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Navegando por Autor "Lima, Thiago Zaqueu"

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    TCC
    A incompatibilidade entre aleatorização na experimentação e análise estatística como um possível fator na crise de reprodutibilidade científica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-04) Lima, Thiago Zaqueu; Pinho, André Luís Santos de; Vivacqua, Carla Almeida; Silva, Damião Nóbrega da
    As ciências biomédicas tem como objetivo essencial identificar alvos, potencialmente, terapêuticos para o desenvolvimento de novos tratamentos para enfermidades humanas. Entretanto, o êxito translacional tem sido contestado. Além disso, os resultados publicados, em sua maioria, acabam não sendo reproduzidos, o que rende o status de crise de reprodutibilidade. Em geral, os efeitos mostram-se superestimados. Este cenário compromete montantes vultuosos investidos em pesquisa pré-clínica de conclusões equivocadas. Levantamentos recentes têm indicado a displicência com o método científico e a inconsistência estatística como causas da não reprodutibilidade. É digno de nota a ausência da aleatorização nos relatos experimentais. Apesar de raramente empregada nos experimentos pré-clínicos, a aleatorização é fundamental para determinar a distribuição das estatística de teste de um teste de hipótese. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo investigar os efeitos de desconsiderar restrições da aleatorização sobre as probabilidades de erro tipo I e tipo II. Para estudar o nível de significância, foram simuladas amostras de um experimento fatorial 22 com estrutura de correlação de parcelas subdivididas em diferentes cenários (de número de réplicas, variância do erro da subparcela e correlação distintos). Então, o nível de significância verdadeiro foi estimado como a proporção de amostras geradas sob H0, cuja hipótese nula foi rejeitada. Deste modo, observou-se que desconsiderar a restrição na aleatorização (i.e., analisar como completamente aleatorizado) implica em nível de significância referente ao efeito do fator de parcela maior do que o valor nominal informado pelo teste. Por outro lado, o nível de significância associado ao efeito do fator de subparcela mostra-se menor do que o valor nominal do teste. Como o poder do teste F da ANOVA é uma função do parâmetro de não centralidade e este depende dos fatores controlados na simulação, o poder pôde ser calculado para cada cenário. Deste modo, observou-se que desconsiderar a aleatorização (i.e., analisar como completamente aleatorizado) atribui poder de análise ao efeito da parcela artificialmente maior. Por sua vez, o poder do teste associado à subparcela é menor, quando a aleatorização completa é assumida. Esses resultados foram ratificados por simulação. Deste modo, conclui-se que assumir aleatorização completa diante de estrutura de correlação de parcelas subdivididas aumenta o risco de falso alarme quanto ao efeito do fator de parcela, bem como aumenta a probabilidade de falso negativo do efeito do fator atribuído à subparcela. Assim, por meio desse exemplo, entende-se que a incompatibilidade da análise estatística em relação a aleatorização na execução do experimento configura um fator potencialmente agravante da baixa reprodutibilidade na ciência.
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    Artigo
    Selective inhibition of mirror invariance for letters consolidated by sleep doubles reading fluency
    (Elsevier, 2020-12-17) Torres, Ana Raquel; Mota, Natália Bezerra; Adamy Neto, Nery; Naschold, Angela Maria Chuvas; Lima, Thiago Zaqueu; Silva, Mauro Copelli Lopes da; Weissheimer, Janaina; Pegado, Felipe Andre Fernandes; Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes
    Mirror invariance is a visual mechanism that enables a prompt recognition of mirror images. This visual capacity emerges early in human development, is useful to recognize objects, faces, and places from both left and right perspectives, and is also present in primates, pigeons, and cephalopods. Notwithstanding, the same visual mechanism has been suspected to be the source of a specific difficulty for a relatively recent human invention—reading—by creating confusion between mirror letters (e.g., b-d in the Latin alphabet). Using an ecologically valid school-based design, we show here that mirror invariance represents indeed a major leash for reading fluency acquisition in first graders. Our causal approach, which specifically targeted mirror invariance inhibition for letters, in a synergic combination with post-training sleep to increase learning consolidation, revealed unprecedented improvement in reading fluency, which became two-times faster. This gain was obtained with as little as 7.5 h of multisensory-motor training to distinguish mirror letters, such as “b” versus “d.” The magnitude, automaticity, and duration of this mirror discrimination learning were greatly enhanced by sleep, which keeps the gains perfectly intact even after 4 months. The results were consistently replicated in three randomized controlled trials. They not only reveal an extreme case of cognitive plasticity in humans (i.e., the inhibition in just 3 weeks of a ∼25-million-year-old visual mechanism), that allows adaptation to a cultural activity (reading), but at the same time also show a simple and cost-effective way to unleash the reading fluency potential of millions of children worldwide
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