Navegando por Autor "Leandro, Ana Lívia Araújo"
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TCC Aplicação de Teoria das Filas para avaliação de desempenho em uma unidade de Pronto Atendimento pediátrico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Leandro, Ana Lívia Araújo; Mariz, Fernanda Barreto de Almeida Rocha; http://lattes.cnpq.br/5556894774590855; Santos, Sandra Rufino; http://lattes.cnpq.br/7918356337724287; Almeida, Mariana Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550As filas são uma realidade constante em serviços de emergência, devido à natureza imprevisível desse ambiente. Desse modo, estudar o comportamento das filas, torna-se uma ferramenta valiosa para as empresas, visto que a formação de filas em um Pronto Atendimento (PA) por um período prolongado pode ser considerada como um indicativo de desempenho ineficiente, além de que tempos de espera prolongados podem contribuir para o agravamento de condições de saúde, a insatisfação dos pacientes e a sobrecarga dos profissionais de saúde. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho é avaliar, por meio da aplicação de conceitos relacionados à Teoria das Filas, o desempenho do processo de atendimento em uma unidade de pronto atendimento pediátrico. Desta forma, a pesquisa desenvolvida trata-se de um estudo de caso de natureza aplicada, com objetivos descritivos e exploratórios, seguindo uma abordagem combinada. Para isso, foi realizado o mapeamento e modelagem do processo “Da retirada de senha até o desfecho do tratamento de urgência em um PA pediátrico”. A partir da análise de processo, identificou-se que 69% do tempo de espera desde a retirada da senha até o início do atendimento médico, refere-se ao tempo de espera da finalização da triagem até o início do atendimento médico. Dessa maneira, definiu-se que o foco da análise de desempenho seria o processo de atendimento médico. Para isso foi construído os dashboards para aplicação das medidas de desempenho, oriundas da Teoria das Filas, a saber: ritmo médio de chegada (𝜆), intervalo médio entre as chegadas (IC), ritmo médio de atendimento por médico (μ), número mínimo de servidores (i), taxa de utilização dos servidores (ρ), tempo médio de atendimento (TA) e tempo médio de permanência na fila (TF). A partir dos resultados alcançados, foi possível analisar o balanceamento da escala médica, o cenário inicial constatou que dos 728 turnos analisados, 277 operaram com taxa de utilização abaixo de 50%, 211 acima de 100%, 193 entre 80% e 100%, e 97 entre 50% e 80%. Com o balanceamento, nenhum turno apresentaria taxa de utilização acima de 100%, 465 turnos teriam utilização 80% e 100%, 232 entre 50% e 80% e apenas 31 com menos de 50%. Sendo assim, é possível dimensionar estrategicamente os plantonistas por turno, de modo a evitar sobrecarga do sistema e distribuir de maneira mais eficiente os momentos ociosos. Além disso, foi realizada uma análise sobre quantos plantões seriam necessários a mais e a menos por turno, projetando uma economia entre R$192.653,33 e R$287.229,12 para a empresa, considerando os seis meses analisados.