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    Dissertação
    A eficácia de um programa de educação em saúde em escolares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-16) Lima, Jonatas Pereira de; Piuvezam, Grasiela; ; ; http://lattes.cnpq.br/0915018774173823; Ferreira, Maria Ângela Fernandes; ; Camarotti, Maria de Fátima;
    As helmintíases são doenças que tem como principais alvos as crianças em idade escolar. Esse fato justifica-se devido à falta de informação relacionada às medidas de higiene pessoal e o maior contato desses sujeitos com ambientes de risco e nas idades mais baixas, a imaturidade do sistema imune. O processo de educação em saúde é considerado uma importante ferramenta para controlar e prevenir essas. O objetivo do trabalho foi avaliar a eficácia de um programa de educação em saúde em escolares direcionado a prevenção de doenças helmínticas em dois momentos, um mês e um ano após as práticas de educação em saúde implementadas. Trata-se de uma pesquisa com delineamento epidemiológico de intervenção do tipo ensaio clínico profilático. O estudo foi realizado no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário (CEEEA Sesqui.), sendo incluídas na coleta de dados crianças com idade entre 10 e 14 anos, matriculadas nos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos no projeto constam das seguintes etapas: Baseline, Intervenção educativa para ensino e sensibilização sobre as helmintíases, Pós-teste T1 realizado um mês após a intervenção e Pós-teste T2 realizado um ano após a finalização do projeto e aplicação do Teste com Grupo Controle. O resultado aponta que após aplicação da intervenção o número de acertos relacionados a transmissão das doenças foram: Ascaridíase (86,7%), Enterobiose (86,7%), Esquistossomose (89,6%), Ancilostomíase (87,4%) e Teníase (84,4%). Um ano após a intervenção educativa os resultados se mantiveram positivos Ascaridíase (77,8%), Enterobiose (72,7%), Esquistossomose (80,7%), Ancilostomíase (74,1%) e Teníase (83%). Assim, os resultados apontam que o modelo de intervenção proposto se mostrou efetivo um mês após e manteve-se um ano após a intervenção, dessa forma a metodologia utilizada pode ser recomendada para intervenções em educação em saúde para escolares nessa faixa etária.
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    Artigo
    Eficácia de um programa de educação em saúde para escolares
    (Research, Society And Development, 2022) Piuvezam, Grasiela; Lima, Jonatas Pereira de; Lima, Caliandra Maria Bezerra Luna; Azevedo, Kesley Pablo Moraes de; Bezerra, Isaac Newton Machado; Camarotti, Maria de Fátima; Ferreira, Maria Ângela Fernandes; Martinez, Daniel Guillén; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251
    Objetivo:Avaliar a eficácia de um programa de educação em saúde em escolares direcionado à prevenção de doenças helmínticassob a perspectiva de um processo de educação em saúde com conhecimentos ehabilidades que favoreceram as mudanças e melhorias da qualidade de vida. Método:Trata-se de uma pesquisa com delineamento epidemiológico de intervenção do tipo ensaio clínico profilático. Resultados:O estudo foi realizado em uma escola da rede pública do município de João Pessoa/Paraíba, sendo incluídas na coleta de dados adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, matriculadas nos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II. Os resultados apontam que após a realização de uma intervenção de educação em saúde o número de acertos relacionados à transmissão das doenças foi: Ascaridíase (86,7%) eAncilostomíase (87,4%). Após um ano da intervenção educativa os resultados se mantiveram positivos para Ascaridíase e Ancilostomíase (74,1%) com significância estatística. A utilização de diversas metodologias ativas na comunicação com o público-alvo se apresentou como significativa para apreender a atenção e construir os espaços de interação para potencializar o compartilhamento de conhecimentos. Conclusão:Os resultados apontam que o modelo proposto de intervenção em educação em saúde mostrou-se efetivo nos momentos após a intervenção e um ano de sua realização. O baixo custo para realização das intervenções propostas fortalece a indicação de sua utilização, tendo em vista a fragilidade de acesso a materiais que algumas escolas públicas encontram. Assim, a utilização de metodologias ativas pode ser recomendada para intervenções em educação emsaúde para escolares nessa faixa etária
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