Navegando por Autor "Kanzaki, Elizabeth Sachi"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo Estratégias para a participação de estudantes com deficiência visual no âmbito da Política de Inclusão e Acessibilidade na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)(Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, 2024-09) Pereira, David Barbalho; Soares, Ana Leila de Melo; Souza, Catarina Shin Lima de; Kanzaki, Elizabeth SachiNo contexto das ações desenvolvidas pela Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade (CPIA) e Setor de Musicografia Braille e Apoio à Inclusão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEMBRAIN/EMUFRN), o presente artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de estratégias voltadas à participação de estudantes com deficiência visual (DV) em colaboração com as referidas instâncias da gestão universitária, dentre as quais se destacam: a) elaboração do Plano de Ação da CPIA/EMUFRN em um processo colaborativo; b) participação nas reuniões ordinárias da Comissão e; c) reuniões periódicas de avaliação do semestre letivo. Consiste em uma pesquisa de propósito descritivo e abordagem qualitativa, a qual utiliza a análise documental como principal estratégia de investigação. Constata-se que as experiências analisadas se alinham aos princípios da gestão educacional democrática no âmbito da gestão universitária, ao passo que subsidiam os processos decisórios voltados às condições de permanência, participação e êxito acadêmico dos(as) estudantes com deficiência na Educação Superior e apontam para desdobramentos dessas iniciativas no posicionamento desses sujeitos enquanto agentes centrais na construção de ambientes educacionais inclusivosLivro Práticas, desafios e reflexões na Educação Musical inclusiva(EMUFRN, 2022-07-29) Pereira (org.), David Barbalho; Fernandes, Rayssa R. M. Gondim; Kanzaki, Elizabeth Sachi; Morais, Agamenon de; Pereira, David BarbalhoPossui o objetivo de ampliar as discussões voltadas à Inclusão e Acessibilidade na Educação Musical, ampliado esse diálogo junto a estudantes, profissionais, pesquisadores (as) e interessados(as) nas áreas da Música e Educação Musical. Dessa forma, o livro é constituído por versões atualizadas dos artigos apresentados no VIII EMI, realizado em outubro de 2021, e conta também com valiosas contribuições propostas por membros da Comissão Científica do Evento.