Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, Geanna Siva de Figueiredo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O uso de tecnologias interativas na educação infantil com crianças de 04 a 05 anos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-18) Lima, Geanna Siva de Figueiredo; Pimentel , Gilka Silva; http://lattes.cnpq.br/5589438872344668; Pimentel , Gilka Silva; Paiva, Amon Evangelista dos Anjos; Sobreia, Janaína Porto
    O uso de tecnologias interativas na educação infantil, especialmente com crianças de 4 a 5 anos, tem se destacado como uma abordagem inovadora para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Essas ferramentas, como jogos digitais, aplicativos educativos e recursos multimídia, promovem ambientes de aprendizado mais dinâmicos, lúdicos e personalizados, atendendo às necessidades específicas de cada criança. Estudos indicam que essas tecnologias auxiliam no desenvolvimento cognitivo, social e emocional, estimulando habilidades como atenção, memória, criatividade e interação social (Luciano et al, 2023). A adoção dessas ferramentas, contudo, apresenta desafios significativos. A falta de infraestrutura adequada em muitas escolas brasileiras e a exclusão digital decorrente de desigualdades socioeconômicas limitam o acesso de grande parte das crianças a esses recursos (Marchi et al, 2023). Além disso, a carência de formação pedagógica para os educadores compromete a eficácia da implementação dessas tecnologias, restringindo seu impacto positivo. Outro ponto de atenção é o uso excessivo ou inadequado das tecnologias, que pode resultar em dependência digital e prejuízos no desenvolvimento motor e social das crianças. Apesar desses desafios, as tecnologias interativas, quando utilizadas de forma planejada e supervisionada, oferecem benefícios amplos. Alinhadas às diretrizes curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elas podem enriquecer as práticas pedagógicas e promover uma educação mais inclusiva e inovadora (Kist et al, 2024). Além disso, ao facilitar a inclusão digital desde a infância, essas ferramentas contribuem para a redução das desigualdades educacionais e preparam as crianças para os desafios de uma sociedade cada vez mais conectada. Em síntese, o uso de tecnologias interativas na educação infantil é uma abordagem promissora, que exige um equilíbrio entre inovação e cuidado, assegurando que o desenvolvimento infantil ocorra de forma saudável e significativa. A colaboração entre educadores, gestores e famílias é essencial para maximizar seus benefícios e minimizar os desafios.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM