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Navegando por Autor "Lima, Maria Clara de Oliveira"

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    Artigo
    Adaptação do protocolo Indicadores de Performance Funcional Auditiva Brasileiro - versão reduzida
    (Codas, 2021) Brazorotto, Joseli Soares; Araújo, Maria Eduarda Braga de; Lima, Maria Clara de Oliveira; Carvalho, Wanderson Laerte de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819
    Objetivo: Adaptar o protocolo Indicadores de Performance Funcional Auditiva Brasileiro para uma versão reduzida, incluindo a produção de material e de um manual de aplicação. Método: Estudo do tipo metodológico, descritivo e transversal, com abordagem quantiqualitativa, realizado com sete fonoaudiólogos que aplicaram o protocolo em 34 crianças com deficiência auditiva e seus responsáveis. Cumpriram-se a análise da validade de conteúdo, bem como da confiabilidade do instrumento por meio da avaliação da equivalência semântica, da análise da satisfação dos fonoaudiólogos e dos testes estatísticos alfa de Cronbach e coeficiente de Kappa. Resultados: Foi adaptada a versão reduzida denominada FAPI-r, com coeficientes que indicaram consistência interna e concordância interavaliadores quase perfeitos. Os fonoaudiólogos referiram satisfação com o instrumento e relataram que o manual de aplicação facilitou o entendimento sobre a aplicação do teste. Observou-se, no entanto, a não concordância entre a avaliação dos fonoaudiólogos e as respostas das famílias, indicando a necessidade de maior inserção destas no cenário terapêutico. Conclusão: Realizada a adaptação do FAPI-r, constatando-se sua validade e confiabilidade, com futuros desdobramentos para a pesquisa e atuação clínica na população de crianças com deficiência auditiva.
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    Artigo
    Análise da efetividade de um programa de intervenção para famílias de crianças com deficiência auditiva
    (Codas, 2019) Brazorotto, Joseli Soares; Lima, Maria Clara de Oliveira; Souza, Aline Santos de; Santos, Ingrid Rafaella Dantas dos; Carvalho, Wanderson Laerte de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819
    Objetivo: Avaliar a efetividade de um programa de intervenção para famílias de crianças com deficiência auditiva. Método: Pesquisa de intervenção, com delineamento longitudinal e análise estatística inferencial. Foram realizadas 20 sessões de intervenção, durante oito meses; destas, 19 ocorreram em situação de grupo e uma sessão foi individual. Para a análise dos dados pré e pós-intervenção, foram aplicados instrumentos específicos e realizado o registro em vídeo da interação da família com a criança após quatro e oito meses. Resultados: Houve mudança clínica positiva confiável nas interações comunicativas das famílias com seus filhos, após 8 meses de intervenção. A necessidade de informações das famílias se modificou ao longo da intervenção e diminuiu para todas as famílias. Conclusão: verificou-se a efetividade da proposta de programa de intervenção para famílias de crianças com deficiência auditiva.
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    Livro
    Indicadores de performance funcional auditiva - versão reduzida FAPI - r: manual de aplicação
    (SEDIS-UFRN, 2024-08-12) Brazorotto, Joseli Soares; Araújo, Maria Eduarda Braga de; Lima, Maria Clara de Oliveira; Santos, Ingrid Rafaella Dantas dos
    Instrumentos de avaliação e monitoramento da percepção auditiva em crianças com deficiência auditiva são importantes para o acompanhamento durante o seu processo terapêutico fonoaudiológico. No entanto, ainda são escassos os protocolos disponíveis em português que avaliem todas as habilidades auditivas, nos cenários clínico e domiciliar e que sejam aplicáveis à rotina dos serviços especializados de reabilitação e de implante coclear. Diante disso, adaptar um instrumento em formato reduzido, possibilita a utilização do mesmo em amostras mais amplas, bem como viabiliza a comparação entre dados obtidos em diferentes sujeitos e contextos, com ganhos para as esferas clínica e de pesquisa. Este foi o objetivo do estudo realizado que deu origem a este manual, disponibilizado como recurso de apoio à aplicação do protocolo Indicadores de Performance Funcional Auditiva Brasileiro - versão reduzida (FAPI-r). Como método, foi realizado um estudo do tipo metodológico, descritivo e transversal, com abordagem quanti-qualitativa, tendo como participantes sete fonoaudiólogos que aplicaram o protocolo em 34 crianças com deficiência auditiva e seus responsáveis (no CEP: 1.144.295), antecedida pela etapa piloto com uma criança ouvinte. Cumpriram-se a análise da validade de conteúdo, bem como da confiabilidade do instrumento por meio da avaliação da equivalência semântica, da análise da satisfação dos fonoaudiólogos e dos testes estatísticos alfa de Cronbach e coeficiente de Kappa. Assim, foi adaptada a versão reduzida denominada FAPI-r, com a redução de 61 itens de avaliação do teste original para 25 itens, com coeficientes que indicaram consistência interna e concordância interavaliadores quase perfeitas. Os fonoaudiólogos referiram satisfação com o instrumento e com o manual de aplicação. Após a realização da pesquisa, o manual escrito passou por atualização, sendo incluídos os vídeos com exemplos de cada seção, assim como os recursos visuais de cartas e cenários e as mensagens gravadas para aplicação. Constatou-se a validade e confiabilidade do FAPI-r, com futuros desdobramentos para a pesquisa e atuação clínica na reabilitação auditiva infantil.
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    Livro
    Indicadores de performance funcional auditiva: versão reduzida FAPI-r: manual de aplicação
    (SEDIS-UFRN, 2024) Brazorotto, Joseli Soares; Araújo, Maria Eduarda Braga de; Lima, Maria Clara de Oliveira; Santos, Ingrid Rafaella Dantas dos
    O FAPI-R tem por objetivo avaliar de forma breve o desenvolvimento das habilidades auditivas em crianças com deficiência auditiva em programas de reabilitação e serviços de acompanhamento nesta população. É possível realizar a aplicação por meio de mensagem gravada, a viva-voz, em situações de escuta difíceis como na presença de ruído e a distância, permitindo traçar um perfil de pontos fortes e fracos no desenvolvimento da criança. Caso o avaliador sinta a necessidade de investigar com mais detalhes alguma habilidade, pode aplicar, posteriormente, um protocolo mais completo e/ou específico à habilidade selecionada. Quanto à faixa etária, não houve limite de idade para a sua aplicação no estudo que realizou sua adaptação para a versão reduzida , embora a versão original e completa do FAPI recomende sua aplicação em crianças com até 5 anos de idade. Como o teste original recomenda que se façam perguntas aos pais relativas ao desenvolvimento de cada habilidade, foram organizados dois formulários: um dedicado à aplicação clínica com as crianças, pela observação direta do fonoaudiólogo e outro formulário com questões para a família. É desejável que ambos sejam aplicados para uma avaliação mais abrangente, considerando o ambiente domiciliar e as observações cotidianas dos pais. Assim, a avaliação pode ser útil para a orientação à família com base nas observações de ambos, profissionais e familiares ou professores (no caso de crianças que passam o dia na escola, por exemplo)
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    TCC
    Validação de recurso educacional para fonoaudiólogos sobre o uso do videofeedback na capacitação de famílias de crianças com deficiência auditiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Martins, Gabrielly de Souza; Brazorotto, Joseli Soares; Santos, Ingrid Rafaella Dantas dos; https://orcid.org/0000-0002-2797-7140; http://lattes.cnpq.br/3787619245763255; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819; http://lattes.cnpq.br/8038447445698925; https://orcid.org/0000-0001-6413-6175; http://lattes.cnpq.br/5591049695378416; Cavalcanti, Hannalice Gottschalck; https://orcid.org/0000-0003-2327-8040; http://lattes.cnpq.br/6975482659120440; Lima, Maria Clara de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-1936-7235; http://lattes.cnpq.br/6773435517861997
    Introdução: A qualificação de fonoaudiólogos para atuar com a capacitação parental às famílias de crianças com deficiência auditiva é muito importante, dada a influência das interações familiares no desenvolvimento infantil. Um dos recursos empregados nesta capacitação é o videofeedback, que objetiva melhorar a qualidade das interações entre o familiar e a criança, com impactos positivos nos resultados terapêuticos nesta população, além da melhoria da autoestima, autoeficácia e qualidade de vida das famílias. Objetivo: Validar um recurso educacional para capacitar fonoaudiólogos sobre o uso do videofeedback, como uma ferramenta no processo de reabilitação auditiva infantil. Método: Estudo metodológico, de validação, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Institucional, no qual o material educacional foi avaliado por 7 fonoaudiólogos de um serviço de reabilitação auditiva do Sistema Único de Saúde (SUS). Resultados: O recurso foi validado com concordância de 97% sobre a adequação de conteúdo e apresentação, com Índice de Validade de Conteúdo (IVC) acima de 0,80, tendo sido incorporadas ao material as sugestões dos fonoaudiólogos juízes. O guia é composto por texto com as bases da intervenção por meio do videofeedback e suas respectivas referências, 3 vídeos explicativos dos procedimentos, além de 2 vídeos para estudo de caso acompanhados por um formulário para treinamento da análise da interação família-criança com deficiência auditiva. Conclusão: O guia para a formação continuada de fonoaudiólogos sobre o procedimento de videofeedback voltado à capacitação de famílias de crianças com deficiência auditiva foi validado e encontra-se disponível para uso como Recurso Educacional Aberto em site institucional.
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