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Navegando por Autor "Leal, Marina Reis Deusdará"

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    Dissertação
    Avaliação de desempenho da educação superior brasileira por análise envoltória de dados e conceito de porte relativo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-02-28) Leal, Marina Reis Deusdará; Almeida, Mariana Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; http://lattes.cnpq.br/3103617732379112; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; https://orcid.org/0000-0002-1043-0288; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; Francisco, Claudia Aparecida Cavalheiro; http://lattes.cnpq.br/6657263743083103; Martinhon, Carlos Alberto de Jesus
    Este estudo propõe novas abordagens de avaliação de desempenho tendo como base a Análise Envoltória de Dados (DEA) para que agências governamentais possam avaliar a eficiência do ensino superior brasileiro. Para ilustrar a aplicação foram utilizados dados de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que obtiveram notas no ENADE em todos os anos no período de 2013 a 2016, o que totalizou 70 intuições distribuídas em todas as macrorregiões do país. Políticas públicas recentes promoveram uma expansão significativa do número de câmpus em todo o país. Uma vez que recursos públicos estão envolvidos, é importante verificar se as IFES podem fornecer serviços de qualidade correspondente aos investimentos realizados. O porte relativo é uma análise baseada na distância e advém da evolução das modelagens de supereficiência e pesos comuns da DEA para indicar qual DMU possui a combinação dos maiores inputs e outputs. Além da aplicação destas modelagens de DEA, este estudo também faz uso do DEA dinâmico (DDEA) e das modelagens clássicas, ambas considerando retornos constantes de escala e retornos variáveis de escala. Além disso o Índice Malmquist é utilizado para observar a evolução entre os períodos complementando a análise. O processo educacional é avaliado a partir da interação entre três variáveis insumos (quantidades de professores, pessoal administrativo e de matrículas), um produto intermediário (novas vagas) e dois produtos (número de alunos certificados e a média das notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE). A análise abrangeu duas perspectivas: os desempenhos anuais e os desempenhos globais dos triênios de 2013 a 2015 e 2014 a 2016 que podem ser avaliados pela modelagem DDEA. A perspectiva global permite observar o desempenho das instituições com relação ao ciclo trienal do ENADE que a cada ano engloba uma das três áreas do conhecimento: Humanas, Saúde e Tecnológica. Assim, a melhor adequação da modelagem DDEA é verificada devido a esta especificidade do sistema de avaliação do ensino superior brasileiro. Além disso, através da implementação do benchmark são indicadas as metas a serem alcançadas, auxiliando na promoção de uma cultura de melhoria contínua. Este estudo amplia a discussão sobre o melhor método de avaliação educacional, uma vez que traz duas vertentes distintas, o porte e a avaliação trienal, necessária no caso específico brasileiro. Entretanto, estes modelos têm potencial para serem aplicados em outros sistemas educacionais, inclusive, em outros países. Novas variáveis também podem ser incluídas no modelo proposto.
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    Artigo
    Urban mobility performance indicators: a bibliometric analysis
    (Universidade Federal de São Carlos, 2019) Braga, Izaac Paulo Costa; Dantas, Hálison Fernandes Bezerra; Leal, Marina Reis Deusdará; Almeida, Mariana Rodrigues de; Santos, Enilson Medeiros dos
    Este trabalho objetiva identificar as métricas de mobilidade urbana mais utilizadas por meio de uma análise bibliométrica. Deste modo, foi realizado um estudo qualitativo e quantitativo a partir de uma seleção de 49 artigos, publicados entre 1989 e 2016. Scopus e Web of Science foram utilizados como bases de dados. Como resultado deste mapeamento, verificou-se a predominância de estudos focados nas perspectivas ambientais e de eficiência nos sistemas de transporte urbano. Além disso, foram identificadas a emergência de novas abordagens, tais como mobilidade sustentável, transporte resiliente e mobilidade inteligente. Um total de 228 categorias de métricas e indicadores de desempenho foram identificados e agrupados em doze perspectivas. A categorização proposta neste artigo pode auxiliar os pesquisadores em trabalhos futuros sobre o tema abordado
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