Navegando por Autor "Lima, Mônica Maria Fernandes de"
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TCC Acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nas academias de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12) REIS, Sophia Amadeu; Lima, Mônica Maria Fernandes de; Carvalho, Sheila Oliveira de; Elali, Gleice AzembujaFazendo uma análise das academias da cidade de Natal/RN, nota-se que a maioria delas não oferecem acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, não obedecendo as especificações das normas e leis vigentes acerca do assunto. Sabendo que a inclusão social desse grupo de pessoas é um assunto atual e complexo, que ainda necessita de muita visibilidade, esse trabalho não tem um público alvo específico, a intenção é que ele seja de interesse de toda a sociedade, tanto para esse grupo específico quanto para arquitetos e empresários que planejam e projetam os espaços em questão. Sabendo também que a prática de atividades físicas e esportivas deve ser um direito de todos, percebemos importância de promover a acessibilidade nesses ambientes, locais ligados à saúde e ao bem-estar (físico, mental e social) das pessoas. Portanto, o objetivo do trabalho é propor diretrizes para a incorporação dos conceitos de acessibilidade no planejamento e projeto de academias e estúdios voltados para a prática de atividades físicas. Para isso, o trabalho tomou como base a NBR 9050/2015 e o Decreto Nº 9.405, de 11 de Junho de 2018.TCC Além dos muros: projeto arquitetônico de um centro socioeducativo.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Silva, Mayara Melo da; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; 0000-0002-6162-5536; http://lattes.cnpq.br/7993654034144843; 0000-0001-8796-2867; http://lattes.cnpq.br/3039985432086774; Lima, Mônica Maria Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/8621868780418810; Medeiros, Deisyanne Câmara Alves de; http://lattes.cnpq.br/9463473981528777O sistema carcerário brasileiro enfrenta desafios complexos, especialmente com o sucateamento das unidades prisionais, destacando a necessidade premente de uma abordagem mais humanizada. Os centros socioeducativos, destinados à detenção juvenil e respaldados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), buscam garantir direitos humanos e oportunidades de reabilitação para os jovens, porém, enfrentam obstáculos estruturais que comprometem sua principal finalidade de ressocialização. Nesse contexto, a arquitetura humanizada emerge como uma alternativa promissora para aprimorar esses espaços, desempenhando um papel crucial na recuperação dos jovens infratores. No estado do Rio Grande do Norte, atualmente, existem três unidades de internação em diferentes municípios que atendem toda a demanda estadual, a concentração das unidades de internação em apenas três localidades reflete desafios significativos relacionados à cobertura e ao atendimento equitativo. Refletir sobre melhorias no sistema socioeducativo é fundamental para construir um futuro mais promissor tanto para esses jovens quanto para a sociedade em geral. Portanto, este trabalho visa desenvolver uma proposta de projeto de arquitetura para um centro socioeducativo destinado a menores infratores, por meio de espaços humanizados, compreendendo o funcionamento das instituições socioeducativas, analisando as características dos ambientes humanizados e aplicando os princípios da humanização em contextos de privação de liberdade.TCC Anteprojeto de edificação comercial com fachada ativa para a avenida Abel Cabral(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-16) Pereira, Guilherme Luiz Sousa; Oliveira, Jesonias da Silva; http://lattes.cnpq.br/3016738408115218; http://lattes.cnpq.br/2623605402608619; Lima, Mônica Maria Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/8621868780418810; Gosson, Bárbara Delfino PatrícioTendo um uso e ocupação do solo similar ao longo de toda a avenida Abel Cabral, situada no bairro de Nova Parnamirim (Parnamirim/RN) é perceptível a necessidade de planejamento e equipamentos para que a permanência de pessoas se torne algo preponderante na dinâmica do espaço, tornando o local mais ativo e assim gerando atributos que contribuem para a maior sensação de segurança, como por exemplo a vigilância natural. Andando pelo bairro, é possível perceber a predominância de fachadas cegas, principalmente de residências uni ou multifamiliares, o que além de influenciar negativamente o fator de vigilância natural, também prejudica a interação entre as pessoas. Analisando estes aspectos, este trabalho busca desenvolver uma proposta arquitetônica de um centro comercial que utilize do conceito de fachada ativa, adotando elementos que gerem boa relação entre espaço público e privado, contribuindo para a dinâmica local com intuito de beneficiar tanto seus usuários quanto moradores da região.TCC Arquitetura escolar inclusiva focada no público com transtorno do espectro autista (TEA)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Saraiva, Matheus Albuquerque Camilo; Lima, Mônica Maria Fernandes de; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; Fontes, Maria Solange Gurgel de CastroA escola oferece um dos primeiros momentos em sociedade na vida do ser humano, e sendo o transtorno do espectro autista (TEA) caracterizado por déficits na comunicação social e interação social, é na escola que as pessoas com autismo se deparam com os primeiros desafios. Dessa forma, é questionado que características arquitetônicas podem tornar menos dolorosas as experiências das crianças em suas relações com o ambiente construído e as dinâmicas que acontecem nele. No presente trabalho, foi desenvolvido um anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental inclusiva, focada no público com TEA, os principais aspectos abordados no anteprojeto para atender esse público, foi: adição de espaços de fuga na escola, contraste entre cor do piso e das paredes, setorização com cores de portas diferentes, uso de cores mais suaves, entre outros. O tema justifica-se pela importância histórica do ambiente de educação e pela necessidade de ter-se um ambiente de educação mais inclusivo. Embasado em pesquisas teóricas sobre arquitetura escolar, inclusão na escola, características de crianças com autismo e relação entre pessoas com autismo e o ambiente construído; a intenção do trabalho é propor soluções de acessibilidade, conforto, funcionalidade e inclusão no ambiente escolar.TCC Centro cultural vó Maria: um projeto bioclimático para a Vila de Ponta Negra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-12) Agostinho, Emanuelle de Moraes; Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; 0000-0001-8796-2867; 0000-0003-4359-1026; http://lattes.cnpq.br/5499175480089878; http://lattes.cnpq.br/1631255121443729; Lima, Mônica Maria Fernandes de; 0000-0002-5250-5225; http://lattes.cnpq.br/8621868780418810; Medeiros, Sara Cibele Rêgo de; http://lattes.cnpq.br/9393147882820927A Associação Rendeiras da Vila mantém viva a tradição das rendas de bilros, um legado imaterial importante na composição da cultura popular potiguar. Localizada na Vila de Ponta Negra, a Associação é composta por cerca de 90 mulheres que, além de terem acompanhado as transformações ocorridas na comunidade em decorrência das atividades turísticas, também fizeram parte do desenvolvimento da pequena vila cuja base econômica era composta pelas atividades pesqueiras e produção de artesanato. Esse grupo de rendeiras apesar da sua relevância histórica e cultural, não possui um local qualificado para atuar, desse modo, todos os dias elas se reúnem, em um espaço cedido na Tapiocaria da Vó, para produzir suas peças e realizar as demais atividades da associação. Observou-se, que esse cenário é recorrente entre outros grupos culturais presentes na comunidade que, assim como as rendeiras, possuem suas práticas limitadas pela ausência de um equipamento que atenda às suas necessidades. A partir dessa constatação, foi realizado o presente trabalho com o objetivo geral desenvolver o estudo preliminar de um centro cultural para a Vila de Ponta Negra fundamentado na arquitetura bioclimática. Dessa maneira, foram elencados como objetivos específicos Identificar as especificidades de um equipamento destinado à atuação da Associação das Rendeiras da Vila de Ponta Negra e o fomento de atividades culturais existentes na área, Verificar as diretrizes projetuais para o desenvolvimento de propostas arquitetônicas bioclimáticas para o clima quente e úmido e Identificar soluções que façam alusão à produção arquitetônica vernacular praieira nordestina. Nesse contexto, entende-se como justificativa que o projeto de um equipamento voltado para o incremento da cultura se torna benéfico para atender às demandas da comunidade, além de desempenhar um papel ilustrativo na produção arquitetônica de espaços culturais que dialogam harmoniosamente com o entorno e a identidade local. Além disso, a produção arquitetônica voltada para o fomento e a valorização de atividades culturais nordestinas em áreas periféricas e litorâneas é uma temática pouco explorada na comunidade acadêmica. Dessa forma, pela especificidade da temática abordada e pela carência de estudos sobre o assunto, faz-se de suma importância a realização deste presente trabalho.TCC Conjunto habitacional coqueiral: proposta de estudo preliminar para conjunto habitacional de interesse social na região administrativa norte de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-20) Araújo, Igor Anastácio Costa de; Lima, Mônica Maria Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/8621868780418810; http://lattes.cnpq.br/5725545954295036; Silva, Heitor de Andrade; https://orcid.org/0000-0003-2651-1012; http://lattes.cnpq.br/3609522159356242; Silva, Miss Lene Pereira daO presente trabalho tem como propósito o desenvolvimento de uma proposta de implantação de um conjunto habitacional de interesse social na região administrativa norte do município de Natal. Foi desenvolvida a contextualização do tema, partindo do problema de habitação num sentido mais amplo, ao contemplar aspectos de todo o país, para, a partir disso chegar, ao local específico, um vazio urbano localizado no município de Natal, no Rio Grande do Norte, onde o conjunto será implantado, tendo em vista o número de imóveis já pertencentes ao Governo do Estado em estado de desuso, em contrapartida do déficit habitacional brasileiro que tem se tornado cada vez mais um grande problema social. O quadro teórico do trabalho visa compreender, com base em dados e pesquisas, o processo de urbanização da cidade, bem como as principais necessidades da população. O objetivo geral é garantir à população de baixa renda, o acesso à moradia digna de qualidade e sua inclusão na cidade.Tese Dobra e redobra: um estudo exploratório da dobradura de papel no auxílio à visualização e à concepção da forma arquitetônica(2017-05-29) Lima, Mônica Maria Fernandes de; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; ; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; ; http://lattes.cnpq.br/8621868780418810; Barros, Amelia de Farias Panet; ; http://lattes.cnpq.br/3003030548848213; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7993654034144843; Nascimento, José Clewton do; ; http://lattes.cnpq.br/3481803473530409; Perrone, Rafael Antonio Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/3627961063335220No ensino universitário contemporâneo, a aprendizagem precisa ser vivenciada como fruto de um processo de construção contínuo, no qual o aprender ocorre por meio de processos dinâmicos de buscas, e é adquirido de forma integrada. A presente tese tem como base inicial a constatação de que parte significativa dos alunos ingressa nos cursos de Arquitetura e Urbanismo em geral e, em especial no da UFRN, com dificuldades de percepção formal e espacial, fato que tem prejudicado o aprendizado do projeto arquitetônico. Assim, para a otimização da relação ensino/aprendizagem, defendemos que tal assunto deveria ser debatido de maneira integrada a outros componentes curriculares, em especial associando, principalmente, o ensino de geometria ao de projeto, e usando métodos/técnicas condizentes com os avanços contemporâneos na área. A fim de buscar caminhos que pudessem facilitar o desenvolvimento da visualização e da concepção formal dos alunos, o objeto de estudo dessa tese foi a utilização de técnicas de dobradura em papel, como instrumento de auxílio ao desenvolvimento dessas habilidades no primeiro ano do curso de arquitetura e urbanismo. Pergunta-se: Como a geometria aplicada, mais especificamente as técnicas de dobraduras, influenciam a visualização e a concepção formal? Como utilizá-la para proporcionar uma melhor integração dos conteúdos da área de representação e linguagem e de projeto de arquitetura no primeiro ano do curso? Temos, como hipóteses que: 1) as técnicas de dobraduras são instrumentos capazes de colaborar com a apreensão do conhecimento da geometria e promover o desenvolvimento das habilidades relacionadas à visualização e concepção da forma; 2) a aplicação de exercícios baseados nestas técnicas em alunos do primeiro ano do curso será fundamental para o desenvolvimento dessas habilidades. O objetivo geral foi compreender a inserção de novos instrumentos da geometria aplicada às atividades de concepção formal em início de curso, apontando elementos para o exercício da integração de conteúdos entre as áreas de ‘Representação e Linguagem’ e ‘Projeto de Arquitetura’. Para subsidiar tal objetivo, estabeleceram-se três objetivos específicos: 1. Verificar a eficácia da utilização de técnicas de dobraduras no desenvolvimento da visualização formal; 2. Verificar a eficácia da utilização de técnicas de dobraduras no desenvolvimento da concepção formal de objetos arquitetônicos; 3. Estabelecer recomendações para a melhoria do ensino neste campo que possam subsidiar a criação ou reformulação de componentes curriculares a ele pertinentes. Além da pesquisa bibliográfica, o método para atingir os objetivos propostos envolveu a realização de experiências didáticas com estudantes de graduação em AU. Nessas oficinas, foram aplicadas técnicas de Paper Folding, Surface Development, Origami e tessellation. Verificamos o potencial da dobra como ferramenta de concepção, uma vez que permitiu: a exploração do conceito de continuidade e complexidade; o favorecimento do processo de criação e a otimização da relação ensino/aprendizagem. Os resultados do estudo empírico indicaram a potencialidade do uso da maquete de papel e a função das oficinas como experiências capazes de favorecer os processos de concepção. Além destes fatores, foi possível perceber a presença do mimetismo e da geometria nos momentos iniciais de concepção da forma, por meio de um exercício de integração, definido pela metodologia. Estes resultados fundamentaram as recomendações para o ensino de projeto de arquitetura voltado para os períodos iniciais.TCC Edifício libertas: anteprojeto de um edifício de moradia coletiva com enfoque no conceito de arquitetura bioclimática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Batista, Daniel Victor Dantas; Cortês, Marina Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-3061-4236; http://lattes.cnpq.br/5835319137645989; Lima, Mônica Maria Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/8621868780418810; Florêncio, Débora Nogueira PintoEm um contexto de adensamento urbano, a dinâmica atual do mercado imobiliário de Santa Cruz não atende adequadamente às demandas por habitação estudantil. O cenário de moradias ofertadas é precário, com edifícios disponíveis que não respeitam as condições ambientais impostas pelo clima local nem as disposições legislativas urbanas. O modo de vida contemporâneo oferece novos modos de habitação coletiva, um deles é o coliving. Esse tipo de moradia tem sido uma solução oportuna para estudantes e jovens adultos nas grandes cidades. A partir desta problemática o presente trabalho tem como objetivo propor anteprojeto de edifício de habitação coletiva com enfoque no conceito de arquitetura bioclimática. Essa temática é relevante por contribuir com a discussão na qualidade das habitações em Santa Cruz. Em relação a metodologia utilizada, o trabalho foi desenvolvido em 3 partes: revisão de literatura sobre os temas de arquitetura bioclimática e sua aplicação regional, estudos de referências de edifícios verticais de coliving, análise de condicionantes ambientais e desenvolvimento de proposta arquitetônica. O resultado obtido foi um edifício de uso misto, com a parte comercial composto por uma galeria com 3 lojas, já a parte residencial acomoda 24 unidades habitacionais, com um programa robusto comparado às opções disponíveis em edifícios coliving.TCC Escola para sentir: uma alternativa de espaço de aprendizagem para crianças com base no método Montessori(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-28) Macedo, Ana Gabriela Gomes de; Lima, Mônica Maria Fernandes de; Medeiros, Luciana de; Carvalho, Sheila Oliveira deApesar de inúmeros estímulos governamentais para educação tornar-se acessível à todas as pessoas, a taxa de evasão e repetência em escolas públicas ainda continua sendo grande. Com o objetivo de propor uma alternativa à educação atual, este trabalho apresenta a elaboração de um anteprojeto de uma instituição para educação infantil e fundamental I e II, que atenda ao público de 1 ano à 12 anos, com base na metodologia idealizada por Maria Montessori. Esse trabalho foi embasado em pesquisas teóricas sob arquitetura escolar, desenvolvimento infantil e educação infanto-juvenil brasileira, além de estudos de referências, parâmetros e condicionantes projetuais. O projeto busca solucionar questões de acessibilidade, conforto, funcionalidade e flexibilidade no ambiente educacional, explorando a ludicidade e estímulos sensoriais na composição do edifício escolar.TCC Estação cultural comunitária do Guarapes: anteprojeto de um centro de cultura com enfoque na comunidade do bairro Guarapes, em Natal, Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-14) Silva, Jessyca Alencar e; Lima, Mônica Maria Fernandes de; Oliveira, Jesonias da Silva; http://lattes.cnpq.br/3016738408115218; Carvalho, Sheila Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/9795718478187690Guarapes foi o último bairro a ser oficializado em Natal, em 1993 pela lei no 4.328/93, possuindo um histórico de sucessivos reassentamentos de famílias advindas de diversas áreas de vulnerabilidade social da cidade, os quais foram promovidos pelo poder público desde 1988 até os dias atuais. Há treze anos, com a criação de dois conjuntos e dois condomínios de Habitações de Interesse Social (HIS), a população local cresceu consideravelmente, somando diversos problemas quanto à inserção urbana das novas habitações: longas distâncias entre elas e o centro do bairro, que converge a grande maioria de equipamentos públicos, sérios problemas de mobilidade e infraestrutura urbana e carência em espaços públicos de lazer. Tais fatos são o que podem ter acarretado na relativa falta de unidade entre as “ilhas” habitacionais dos conjuntos recentes e a parte central do bairro. Nesse sentido, o presente trabalho se justifica pela intenção de contribuir com o debate do que pode ser feito, do ponto de vista arquitetônico, para melhorar a vida em comunidade do bairro da perspectiva cultural, levando em consideração sua história e seus anseios; justifica-se, também, pelo exercício de projetar um edifício cultural que deve servir a uma comunidade específica, enriquecendo a graduação e contribuindo para a formação de um arcabouço teórico e prático necessário para a vida profissional.TCC Hora de brincar: anteprojeto arquitetônico de um espaço de lazer sensorial para famílias com crianças com TEA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Dantas, Yasmin da Silva; Lima, Mônica Maria Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/8621868780418810; http://lattes.cnpq.br/8604187379019287; Cortês, Marina Medeiros; http://lattes.cnpq.br/5835319137645989; Melo, Maria Helena Andrade Ferreira deNo ano de 2020, foi realizado um estudo pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC) que mostra que, 01 a cada 36 crianças nos Estados Unidos são diagnosticadas com autismo. Em comparação, em 1970, a proporção era de aproximadamente 01 a cada 10 mil crianças recebiam o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dentre os sintomas do espectro, encontra-se a hipersensibilidade ou hipossensibilidade sensorial e, entende-se que, a sensorialidade pode afetar muito o dia a dia do autista, assim espaços muito estimulantes podem se tornar estressores, enquanto espaços de menos estímulos podem ajudar na regulação durante os momentos de crise. Então, iniciou-se uma pesquisa a respeito deste tema, constatando uma lacuna nos equipamentos de lazer projetados para atender a estas necessidades especiais, sendo um fato preocupante, já que o lazer é essencial na vida das crianças, especialmente para as crianças autistas, pois os jogos e brincadeiras são muito importantes para o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e sociais, auxiliando na interação/relação da criança com o ambiente e as demais pessoas. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo geral propor um anteprojeto arquitetônico para espaço de lazer com enfoque em arquitetura sensorial, voltado para um público familiar composto por crianças com TEA. Para este objetivo ser alcançado, buscou-se compreender quais são as características e as necessidades das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), identificar quais as especificidades projetuais e legislativas que envolvem os espaços de lazer e aplicar estratégias sensoriais arquitetônicas em uma proposta de espaço de lazer que seja inclusiva.TCC Inovação em morar: anteprojeto de edifício vertical multifamiliar em madeira laminada cruzada (CLT) em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Medeiros, Mayara Danielle de; Pinto, Edna Moura; Lima, Mônica Maria Fernandes de; Melo, Lucas Figueiredo deO tema deste trabalho é habitação multifamiliar verticalizada de madeira e ele possui sua relevância em contribuir para a pesquisa e desenvolvimento de conhecimento necessário para a utilização de materiais pouco conhecidos e não convencionais na construção do Rio Grande do Norte, como o CLT. Para tanto, o objetivo geral deste estudo é o desenvolvimento de um anteprojeto de uma habitação multifamiliar com o sistema construtivo Madeira Laminada Cruzada (CLT ou MLCC), de forma a demonstrar como pode ser verticalizada. Os objetivos específicos são: caracterizar o sistema construtivo Madeira Laminada Cruzada (CLT) em edificação verticalizada; eleger estratégias de conforto ambiental adequadas ao sistema construtivo e ao clima local; e explicar estratégias de segurança contra incêndio. Essa proposta justifica-se pela necessidade de redução de agressão ao meio ambiente, causada pela emissão de CO2 em escala mundial exagerada, que é em grande parte alimentada pela produção de concreto e aço, e do conhecimento da madeira como material capaz de reter carbono, evitando sua liberação na atmosfera. Primeiramente foi realizada uma pesquisa sobre o sistema construtivo com madeira laminada cruzada, mostrando sua definição e histórico, seguido de vantagens e desvantagens do material, breve comparativo com outros sistemas construtivos em madeira, tratamento contra intempéries e agentes biológicos e cuidados contra incêndio. Posteriormente, foram analisados exemplos de construções de CLT. Em seguida, foram estudadas as condicionantes ambientais e legais do terreno escolhido. Até que, por fim, foi desenvolvido um anteprojeto, com as informações julgadas fundamentais para se projetar com CLT no local selecionado. O resultado pretendido foi atender aos objetivos da pesquisa com a elaboração do anteprojeto, adotando medidas para um bom desempenho térmico, segundo a zona bioclimática brasileira do terreno escolhido, e respeitando as particularidades do sistema construtivo com CLT.TCC Meu Quintal Colorido: anteprojeto arquitetônico de um centro recreativo infantil com foco na arquitetura multissensorial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) França, Nathália Moana de Abreu Leite; Lima, Mônica Maria Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/8621868780418810; Ferreira, Raíssa Camila Salviano; Melo, Maria Helena Andrade de; http://lattes.cnpq.br/4929027311840068Este estudo investiga a interação entre infância, lazer e sociedade no recorte da cidade de Natal/RN, com especial atenção ao bairro das Quintas, onde a autora desenvolveu projetos voluntários com as crianças da comunidade do Rio Potengi. Nessa análise, é possível observar a predominância do ambiente urbano na vivência infantil e os desafios enfrentados por crianças em áreas urbanas vulneráveis, evidenciando a falta de espaços apropriados para convívio e interação. Além disso, ressalta-se a importância do brincar no desenvolvimento infantil e a relevância da arquitetura multissensorial na criação de ambientes que estimulem a curiosidade e a interação, fortalecendo a identidade das crianças e sua conexão com a cidade. Propõe se, então, a elaboração de um anteprojeto arquitetônico para um equipamento público de lazer infantil, embasado nos princípios da arquitetura multissensorial, visando atender às necessidades das crianças do bairro e arredores. Os objetivos abrangem a compreensão e aplicação desses princípios no processo de projeto, a análise das particularidades dos espaços recreativos infantis e a proposição de ambientes que estimulem a criatividade, a interação social e o desenvolvimento cognitivo. O intuito é, por meio da arquitetura, contribuir para o fomento de uma sociedade que enxergue as crianças como indivíduos importantes para a construção coletiva igualitária.TCC Proposta de espaço híbrido temático para a cultura pop em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06) Gusman, Pedro Henrique Ligero; Lima, Mônica Maria Fernandes de; Pereira, Marizo Vitor; Souza Filho, José Aureliano deViver em uma cidade como Natal – Rio Grande do Norte, que oferece pouco ou nenhum estímulo ao tráfego de pedestres fez surgir o desejo de criar um projeto pontual, na escala do lote, mas que tivesse um impacto positivo significativo na qualidade urbana de seu entorno imediato. Para tal, pensou-se em utilizar como temática algo de grande impacto na sociedade, um bom público consumidor e principalmente uma relevância continua. A resposta encontrada foi a cultura pop. A cultura pop pode ser vista como uma amalgama que reflete os gostos dos consumidores em uma ampla e constantemente mutável amostragem de manifestações artísticas e culturais, uma união de tudo que é relevante culturalmente na sociedade em uma amostra de tempo. Para abrigar uma temática tão efêmera em um espaço físico, sentiu-se a necessidade de recorrer à um produto arquitetônico que aceite a pluralidade de usuários e finalidades, a Arquitetura Híbrida responde esse requisito. O hibridismo de usos na arquitetura possuí a característica de atender às necessidades da sociedade e do tempo em que são inseridas, adequando-se a malha da cidade. Este ponto sozinho faz de seus exemplares arquitetônicos fortes candidatos a estruturas chave na criação de cidades melhores para seus habitantes. A variedade do programa presente em edifícios deste tipo também dá boas-vindas a cidades mais compactas, além de permitir a inclusão de maneira natural de vários elementos que melhoram a qualidade urbana e as necessidades do espaço temático que se propõe neste trabalho.TCC Sede do movimento Empresa Júnior da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-16) Souza, Rodrigo Andrade; Lima, Mônica Maria Fernandes de; 0000-0002-5250-5225; http://lattes.cnpq.br/8621868780418810; Oliveira, Jesonias da Silva; http://lattes.cnpq.br/3016738408115218; Carvalho, Sheila Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/9795718478187690Cada vez mais o mercado de trabalho se torna competitivo e requer maior capacitação profissional. A complexidade das funções exige desde nível técnico, graduação, especialização e algumas até mestrado ou doutorado. As empresas estão sempre selecionando pessoas que estejam realmente preparadas para encarar os recorrentes desafios da vida profissional. Além disso, muitas também avaliam outros critérios como liderança, proatividade, comunicação e trabalho em equipe. Em meio a esse contexto na década de 60, na França, surgiram as primeiras empresas juniores com o objetivo de aplicar a prática profissional ainda na universidade. Atualmente, o Brasil é o país que possui o maior número de empresas juniores, no entanto a grande quantidade não era esperada pelas universidades para que estas pudessem oferecer a infraestrutura necessária. Desta forma, o objeto de estudo deste trabalho final de graduação é um estudo preliminar de uma sede para o Movimento Empresa Júnior da UFRN. O trabalho foi embasado nos conhecimentos sobre arquitetura corporativa e arquitetura de espaços flexíveis de forma que o edifício possa se adaptar com o passar do tempo. A proposta apoia-se nas questões de acessibilidade, conforto, funcionalidade e flexibilidade no ambiente corporativo.