Navegando por Autor "Jesus, Caline Cristine de Araújo Ferreira"
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Dissertação Co-construção de uma intervenção para melhorar a participação em atividades de lazer de adolescentes com paralisia cerebral GMFCS IV e V(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-30) Jesus, Caline Cristine de Araújo Ferreira; Hull, Egmar Longo; https://orcid.org/0009-0009-9547-7584; http://lattes.cnpq.br/0037717192316478; Moura, Isabelly Cristina Rodrigues Regalado; http://lattes.cnpq.br/6776595559146210; Souza, Marcelo Cardoso de; https://orcid.org/0000-0002-9268-8353; http://lattes.cnpq.br/3968380924513456; Magalhães, Rafael CoelhoIntrodução: O envolvimento do paciente e do público (EPP) em pesquisas que lhes dizem respeito é uma realidade cada vez mais comum em países de alta renda, entretanto, tornam-se necessárias ferramentas para facilitar o engajamento dos participantes, como por exemplo a Matriz de Envolvimento (ME). Adolescentes com Paralisia Cerebral (PC) classificados através do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) nos níveis IV e V geralmente apresentam importantes restrições para participar em atividades de lazer e costumam receber intervenções que priorizam resultados em termos de função e estrutura corporal, que não incorporam um dos principais desfechos em reabilitação que é a participação. Objetivos: Como o objetivo de preencher essa lacuna, a presente pesquisa objetivou: 1) Traduzir a ME para o português brasileiro, a fim de facilitar seu uso e orientar pesquisas colaborativas; e 2) Envolver adolescentes, suas famílias e pesquisadores para co-desenhar um programa de intervenção para promover a participação em atividades de lazer na comunidade de adolescentes com PC GMFCS níveis IV e V e idades entre 12 e 17 anos. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, baseado em protocolo previamente publicado. A primeira etapa objetivou a tradução dos materiais da ME para o português brasileiro. Após a autorização dos autores, o material traduzido passou por um processo de retro-tradução. Posteriormente, o resultado foi verificado pelos autores da ferramenta, garantindo a precisão semântica e de conteúdo. Na segunda etapa, diferentes grupos de diálogos foram criados para a co-construção da intervenção, em colaboração com adolescentes com PC GMFCS IV e V, suas famílias e profissionais de saúde (fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais). A ME foi utilizada para direcionar o engajamento dos participantes na pesquisa e a Medida da Participação e do Ambiente - Crianças e Jovens (PEM-CY) para avaliar a participação dos adolescentes. Entrevistas individuais foram conduzidas para explorar as percepções dos participantes sobre suas experiências ao longo da pesquisa.(CAEE: 51319321.1.0000.5568). Resultados: A ME traduzida para o português brasileiro foi disponibilizada no site oficial https://www.kcrutrecht.nl/involvement-matrix/. Participaram da segunda etapa cinco adolescentes com PC, suas mães, três fisioterapeutas e dois terapeutas ocupacionais. Durante a fase de preparação, foram formados grupos de diálogo sobre o conceito de Participação, os resultados da PEM-CY e o que seria uma intervenção para promover a participação. Posteriormente, os participantes co-desenharam a intervenção, considerando os ingredientes necessários, guiados pelo Template for Intervention Description and Replication (TIDieR). O produto final foi apresentado a um grupo externo à pesquisa para validação. As entrevistas revelaram satisfação com a intervenção, bem como, em participar da pesquisa. Conclusões: Os diversos materiais da ME estão adequadamente traduzidos e disponíveis gratuitamente para uso no Brasil. O engajamento dos adolescentes e suas famílias na pesquisa trouxe benefícios, permitindo que suas vozes fossem ouvidas na construção de uma intervenção para promover a participação.TCC Desenvolvimento e implementação de um programa de intervenção com abordagem centrada na família e educação em saúde no centro especializado em reabilitação de Santa Cruz-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Azevedo, Elsa Dionísio Moreira; Moura, Isabelly Cristina Rodrigues Regalado; http://lattes.cnpq.br/6776595559146210; https://lattes.cnpq.br/7188306204148507; Fonseca Filho, Gentil Gomes da; http://lattes.cnpq.br/7093066731971896; Jesus, Caline Cristine de Araújo Ferreira; https://orcid.org/0009-0009-9547-7584; ttp://lattes.cnpq.br/0037717192316478Introdução: Abordagem Centrada na Família (ACF) destaca-se como um método eficaz na intervenção de crianças com deficiência ou que apresentem riscos de atraso no desenvolvimento. Neste tipo de intervenção a família é considerada como parte ativa do processo do cuidado, tornando-se parte integral da equipe. Este tipo de abordagem enfatiza a relação de parceria entre pais e profissionais de saúde, otimizando a terapia. Objetivos: Desenvolver e implementar um programa de ACF para profissionais de saúde e famílias de crianças com deficiência ou atraso no desenvolvimento. Metodologia: Este é um estudo quali-quantitativo que busca compreender a viabilidade da implementação da Abordagem Centrada na Família dentro da prática clínica profissional. Foi conduzido no Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Santa Cruz - RN, mediante aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da UFRN/Facisa, envolvendo fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos que atendem crianças com deficiências motoras e familiares de crianças com atraso no desenvolvimento motor. Tais participantes envolvidos nas oficinas de intervenção, foram selecionados mediante os critérios de inclusão dos profissionais (Trabalhar com crianças e jovens com deficiências motoras; Formação comprovada em Fisioterapia, Terapia Ocupacional, ou fonoaudiologia; Compreender a proposta do estudo e aceitar realizar as modificações propostas durante o período de programa de ACF) e dos pais/responsáveis (Ser pai/cuidador de crianças em situação de risco para o desenvolvimento ou com deficiência motora; Assinar um contrato de compromisso para a realização das atividades e mudança de rotina proposta nas oficinas de implementação) pré estabelecidos e assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e um Termo de Autorização de Gravação de Voz e Registro de Imagens (Fotos/Vídeos). A coleta de dados incluiu questionários, entrevistas, diário de bordo e avaliações. A intervenção consistiu em oficinas mediadas por um especialista em ACF, com análise qualitativa e quantitativa dos dados e realização de um follow-up de avaliação após a intervenção. Resultados: Participaram deste estudo, inicialmente, 7 profissionais, sendo 5 fisioterapeutas e 2 terapeutas ocupacionais. Todas do sexo feminino, com experiência em saúde da criança, e faixa etária entre 30-39 anos que demonstraram boa satisfação com o formato da intervenção e propensão à mudança na sua prática clínica após a mesma. Participaram também 3 crianças com atraso no desenvolvimento motor, e suas famílias, sendo uma delas matriculada na educação infantil e as outras duas fora da escola. Duas são do sexo feminino e uma do sexo masculino, com idades variando entre 0 e 2 anos. No Caso Clínico 1 o desempenho da primeira meta evoluiu de 7 para 9, e a satisfação aumentou de 6 para 9. Na segunda meta, o desempenho cresceu de 7 para 9, e a satisfação subiu de 6 para 9. No Caso Clínico 2, o desempenho da meta 1 aumentou de 3 para 8, e a satisfação cresceu de 5 para 8. Já na meta 2 o desempenho permaneceu com nota 2 e a satisfação permaneceu com nota 3. No Caso Clínico 3, o desempenho da meta 1 evoluiu de 5 para 10, e a satisfação aumentou de 3 para 10. Já na meta 2, o desempenho subiu de 6 para 10, e a satisfação passou de 5 para 10. Conclusão: O estudo demonstrou que os profissionais de reabilitação infantil aumentaram seu nível de conhecimento acerca dos conceitos abordados pela ACF e conseguiram implementá-los em sua prática clínica tornando seu processo de reabilitação mais assertivo, eficaz, direcionado e em concordância com as metas estabelecidas pela família. Além disso, os familiares participantes do estudo demonstraram uma boa aceitabilidade à ACF, incorporando o que foi debatido durante as semanas de intervenção dentro de seu contexto familiar, fazendo com que as crianças adquirissem novas habilidades motoras.Livro Envolvimento do paciente e do público em pesquisas(2024-08-08) Longo, Egmar; Chagas, Paula Silva de Carvalho; Magalhães, Adriana Gomes; Faria, Christina Danielli Coelho de Morais; Monteiro, Karolinne Souza; Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues; Jesus, Caline Cristine de Araújo Ferreira; Peniche, Paula da Cruz; Santana, Camila Araújo Santos; Saraiva, Beatriz Bicalho; Freitas, Bianca; Leite, DanyelleEste e-book é resultado de uma parceria entre fisioterapeutas, professoras e pesquisadoras de universidades públicas brasileiras, estabelecida a partir do desejo de promover mudanças na pesquisa em saúde no Brasil, através do envolvimento do paciente e do público. O objetivo é disponibilizar informação, em linguagem acessível, sobre o que é o envolvimento do paciente e do público (EPP) na pesquisa, como envolvê-los em diferentes etapas da pesquisa, aspectos práticos e treinamento em EPP, avaliação das estratégias de EPP, desafios e oportunidades do EPP e considerações éticas. O conteúdo apresentado contribuirá para a formação dos atuais pesquisadores e de uma nova geração de pesquisadores brasileiros, comprometidos com a inclusão da perspectiva do paciente e do público nas diferentes etapas da pesquisa, ou seja, desde a elaboração da pergunta de pesquisa até a divulgação dos seus resultados, possibilitando a geração de conhecimento relevante e que promove impacto nas suas vidas. A formação de pacientes e públicos interessados em ser parceiros no desenvolvimento das pesquisas também poderá ser realizada com o conteúdo deste e-book. Os capítulos foram escritos com a participação de professoras com experiência em EPP, obtida com a parceria estabelecida com pesquisadores do Canadá, Holanda, Inglaterra, e Irlanda, com a colaboração de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, envolvidos com projetos de pesquisa inovadores, desenvolvidos em diferentes regiões do Brasil utilizando o EPP. Esta é a primeira de muitas iniciativas de formação em EPP a ser realizada por este grupo. Um segundo e-book encontra-se em desenvolvimento e contará com experiências exitosas de EPP no Brasil, Canadá, Chile, Holanda, Irlanda, Reino Unido e Uganda, escrito em colaboração com nossos parceiros internacionais. Também estamos formando os primeiros grupos de EPP no Brasil e organizando “Escolas de EPP” para treinar a comunidade acadêmica e membros do público (pacientes, familiares e comunidade em geral) interessados em pesquisas envolvendo o paciente e/ou o público. Siga o Instagram do grupo de envolvimento do paciente e do público (@epp.brasil) para maiores informações e ações futuras de formação em EPPTCC Impacto das estratégias de coping no processo terapêutico da Pessoa com Deficiência Física: revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-14) Sousa, Wellington Augusto Lopes de; Alencar, Roselene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5367545425832814; Carvalho, Sandra Maria Cordeiro Rocha; http://lattes.cnpq.br/3150483869436978; Jesus, Caline Cristine de Araújo Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0037717192316478Estima-se que cerca de quinze por cento da população mundial apresenta algum tipo de deficiência, o que representa mais de um bilhão de pessoas. No Brasil, são contabilizados como Pessoas com Deficiência (PcD) cerca de 24% da população do país. Uma prevalência tão alta deveria implicar em programas direcionados para o atendimento desse público com a abordagem em saúde e políticas públicas comprometidas em valorizar as demandas pessoais, opiniões e necessidades dessa população. Dentre as ferramentas que têm sido utilizadas para empoderar pacientes no próprio processo terapêutico, o coping é uma alternativa a ser considerada. Nessa perspectiva, o objetivo do presente trabalho é realizar uma revisão integrativa da literatura buscando identificar o que se sabe atualmente acerca do impacto do uso de estratégias de coping no processo terapêutico da Pessoa com Deficiência Física. A busca foi efetuada em três bases de dados (SciELO, LILACS e MEDLINE) e englobou pesquisas realizadas nos últimos dez anos. Os estudos apontaram para a importância de estratégias de coping durante o tratamento de Pessoas com Deficiência física ressaltando que no período imediato à lesão/trauma que ocasionou a deficiência, estratégias de coping com foco nas reações emocionais são importantes, entretanto, ao longo do tempo essas estratégias deveriam ceder espaço ao coping focado na resolução de problemas, este último apresentando bons resultados quanto ao controle do estresse e da depressão, melhorando portanto a adesão do paciente ao tratamento. Fica patente a necessidade premente de educar profissionais, familiares e pacientes sobre o uso de estratégias de coping para a promoção de uma atenção à saúde integral, que enxergue o indivíduo como um ser biopsicossocial.Livro Implicación del paciente y del público en la investigación(UFRN, 2024-12-20) Longo, Egmar (org.); Chagas, Paula Silva de Carvalho (org.); Magalhães, Adriana Gomes (org.); Faria, Christina Danielli Coelho de Morais (org.); Monteiro, Karolinne Souza; Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues; Jesus, Caline Cristine de Araújo Ferreira; Peniche, Paula da Cruz; Santana, Camila Araújo Santos; Saraiva, Beatriz Bicalho; Freitas, Bianca; Leite, DanyelleEste libro electrónico es el resultado de una colaboración entre fisioterapeutas, profesores e investigadores de universidades públicas brasileñas, creada con el deseo de promover cambios en la investigación en salud en Brasil, a través de la participación de los pacientes y del público. El objetivo es proporcionar información, en un lenguaje accesible, sobre qué es la participación del paciente y del público (EPP) en la investigación, cómo involucrarlos en las diferentes etapas de la investigación, aspectos prácticos y capacitación en EPP, evaluación de estrategias de EPP, desafíos y oportunidades de EPP. y consideraciones éticas. El contenido presentado contribuirá a la formación de investigadores actuales y de una nueva generación de investigadores brasileños, comprometidos con incluir la perspectiva del paciente y del público en las diferentes etapas de la investigación, es decir, desde la elaboración de la pregunta de investigación hasta la difusión de sus resultados, permitiendo la generación de conocimiento relevante que impacte en sus vidas. La formación de pacientes y públicos interesados en ser socios en el desarrollo de la investigación también se puede realizar con el contenido de este libro electrónico. Los capítulos fueron escritos con la participación de docentes con experiencia en EPP, obtenida a través de una alianza establecida con investigadores de Canadá, Países Bajos, Inglaterra e Irlanda, con la colaboración de estudiantes de pregrado, maestría y doctorado, involucrados en proyectos de investigación innovadores, desarrollados. en diferentes regiones de Brasil utilizando EPP. Esta es la primera de muchas iniciativas de formación en EPP que llevará a cabo este grupo. Se está desarrollando un segundo libro electrónico que incluirá experiencias exitosas del PPE en Brasil, Canadá, Chile, Países Bajos, Irlanda, Reino Unido y Uganda, escrito en colaboración con nuestros socios internacionales. También estamos formando los primeros grupos EPP en Brasil y organizando “Escuelas EPP” para capacitar a la comunidad académica y a miembros del público (pacientes, familias y comunidad en general) interesados en investigaciones que involucren al paciente y/o al público. Siga el Instagram del grupo de participación pública y de pacientes (@epp.brasil) para obtener más información y futuras acciones de capacitación del EPPLivro Patients and public involvement in research(UFRN, 2024-12-20) Longo, Egmar (org.); Chagas, Paula Silva de Carvalho (org.); Magalhães, Adriana Gomes (org.); Faria, Christina Danielli Coelho de Morais (org.); Monteiro, Karolinne Souza; Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues; Jesus, Caline Cristine de Araújo Ferreira; Peniche, Paula da Cruz; Santana, Camila Araújo Santos; Saraiva, Beatriz Bicalho; Freitas, Bianca; Leite, DanyelleThis e-book is the outcome of a collaboration among physiotherapists, professors, and researchers from Brazilian public universities. It was produced with the aim of fostering advancements in health research in Brazil by engaging patients and the public. The primary goal is to offer insights, in a comprehensible manner, on patient and public involvement (PPI) in research, including methods for their engagement at various research phases, practical considerations, PPI training, assessment of PPI approaches, challenges, opportunities, and ethical aspects. The content provided will aid in the education of existing researchers and a new cohort of Brazilian researchers, dedicated to integrating the viewpoint of patients and the public throughout various research phases, spanning from formulating research inquiries to sharing findings, facilitating the creation of significant insights that influence their well-being. The education of patients and individuals keen on collaborating in research advancement can also be facilitated through the content of this e-book. The chapters were authored with the involvement of experienced professors in PPI, acquired through a partnership with researchers from Canada, the Netherlands, the United Kingdom, and Ireland. This collaboration included undergraduate, master's, and doctoral students engaged in pioneering research projects conducted in various regions of Brazil using PPI. This marks the initial of numerous PPI training endeavors to be pursued by this group. A subsequent e-book is presently in progress and will showcase successful PPI experiences in Brazil, Canada, Chile, the Netherlands, Ireland, the United Kingdom, and Uganda, crafted in partnership with our global associates. We are establishing PPI groups in Brazil and planning "PPI Schools" to educate the academic community and individuals from the public interested in patient and/or public involvement research. Follow the Patient and Public Involvement Group on Instagram (@epp.brasil) for additional details and upcoming PPI training initiatives