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Navegando por Autor "Junger, Alex Paubel"

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    Tese
    Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-30) Souza, Rosana Curvelo de; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; https://orcid.org/0000-0001-6447-1985; http://lattes.cnpq.br/4282662034588352; Junger, Alex Paubel; https://orcid.org/0000-0002-5072-1012; http://lattes.cnpq.br/3440956514829383; Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto; https://orcid.org/0000-0002-7338-2180; http://lattes.cnpq.br/6893001614570105; Cavalcante, Erica Dayane Chaves; http://lattes.cnpq.br/2902600033356292; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428
    Por meio do discurso, administradores procuram moldar ou influenciar a construção da realidade para tornar os ambientes em que atuam favoráveis à sua presença e das suas organizações. Tendo em vista o prazo das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), até 2024, para que os cursos de graduação em Administração viabilizem o desenvolvimento da competência em comunicar-se de forma eficaz, o objetivo desta tese é propor um framework do ensino-aprendizagem de retórica - arte e técnica de persuadir pelo discurso - na formação de administradores. O processo investigativo foi estruturado em três etapas interligadas, sendo a primeira para interpretar e compreender as orientações presentes nas DCN que se relacionam com retórica. As percepções da coleta e análise documental foram esquematizadas em uma matriz reunindo explicações conceituais e efeitos desejados na aprendizagem, que foi, na etapa seguinte, integrada aos resultados provenientes de uma revisão de literatura que identificou a incidência da aprendizagem de retórica nos cursos superiores em bases de dados científicas. Os dados, analisados por meio de análise temática e organizados por dimensões ambiental (conteúdos, conhecimentos, currículo, dinâmicas sociais) e individual (competências, habilidades, atitudes), subsidiaram a composição de um framework teórico das características relacionadas ao ensino-aprendizagem de retórica para o curso de graduação em Administração. No terceiro momento, como um exemplo de aplicação do framework para beneficiar pesquisas de aprofundamento da investigação acerca do tema, procedeu-se à instrumentalização das categorias em questionários para coleta e análise temática de dados em pesquisa de campo aplicada junto a uma amostra de docentes em formação na área de Administração. O acréscimo de dados primários forneceu fatores percebidos de domínio da subjetividade individual e de estratégias éticas, emocionais e racionais na argumentação em sala de aula. Como contribuição teórica, o estudo fornece uma definição funcional de aprendizagem de retórica sob o ângulo do ensino de Administração, representada pelo framework que contribui metodologicamente para estudos futuros e sinaliza oportunidades para a formação de administradores que não apontem a comunicação como um de seus principais problemas, evidenciando também uma contribuição prática e social.
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    Artigo
    Innovation and use of new teaching technologies in undergraduate learning and empowerment for the labour market
    (International Journal Of Emerging Technologies In Learning (Ijet), 2020) Guerra, Eliana Costa; Nascimento, Daniel Beserra do; Brito, Max Leandro de Araújo; Fonseca, Géssica Fabiely; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Martins, Cibelle Amorim; Guardia, Mabel Simone de Araujo Bezerra; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Teixeira, Ricardo Luiz Perez; Shitsuka, Ricardo; Silva, Priscilla Chantal Duarte; Junger, Alex Paubel
    The present study aims to investigate the perspective of students in the business course on innovation and the use of new teaching technologies in undergraduate learning and empowerment for the labour market in a city in northeastern Brazil.The methodology study is qualitative, conducted through a questionnaire tech-nique with open questions with students from a higher edu-cation institution, graduates of the business course and others who have already completed and are looking for space in the labour market. The results obtained in the present study suggest a greater participation of the university in the artic-ulation of its trained professionals with the local companies, serving as a sup-port platform and in this way enabling some monitoring of these graduates at the entrance of the local market, through networks of contacts that bring togeth-er companies of recent graduates.The conclusion of the study is that there is a complex situation, that despite the difficulties imposed by the economic crisis and lack of local opportunities, the chance of getting a job is better for those who, in fact, absorb as much of the knowledge that the course offers and get their diploma
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    Dissertação
    Mini casos no ensino e aprendizagem em Ciências na Educação de Jovens e Adultos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-16) Silva, Simone Cristina Oliveira da; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; https://orcid.org/0000-0002-5831-6118; http://lattes.cnpq.br/6444980960217385; Junger, Alex Paubel; Spinosa, Vanessa; http://lattes.cnpq.br/1087304600335538
    A presente dissertação objetiva investigar a utilização de mini casos associados às tecnologias digitais de informação e comunicação, enquanto recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem em Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa voltada para as turmas do 4º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública do município de Touros/RN. O estudo foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - HUOL/UFRN. A coleta de dados ocorreu por meio de observações, aplicação de atividades e aplicação de formulários online. Como resultados, o estudo revela que a aplicação de mini casos relacionados a conteúdos de Ciências nas turmas estudadas valorizam conhecimentos prévios dos alunos, tornando-os seres capazes de intervir em seu meio social. O produto gerado pela pesquisa é um guia didático com sugestões de elaboração e aplicação de mini casos de ensino em sala, para auxílio da prática pedagógica na Educação e Jovens e Adultos. Por fim, o estudo conclui que a utilização de mini casos associados às tecnologias digitais de informação e comunicação favorece a formação de sujeitos ativos e participativos, que entendem o conhecimento como um todo.
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    Tese
    Perspectivas para a adoção da gamificação com ênfase na prosperidade global: reflexão do contexto administrativo brasileiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Silva, Dmitryev Cyreneu da; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; https://orcid.org/0000-0001-7029-6482; http://lattes.cnpq.br/8548573329519450; Junger, Alex Paubel; Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto; Matias, Esdras Matheus Silva; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172
    A gamificação é a aplicação de elementos típicos de jogos em contextos não lúdicos, podendo ser aplicada no ensino, inclusive de Administração. Com métricas e desenhos manipuláveis, na prática, os jogos tendem a exacerbar as características inerentes ao modo de produção a fim de explorar um contexto real e acabam por reproduzir nos seus elementos uma visão economicista da Administração. Já a Prosperidade Global se refere a um conceito ainda mais abrangente que a prosperidade em si, que reconhece a interconexão entre economias, culturas e ecossistemas em um mundo globalizado. Preconiza uma visão integrada do desenvolvimento humano, priorizando a justiça social e ambiental em escala planetária, requerendo a superação de estruturas econômicas, que frequentemente colocam o crescimento financeiro acima do bem-estar humano e ecológico. O trabalho apresentado tem como objetivo compreender as perspectivas para a adoção da gamificação considerando os desafios da Prosperidade Global. Adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão sistemática e narrativa de literatura e análise de diferentes perspectivas, a citar o ponto de vista dos pesquisadores, professores e materialmente das instituições de ensino e mercado de trabalho, mesmo que indiretamente, para investigar como a gamificação e os jogos sérios podem transformar a formação de gestores, ultrapassando o modo de produção vigente. A gamificação é compreendida como o uso de elementos característicos dos jogos em ambientes que não são voltados para o entretenimento, proporcionando novas abordagens para a capacitação de gestores. Sua implementação ocorre por meio de jogos sérios, que são simulações desenvolvidas com um objetivo educativo além da diversão. Os métodos de coleta envolvem entrevistas estruturadas por formulários online com 35 professores da área de Gestão e uma revisão sistemática sobre gamificação e a aplicação de jogos sérios no Brasil. Os resultados indicam que a gamificação, ao integrar elementos como desafios e recompensas, aumentam o engajamento e a retenção do aprendizado. No entanto, esses elementos são utilizados de forma positivista e economicista. Sua implementação ainda enfrenta barreiras significativas, incluindo a falta de formação docente e resistência institucional a currículos inovadores. As formações ideológicas dos professores e das produções científicas tendem a reproduzir a dinâmica neoliberal a partir do uso de métricas com foco na eficiência, refletindo uma inclinação à reprodutibilidade dos aparelhos do Estado. A pesquisa destaca que a formação crítica e adaptativa tanto de gestores quanto de professores é essencial para lidar com desafios globais como desigualdade e sustentabilidade. Conclui-se que a gamificação é uma alternativa viável e promissora para o ensino de Administração, desde que aplicada de forma estratégica e contextualizada com a realidade local. O estudo reforça a necessidade de mudanças estruturais no ensino, defendendo a integração de metodologias ativas e a capacitação docente para criar gestores mais preparados para os desafios globais e interdisciplinares.
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    Tese
    Resiliência na cadeia de suprimentos: um framework do Programa Nacional de Alimentação Escolar na região dos Cocais-PI
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-12) Santos, Laudinéia Pontes dos; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/7113595402443743; Araújo, Maria Valeria Pereira de; Soares, Francisco Igo Leite; Junger, Alex Paubel; Matias, Esdras Matheus Silva
    Este estudo teve como objetivo geral propor um framework de estratégias para aprimoramento de fatores de resiliência na cadeia de suprimentos associados ao processo de compras de alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na região dos Cocais, no Estado do Piauí. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de cunho bibliográfico e documental, com uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os procedimentos de coleta e análise de dados envolveram dados secundários, pesquisa documental de procedimentos legais e formativos de processo de compras públicas. Como resultado, o estudo discute definições de resiliência nos estudos organizacionais e a aplicação nas operações e processos de compras públicas. Bem como a avaliação da cadeia de suprimento de alimentos do PNAE a partir do arcabouço de legislações dos processos de compras públicas no Brasil e a descrição da resiliência na cadeia de suprimento de alimentos no Brasil. Analisou-se as práticas, os resultados e as iniciativas no fornecimento de alimentos na cadeia de suprimentos do PNAE. Foi desenvolvido um framework para análise de resiliência e os seus efeitos na cadeia de suprimentos de alimentos na região dos Cocais, no Estado do Piauí. Entende-se que uma cadeia de suprimentos resiliente é aquela que consegue se restabelecer após enfrentar problemas e adversidades, frequentemente emergindo ainda mais eficiente do que era antes do impacto. Por fim, o estudo conclui que as organizações estudadas têm o potencial de aumentar a resiliência dentro da cadeia de suprimentos, facilitando soluções mais ágeis aos desafios logísticos e aumentando o desempenho geral. O estudo aponta para a necessidade de atenção a fatores como cooperação entre as partes interessadas, o uso de tecnologia para monitoramento, o aprendizado contínuo e a adaptação como sugestão de melhoria aos desafios da cadeia de suprimentos do PNAE. As implicações sociais da pesquisa sobre a resiliência na cadeia de suprimentos do PNAE na região dos Cocais podem ser significativas, pois tocam aspectos fundamentais da segurança alimentar, desenvolvimento regional e justiça social, especialmente em regiões vulneráveis.
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    Tese
    A Revista Educação em Questão no contexto da publicação em periódicos de Educação do Norte e Nordeste do Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Brito, Max Leandro de Araújo; Medeiros Neta, Olivia Morais de; ; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; ; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; Junger, Alex Paubel; ; http://lattes.cnpq.br/3440956514829383; Martins, Cibelle Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/1795893092260432; Nunes, Cláudio Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/6979931694367304; Viana, Flávia Roldan; ; http://lattes.cnpq.br/4756646407294958; Araújo, Maria Valéria Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Shitsuka, Ricardo; ; http://lattes.cnpq.br/6004113212348964
    O estudo tem por objetivo geral estudar o posicionamento da Revista Educação em Questão entre revistas do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil presentes no Google Metrics 2020. O estudo utilizou o método misto, caracterizado como documental e bibliométrico. A coleta de dados foi realizada com base nos dados secundários, pela internet, a saber: 1) lista de revistas do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil; 2) site da Revista Educação em Questão; 3) produções Bibliográficas do Coleta Capes dos anos 2017 e 2018, pesquisadas nos Dados Abertos Capes; 4) artigos e revistas indicadas pelo Google Metrics e Google Acadêmico. Como resultados, o estudo revela que: as convergências temáticas dos artigos, publicados na Revista Educação em Questão de 1987 a 2019, apontam para o alcance de todas as áreas temáticas da ANPEd; a Revista Educação em Questão publica artigos de programas de Educação de todas as regiões do Brasil e isso, também, é refletido no ecossistema dos periódicos de Educação do Norte e Nordeste; a composição dos H index do Google Metrics da Revista Educação em Questão e de revistas do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil está baseada, principalmente, em citações de periódicos e essas citações ocorrem, também, entre as revistas que formam o ecossistema. Por fim, o estudo conclui que o posicionamento da Revista Educação em Questão, entre as demais revistas do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil, é de destaque, uma vez que a revista apresenta bons resultados na aceitação entre os programas de Pós-graduação em Educação do Brasil ao comparar com as revistas do Fórum, elevado H index quando comparada às revistas de Educação do Norte e Nordeste presentes no Google Metrics 2020, e ampla publicação nas áreas temáticas da ANPEd.
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