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Navegando por Autor "Julião, Rodrigo Bessa"

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    TCC
    A modelagem de processos e a mensuração de indicadores como estratégias para o aumento de resultados comerciais, em um marketplace de beleza: um estudo de caso
    (2025-07-11) Melo, Cecília Medeiros; Cabral, Marco Antonio Leandro; Barbosa, Joelton Fonseca; Julião, Rodrigo Bessa
    Em um cenário cada vez mais digital, em que o consumo online cresceu mais de 30% nos últimos três anos, segundo dados da eMarketer, os hábitos de compra vêm passando por significativas transformações. Nesse contexto, torna-se essencial que marketplaces inovem sua base de sellers e ampliem seus portfólios, a fim de oferecer experiências mais atrativas aos consumidores. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo, por meio de um estudo de caso, aplicar a modelagem de processos e a mensuração de indicadores como ferramentas para otimizar os fluxos comerciais de um marketplace de beleza. A proposta busca promover um crescimento mais eficiente da plataforma, por meio da automação de etapas críticas e da redução de desgastes operacionais. Para isso, o processo atual ("As Is") foi mapeado com o uso da plataforma Lucidchart, seguindo a notação BPMN (Business Process Model and Notation), o que possibilitou a identificação de gargalos e oportunidades de melhoria. A partir desse diagnóstico, foi modelado o processo futuro ("To Be"), com a implementação de ferramentas como Google Forms, Google Sheets, lembretes automatizados, calculadora de prioridades e WhatsApp Web, além da padronização da comunicação e centralização das informações. Elaborou-se também uma integração entre os sistemas internos utilizados pelos times e um aprimoramento no sistema de gerenciamento de relacionamento com parceiros (CRM, internamente denominado de “BackOffice”), resultando na criação de dashboards de monitoramento para o funil comercial. Os impactos foram significativos: o tempo médio para fechamento de contratos com novos parceiros reduziu de cerca de dois meses para apenas duas semanas, houve diminuição de retrabalhos e a jornada dos sellers passou a ser mais fluida, padronizada e eficiente.
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    TCC
    Aplicação da metodologia de gestão de processos de negócio em um escritório de consultoria e assessoria ambiental no estado do Rio Grande do Norte.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Figueiredo, Marcelo Eduardo Rocha; Cabral, Marco Antonio Leandro; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; Cabral, Eric Lucas dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1242860256406312; Julião, Rodrigo Bessa
    Devido à volatilidade e competitividade do atual mercado, as empresas necessitam conhecer e gerenciar bem seus processos para se manter vivas. Para tal, é importante identificar e melhorar continuamente esses processos. O presente estudo tem como objetivo aplicar conceitos e ferramentas da gestão de processos, buscando, identificar atividades realizadas dentro da organização, mapear os processos utilizados atualmente e seus atores, propor melhorias para o desenvolvimento e gestão dos processos, além de criar e implementar indicadores para mensurar a eficiência desses processos, em um escritório de consultoria e assessoria ambiental do Rio Grande do Norte. Para estes fins, serão utilizadas ferramentas de planejamento estratégico, organogramas, fluxogramas de processos, dentre outros métodos e ferramentas que dão robustez ao trabalho e maximizam os resultados obtidos pela empresa. O trabalho trará para a organização uma visão de processos, de como a organização funciona em termos de fluxo de atividade, além de definir os agentes de cada processo e suas respectivas atividades, melhorando assim a gestão da organização como um todo, e por consequência, trazendo resultados melhores.
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    TCC
    Avaliação do impacto da preparação metalográfica na quantificação de austenita retida via EBSD em aço AHSS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-25) Julião, Rodrigo Bessa; Castro, Nicolau Apoena; Jetson Lemos Ferreira; Melo, Gudson Nicolau de; Mashhadikarimi, Meysam
    Os aços avançados de alta resistência (AHSS) têm sido implementados em maior quantidade pela indústria automotiva, chegando a ultrapassar os 80% de uso em automóveis segundo a WorldAutoSteel, visando à redução de peso do corpo automotivo e ao aumento da segurança veicular. Apresenta maior resistência mecânica em comparação ao alumínio, bem como menor custo. Todas essas características contribuem para que a indústria automotiva cumpra com suas metas globais de redução de poluentes. Devido à grande importância que cerca o desenvolvimento e a otimização dos atuais e de novos aços, esse trabalho se propôs a otimizar o método de preparação metalográfica para a quantificação de austenita retida via difração de elétrons retroespalhados (EBSD) em aço AHSS. O método de Rietveld aplicado à difração de raios-X foi utilizado como referência no presente estudo. Foram aplicadas duas técnicas distintas de polimento final por imersão em sílica coloidal: O polimento vibracional em politriz Vibromet e o polimento em politriz Minimet. Para cada um dos métodos variou-se o tempo de polimento. Os resultados indicam que o polimento via Minimet é mais eficiente para esta aplicação. Ademais, o método EBSD apresentou resultados confiáveis, próximos ao valor de referência, quando o método de polimento foi eficiente para a remoção da camada encruada pelas etapas anteriores de preparação metalográfica.
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    TCC
    BPM como estratégia operacional: estudo de caso em rede de varejo regional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-09) Dantas, Arliandro Ramon da Fonseca Pereira; Barbosa, Joelton Fonseca; Cabral, Marco Antonio Leandro; Souza, Ricardo Pires de; Julião, Rodrigo Bessa
    Este estudo apresenta a aplicação prática da metodologia Business Process Management (BPM) como estratégia operacional em uma rede varejista supermercadista de atuação regional, com ênfase na padronização e melhoria dos processos comerciais e na qualificação da gestão estratégica. A pesquisa concentrou-se no segmento de limpeza, tendo como objeto de análise o item Água Sanitária, e abrangeu o diagnóstico, o redesenho dos fluxos de trabalho e a implementação de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), com suporte de ferramentas como SIPOC, BPMN e Business Intelligence (BI). Os resultados foram expressivos, onde houve um crescimento de 27,72% nas vendas da categoria analisada, além do avanço significativo nos níveis de maturidade de processos da empresa. A pesquisa analisou a integração entre métodos acadêmicos e práticas gerenciais, e como essa integração pode gerar melhorias concretas na eficiência operacional, no desempenho comercial e no alinhamento entre os níveis tático e estratégico. O estudo reforça a aplicabilidade do BPM como ferramenta eficaz de transformação organizacional em ambientes varejistas altamente competitivos.
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    TCC
    Construção de um plano estratégico alinhado ao ambiente competitivo: um estudo de caso em uma barbearia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Fernandes, Mikaell Nogueira; Cabral, Marco Antônio Leandro; 0000-0002-7364-9877; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; 0000-0002-8708-781X; https://lattes.cnpq.br/9516176953256876; Cabral, Eric Lucas; http://lattes.cnpq.br/1242860256406312; Julião, Rodrigo Bessa
    O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para o sucesso e a competitividade de micro e pequenas empresas no mercado atual. No setor de serviços, especialmente em barbearias, a implementação de estratégias bem estruturadas torna-se um diferencial diante de um ambiente dinâmico e competitivo. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um planejamento estratégico para uma barbearia localizada em São Gonçalo do Amarante/RN, a partir da aplicação de ferramentas gerenciais consagradas, como SWOT, Business Model Canvas (BMC) e Matriz BCG. A pesquisa foi desenvolvida utilizando o método de estudo de caso, com abordagem qualitativa e natureza exploratória e descritiva. Foram realizadas etapas de diagnóstico do ambiente interno e externo, análise dos serviços e proposição de um plano de ação voltado para a otimização dos processos e o crescimento sustentável do negócio. As ferramentas utilizadas permitiram estruturar ações prioritárias com foco na ampliação da visibilidade, diversificação das receitas e aprimoramento do relacionamento com os clientes. Como resultado, o estudo fornece uma base sólida para a implementação de práticas de gestão estratégica, garantindo à empresa melhores condições de competitividade no mercado.
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    Dissertação
    Desenvolvimento de ferramenta tecnológica para sistematização da metodologia business process management (BPM) no varejo alimentar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Julião, Rodrigo Bessa; Cabral, Marco Antônio Leandro; Matamoros, Efrain Pantaleon; https://orcid.org/0000-0002-4052-5739; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; http://lattes.cnpq.br/8868194485542826; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; Agra Neto, João
    No âmbito das consultorias em gestão, é natural que sejam identificadas lacunas no dia a dia das operações. A falta de entendimento dos principais processos é um sintoma latente das organizações, que culmina na dificuldade de controle desses processos e consequentemente em galgar maiores patamares de maturidade gerencial. Nesse contexto aliado ao projeto de pesquisa intitulado “Desenvolvimento e implantação de ferramentas BPM em uma empresa de alimentos”, tem-se a oportunidade de aplicar os conceitos de BPM aliado a transformação digital em gestão por meio da metodologia de pesquisa aplicada. O objetivo geral desse trabalho, portanto, engloba a identificação dessas lacunas, desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta tecnológica empregando a metodologia pesquisa aplicada em um departamento de uma empresa do varejo alimentar. Com o apoio de plataformas abertas de gestão de projetos e utilizando por base a perspectiva das principais áreas de atuação da metodologia business process management (BPM) que são: pessoas, negócios e processos, o resultado alcançado revela a elevação do nível de maturidade gerencial da empresa do nível mais baixo da escala adotada para o nível intermediário, levando a efeitos em cascata na operação para a aplicação recursiva da metodologia BPM nos demais setores da operação. Ao final deste trabalho, foi aconselhado aos gestores da empresa que agora com a identificação e entendimento dos principais processos da organização, sejam realizados treinamentos internos e novas rodadas de avaliação dos processos da organização para que a organização atinja patamares mais elevados de maturidade gerencial.
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    TCC
    Implementação de novo modelo de negócio para uma empresa de bonés personalizados do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Ribeiro Filho, Marcelo Alexssandro Peixoto; Cabral, Marco Antonio Leandro; Marques, Adriana Cavalcante; Julião, Rodrigo Bessa
    O trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância da adaptação de modelos de negócios frente ao crescimento e a constante mudança do mercado, na qual se faz necessário aplicar frequentes adaptações nas empresas. Assim sendo, o estudo de caso tem como objetivo adaptar um modelo de negócio através de conceitos de empreendedorismo e ferramentas teóricas, para possibilitar que uma empresa de bonés personalizados do Rio Grande do Norte entre no mercado de produtos licenciados e no mercado B2C (Business to Consumer). A análise do BMC atual (Business Model Canvas) junto a análise SWOT (strenghts, weaknesses, opportunities e threats) permitiu identificar a oportunidade que a empresa tem em abarcar esse segmento. Em seguida foi desenvolvido um planejamento estratégico através da metodologia OKR (Objectives and Key Results) e definidos indicadores para mensurar os resultados obtidos através dessa adaptação de modelo de negócio. Os resultados obtidos com a aplicação das ferramentas e desenvolvimento das ações proporcionaram resultados significativos para a organização em questão como: um aumento no faturamento da empresa, novos clientes para sua base, acompanhamento recorrente de suas métricas, aumento de valor agregado e análise constante de oportunidades de novos mercados. A pesquisa, por fim, justifica-se pela relevância de estratégias inovadoras aplicadas ao comércio de produtos licenciados, propondo como continuidade a ampliação do portfólio de licenças, o aprimoramento das taxas de conversão e a expansão para outros segmentos além do futebol, com vistas à consolidação do modelo de negócio no cenário nacional.
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    TCC
    Valuation de startups aplicado à quarto à vista: uma análise prática dos métodos tradicionais e de venture capital
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Ferreira Filho, Ricardo Urbano; Cabral, Marco Antonio Leandro; Marques, Adriana Cavalcante; Julião, Rodrigo Bessa
    O presente trabalho tem como objetivo analisar e aplicar métodos de valuation adaptados à realidade de startups brasileiras em estágio inicial, utilizando como estudo de caso a empresa Quarto à Vista (Qavi), do setor de turismo e tecnologia (turistech). Diante das particularidades desse tipo de empreendimento — como ausência de histórico consolidado, alto grau de incerteza e modelo de crescimento acelerado — buscou-se desenvolver uma abordagem combinada de avaliação, integrando os métodos do Fluxo de Caixa Descontado (DCF), e Múltiplos (de Receita e EBITDA) comuns em análises de Venture Capital. Para alcançar este propósito, foi conduzida uma pesquisa aplicada, de natureza exploratória e abordagem quantitativa e qualitativa, com base em dados financeiros, projeções de demanda e análises setoriais. O fluxo de caixa foi projetado com base em modelo próprio, segmentado entre os tipos de crescimento observados na operação, incorporando variáveis como take rate, custos operacionais e taxa de desconto ajustada (TMA/WACC). Como resultado, estimou-se o valuation da startup em aproximadamente R$ 75,8 milhões. O estudo reforça a importância de adaptar os modelos tradicionais à dinâmica de empresas emergentes e contribui para o ecossistema empreendedor ao propor uma metodologia replicável e alinhada à realidade nacional. Além disso, oferece subsídios para decisões mais assertivas de empreendedores e investidores atuantes no mercado brasileiro, não utilizando de um único método como norteador de todo o futuro de uma empresa.
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