva, Luiz Arthur Nunes da; ; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de;Esta dissertação objetiva abordar a percepção do corpo da criança, na Educação Infantil, através do olhar das professoras da Escola Arlete de Almeida Nunes em João Pessoa. A proposta do estudo em questão é aprofundar sobre a compreensão do corpo da criança, que sente, que afeta e que é afetado. Assim, buscamos discutir, associar e indagar, compreender como o outro que se ocupa, trabalha, ensina e está atrelado no cotidiano com o sujeito criança. Como percebe o seu corpo quando criança? Como compreende o corpo das crianças para as quais leciona? Consideramos que essas reflexões estão atreladas às vivências passadas e presentes dessas profissionais, haja vista a necessidade de ouvir o outo, para efetivamente conhecê-lo e, assim, saber um pouco de suas histórias como meio para desvelar os seus entendimentos sobre o corpo das crianças. A abordagem metodológica utilizada foi a fenomenologia, em que a pesquisa ocorreu no vivido sensível e intencional, a partir do relato da experiência, em que fizemos a redução fenomenológica e a compreensão do fenômeno. Nesse processo, realizamos quatro entrevistas com cada uma das docentes: na primeira, indagamos sobre as histórias de sua infância; na segunda, questionamos sobre como elas veem as crianças e pedimos para elas desenharem a representação desse corpo como era antigamente e como o é nos dias atuais; na terceira, perguntamos sobre a forma de percebê-lo, e, por fim levamos as figuras e pedimos que elas falassem sobre a imagem que construíram. Os encontros com as oito professoras ocorreram em quatro momentos, cada um deles individualmente, no ambiente escolar, no terceiro horário antes do recreio, na própria sala das professoras, momento este em que tínhamos bastante privacidade. A hora e o local foram os mais propícios para as profissionais entrevistadas professoras. Dessa maneira, elaboramos a presente dissertação em três capítulos. No primeiro capítulo, apresentamos as discussões teóricas sobre a criança e sua historicidade. No segundo, expomos os significados revelados, através da infância, abrangendo a experiência vivida e a essência pueril que ainda habita nas professoras, em suas histórias e nos significados que elas possuem. Em nosso terceiro capítulo, trazemos a questão da percepção do corpo da criança, por meio do olhar das docentes e ilustramos com os desenhos feitos por elas, representando esses mobilizadores de percepção. Concluímos que a criança é corpo atribuído por vontade, afeto, presença e historicidade.Tese As práticas educativas do medo e os discursos sobre crimes de feminicídio na Paraíba: o caso Valdemarina Zominho e Maria Helena Freitas (1972-1996)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Silva, Eduardo Sebastião da; Lima Neto, Avelino Aldo de; https://orcid.org/0000-0003-4810-8742; http://lattes.cnpq.br/3231870235953025; Silva, Alômia Abrantes da; Rabay, Gloria de Lourdes Freire; Cipriano, Maria do Socorro; Nascimento, Regina Coelli GomesEsta tese tem por objetivo analisar os discursos jurídicos e jornalísticos construídos sobre dois crimes de violência cometidos contra mulheres, a saber, Valdemarina Zominho, no ano de 1972 e Maria Helena Cruz de Freitas, no ano de 1986. Embora os assassinatos tenham ocorrido respectivamente nestes anos, o recorte temporal desta tese tem início no ano de 1972, por ser a data do primeiro caso, e finda no ano de 1996, data do último registro encontrado no Tribunal de Justiça da Paraíba sobre o caso Maria Helena. Espacialmente, tomei por recorte a geografia paraibana, não apenas pelo fato dos crimes terem acontecido nas cidades de Santa Rita e João Pessoa, mas pelo fato dos discursos produzidos e publicados nos jornais terem circulado pelas diversas cidades do estado. Embora os assassinatos de mulheres sejam à época considerados homicídios, trato-os neste texto como feminicídios, por um posicionamento político e de luta. Algumas categorias conceituais foram fundamentais para o entendimento do tema e escrita deste texto: feminicídio, a partir de Izabel Gomes (2018), definido como a violência cometida contra a mulher por sua condição de gênero, neste caso, em sua forma mais violenta, a morte; discurso em suas formas de regularidade, entendido por Michel Foucault (2010) como um possuidor de ordem, correlações, posições e funcionamentos, transformações ligadas e hierarquizadas; regime de verdade, pensado por Foucault (2009) como modelos de discursos produzidos e colocados em atividade como verdadeiros, em geral, elaborados por instituições como fruto de poder e amplamente difundidos por meio de instâncias ditas educativas. Defendo como argumento de tese a produção de dois movimentos educativos distintos: uma prática educativa do medo imposta às mulheres a partir dos discursos produzidos sobre os crimes de feminicídio; e a produção de movimentos de resistência aos discursos sobre esses crimes e contra a impunidade dos réus. Esses movimentos foram gestados a partir de uma cruel prática educativa que chamo de pedagogia do medo, uma forma de poder repleta de dispositivos capazes de adestrar corpos ao machismo hegemônico pactuado historicamente, e, por vezes, silenciosamente como um “acordo entre cavalheiros” que dirigem as instituições. Metodologicamente, utilizei a análise do discurso de ordem foucaultiana para problematizar como os enunciados discursivos foram construídos enquanto regimes de verdade capazes de educar, intimidar, punir e absolver os indivíduos que nesta história defendiam o pacto do machismo, bem como, foi possível perceber nas regularidades discursivas as formas de resistência. As fontes históricas coletadas e analisadas compuseram o arquivo, que segundo Michel Foucault (2010), é lei do que pode ser dito, o sistema que rege o aparecimento do enunciado enquanto acontecimentos singulares não escritos necessariamente numa linearidade, mas que se compõem uns aos outros em relações múltiplas. Portanto, neste arquivo, reuni notícias publicadas nos jornais A União, O Norte, Correio da Paraíba e Diário da Borborema, o processo crime do caso Valdemarina Zominho e outros enunciados produzidos em torno dos casos. Conclui-se que a pedagogia do medo funcionou como uma prática educativa capaz de adestrar corpos e mentes de mulheres de acordo com a lógica do machismo hegemônico, responsável por violentar aquelas que infringiram a regra, bem como, criou manifestações de luta e de resistência a esse regime de verdade por meio das técnicas de si.Dissertação Prazer com razão: análise e crítica da ética sexual Kantiana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-11-30) Lima Neto, Avelino Aldo de; Nahra, Cínara Maria Leite; ; http://lattes.cnpq.br/3185309694904313; ; http://lattes.cnpq.br/3231870235953025; Sousa Filho, Alipio de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795603A8&dataRevisao=null; Pequeno, Marconi José Pimentel; ; http://lattes.cnpq.br/5979819304409879A presente dissertação objetiva apresentar os fundamentos da ética kantiana no que concerne ao juízo moral acerca das práticas sexuais. Mostra que o ato sexual, para o filósofo, inevitavelmente degrada os indivíduos que nele tomam parte, dada a sua natureza objetificadora, manifesta no uso dos indivíduos como meros meios para a obtenção de prazer. Para solucionar tal aporia da natureza posto que humanidade é um fim em si mesmo, em virtude de ser portadora de racionalidade, não podendo, por isso, ser tratada como mero meio Kant afirma ser o matrimônio o lócus moral adequado para o exercício da sexualidade, dada a reciprocidade aí forjada, impedindo a degradação. No casamento, o vínculo estabelecido entre o impulso da natureza para a conservação da espécie concretizado por meio do intercurso sexual aberto à procriação e o dever do homem para consigo mesmo enquanto ser animal preservar a espécie sem degradar a pessoa é cumprido de modo plenamente moral. Este texto clarifica que a justificativa para a assunção desta solução se fixa em dois desdobramentos do imperativo categórico: as fórmulas da humanidade e da lei da natureza. A despeito do fato da primeira trazer contribuições significativas para as relações humanas graças ao conceito de reciprocidade, a segunda estabelece um papel normativo para o argumento teleológico da sexualidade, tornando-se um entrave na filosofia prática kantiana. Para ultrapassar tal obstáculo, esboçamos uma crítica que recorre aos estudos de Michel Foucault acerca do sexo e das técnicas de poder a ele relacionadas, produtores de uma scientia sexualis no Ocidente, mostrando que a moral do filósofo de Königsberg também se inscreve, de alguma forma, neste projeto. Por fim, numa leitura foucaultiana da Aufklärung kantiana, reconhecemos que, para propor novas possibilidades éticas da vivência da sexualidade, urge pensar e criar novos espaços relacionais nos quais o sujeito assuma, autonomamente, o governo de si.Dissertação Produção de sentidos sobre diversidade sexual por jovens rurais(2018-03-28) Primo, Izabelle Cristina de Medeiros; Leite, Jader Ferreira; Dantas, Cândida Maria Bezerra; ; ; ; Lima Neto, Avelino Aldo de; ; Macedo, João Paulo Sales;A escola é uma instituição historicamente construída para atender às demandas sociais de onde está inserida e, por isso, tanto reproduz quanto produz seu contexto histórico-social. Dessa forma, é crescente a demanda de jovens estudantes sobre temas associados a gênero e diversidade sexual que acolho como psicóloga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no interior do Estado, instituição que atinge principalmente jovens de pequenos municípios e de comunidades rurais. Esta pesquisa almejou investigar os sentidos produzidos por jovens de comunidades rurais estudantes do IFRN-Campus São Paulo do Potengi (SPP) sobre diversidade sexual, além de analisar como as ruralidades mediam a produção de sentidos em questão, conhecer como a família e a comunidade se interpõem no modo como a juventude rural produz sentidos sobre a diversidade sexual e identificar como o IFRN-SPP permeia essa produção de sentidos. Realizamos quatro grupos de discussão, com jovens entre 15 e 29 anos, estudantes do IFRNSPP, moradores da zona rural, que aceitaram participar da pesquisa, mediante autorização prévia. Considerando a adesão dos estudantes e o tempo de vínculo com o campus, o material produzido por um grupo foi analisado em profundidade, a partir de eixos categorizados preliminarmente: diversidade sexual, ruralidades, família e comunidade, IFRN-SPP, fundamentando-se nas perspectivas teóricas sobre construcionismo social, ruralidades e diversidade sexual. Os resultados apontam para sentidos construídos sobre a diversidade sexual, que revelam diferenças da vida urbana e rural entre jovens, enfatizando uma dominância de valores tradicionais familiares e comunitários no meio rural que restringem as possibilidades em torno da diversidade sexual, tornando o seu reconhecimento mais desafiador nesse contexto. Por outro lado, a vinculação dos jovens com o IFRN-SPP tem possibilitado a incorporação de novos repertórios discursivos, de modo a ampliar seus sentidos em torno da diversidade sexual, com vistas a um exercício de alteridade promovido pela instituição.Dissertação "Serão perfeitas donas de casa e distintas moças da sociedade": a Escola Doméstica em uma história da educação das sensibilidades femininas em Natal (1914-1945)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-05) Souza, Vitória Diniz de; Soares Júnior, Azemar dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; ; http://lattes.cnpq.br/4456879116216222; Lima Neto, Avelino Aldo de; ; http://lattes.cnpq.br/3231870235953025; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/2481333551162411; Menezes, Joedna Reis de; ; Batista, Ricardo dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9578390926356664O objetivo dessa dissertação é compreender como os discursos desenvolvidos pela Escola Doméstica sobre a escolarização das mulheres produziram sensibilidades acerca da feminilidade. A Escola Doméstica foi uma instituição de Educação Doméstica, inaugurada em 1914 na cidade do Natal, no Rio Grande do Norte. Essa escola era destinada exclusivamente às mulheres após concluírem o Ensino Primário completo, sobretudo, as jovens da elite potiguar. Esse é um trabalho sobre a história da educação feminina, se enquadrando nos pressupostos da História Cultural e dialogando com os estudos de gênero, no intuito de perceber como as diferenças sexuais e de gênero são produzidas historicamente e discursivamente, a partir das abordagens de Judith Butler (2003) e Guacira Louro (2003; 2019), e o processo dessa prática de distinção na generificação do espaço escolar. Desse modo, entende-se a instituição escolar enquanto um dispositivo de poder que produz discursos sobre o corpo sexuado e institui práticas de disciplinamento sobre esse corpo estudantil, produzindo regimes de verdade sobre a feminilidade. Como metodologia, foi adotada a Análise do Discurso de inspiração nas obras de Michel Foucault (1999; 2008), para identificar os enunciados discursivos produzidos pela Escola Doméstica acerca das sensibilidades femininas. Dessa maneira, para atingir o objetivo proposto, primeiro, foi preciso diagnosticar as condições de possibilidade de emergência dos discursos sobre a escolarização feminina na Escola Doméstica. Segundo, identificar quais os conhecimentos articulados pela Educação Doméstica escolarizada enquanto parte de um projeto de associação entre a mulher e o lar. E, por fim, identificar os modos de subjetivação experimentados pelas alunas face ao projeto institucional de formação da “dona de casa cidadã”. Portanto, por meio dessa pesquisa, foram percebidas um conjunto de regularidades discursivas que produziam o efeito de um discurso verdadeiro sobre o feminino pela sua constante repetição. Os discursos produzidos pela Escola Doméstica acerca da feminilidade agiam através da mobilização dos conhecimentos domésticos a partir de uma lógica higienista, defendendo o lugar da mulher no lar, como protagonista desse espaço, agindo enquanto mãe, esposa e dona de casa.Tese O testemunho do cuidado de si no presente: modos de sujeição na mídia evangélica(2019-03-08) Torres, João Victor Costa; Gomes, Adriano Lopes; ; ; Archanjo, Renata; ; Muniz, Cellina Rodrigues; ; Lemos, Daniel Dantas; ; Lima Neto, Avelino Aldo de; ; Sousa, Gilton Sampaio de;Esta pesquisa, situada no campo de estudos da Linguística Aplicada (L.A), objetiva analisar como ocorre a produção de subjetividade e os modos de sujeição nos testemunhos de fé da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), quando essas narrativas de si discursivizam uma “experiência de felicidade”. Para isso, busca apoio no momento derradeiro das análises de Michel Foucault (1984, 1985, 2010c), isto é, o instante ético. Os cinco testemunhos que compuseram o corpus estão localizados no espaço virtual, em um canal particular da IURD na internet. A metodologia, de natureza qualitativa, delineada por meio da Análise do Discurso (AD), teve como ponto de partida a noção de cuidado de si, resgatada por Foucault (1984, 1985, 2010c). Partindo do pressuposto da descontinuidade, oferece uma chave de inteligibilidade para o gênero discursivo testemunho de fé, por meio de quatro prescrições analíticas: a ruminação, a bifurcação, a vitrine discursiva e a incitação. O exame chega a algumas inferências, quais sejam: os modos de sujeição, embora distintos, compartilham de uma concepção antitrágica e dialética da existência. As condutas circunscrevem o desejo à falta e não à produção. Essa perspectiva deu àquelas subjetividades um traço de dependência do outro. O modo empresarial ou de capital humano, ancorado no lastro da teologia da prosperidade, também se torna presente nas narrativas, especialmente na enunciação de uma felicidade de bem-estar pessoal. As tecnologias do eu, como a ideia de sacrifício e jejum, tem atualização pelos diagramas do poder. Elas despontam pelas vias do consumo, do acúmulo e pelo desejo de recompensa. Finalmente, as imagens identitárias ou narcísicas – apoiadas em sua maioria, pela esteira da produtividade e pelo desejo de uma felicidade crônica – produziram outro acabamento nos fenômenos da parrhesia, da conversão e da salvação, temas ancestrais do cuidado de si.