Navegando por Autor "Lima, Kassandra Merielli Lopes"
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Dissertação Perfis em rede: a narrativa biográfica como ferramenta de ensino e aprendizagem com estudantes de Jornalismo(2018-03-15) Lima, Kassandra Merielli Lopes; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; ; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; Pian, Maria Cristina Dal; ; Martinez, Mônica;Como as identidades narrativas de estudantes de Jornalismo e de seus entrevistados se permutam na construção de narrativas biográficas no Jornalismo? Para responder a essa pergunta e observar o processo de aprendizado do outro através de entrevistas biográficas, investigamos como uma turma de estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprende a fazer entrevistas. Para isso, buscamos o aporte teórico em Martín-Barbero (1997), Martinez (2008) e Gomes (2008) para a construção daquilo que chamamos de Modelo Aberto de Narrativas Biográficas para o Jornalismo, o qual está dividido em três etapas: Fase 1 – Mapa de Contexto Social, Fase 2 – Mapa de Interação e Fase 3 – O Encontro Dialógico. Ao final das três fases, os alunos foram motivamos a realizar a edição dos textos conforme o projeto digital Humans of New York, categorizado por Lima (2014). Ademais, propomos inicialmente, nesta dissertação, uma reflexão teórica, de acordo com os conceitos de histórias de vida em Pineau e Le Grand (2012), de narrativa jornalística em Motta (2004, 2005), de entrevista dialógica em Medina (2001), das biografias em fractais de Pena (2004) e dos perfis e biografias em Vilas Boas (2002, 2003, 2008, 2014). Sendo assim, através do Modelo Aberto de Narrativas Biográficas para o Jornalismo, observamos o comportamento dos estudantes de Jornalismo antes e depois das entrevistas biográficas, identificando semelhanças e diferenças em relação aos entrevistados. A pesquisa-intervenção, através do método cartográfico de Passos, Kastrup e Escóssia (2009) e da filosofia hermenêutica de Ricoeur (1983, 1984, 1985, 1991), teve como principais resultados o aperfeiçoamento do Modelo e da capacidade interpretativa dos entrevistadores.TCC Quando as ruas falam: histórias de vidas extraordinariamente reais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Moura, Maria Letícia França de; Barcelos, Janaina Dias; http://lattes.cnpq.br/9206365815349191; http://lattes.cnpq.br/3087171833096659; Condorelli, Antonino; http://lattes.cnpq.br/4832910631790845; Lima, Kassandra Merielli Lopes; http://lattes.cnpq.br/7049940755823944Este trabalho apresenta o relato técnico do processo de elaboração do livro-reportagem “Quando as ruas falam: histórias de vidas extraordinariamente reais”, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do tipo Projeto Experimental, para o curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo é reunir seis histórias de pessoas em situação de rua e/ou vulnerabilidade social, atendidas pelo projeto Shalom Amigo dos Pobres, no âmbito da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Como resultado, evidencia-se o que há por trás das vidas socialmente invisibilizadas e se traz à tona os desafios enfrentados por essa parcela da sociedade frente à desigualdade social. Utilizando recursos do Jornalismo Literário, o trabalho reflete também o processo imersivo da autora na realidade citada, ao passo que provoca reflexões sobre esse cenário.Tese Storycização: a prática de construção narrativa de influenciadoras digitais em Natal (RN) no Instagram stories(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-18) Lima, Kassandra Merielli Lopes; Lacerda, Juciano de Sousa; Barcelos, Janaina Dias; http://lattes.cnpq.br/9206365815349191; https://orcid.org/0000-0002-0876-377X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; https://orcid.org/0000-0002-6093-0352; http://lattes.cnpq.br/7049940755823944; Karhawi, Issaaf Santos; Muneiro, Lilian Carla; Gomes, Marcelo Bolshaw; Fonsêca, Mayara de Sousa GuimarãesÉ com o objetivo de identificar as características das narrativas midiáticas construídas por influenciadoras digitais em Natal (RN), no Instagram Stories, que essa pesquisa de tese caminha. Partindo dos conceitos de narrativa (Aristóteles, 2008; Barthes, 2011; Ricoeur, 1984, 1991, 1994, 1995, 1999) para tensionar sobre uma narrativa midiática (Silverstone, 2011; Motta, 2004, 2012, 2013; Barbosa, 2017), abordagens que se encontram e completam a pesquisa teórica que ainda recorre aos temas da midiatização (Sodré, 2002, 2014, 2021; Hjarvard, 2015; Hepp, 2014; Couldry; Hepp, 2020), exposição do eu (Sibilia, 2016) e influência digital (Abidin; Karhawi, 2021; Karhawi, 2016, 2018, 2020). A pesquisa empírica, em completude à teórica, fia-se em uma inspiração etnográfica (Fragoso; Recuero; Amaral, 2011), por meio das técnicas de coleta de dados da observação direta e do diário de campo. Após um acompanhamento de três anos dos perfis analisados (2021, 2022 e 2023) construímos uma amostragem de 904 Stories, de sete dias (17/12/2021, 10/02/2022, 05/09/2023 a 09/09/2023). Para realizar a leitura do material coletado empregamos a Análise Pragmática da Narrativa de Motta (2013), dividida em sete movimentos narrativos, dos quais cinco nos foram base para a aplicação da Teoria e Análise narrativa do autor (2013) para a elaboração de nosso método analítico, capaz de ser replicável em outras pesquisas semelhantes. Como resultados temos: 1) A construção de práticas de narrativas midiáticas estratificadas no Instagram Stories, organizadas em Estratos de Intimidade, Estratos de Publicidade e Reposts; 2) A constituição teórica de “Personagens de si” pelo grupo analisado; E, por fim, 3) O conflito dramático da Influência Digital. O Instagram Stories pode, portanto, ser compreendido como um dispositivo contemporâneo de práticas de narrativas midiáticas.