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Navegando por Autor "Lüdorf, Sílvia Maria Agatti"

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    Dissertação
    Corpo e envelhecimento: o que a ausência das práticas corporais no confinamento devido à Covid-19 nos revela para se (re) pensar o corpo idoso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-18) Santiago, Joselita da Silva; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; https://orcid.org/0000-0002-9648-0007; http://lattes.cnpq.br/6831555305550834; https://orcid.org/0000-0002-7019-6462; http://lattes.cnpq.br/6048999471651458; Franco, Marcel Alves; http://lattes.cnpq.br/6743393310981535; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; Lüdorf, Sílvia Maria Agatti
    A presente pesquisa busca apreender as percepções que os idosos de Tabuleiro do Norte (CE) construíram acerca da velhice, e de seus corpos diante da ausência das práticas corporais devido a pandemia da COVID-19. Frente a isso, o objetivo geral desta pesquisa é compreender as percepções que os idosos de Tabuleiro do Norte (CE) construíram acerca da velhice, e de seus corpos diante da ausência das práticas corporais, com o intuito de identificar as contribuições destas percepções para a Educação Física. Justificamos a presente pesquisa mediante a escassez bibliográfica e reforçamos a importância acadêmica deste estudo por contribuir com a ampliação da produção científica no campo dos estudos sobre o corpo relacionado ao envelhecimento e da Educação Física utilizando o método fenomenológico. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 25 idosos participantes da hidroginástica no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) por pelo menos um ano. Identificou-se que os participantes possuem experiências diversas acerca da velhice, e estas foram discutidas nas unidades de significado velhice como limitação, velhice como liberdade e velho é o outro. Com isso, apreendeu-se que a velhice se expressa no corpo, e que esta é experenciada de diversas formas, que são influenciadas não só biologicamente mas também culturalmente. Em outro momento discutiu-se as compreensões de corpo idoso dos participantes, identificando as unidades de significado corpo esbelto, corpo em declínio, corpo dependente, e tristeza, estresse e solidão. Percebeu-se que o corpo idoso traz consigo vivências que são influenciadas pelo contexto em que são inseridos, por isso percebemos as divergências em suas falas. A importância de incluir a visão dos idosos na sociedade é para que esta compreenda as diversas faces da velhice, podendo assim respeitá-las, bem como se preparar para também vivenciá-las. Ademais, destaca-se que não fez parte dos objetivos questionar o quão benéfico ou não foi o isolamento, mas a necessidade de criação e manutenção de políticas públicas que atendam às necessidades físicas, psicológicas, sociais e culturais dos idosos e ainda que estes possam contar com profissionais qualificados para atender a estas demandas. Por fim, destacamos a necessidade de mais estudos referentes a esta temática, possivelmente abrangendo outras práticas corporais ou em outras regiões, para ser possível ampliar as maneiras que a Educação Física irá intervir nos corpos idosos, compreendendo as limitações e adaptando as práticas corporais quando necessário.
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    Dissertação
    O corpo e o Yoga: reflexões fenomenológicas e implicações para a Educação Física
    (2019-02-20) Aguiar, Milena de Oliveira; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; ; ; Aguiar, Andrea Câmara Viana Venâncio; ; Silva, Priscilla Pinto Costa da; ; Lucena, Ricardo de Figueiredo; ; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; Lüdorf, Sílvia Maria Agatti;
    As práticas integrativas e complementares consistem em política do Ministério da Saúde do Brasil em 2006, contemplando cinco práticas em sua origem. Contudo, é apenas no ano de 2017 que o yoga passa a fazer parte dessa política. Esta pesquisa aborda aspectos históricos das práticas integrativas e complementares entrelaçando-a com o yoga. Apesar da recente inserção, o yoga é uma prática milenar e difundida pelo Ocidente, por isso, a necessidade de compreender os praticantes ocidentais do yoga. Nesse sentido, a pesquisa objetiva compreender a construção do corpo de yogis do Núcleo de Yoga Professor Hermógenes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com vista a identificar as contribuições para a Educação Física. Além disso, identifica e discute as percepções e compreensões dos praticantes sobre corpo, bem como os efeitos das práticas corporais para seus usuários. A pesquisa tem por fundamento o método fenomenológico de Maurice Merleau-Ponty, por meio da estratégia do fenômeno situado, por isso houve o deslocamento da pesquisadora para o mundo vivido do yoga de quinze entrevistados com base no diálogo a partir de entrevistas semiestruturadas. Os entrevistados apontaram suas percepções e compreensões relacionadas ao corpo. O estudo apresenta o corpo como sujeito em sua totalidade, nessa perspectiva, discute as motivações e percepções dos entrevistados que apontam suas transformações, os cuidados e estímulos à permanência em vivenciar o yoga. Este estudo contribui para área da Educação Física por emergir um novo olhar sobre essa prática corporal, apresentando resultados da importância do yoga para o seu praticante em virtude de ampliar o olhar do yogi para a compreensão de quem se é, transmutando para uma percepção que valoriza o ser, as relações, os significados e os símbolos das vivências realizadas no contexto investigado.
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    Livro
    Práticas corporais/atividades físicas e covid-19: impactos do confinamento sobre estudantes universitários brasileiros e franceses
    (EDUFRN, 2024-03-26) Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; Perera, Eric; Ferez, Sylvain; Bouchet-Mayer, Cyriac; Cazarre, Romain; Pereira, Larissa Maria de Paiva Ribeiro; Aquino, Lívia Silveira Duarte; Franco, Marcel Alves; Nascimento, Rosie Marie Medeiros de; Lüdorf, Sílvia Maria Agatti
    O livro é fruto de uma produção de uma longa pesquisa realizada em acordo de cooperação entre a UFRN e a Université de Montpellier (França), que investigou as práticas corporais, cujo recorte temporal se deu no período de confinamento da pandemia da covid-19. Nossa pesquisa se pautou no relato de estudantes universitários do Brasil e da França, e discutimos diversas conceitos e temas relevantes na área da Educação Física, como, por exemplo, práticas corporais e atividades físicas, relações sociais, qualidade de moradia, impactos na saúde, entre outros.
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    Dissertação
    Significados das práticas corporais para usuários da Estratégia Saúde da Família e as implicações para a saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-30) Andrade, Sabrina Raquel de Lima; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; http://lattes.cnpq.br/6831555305550834; http://lattes.cnpq.br/9242181235612651; Knuth, Alan Goularte; http://lattes.cnpq.br/5583931088198491; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; Lüdorf, Sílvia Maria Agatti; http://lattes.cnpq.br/7454328033193503
    Esta pesquisa aborda as vivências de usuários referentes às práticas corporais, junto à experiência da pesquisadora, bem como a sua relação com o corpo e com a saúde no contexto da Atenção Primária à Saúde. O objetivo geral é compreender os significados das práticas corporais e as suas eventuais implicações para a saúde dos usuários da Estratégia Saúde da Família de Limoeiro do Norte/CE. Além disso, identificar os motivos para participação no grupo de práticas corporais, saber como os usuários se sentem ao realizar essas atividades, compreender os significados atribuídos para realização dessas práticas e constatar as relações das práticas corporais com a saúde caracterizam nossos objetivos específicos. A abordagem metodológica foi focada no método fenomenológico com base nos estudos de Merleau-Ponty e, por meio da estratégia do fenômeno situado, compreendemos o mundo vivido de nove usuários do grupo de práticas corporais da Unidade de Saúde da Família Pequeno Atirador. Nesse contexto, utilizamos a entrevista semiestruturada, observações do grupo pesquisado e construção de diário de bordo. Os relatos dos usuários nos permitiram construir unidades de significados relativas à apreensão das percepções do corpo e da saúde diante das motivações e significados das práticas corporais. A identificação de paradoxos por meio da relação linear das práticas corporais com a saúde é presente nos diálogos dos entrevistados. Evidenciamos o contato com o outro significativo ao ponto de os vínculos afetivos desencadearem a permanência no grupo de práticas corporais e despertar a dimensão afetiva de saúde. Identificamos nas práticas corporais um espaço de lazer ausente no território pesquisado. Assim, este estudo trouxe reflexões para a Educação Física pela interlocução dos conceitos de corpo, saúde, práticas corporais e lazer, como a ampliação de valores e do conceito existencial de saúde, cabendo maiores discursões sobre as ações da Educação Física no âmbito da Saúde Coletiva.
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