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Navegando por Autor "Lima, Jorge dos Santos"

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    Tese
    Uma abordagem culturalista de Kierkegaard: o existencialismo cristão e a verdade da subjetividade
    (2016-11-17) Oliveira, Lauro Ericksen Cavalcanti de; Erickson, Glenn Walter; ; ; http://lattes.cnpq.br/8447713849678899; Hurtado, Jordi Carmona; ; http://lattes.cnpq.br/5749338796825826; Lima, Jorge dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/1025007884170375; Capistrano, Pablo Moreno Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/4190976774852728; Nunes, Tassos Lycurgo Galvão; ; http://lattes.cnpq.br/5591762841657455
    Aborda o pensamento de Søren Kierkegaard em seus vários aspectos, eminentemente na questão da subjetividade e da verdade. Faz interconexões teóricas entre o pensamento de alguns autores contemporâneos como, Martin Heidegger, Ludwig Wittgenstein e as ideias de Kierkegaard. Destaca o caráter anti-metafísico do existencialismo cristão de Kierkegaard como uma posição teológica relevante para a compreensão da filosofia contemporânea atual. Objetiva, de modo mais geral, abordar a possibilidade de uma hermenêutica existencial centrada na subjetividade e como essa compreensão interna e sua relação com Deus fornece elementos formadores da verdade. Objetiva, de maneira mais específica, discorrer sobre a dialética hegeliana utilizada por Kierkegaard em oposição ao sistema conceitual de Hegel e as noções políticas e estéticas decorrentes; aprofundar a perspectiva culturalista dos estádios da vida em Kierkegaard; verificar a apropriação da influência kierkegaardiana em Heidegger e Wittgeinstein. Metodologicamente, recorre-se a uma revisão bibliográfica qualitativa das obras de Kierkegaard, fazendo análises comparativas com outros pensadores contemporâneos. Resulta em determinações pós-filosóficas de cunho subjetivista como forma de compreensão da realidade. Conclui que o estudo do pensamento kierkegaardiano não se resume apenas a um viés histórico de sua abordagem, contribuindo tal adensamento para uma melhor compreensão da realidade cultural hodierna sob um ponto de vista múltiplo e relativista.
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    Tese
    Conveniência e plausibilidade da proposição de que justiça é harmonia n A República de Platão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-05) Lima, Jorge dos Santos; Erickson, Glenn Walter; ; ; http://lattes.cnpq.br/1025007884170375; Santos, Gisele Amaral dos; ; http://lattes.cnpq.br/4477251256312157; Silva, Markus Figueira da; ; http://lattes.cnpq.br/0709727083553042; Haddad, Alice Bitencourt; ; http://lattes.cnpq.br/6118912392644123; Feitosa, Zoraida Maria Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7729963390009107
    Essa tese de doutorado defende a interpretação de que n A República de Platão o argumento elaborado por Trasímaco, no qual justiça é a conveniência do mais forte, está implicitamente aceito por Sócrates. Apesar da defesa enfatizada por Trasímaco não demonstrar nenhuma afinidade com o argumento de Sócrates, ela propõe um comentário irônico e sarcástico sobre vida política. Sócrates aceita esse comentário para derivar dele uma noção mais refinada da categoria dos mais poderosos. Enquanto Trasímaco assume que a conveniência dos mais poderosos inclui o poder de submeter todos e tudo a seus prazeres individuais, Sócrates admite que os mais poderosos estejam definidos apenas pela sua característica de ser capaz de manter o poder em perpetuidade. Nesse contexto, o tema principal d A República é que a harmonia entre as classes funcionais da cidade é conveniente para poder perpétuo. Para conservação dessa harmonia, a classe funcional dos mais poderosos vê como conveniente renunciar um possível monopólio sobre prazer em prol de uma redistribuição que promova a harmonia, o que também se torna conveniente para as demais classes. Assim, pode-se dizer que os mais poderosos divulgam o sentido de justiça como sendo a conveniência de todos, mas que implicitamente acreditam somente no argumento de que a justiça é o que lhes é conveniente. Uma vez que a conveniência é o que promove a harmonia entre as classes funcionais, torna-se conveniente para Sócrates a crença de que a compreensão de justiça dos mais poderosos não seja divulgada publicamente. Também faz parte do argumento central d A República a noção de que toda a especulação presente no diálogo entre seus personagens não pode ser verdadeira, mas, na melhor das hipóteses, apenas plausível e conveniente. Sócrates precisa modificar a natureza das classes funcionais através de um programa direcionado de reprodução sexual e um programa de doutrinação ideológica para que a proposta de promover a harmonia através dos elementos da cidade, sob a alegação de que a justiça está a favor do mais fraco, torne-se o discurso mais plausível e conveniente. Para fazer o novo regime mais plausível, Sócrates desenvolve uma metafísica fundamentada na noção matemática de harmonia, tal metafísica a serviço da retórica oficial do regime político apresentado por Sócrates
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    Dissertação
    Uma leitura straussiana do Teeteto, 152a
    (2016-12-12) Souza, Roberto Solino de; Erickson, Glenn Walter; ; ; http://lattes.cnpq.br/4961660796424840; Lima, Jorge dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/1025007884170375; Capistrano, Pablo Moreno Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/4190976774852728
    Este trabalho examina a possibilidade de que Sócrates esteja atacando um homem de palha no Teeteto, 152a, quando explica o dito de Protágoras de que “o homem é a medida de todas as coisas” como sendo expressão de um relativismo vulgar que iguala o conhecimento à mera percepção. Parte da sugestão de Leo Strauss de que os grandes escritores do passado fizeram uso de uma técnica peculiar, que ele denomina metaforicamente de “escrita entre linhas”, visando defender suas ideias heterodoxas da perseguição política, enquanto expressam abertamente ideias conformadas às opiniões amplamente aceitas na sociedade. Busca demonstrar que a sugestão de Strauss é válida e que na maior parte da história da filosofia a escrita entre linhas foi aceita amplamente e só recentemente esquecida. Busca clarificar a sugestão de Strauss e extrair regras mínimas que possam orientar uma leitura do trecho citado do Teeteto. Considera ao final que uma leitura entre linhas do citado trecho pode indicar que a hipótese examinada está correta e sugere a chamada “digressão” (172c–177c) como ponto de partida para uma interpretação straussiana do diálogo como um todo.
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    TCC
    Leo Strauss, exoterismo e escrita entre linhas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-30) Souza, Roberto Solino de; Erickson, Glenn Walter; Erickson, Glenn Walter; Silva, Sérgio Eduardo Lima da; Lima, Jorge dos Santos
    Este trabalho apresenta a sugestão de Leo Strauss de que os grandes escritores do passado fizeram uso de uma técnica peculiar, que ele denomina metaforicamente de “escrita entre linhas”, visando defender suas ideias heterodoxas da perseguição política, enquanto expressam abertamente ideias conformadas às opiniões amplamente aceitas na sociedade. Objetiva examinar de que se trata essa técnica, o seu método de escrita e leitura e sua validade para o estudo daqueles escritores. Parte da exposição que Strauss faz de sua sugestão e a confronta com algumas das objeções que a mesma recebeu. Considera ao final que a escrita entre linhas é um método válido e interessante para o estudo da história da filosofia enquanto disciplina filosófica.
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    Dissertação
    A perfeição da justiça em Platão uma análise comparativa entre a alegoria da linha dividida e os personagens d A República
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-10-29) Lima, Jorge dos Santos; Erickson, Glenn Walter; ; ; http://lattes.cnpq.br/1025007884170375; Torres, Jesus Vazquez; ; http://lattes.cnpq.br/2600402554797258; Silva, Marcos Figueira da;
    A alegoria da linha dividida apresenta uma estrutura que se divide em quatro níveis de realidade. Dois deles se movem no mundo das aparências ou da opinião e os outros no mundo do ser ou inteligível: eikasia e pistis, e diánoia e noesis. A inquietação é a seguinte: Se há quatro níveis de realidade com seus respectivos objetos que são apreendidos segundo um tipo de conhecimento, existe uma interpretação da justiça segundo cada um desses níveis? Objetiva-se, portanto, após a apresentação dos tipos de conhecimento segundo a estrutura da alegoria da linha dividida, demonstrar como a justiça é compreendida em cada um dos níveis de realidade. Entende-se que Platão utiliza certos personagens de acordo com níveis de realidade que envolve tipos específicos de conhecimento. Os personagens são: Céfalo, Polemarco, Trasímaco, Gláucon, Adimanto e Sócrates, e, portanto, a compreensão sobre o que é a justiça em cada um dos níveis segue o que esses personagens entendem por justiça
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