Navegando por Autor "Lima, Jonatas Pereira de"
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Dissertação A eficácia de um programa de educação em saúde em escolares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-16) Lima, Jonatas Pereira de; Piuvezam, Grasiela; ; ; http://lattes.cnpq.br/0915018774173823; Ferreira, Maria Ângela Fernandes; ; Camarotti, Maria de Fátima;As helmintíases são doenças que tem como principais alvos as crianças em idade escolar. Esse fato justifica-se devido à falta de informação relacionada às medidas de higiene pessoal e o maior contato desses sujeitos com ambientes de risco e nas idades mais baixas, a imaturidade do sistema imune. O processo de educação em saúde é considerado uma importante ferramenta para controlar e prevenir essas. O objetivo do trabalho foi avaliar a eficácia de um programa de educação em saúde em escolares direcionado a prevenção de doenças helmínticas em dois momentos, um mês e um ano após as práticas de educação em saúde implementadas. Trata-se de uma pesquisa com delineamento epidemiológico de intervenção do tipo ensaio clínico profilático. O estudo foi realizado no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário (CEEEA Sesqui.), sendo incluídas na coleta de dados crianças com idade entre 10 e 14 anos, matriculadas nos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos no projeto constam das seguintes etapas: Baseline, Intervenção educativa para ensino e sensibilização sobre as helmintíases, Pós-teste T1 realizado um mês após a intervenção e Pós-teste T2 realizado um ano após a finalização do projeto e aplicação do Teste com Grupo Controle. O resultado aponta que após aplicação da intervenção o número de acertos relacionados a transmissão das doenças foram: Ascaridíase (86,7%), Enterobiose (86,7%), Esquistossomose (89,6%), Ancilostomíase (87,4%) e Teníase (84,4%). Um ano após a intervenção educativa os resultados se mantiveram positivos Ascaridíase (77,8%), Enterobiose (72,7%), Esquistossomose (80,7%), Ancilostomíase (74,1%) e Teníase (83%). Assim, os resultados apontam que o modelo de intervenção proposto se mostrou efetivo um mês após e manteve-se um ano após a intervenção, dessa forma a metodologia utilizada pode ser recomendada para intervenções em educação em saúde para escolares nessa faixa etária.Artigo Eficácia de um programa de educação em saúde para escolares(Research, Society And Development, 2022) Piuvezam, Grasiela; Lima, Jonatas Pereira de; Lima, Caliandra Maria Bezerra Luna; Azevedo, Kesley Pablo Moraes de; Bezerra, Isaac Newton Machado; Camarotti, Maria de Fátima; Ferreira, Maria Ângela Fernandes; Martinez, Daniel Guillén; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251Objetivo:Avaliar a eficácia de um programa de educação em saúde em escolares direcionado à prevenção de doenças helmínticassob a perspectiva de um processo de educação em saúde com conhecimentos ehabilidades que favoreceram as mudanças e melhorias da qualidade de vida. Método:Trata-se de uma pesquisa com delineamento epidemiológico de intervenção do tipo ensaio clínico profilático. Resultados:O estudo foi realizado em uma escola da rede pública do município de João Pessoa/Paraíba, sendo incluídas na coleta de dados adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, matriculadas nos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II. Os resultados apontam que após a realização de uma intervenção de educação em saúde o número de acertos relacionados à transmissão das doenças foi: Ascaridíase (86,7%) eAncilostomíase (87,4%). Após um ano da intervenção educativa os resultados se mantiveram positivos para Ascaridíase e Ancilostomíase (74,1%) com significância estatística. A utilização de diversas metodologias ativas na comunicação com o público-alvo se apresentou como significativa para apreender a atenção e construir os espaços de interação para potencializar o compartilhamento de conhecimentos. Conclusão:Os resultados apontam que o modelo proposto de intervenção em educação em saúde mostrou-se efetivo nos momentos após a intervenção e um ano de sua realização. O baixo custo para realização das intervenções propostas fortalece a indicação de sua utilização, tendo em vista a fragilidade de acesso a materiais que algumas escolas públicas encontram. Assim, a utilização de metodologias ativas pode ser recomendada para intervenções em educação emsaúde para escolares nessa faixa etária