Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Leandro, Elaine Cristina Gomes de Lima"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Análise de textos narrativos escritos por alunos da comunidade rural de Massaranduba, Ceará-Mirim/RN: "A história contida" de sujeitos da experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Leandro, Elaine Cristina Gomes de Lima; Campos, Sulemi Fabiano; https://orcid.org/0000-0002-7212-0621; http://lattes.cnpq.br/4256675396235128; http://lattes.cnpq.br/3089340231321474; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Santos, Valnecy Oliveira Corrêa
    Atualmente, alguns alunos tendem a ocupar o seu tempo nas redes sociais ou com jogos digitais, a fim de passar grande parte do dia no entretenimento e na diversão pelo mundo virtual, e, assim, aproveitam poucos momentos que podem ser marcantes em suas vidas, de modo positivo ou negativo. Visando a identificar essas experiências, alunos do ensino fundamental foram instigados a relatar e escrever acontecimentos do seu dia a dia, transformando-se em escritores da sua própria experiência. Com base nesse material, este estudo tem como objetivo geral: analisar os efeitos de atividades linguageiras na produção de textos narrativos decorrentes da prática de uma escrita pautada na constituição de sujeitos da experiência. Quanto aos objetivos específicos, eles são: identificar marcas linguístico-discursivas indicadoras do estilo de escrita em textos narrativos produzidos em sala de aula; propor práticas de ensino de escrita de textos narrativos a partir de atividades criadoras da linguagem que considerem a história contida, ampliando as possibilidades de escrever; interpretar, a partir da língua, traços discursivos que possam evidenciar a emergência de uma escrita criativa, sobretudo dando destaque às experiências do sujeito que escreve. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal Professora Maria Bernadete Barbosa, em Massaranduba, Ceará-Mirim/RN, tomando por base estudantes do 7º ano do ensino fundamental, que tiveram a prática de produzir textos escritos narrativos para delinear os aspectos estruturais e sequenciais, elementos e momentos da narrativa tão recorrentes em manuais didáticos. Os referenciais teórico-metodológicos deste estudo são Franchi (1987), Geraldi (1997, 2011) Larrosa (2014) e Possenti (2002). As atividades linguageiras para a escrita de textos narrativos têm como finalidade permitir que os alunos, por meio de suas práticas como sujeito da experiência, consigam compor características e enunciados que estão ao seu redor, em seu cotidiano, para além do âmbito escolar, e, assim, possam identificar e narrar as histórias das quais são parte integrante. Como resultado do processo de intervenção, houve a elaboração de um recurso educacional seguindo a proposta de texto mencionada no campo metodológico desta pesquisa, que visa a apresentar estratégias de escritas narrativas para auxiliar outros professores nas atividades de escrita dos alunos. Desse modo, esses profissionais terão um caderno didático como material de apoio para o ensino de escrita da Língua Portuguesa.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM