Navegando por Autor "Lima, Hélio Júnior Rocha de"
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Dissertação Educação em saúde para transformar o mundo: uma experiência na Tanzânia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-23) Pacheco, Willyan Ramon de Souza; Rego, Maria Carmem Freire Diogenes; http://lattes.cnpq.br/2065903225643520; Noronha, Claudianny Amorim; Nascimento, Hostina Maria Ferreira do; Lima, Hélio Júnior Rocha de; Oliveira, Josineide Silveira deA dissertação em tela apresenta os impactos do curso de voluntário de saúde comunitária nas comunidades rurais de Morogoro / Tanzânia, destacando as situações desafiadoras encontradas e os inéditos viáveis mobilizados pela comunidade para transformação da realidade local. O curso foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e pela Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo disponibilizado, de forma online, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) e mediado, presencialmente, nas comunidades rurais tanzanianas de Vila Berega; Vila de Mtakujia; Vila de Massai de Parakuyo; Vila de Mvomero, Vila de Dumila e Vila de Kimambae. O objetivo da pesquisa foi, com base no processo de sistematização e abordagem, analisar os impactos do curso de voluntário de saúde comunitária nas comunidades rurais tanzanianas assistidas. Para corporificação da investigação, apoiamo-nos na metodologia de pesquisa do Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM), observando as relações e as regularidades estabelecidas entre o desenvolvimento do curso e o pensamento de Paulo Freire, tomando como alicerce as categorias dialogicidade, conscientização, situações limites e inédito viável. Como aporte teórico, buscamos os estudos de Freire (1980; 1996; 2014; 2015; 2016; 2018); Pernambuco (1994; 2006); Rêgo (2006); Gadotti (2007); Freitas (2004), entre outros autores. A organização dos dados deu-se mediante a coleta de informações técnicas acerca do curso na plataforma do AVASUS e aplicação de questionários disponibilizados através do Google Forms, contando com a participação de treze estudantes do curso e sete colaboradores que medeiam as ações, sendo quatro tanzanianos e três brasileiros. A partir das ações desenvolvidas através do curso, observamos que as comunidades rurais assistidas mudaram seus hábitos de saúde e conseguiram suavizar os altos índices de infecções, doenças e mortes evitáveis. Os estudantes do curso passaram a se reconhecer como agentes amplificadores dos conhecimentos adquiridos e buscaram possibilidades viáveis para levar educação em saúde a outras comunidades tanzanianas. As dificuldades de locomoção são apontadas pelos estudantes e colaboradores da Tanzânia como uma situação limite a ser superada, algo que na Vila Berega está sendo minimizado através de um fundo financeiro, organizado pela própria comunidade para auxiliar os agentes na locomoção às localidades mais remotas, objetivando ampliar a oferta do curso.Tese O político nas imagens de A missão de Heiner Müller e O homem que era uma fábrica de Augusto Boal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-03-04) Lima, Hélio Júnior Rocha de; Sousa, Ilza Matias de; ; http://lattes.cnpq.br/7642478670973822; ; http://lattes.cnpq.br/7972084204792685; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; Ciotti, Naira Neide; ; http://lattes.cnpq.br/6380609562860913; Souza, Sandro Soares de; ; : http://lattes.cnpq.br/9389510334433407; Nunes, Sílvia Balestreri; ; http://lattes.cnpq.br/7439171356537261Augusto Boal (Brasil) e Heine Müller (Alemanha) são teatrólogos do século XX que viveram em países e contextos evidentemente distintos. Contudo, com a crise do teatro burguês e das condições de legitimidade do regime de produção deste teatro, ambos apresentam pontos de contato em suas linhas e vetores teatrais que, diante da questionável universalidade da dramatização, levam à concepção de um teatro múltiplo e perturbador da ordem do sensível. Os processos de encenação contemporânea exigem uma ultrapassagem do sentido do político, desviando do jogo de representações sociais, para dar lugar ao trabalho desconstrutor de imagens como cisão entre a palavra e o representado, entre o legível e o visível. Em face do exposto, as escritas cênicas e, por isso mesmo, literárias desses autores, lugares de singularização - não sem paradoxos - capazes de mobilizar manifestações e impasses quanto às imagens que organizam ou desorganizam os textos dramáticos, trazem para a contemporaneidade tensões que levam o próprio teatro tanto a se interpelar, quanto, em sua força plural, a encontrar passagens para o novo. Trazer à superfície aspectos políticos nas imagens dos textos dramáticos, considerando-os na sua inscrição literária: “A missão: lembranças de uma revolução”, de Heiner Müller, e “O homem que era uma fábrica”, de Augusto Boal, faz-se um desafio, uma vez que as imagens pretendidas são aquelas com formas ou materialidades ainda não visíveis na cena, poderíamos dizer, em estado virtual. Como imagens pensantes, elas acontecem no plano de imanência da linguagem (Deleuze e Guattari). Sendo o “político” uma perturbação no sensível, contrário à política (Rancière), a dramaturgia se abala em multiplicidades, deslocando e desnaturalizando as funções de autor/dramaturgo e leitor/ator, teatro/literatura. Dramaturgia simultânea, imagem, fragmento e colagem mostram-se como procedimentos artísticos e literários criativos que se encontram apropriados seja na teoria do teatro do oprimido (Boal), seja no teatro pós-dramático (Hans-ThiesLehmann), embora, ao confrontá-las, elas sobressaiam em desentendimentos: a primeira coincide com a lógica da identidade e a segunda, esta se desarticule, movida pela diáfora, contestação, ou desacordo. Tais relações - não apriorísticas- sucedem-se enquanto acontecimento da leitura ou da leitura como acontecimento em que o político nas imagens dá-se, antes, nas lacunas e obscuridades, acenando para o que está além do sentido, da cena do gesto e da palavra. O leitor não para para atribuir sentido, interroga-se diante das metamorfoses e formas obliquas de acontecimentos insuspeitos que compõem o político estabelecendo o agenciamento coletivo da enunciação. Neste caso, o texto de Boal e o texto de Müller inscrevem-se na produção de uma literatura menor, ou de um teatro menor, o que os qualifica como agentes de devires revolucionários, agitando, através da política nas imagens, e irrompendo contra o problema do poder nas artes.Dissertação O tema no processo criativo da Asmarias Companhia de Teatro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-11) Lima, Hélio Júnior Rocha de; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6; ; http://lattes.cnpq.br/7972084204792685; Handerchpek, Robson Carlos; ; Nunes, Silvia Balestreri; ; http://lattes.cnpq.br/7439171356537261Inserida no contexto das ações educativas da Casa Renascer, entidade não-governamental, situada na cidade de Natal/RN, que tinha como finalidade principal o acolhimento de crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade, esta investigação centra-se na descrição e análise do tema no processo criativo desenvolvido pela Asmarias Cia de Teatro, de 1993 a 2003, cujo processo culminou com a montagem do texto dramático, Mateus e Mateusa, de Qorpo-Santo. Nesta pesquisa é focalizado o percurso que a Cia de Teatro fez, tanto na sua pré-história (1993), com a prática de leitura e escrita dramática na elaboração de um material didático chamado de Cartilha das Invenções, como nos procedimentos teatrais com o teatro de rua e o teatro-fórum (1997 a 2000), até o reencontro em 2001 de sete adolescentes as quais articularam a última formação do grupo paralela com a montagem do texto de Qorpo-Santo (2002-2003). Problematiza-se, no desenvolvimento deste estudo, a evolução do processo criativo com base na temática institucional quando é indagado se é possível proporcionar momentos de experiências educativas através da forma tradicional do teatro, tendo como referência os temas intrínsecos nos textos dramáticos considerados clássicos. A reflexão sobre a questão atravessa a pesquisa nas suas descrições e análises e encontra, entre o passado e o presente, as indicações que levam à guisa de conclusão. A metodologia, pela qual se orienta a pesquisa, está baseada na arqueologia teatral (PAVIS, 2005), no paradigma indiciário (GINZBURG,1989) e nas experiências narradas segundo as abordagens de Benjamin (1985). Foram selecionados documentos em formatos de textos escritos, fotográficos e fílmicos, e identificado, nestes arquivos, marcas e pistas que fizeram perceber o tema no processo criativo da Asmarias Cia de Teatro durante os ensaios com o texto dramático, Mateus e Mateusa, de Qorpo-Santo. Nesta práxis teatral, situada na área da pedagogia do teatro, verifica-se que a temática atravessou as ações teatrais na Casa Renascer possibilitando a formação estética da cena numa perspectiva crítica da dimensão social e pessoal dos sujeitos envolvidos. O tema ganhou uma proporção significativa na atividade teatral como ponto de partida do processo criativo da Cia de Teatro, tomando forma artística na encenação teatral. Neste sentido, o processo criativo com o texto dramático, clássico, ganhou a dimensão educativa ao tratar o tema no movimento da arte dramática como foco de criação individual que se somou ao coletivo no universo interativo do jogo