Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Hidalgo, Juliana (Org.)"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Livro
    Produtos Educacionais em Ciências Naturais e Matemática: temas e experiências do PPGECNM: Volume III
    (EDUFRN, 2022-10-18) Hidalgo, Juliana (Org.); Gutierre, Liliane dos Santos (Org.); Schivani, Milton (Org.)
    Esta obra apresenta de maneira fundamentada uma seleta de Produtos Educacionais desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECNM/UFRN), cujas atividades tiveram início em 2002, e atualmente se constitui como um polo formativo de professores das disciplinas de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática, do Rio Grande do Norte e de outros estados do Nordeste. Através de seis capítulos, o leitor encontrará contribuições de diferentes nuances teóricas e metodológicas, todas elas já respaldadas pelo exame atento de professores das bancas examinadoras de defesa. O primeiro capítulo reflete sobre o desenvolvimento de habilidades argumentativas em alunos do ensino médio a partir de uma atividade experimental sobre o conteúdo “Metabolismo Energéticos nos Vegetais: fotossíntese e respiração” em aulas de Biologia na educação básica. Na sequência, o capítulo 2 apresenta os fundamentos de uma proposta para ensinar a ler textos de forma compreensiva nas aulas de Química. Os capítulos 3 e 4 também trazem propostas didáticas e discussões no campo do Ensino de Química. Ambos apresentam intervenções didáticas que buscam promover um ensino de química mais contextualizado, mais próximo e conectado com a realidade da maioria dos educandos. Por sua vez, o capítulo 4 discute a dificuldade que os estudantes, em sua maioria, possuem para compreender a Química orgânica e sua inúmera gama de nomenclaturas e regras, podendo levar à memorização sem aprendizado. Por fim, os capítulos 5 e 6 contemplam discussões e propostas didáticas com foco em episódios históricos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM