Navegando por Autor "Julião, Rodrigo Bessa"
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TCC A modelagem de processos e a mensuração de indicadores como estratégias para o aumento de resultados comerciais, em um marketplace de beleza: um estudo de caso(2025-07-11) Melo, Cecília Medeiros; Cabral, Marco Antonio Leandro; Barbosa, Joelton Fonseca; Julião, Rodrigo BessaEm um cenário cada vez mais digital, em que o consumo online cresceu mais de 30% nos últimos três anos, segundo dados da eMarketer, os hábitos de compra vêm passando por significativas transformações. Nesse contexto, torna-se essencial que marketplaces inovem sua base de sellers e ampliem seus portfólios, a fim de oferecer experiências mais atrativas aos consumidores. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo, por meio de um estudo de caso, aplicar a modelagem de processos e a mensuração de indicadores como ferramentas para otimizar os fluxos comerciais de um marketplace de beleza. A proposta busca promover um crescimento mais eficiente da plataforma, por meio da automação de etapas críticas e da redução de desgastes operacionais. Para isso, o processo atual ("As Is") foi mapeado com o uso da plataforma Lucidchart, seguindo a notação BPMN (Business Process Model and Notation), o que possibilitou a identificação de gargalos e oportunidades de melhoria. A partir desse diagnóstico, foi modelado o processo futuro ("To Be"), com a implementação de ferramentas como Google Forms, Google Sheets, lembretes automatizados, calculadora de prioridades e WhatsApp Web, além da padronização da comunicação e centralização das informações. Elaborou-se também uma integração entre os sistemas internos utilizados pelos times e um aprimoramento no sistema de gerenciamento de relacionamento com parceiros (CRM, internamente denominado de “BackOffice”), resultando na criação de dashboards de monitoramento para o funil comercial. Os impactos foram significativos: o tempo médio para fechamento de contratos com novos parceiros reduziu de cerca de dois meses para apenas duas semanas, houve diminuição de retrabalhos e a jornada dos sellers passou a ser mais fluida, padronizada e eficiente.TCC Aplicação da metodologia de gestão de processos de negócio em um escritório de consultoria e assessoria ambiental no estado do Rio Grande do Norte.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Figueiredo, Marcelo Eduardo Rocha; Cabral, Marco Antonio Leandro; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; Cabral, Eric Lucas dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1242860256406312; Julião, Rodrigo BessaDevido à volatilidade e competitividade do atual mercado, as empresas necessitam conhecer e gerenciar bem seus processos para se manter vivas. Para tal, é importante identificar e melhorar continuamente esses processos. O presente estudo tem como objetivo aplicar conceitos e ferramentas da gestão de processos, buscando, identificar atividades realizadas dentro da organização, mapear os processos utilizados atualmente e seus atores, propor melhorias para o desenvolvimento e gestão dos processos, além de criar e implementar indicadores para mensurar a eficiência desses processos, em um escritório de consultoria e assessoria ambiental do Rio Grande do Norte. Para estes fins, serão utilizadas ferramentas de planejamento estratégico, organogramas, fluxogramas de processos, dentre outros métodos e ferramentas que dão robustez ao trabalho e maximizam os resultados obtidos pela empresa. O trabalho trará para a organização uma visão de processos, de como a organização funciona em termos de fluxo de atividade, além de definir os agentes de cada processo e suas respectivas atividades, melhorando assim a gestão da organização como um todo, e por consequência, trazendo resultados melhores.TCC Avaliação do impacto da preparação metalográfica na quantificação de austenita retida via EBSD em aço AHSS(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-25) Julião, Rodrigo Bessa; Castro, Nicolau Apoena; Jetson Lemos Ferreira; Melo, Gudson Nicolau de; Mashhadikarimi, MeysamOs aços avançados de alta resistência (AHSS) têm sido implementados em maior quantidade pela indústria automotiva, chegando a ultrapassar os 80% de uso em automóveis segundo a WorldAutoSteel, visando à redução de peso do corpo automotivo e ao aumento da segurança veicular. Apresenta maior resistência mecânica em comparação ao alumínio, bem como menor custo. Todas essas características contribuem para que a indústria automotiva cumpra com suas metas globais de redução de poluentes. Devido à grande importância que cerca o desenvolvimento e a otimização dos atuais e de novos aços, esse trabalho se propôs a otimizar o método de preparação metalográfica para a quantificação de austenita retida via difração de elétrons retroespalhados (EBSD) em aço AHSS. O método de Rietveld aplicado à difração de raios-X foi utilizado como referência no presente estudo. Foram aplicadas duas técnicas distintas de polimento final por imersão em sílica coloidal: O polimento vibracional em politriz Vibromet e o polimento em politriz Minimet. Para cada um dos métodos variou-se o tempo de polimento. Os resultados indicam que o polimento via Minimet é mais eficiente para esta aplicação. Ademais, o método EBSD apresentou resultados confiáveis, próximos ao valor de referência, quando o método de polimento foi eficiente para a remoção da camada encruada pelas etapas anteriores de preparação metalográfica.TCC BPM como estratégia operacional: estudo de caso em rede de varejo regional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-09) Dantas, Arliandro Ramon da Fonseca Pereira; Barbosa, Joelton Fonseca; Cabral, Marco Antonio Leandro; Souza, Ricardo Pires de; Julião, Rodrigo BessaEste estudo apresenta a aplicação prática da metodologia Business Process Management (BPM) como estratégia operacional em uma rede varejista supermercadista de atuação regional, com ênfase na padronização e melhoria dos processos comerciais e na qualificação da gestão estratégica. A pesquisa concentrou-se no segmento de limpeza, tendo como objeto de análise o item Água Sanitária, e abrangeu o diagnóstico, o redesenho dos fluxos de trabalho e a implementação de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), com suporte de ferramentas como SIPOC, BPMN e Business Intelligence (BI). Os resultados foram expressivos, onde houve um crescimento de 27,72% nas vendas da categoria analisada, além do avanço significativo nos níveis de maturidade de processos da empresa. A pesquisa analisou a integração entre métodos acadêmicos e práticas gerenciais, e como essa integração pode gerar melhorias concretas na eficiência operacional, no desempenho comercial e no alinhamento entre os níveis tático e estratégico. O estudo reforça a aplicabilidade do BPM como ferramenta eficaz de transformação organizacional em ambientes varejistas altamente competitivos.TCC Construção de um plano estratégico alinhado ao ambiente competitivo: um estudo de caso em uma barbearia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Fernandes, Mikaell Nogueira; Cabral, Marco Antônio Leandro; 0000-0002-7364-9877; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; 0000-0002-8708-781X; https://lattes.cnpq.br/9516176953256876; Cabral, Eric Lucas; http://lattes.cnpq.br/1242860256406312; Julião, Rodrigo BessaO planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para o sucesso e a competitividade de micro e pequenas empresas no mercado atual. No setor de serviços, especialmente em barbearias, a implementação de estratégias bem estruturadas torna-se um diferencial diante de um ambiente dinâmico e competitivo. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um planejamento estratégico para uma barbearia localizada em São Gonçalo do Amarante/RN, a partir da aplicação de ferramentas gerenciais consagradas, como SWOT, Business Model Canvas (BMC) e Matriz BCG. A pesquisa foi desenvolvida utilizando o método de estudo de caso, com abordagem qualitativa e natureza exploratória e descritiva. Foram realizadas etapas de diagnóstico do ambiente interno e externo, análise dos serviços e proposição de um plano de ação voltado para a otimização dos processos e o crescimento sustentável do negócio. As ferramentas utilizadas permitiram estruturar ações prioritárias com foco na ampliação da visibilidade, diversificação das receitas e aprimoramento do relacionamento com os clientes. Como resultado, o estudo fornece uma base sólida para a implementação de práticas de gestão estratégica, garantindo à empresa melhores condições de competitividade no mercado.Dissertação Desenvolvimento de ferramenta tecnológica para sistematização da metodologia business process management (BPM) no varejo alimentar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Julião, Rodrigo Bessa; Cabral, Marco Antônio Leandro; Matamoros, Efrain Pantaleon; https://orcid.org/0000-0002-4052-5739; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; http://lattes.cnpq.br/8868194485542826; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; Agra Neto, JoãoNo âmbito das consultorias em gestão, é natural que sejam identificadas lacunas no dia a dia das operações. A falta de entendimento dos principais processos é um sintoma latente das organizações, que culmina na dificuldade de controle desses processos e consequentemente em galgar maiores patamares de maturidade gerencial. Nesse contexto aliado ao projeto de pesquisa intitulado “Desenvolvimento e implantação de ferramentas BPM em uma empresa de alimentos”, tem-se a oportunidade de aplicar os conceitos de BPM aliado a transformação digital em gestão por meio da metodologia de pesquisa aplicada. O objetivo geral desse trabalho, portanto, engloba a identificação dessas lacunas, desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta tecnológica empregando a metodologia pesquisa aplicada em um departamento de uma empresa do varejo alimentar. Com o apoio de plataformas abertas de gestão de projetos e utilizando por base a perspectiva das principais áreas de atuação da metodologia business process management (BPM) que são: pessoas, negócios e processos, o resultado alcançado revela a elevação do nível de maturidade gerencial da empresa do nível mais baixo da escala adotada para o nível intermediário, levando a efeitos em cascata na operação para a aplicação recursiva da metodologia BPM nos demais setores da operação. Ao final deste trabalho, foi aconselhado aos gestores da empresa que agora com a identificação e entendimento dos principais processos da organização, sejam realizados treinamentos internos e novas rodadas de avaliação dos processos da organização para que a organização atinja patamares mais elevados de maturidade gerencial.TCC Implementação de novo modelo de negócio para uma empresa de bonés personalizados do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Ribeiro Filho, Marcelo Alexssandro Peixoto; Cabral, Marco Antonio Leandro; Marques, Adriana Cavalcante; Julião, Rodrigo BessaO trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância da adaptação de modelos de negócios frente ao crescimento e a constante mudança do mercado, na qual se faz necessário aplicar frequentes adaptações nas empresas. Assim sendo, o estudo de caso tem como objetivo adaptar um modelo de negócio através de conceitos de empreendedorismo e ferramentas teóricas, para possibilitar que uma empresa de bonés personalizados do Rio Grande do Norte entre no mercado de produtos licenciados e no mercado B2C (Business to Consumer). A análise do BMC atual (Business Model Canvas) junto a análise SWOT (strenghts, weaknesses, opportunities e threats) permitiu identificar a oportunidade que a empresa tem em abarcar esse segmento. Em seguida foi desenvolvido um planejamento estratégico através da metodologia OKR (Objectives and Key Results) e definidos indicadores para mensurar os resultados obtidos através dessa adaptação de modelo de negócio. Os resultados obtidos com a aplicação das ferramentas e desenvolvimento das ações proporcionaram resultados significativos para a organização em questão como: um aumento no faturamento da empresa, novos clientes para sua base, acompanhamento recorrente de suas métricas, aumento de valor agregado e análise constante de oportunidades de novos mercados. A pesquisa, por fim, justifica-se pela relevância de estratégias inovadoras aplicadas ao comércio de produtos licenciados, propondo como continuidade a ampliação do portfólio de licenças, o aprimoramento das taxas de conversão e a expansão para outros segmentos além do futebol, com vistas à consolidação do modelo de negócio no cenário nacional.TCC Valuation de startups aplicado à quarto à vista: uma análise prática dos métodos tradicionais e de venture capital(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Ferreira Filho, Ricardo Urbano; Cabral, Marco Antonio Leandro; Marques, Adriana Cavalcante; Julião, Rodrigo BessaO presente trabalho tem como objetivo analisar e aplicar métodos de valuation adaptados à realidade de startups brasileiras em estágio inicial, utilizando como estudo de caso a empresa Quarto à Vista (Qavi), do setor de turismo e tecnologia (turistech). Diante das particularidades desse tipo de empreendimento — como ausência de histórico consolidado, alto grau de incerteza e modelo de crescimento acelerado — buscou-se desenvolver uma abordagem combinada de avaliação, integrando os métodos do Fluxo de Caixa Descontado (DCF), e Múltiplos (de Receita e EBITDA) comuns em análises de Venture Capital. Para alcançar este propósito, foi conduzida uma pesquisa aplicada, de natureza exploratória e abordagem quantitativa e qualitativa, com base em dados financeiros, projeções de demanda e análises setoriais. O fluxo de caixa foi projetado com base em modelo próprio, segmentado entre os tipos de crescimento observados na operação, incorporando variáveis como take rate, custos operacionais e taxa de desconto ajustada (TMA/WACC). Como resultado, estimou-se o valuation da startup em aproximadamente R$ 75,8 milhões. O estudo reforça a importância de adaptar os modelos tradicionais à dinâmica de empresas emergentes e contribui para o ecossistema empreendedor ao propor uma metodologia replicável e alinhada à realidade nacional. Além disso, oferece subsídios para decisões mais assertivas de empreendedores e investidores atuantes no mercado brasileiro, não utilizando de um único método como norteador de todo o futuro de uma empresa.