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Navegando por Autor "Hekis, Hélio Roberto"

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    Dissertação
    Ambiente de inovação no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS/UFRN: mapeamento, interações e gerenciamento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-16) Moura, Lawrence Cézar Medeiros Araújo de; Hekis, Hélio Roberto; ; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; ; http://lattes.cnpq.br/3461304658478517; Costa, José Alfredo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; Araújo, Bruno Gomes de;
    A inovação vem se tornando uma questão cada vez mais central e de grande notoriedade, não somente na literatura, como também nas práticas de gestão, tornando-se um tema estratégico para os gestores das organizações. Aliado a isso, tem-se o alto grau de competitividade presente no mercado, que contribui para a complexidade das tomadas de decisão, uma vez que os gestores necessitam manter um ciclo de renovação contínuo de seus processos e produtos. Dessa forma, as pressões do mercado em busca de novas alternativas incentivam a inovação dentro das organizações como alicerce à cultura da mudança em busca da sobrevivência e de maior competitividade, tornando-se essencial conhecer os fatores que promovem o avanço dos ambientes organizacionais direcionados à inovação. Corroborando essa perspectiva, Bouchikhi e Kimberly (2001) expressaram emblematicamente a ideia com dois enunciados: (1) as empresas necessitam inovar para sobreviver, sob pena de morrerem; e (2) o vasto reconhecimento dessa necessidade, assim como a dificuldade em estimular e sustentar a inovação e o espírito empreendedor nas empresas, tem gerado uma mini-indústria de pesquisa e consultoria em gestão focalizada nesses tópicos. Este trabalho caracteriza-se como descritivo com métodos qualitativos e quantitativos. Quanto ao planejamento da pesquisa, optou-se pela pesquisa bibliográfica e pelo estudo de caso. A pesquisa, aqui desenvolvida, tem como intuito analisar o ambiente organizacional de um laboratório voltado para a inovação tecnológica em saúde, que é referência em pesquisa e tecnologia do Rio Grande do Norte, e verificar se o mesmo apresenta-se propício ao desenvolvimento de inovações. Para tanto, foram mapeadas as tecnologias desenvolvidas pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS/UFRN e em seguida foi aplicado um questionário com os atores do LAIS/UFRN. Tal questionário é fechado e com escala Likert. Como resultados, tem-se que as dimensões 1, 6, 7 e 8, são as mais influentes para a formação de um ambiente inovador no LAIS.
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    Dissertação
    Aplicação da metodologia QFD-Fuzzy-Servqual como ferramenta de planejamento da qualidade no centro cirúrgico de um hospital público de ensino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-22) Galdino Júnior, Jurandir Barreto; Hekis, Hélio Roberto; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; Costa, José Alfredo Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; Guerra Neto, Custodio Leopoldino de Brito; http://lattes.cnpq.br/5387010100082241; Andrade, Ion Garcia Mascarenhas de
    No Brasil, muitos hospitais públicos enfrentam constantemente problemas relacionados a alta demanda e recursos escassos, o que dificulta o funcionamento de setores como o centro cirúrgico, uma vez que o mesmo é considerado um dos pilares mais relevantes para o funcionamento adequado de um hospital, devido a sua complexidade, criticidade, importância econômica e social. Sendo assim, o gerenciamento de todos os bens deve ser feito de forma precisa e com decisões bem fundamentadas. Porém, a subjetividade e outras dificuldades presente nas decisões, tornam a gestão dos recursos hospitalares um desafio. Dito isso, este trabalho tem como propósito a aplicação de um abordagem híbrida, formada pelas ferramentas QFD, lógica fuzzy e SERVQUAL como ferramenta de apoio à decisão para o planejamento da qualidade do centro cirúrgico do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). A princípio, para atingir esse objetivo será necessário descobrir e analisar as principais necessidades da equipe médica atuante no centro cirúrgico, por meio da aplicação do questionário SERVQUAL, associado com a lógica fuzzy. Em seguida, as deficiências mais relevantes serão transformadas em entradas para o QFD-FUZZY, onde serão traduzidas em requisitos de projeto. Logo após, será feita a analise das relações existentes entre os inputs e esses requisitos, para então gerar o ranking das ações com maior poder de impacto na melhoria da qualidade geral do centro cirúrgico. Dessa forma, os resultados deste trabalho apontam que a metodologia proposta é capaz de aperfeiçoar o processo de decisão ao qual gestores hospitalares são submetidos, de forma a aprimorar a qualidade do centro cirúrgico. Sendo assim, é possível concluir que o objetivo principal do estudo foi alcançado, uma vez que a abordagem hibrida proposta é capaz de gerar apoio a alta gestão hospitalar no processo de planejamento da qualidade do CC do HUOL.
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    Dissertação
    Desenvolvimento de recursos educacionais sobre segurança do paciente em unidades pediátricas: estratégias para envolver os usuários no cuidado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-02) Siqueira, Cecília; Dias, Aline de Pinho; Guerra Neto, Custodio Leopoldino de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/5387010100082241; ; http://lattes.cnpq.br/0450163506944948; ; http://lattes.cnpq.br/8364869948245963; Cruz, Agnaldo Souza; ; http://lattes.cnpq.br/9065162603161455; Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9702206935610428; Paiva, Aldair de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/9018480223151192; Hekis, Hélio Roberto; ; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515
    A segurança do paciente representa um dos maiores desafios para os serviços de saúde e tem mobilizado a busca por estratégias que assegurem uma assistência em saúde de qualidade. O Ministério da Saúde brasileiro estabelece o envolvimento de pacientes e familiares nas ações de segurança do paciente e a ampliação do acesso da sociedade às informações relativas ao tema. Problema: Partindo do pressuposto de que a melhoria da cultura de segurança propicia integração entre os profissionais, pacientes e familiares, de forma que comunicação efetiva leva a melhoria na assistência à saúde, advém o questionamento: quais ferramentas podemos desenvolver para facilitar o aprimoramento do usuário às metas internacionais de segurança do paciente? Objetivo: Propor estratégias para as instituições de saúde no envolvimento do paciente no processo de cuidar por meio de materiais audiovisuais e de ensino mediados por tecnologias. Metodologia: Foi elaborado roteiro de vídeos de curta duração a serem utilizados em instituições que atendam crianças (enfermarias, salas de espera), com os temas: identificação do paciente, higienização das mãos e prevenção de quedas hospitalares. Foi elaborado também um curso modular de autoinstrucional para plataforma AVASUS, de 30 horas, intitulado: Envolvendo pacientes e cuidadores nas metas internacionais de segurança do paciente. Resultados e Discussão: A apresentação de materiais educativos é uma estratégia relevante para envolver pacientes e familiares no cuidado adequado. As ferramentas ora apresentadas preparam os profissionais para instruí-los. Desta forma, os produtos desenvolvidos, tais como os vídeos e o curso EaD, acrescentam novas informações, de forma sistêmica, aos materiais já disponíveis sobre como atender às metas internacionais de segurança do paciente nas instituições hospitalares.
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    Dissertação
    Diversificação e eficiência: aplicação da análise envoltória de dados em rede na definição de portifólio de investimento no mercado acionário brasileiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-16) Silva, Gilson Pereira da; Almeida, Mariana Rodrigues de; Aramayo, Jesus Leodaly Salazar; http://lattes.cnpq.br/5256663726919593; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; Hekis, Hélio Roberto; Nepomuceno, Thyago Celso Cavalcante
    A partir da Análise Envoltória de Dados e a teoria do gerenciamento de carteiras proposto por Harry Markowitz, o presente trabalho estuda a eficiência na utilização desses conceitos para composição de um portfólio ótimo de ações entre os papéis de empresas listados na Bolsa de Valores brasileira (B3) em um cenário de recuperação econômica pós-crise provocado pelo Covid. Fundamenta-se que a partir de dados econômicos das empresas, aliados à conjuntura macroeconômica e política, o uso de recursos estatísticos e aplicação da Análise Envoltória de Dados em Rede (dois estágios), ou Network Data Envelopment Analysis (NDEA), pode-se construir uma amostra de papeis cuja combinação diversificada torna essa carteira de investimento ótima ao perfil do investidor. Para realizar essa avaliação, conduziu-se um estudo de múltiplos casos, com uma amostra intencional inicial de 140 empresas registradas na B3, distribuídas em 10 segmentos. Foram considerados como dados referentes o consolidado do 3º trimestre do ano de 2022, divulgados por cada empresa da amostra. As variáveis empregadas nessa avaliação foram dois inputs (despesas operacionais e ativo total), dois inputs intermediários (lucro líquido e receitas totais) e dois outputs (retorno médio das ações no mercado e dividendos). Em seguida, utilizou-se o NDEA orientado para o input para identificar quais empresas são eficientes para compor uma carteira de investimentos em ações. Para mensuração de desempenho e análise da carteira, o índice Ibovespa, principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, foi escolhido como benchmarking. O teste resultou em uma resposta positiva à hipótese formulada quanto à possibilidade de sucesso desse método de escolha de ações mesmo em cenário econômico incerto. Por fim, conclui com a recomendação do método, sendo uma estratégia adequada para auxiliar a toma de decisão dos investidores. e que pode ser complementado por meio de recursos preditivos, como o modelo bootstrap.
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    Dissertação
    A eficiência dos gastos públicos no sistema brasileiro de saúde: uma análise na vacinação dos municípios utilizando a análise envoltória de dados
    (2016-11-28) Brito, Francisco Iranylson Gomes de; Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros; Almeida, Mariana Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/8358112426847555; http://lattes.cnpq.br/3522445889854616; Hekis, Hélio Roberto; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; Martinhon, Carlos Alberto de Jesus; http://lattes.cnpq.br/2822582595834942
    O presente trabalho propõe um novo modelo de análise da eficiência do sistema de saúde pública do Brasil a partir da avaliação dos gastos na vacinação dos municípios. Considerando que a saúde funciona de forma interligada entre seus agentes, a eficiência de uma forma geral pode ser afetada por problemas de base como a vacinação na qual contribui para o controle das doenças transmissíveis e de morte. Verifica-se, assim, que a imunização pode influenciar na eficiência do sistema de saúde em sua totalidade. É importante destacar que o método de pesquisa utilizado foi predominantemente descritivo com aplicação da Análise Envoltória de Dados com modelagem dinâmica (Dynamic Data Envelopment Analysis - DDEA) para determinar a eficiência das unidades tomadoras de decisão (DMU) entre os anos de 2013 a 2015. A amostra coletada contempla as regiões metropolitanas nas quais são compostas por 631 municípios e Brasília visto que a mesma não é considerada município. Deve-se ressaltar que foram excluídos 2 municípios da análise por não apresentarem informações suficientes. De acordo com o Ministério da Saúde, as variáveis que compõem a modelagem matemática são classificadas como indicadores de desempenho, e estão organizadas no modelo conceitual de pesquisa da seguinte forma: inputs (gasto per capta com saúde e percentual aplicado com gasto profilático e terapêutico); carry – over (percentual de cobertura de vacinação) e outputs (percentual aplicado com assistência hospitalar, ambulatorial e com medicamentos). Admitindo a grande extensão territorial do Brasil e suas diferenças demográficas e socioeconômicas entre as regiões, a análise de dados está sistematizada em 4 estágios. No primeiro estágio, os dados foram rodados e agrupados com todas DMU’s. No segundo, por regiões. No terceiro por Estados e o último por portes dos municípios. De acordo com as análises realizadas, os resultados apontaram níveis de eficiências distintas em cada estágio entre as análises globais e por períodos entre os municípios. Ainda nas análises realizadas por porte de municípios o qual é considerado o maior estágio de nível de homogeneidade da amostra, é apontado que quanto maior o município, maior será a sua eficiência. Este resultado demonstra a importância dos investimentos na saúde, pois quanto maior o município, maior será sua arrecadação própria e sua receita corrente líquida. Dessa forma, haverá um aumento da aplicação de recursos na saúde devido a obrigatoriedade legal e, também, um aumento nos repasses do governo estadual e federal, pois as verbas são distribuídas de acordo com o número de habitantes por município. Contudo, é importante ressaltar que cabe aos gestores analisar e se espelhar nos relatórios gerenciais e financeiros dos municípios com nível de eficiência maior para que possam melhorar seu desempenho.
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    Dissertação
    Fatores que influenciam na eficiência acadêmica: modelo relacional e estudo de caso no IFPB, Campus Itaporanga
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-27) Galvão, Franklin Medeiros; Almeida, Mariana Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; https://orcid.org/0000-0002-3492-5090; http://lattes.cnpq.br/8490332596326642; Marques, Adriana Cavalcante; Hekis, Hélio Roberto; Torres, Lívia Mariana Lopes de Souza; Assunção, Marcus Vinicius Dantas de
    School dropout is a complex and multifaceted phenomenon that represents one of the most significant challenges faced by education systems and is a topic that has been much discussed by researchers worldwide. Efficiency, in turn, is an important measure of an educational system's ability to achieve its objectives effectively, optimizing resources and maximizing the impact of investment in education. However, the relationship between school dropout and efficiency is not just causal, since dropout directly compromises the efficiency of the education system. The aim of the research is to propose a relational model of the factors that make it possible to examine the interconnection between dropout and academic efficiency, based on a case study of a unit of the Federal Institute of Paraíba, located in the city of Itaporanga/PB. The research will be carried out at the integrated high school of the Itaporanga Campus and will initially be conducted by means of a survey to collect the data needed to build the relational model. It will also select variables to calculate the academic efficiency of the integrated technical course in buildings using the Data Envelopment Analysis (DEA) technique, to compare the result with other IFPB units. Initially, the State of the Art on the subject was surveyed, focusing on social and institutional aspects, racism, psychosocial factors and LGBTQIA+ inequality. These variables resulted from the synthesis of 97 articles found in the Scopus database, using the keywords Truancy and Absenteeism. The study will be conducted in five sequential stages: 1) systematic literature review (SBR); 2) description of the variables; 3) development of the relational model; 4) case study and survey; and 5) calculation of efficiency using the DEA technique. The expected results of the research are to validate the framework of the relational model and compare the academic efficiencies of the integrated technical course in buildings. This subject has many opportunities for future research.
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    Dissertação
    IDHM: uma análise e visualização de dados do desenvolvimento humano nos municípios do Rio Grande do Norte (Brasil)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-29) Andrade, João Ribeiro de; Costa, José Alfredo Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; http://lattes.cnpq.br/3450287689362250; Hekis, Hélio Roberto; https://orcid.org/0000-0002-7601-8931; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; Silva, Gutembergue Soares da; Mattozo, Teófilo Câmara
    Nos dias atuais, caracterizados por demandas sociais cada vez mais crescentes, a análise de indicadores sociais representa uma ferramenta significativa para a avaliação do bem-estar e qualidade de vida da população, seja em nível nacional ou local. Criado em 1990 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países, um indicador sintético que varia de 0 a 1 em faixas de IDH Muito Baixo, Baixo, Médio, Alto a Muito Alto, tornou-se reconhecido e aceito na maior parte do mundo. Para verificar esta realidade em nível regional, o PNUD desenvolveu o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), a fim de avaliar a realidade social nos municípios brasileiros. Identificou-se desta maneira a oportunidade de desenvolver uma análise exploratória de dados dos indicadores sociais nas dimensões educação, longevidade e renda que compõem o IDHM dos 167 municípios do estado do Rio Grande do Norte, Brasil, em 1991, 2000 e 2010, por meio de uma pesquisa aplicada e explicativa, com uma abordagem quantitativa, baseada em referencial bibliográfico, utilizando o método de modelagem de redes neurais SOM, a partir da base de dados dos indicadores sociais do portal do Atlas do Desenvolvimento Humano Municipal Brasileiro. A aplicação do método de agrupamento utilizando mapas auto-organizáveis permitiu a identificação de cinco grupos e as similaridades entre os municípios. Os testes das hipóteses identificaram diferenças significativas entre os grupos. Associado às técnicas descritivas, como a segmentação por quintis, taxas de desenvolvimento e de redução de hiato, os resultados das segmentações identificaram os avanços diferenciados e as proporções de desigualdades entre os municípios, nas microrregiões e mesorregiões do estado, visualizados por meio de mapas temáticos dos municípios do Rio Grande do Norte. Tais resultados podem colaborar na compreensão da realidade social regional e na consequente busca da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
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    Dissertação
    Inovação e desempenho exportador: uma perspectiva estratégica em uma empresa de alimentos no setor de candies no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-04-14) Cabral, Marco Antonio Leandro; Hekis, Hélio Roberto; Costa, José Alfredo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; ; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; ; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; Araújo, Bruno Gomes de; ; http://lattes.cnpq.br/5173495516982528; Costa, José Alfredo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172
    A crescente globalização da economia tem se revelado uma grande oportunidade e um importante desafio para as empresas. Para atingir altos níveis de desempenho nas atividades de negócios internacionais, faz-se necessário adotar estratégias que confiram um diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Assim, este trabalhou buscou avaliar o impacto de fatores estratégicos e da inovação sobre o desempenho exportador em uma empresa de alimentos no setor de candies no Rio Grande do Norte, a partir dos fundamentos teóricos e empíricos discutidos pelos estudiosos da área. A pesquisa tem caráter descritivo com métodos qualitativos e quantitativos, quanto ao planejamento da pesquisa optou-se pela pesquisa bibliográfica e pelo estudo de caso, na forma de levantamento apoiado por questionário, e procurou-se testar o modelo e identificar fatores positivamente correlacionados com desempenho nas atividades de exportação da empresa objeto de estudo. As inovações implementadas foram avaliadas, confrontadas com as estratégias de internacionalização adotadas pela empresa. Através de uma matriz importância desempenho pudemos observar vários fatores e sua importância no caseestudado. Para análise qualitativa utilizamos a matriz importância desempenho, onde pudemos sugerir melhorias nas estratégias adotados pela empresa estudada. Para a análise quantitativa, o uso do survey mostrou a correlação entre os fatores pesquisados através da análise de variância (ANOVA) que é um teste paramétrico usado para verificar se existe uma diferença significativa entre as médias e se os fatores estão influenciando na variável resposta. Dessa forma, esta técnica estatística permite que vários grupos sejam comparados. A análise das estratégias e da iniciativas de inovação na empresa estudada indicam que há uma correlação entre elas e a importância dessa interação para o seu desempenho exportador.
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    Dissertação
    Manutenção baseada em evidências: estudo aplicado à uma rede de hospitais públicos municipais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-30) Braga, Ícaro Fernando Fonsêca; Hekis, Hélio Roberto; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; http://lattes.cnpq.br/2033997764479994; Costa, José Alfredo Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; Guerra Neto, Custodio Leopoldino de Brito; http://lattes.cnpq.br/5387010100082241; Costa, Roberto Douglas da; http://lattes.cnpq.br/5278397734472529
    Embora a manutenção de equipamentos médicos tem sido bem planejada e executada há mais de 30 anos, porém poucos estudos foram realizados para medir e avaliar sua eficácia em termos de confiabilidade e gravidade das falhas. A falta de evidências empíricas limita a capacidade dos profissionais de engenharia clínica (EC) de revisar a estratégia de manutenção e melhorar a eficácia de seu trabalho, bem como se concentrar nos equipamentos e tarefas que poderiam fornecer o maior retorno para seus limitados recursos. Usando um pequeno conjunto de códigos de falha e indicadores de performance, divididos em tecnológicos, organizacionais e financeiros, dados foram coletados em 9 unidades hospitalares da rede uma pública municipal por um período de 10 meses, de maio/2018 a fevereiro/2019, cobrindo um total de mais de 5000 ordens de serviço em 1134 equipamentos dentre as classes: aparelho de anestesia, eletrocardiógrafo, monitor multiparâmetros e ventilador pulmonar. A análise cuidadosa de ordens de serviço coletadas mostrou que as falhas encontradas para cada tipo de equipamento dentro da rede hospitalar tendem a convergir para um padrão estável em comparação a estudos já realizados em países desenvolvidos. Além disso, padrões de falha obtidos da rede sugerem uma regularidade de falha para o mesmo tipo de equipamento e parecem estar dentro da variação estatística um do outro, embora esses hospitais possam usar diferentes marcas e modelos de equipamentos, além de haver diferenças óbvias no cuidado e treinamento do usuário, intensidade de utilização e outros fatores ambientais. Ao fim do trabalho, foi observado que os dados de falha coletados, juntamente com os indicadores de performance, podem ser usados para projetar um cenário de manutenção, bem como para determinar oportunidades adicionais para profissionais de EC contribuírem na segurança do paciente, além de aumentar confiabilidade no equipamento através da manutenção.
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    Dissertação
    Mapeamento, interações e gerenciamento do fluxo de pacientes da Maternidade Escola Januário Cicco - MEJC
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-14) Câmara, Hugo Estevam de Sales; Hekis, Hélio Roberto; ; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; ; http://lattes.cnpq.br/2764821399685020; Araújo, Bruno Gomes de; ; http://lattes.cnpq.br/5173495516982528; Costa, José Alfredo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; Cornetta, Maria da Conceição de Mesquita; ; http://lattes.cnpq.br/7465090403635260
    O mapeamento de processos é uma ferramenta importante que contribui na gestão das organizações, melhorando os níveis de produtividade, qualidade e reciprocidade das decisões tomadas e implementadas. Neste sentido, o objetivo deste estudo é descrever o mapeamento dos macro processos da gestantes de alto risco da Maternidade Escola Januário Cicco - MEJC. O método de pesquisa utilizado foi descritivo. A partir de observações, entrevistas e análises foi possível entender que há sobrecarga de atividades de atendimento a pacientes. Além disso, foi observado que não existe um sistema informatizado e, sobretudo, um banco de dados que permita um controle mais efetivo para o gerenciamento. Percebe-se que através do mapeamento deste setor pode-se ter uma visão mais clara e abrangente dos processos organizacionais, e dessa forma gerir as informações de modo eficiente e eficaz.
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    Livro
    O RN à luz da inovação para o mundo
    (SEDIS, 2018) Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Hekis, Hélio Roberto; Guerra Neto, Custódio Leopoldino de Brito; Coutinho, Karilany Dantas; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de
    A inovação é um dos principais fatores de desenvolvimento econômico e social no mundo, é uma estratégia de diferenciação e competitividade. Nesse sentido, pôde-se evidenciar seu potencial, a partir dos capítulos deste livro sobre temas transversais, por meio de aplicações práticas. Assim, a inovação é considerada como algo almejado, tanto nas organizações públicas quanto nas instituições privadas da área da saúde, para a melhoria de seu desempenho e de sua vantagem competitiva. De posse destes conhecimentos, sob o eixo da inovação em saúde, os capítulos do livro “O RN à Luz da Inovação para o Mundo” tornam-se mais oportunas a identificação, a análise e a escolha de alternativas que venham, de fato, a contribuir para o pensamento, a reflexão e a ação. Assim, introduzem desafios e soluções para o desenvolvimento da Inovação em Saúde para o Estado do Rio Grande do Norte, tendo como temas transversais a mediação tecnológica e a inovação. A escolha dos capítulos norteou-se a partir de temas relacionados à inovação tecnológica em saúde por meio de aplicações práticas. No capítulo 1, “OpenBiMed: banco de imagens médicas anonimizadas para a comunidade científica e acadêmica”, os autores enfatizam o OpenBiMed que, ao contrário dos demais bancos de imagens médicas existentes, é a porta de acesso para um acervo grande, abrangente e em expansão. Ele comporta imagens de variadas regiões anatômicas (abdômen, tórax, crânio, entre outros) e modalidades (tomografia computadorizada, ressonância magnética, angiografia, entre outras). Com isso, a comunidade acadêmico-científica pode desfrutar dessa base de dados para potencializar a formação (presencial e a distância) de profissionais médicos, além de favorecer o treinamento de algoritmos inteligentes, o teste de algoritmos já treinados e demais pesquisas que precisem de uma grande quantidade de dados/ imagens de pacientes.
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    Dissertação
    Órtese ativa para ela: proposta de um protocolo de boas práticas de fabricação com base na RDC n° 16/2013 para o projeto revELA no LAIS/UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-18) Barreto, Tiago de Oliveira; Hekis, Hélio Roberto; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; http://lattes.cnpq.br/7875886647905077; Gonzalez, Mário Orestes Aguirre; http://lattes.cnpq.br/5936291138113637; Nagem, Danilo Alves Pinto; http://lattes.cnpq.br/5934458385325202; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; Campos, Shirley Lima; http://lattes.cnpq.br/3095741580780287
    Nos últimos anos o número de pesquisas acadêmicas voltadas para dispositivos médicos tem aumentado significativamente, consequentemente a quantidade de produtos desenvolvidos em centros de pesquisas também. Estabelecer cooperações entre universidades e indústrias reverbera em inúmeras vantagens para ambas instituições, principalmente para o desenvolvimento de inovações, muito embora já existam algumas iniciativas consolidadas (ex: Patentes, Start-ups). Todavia, ainda existem diversas barreiras para que os produtos desenvolvidos nas universidades cheguem até o paciente. Isto não ocorre somente, pela demasia burocrática das indústrias para se instalarem nos centros acadêmico, mas também, as pesquisas desenvolvidas nos laboratórios não levam em consideração os mesmos critérios de padronização das empresas para a fabricação de um produto e entrega-lo ao mercado. A ANVISA exige que as empresas cumpram com as Boas Práticas de Fabricação (BPF) para que os produtos possam chegar ao mercado. Sugerir que os centros de pesquisas comecem a trabalhar com BPF, favorece o lançamento de um produto inovador ao mercado, com a devida colaboração das indústrias. Desse modo, este estudo objetiva propor um protocolo de BPF com base na da RDC n° 16/2013 no Laboratório de Inovações Tecnológicas em Saúde (LAIS), no produto “Órtese Ativa para ELA” do projeto revELA. O método de implantação consistiu em analisar todos os capítulos da resolução e verificar quais delas se enquadram com a realidade do laboratório. Em avaliação, as etapas que envolvem embalagem, rotulagem, distribuição, gerenciamento de reclamações, instalação e assistência técnica estão voltadas a procedimento que envolvem o pós-mercado, assim sendo, foram retirados da composição desse estudo. Além disso, foram analisadas quais normas técnicas poderiam auxiliar no cumprimento da resolução, a ABNT NBR ISO 13485/2016 e ABNT NBR ISSO 14971/2009 foram escolhidas para desenvolver o sistema de gestão da qualidade e o gerenciamento de riscos, respectivamente. Dentre os resultados, foram desenvolvidos formulários, documentos, layout de processos e especificações e fluxos de processos em conformidade com o que exigido pela agência brasileira.
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    Dissertação
    Otimização em processos hospitalares: metodologia Lean Six Sigma
    (2018-10-30) Ferreira, Danilo Carneiro; Coutinho, Karilany Dantas; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; ; ; Paiva, Aldair de Sousa; ; Dias, Aline de Pinho; ; Hekis, Hélio Roberto;
    O aumento nos custos dos serviços hospitalares juntamente com as limitações do financiamento público e o aumento da demanda no setor da saúde exigiram dos profissionais modelos novos de gestão focados nos rearranjos dos processos com o objetivo de eliminar desperdícios, reduzir custos, otimizar tempo e melhorar a experiência do paciente. A metodologia lean six sigma (LSS), originalmente introduzida na manufatura, adentrou-se por inúmeras áreas, inclusive a área da saúde, alicerçada em três pilares: foco no paciente, tempo e valor. Como objetivo, desenvolveu-se um guia de conceitos enxutos (lean six sigma) para aplicação nas diversas áreas do ambiente hospitalar da Rede EBSERH baseado na implantação desses conceitos no ambulatório de quimioterapia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás/EBSERH entre o período de janeiro/2018 a abril/2018. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, quantitativa, aplicada e exploratória. Como procedimento técnico utilizaram-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. O trabalho foi conduzido utilizando a metodologia lean six sigma DMAIC em suas cinco etapas: definir, mensurar, analisar, implementar e controlar. Elaborou-se o mapa de fluxo de valor (MFV) atual e futuro e analisaram-se os desperdícios no processo. O agendamento do paciente para a quimioterapia foi alterado do manual para o eletrônico, via comunicação em rede, baseada nas cadeiras disponíveis no setor e no tempo de infusão do protocolo quimioterápico. A taxa de ocupação média do setor foi de 48,75% com aumento de 9,32% entre os períodos analisados. O tempo total do processo (lead time) foi diminuído de 15 dias 1 hora e 24 minutos para 9 dias e 24 minutos (redução de 42,8%). Obteve-se um takt (taxa de trabalho para cumprir com a demanda diária do setor) com valor médio de 26,9 minutos para as atividades realizadas durante a infusão da quimioterapia. A média de faturamento dos procedimentos oncológicos entre os meses de janeiro a abril/2018 ficou em R$ 492.361,54. Esse valor correspondeu à utilização de 48,75% da capacidade do ambulatório de quimioterapia. Uma projeção de meta de ocupação de 75% para o setor levaria a um faturamento, proporcionalmente, no valor de R$ 757.479,29. Ou seja, o setor poderia faturar mais R$ 265.117,75 mensalmente, utilizando da estrutura e dos recursos humanos já disponíveis. Uma grande vantagem da metodologia lean como instrumento de gestão e de inovação na saúde está na capacidade da realização de grandes mudanças, otimizações de processos e eliminação de desperdícios sem a necessidade de tecnologia dura ou altos investimentos financeiros. As mudanças podem ser proporcionadas utilizando materiais simples, ou até mesmo sem a necessidade de nenhum material, uma vez que o redesenho do processo, realocando recursos humanos e atividades, pode ser a solução para os problemas em análise.
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    TCC
    O papel da engenharia clínica na acreditação hospitalar: processo de integração entre setores de um hospital privado de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-13) Lopes, Marcos Vinícius Nunes; Hekis, Hélio Roberto; Castro, Hellen Suzane C. de; Souza, Thalles Magno Freire de
    Este trabalho tem como objetivo analisar o papel da Engenharia Clínica no processo de Acreditação Hospitalar dentro de um hospital privado no município de Natal/RN. Sendo mais preciso, a intenção é analisar como o processo de integração entre o setor de Engenharia Clínica e demais setores contribuiu para a certificação da instituição. Inicialmente, a pesquisa traz um levantamento bibliográfico a fim de coletar informações acerca dos principais tópicos que norteiam este trabalho: Gestão de qualidade na saúde e Acreditação Hospitalar, Engenharia Clínica e Integração entre setores. Em seguida, foi realizada uma pesquisa aprofundada a fim de entender o objetivo da Organização Nacional de Acreditação e qual o papel da Engenharia Clínica nesta metodologia. Dentro do escopo de participação da engenharia, foi realizado um filtro para selecionar apenas os pontos que necessitam de participação direta ou indireta de outros setores para cumprimento dos requisitos de avaliação. Tomando esses pontos como base, foi feito um levantamento das ferramentas de integração utilizadas pelo setor de Engenharia Clínica junto aos demais setores. Em seguida, foram coletados os dados no que diz respeito ao histórico antes, durante e após a implementação das ferramentas. Ao final da pesquisa, os dados foram analisados trazendo consigo os resultados a respeito do impacto da integração entre setores e benefícios trazidos no processo de Acreditação Hospitalar.
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    Dissertação
    Planejamento e controle de megaprojetos em energias renováveis: aplicação do Lean Construction na cadeia de suprimentos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-30) Araújo, Camila Carla Gomes; Almeida, Mariana Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; http://lattes.cnpq.br/1276016856313742; Hekis, Hélio Roberto; Torres, Lívia Mariana Lopes de Souza
    A transição energética global tem impulsionado adoção de fontes de energias renováveis como estratégias para mitigar impactos ambientais, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a sustentabilidade. De acordo com o Relatório da International Energy Agency (IEA) (2023), a queima de combustíveis fósseis corresponde por aproximadamente 72% das emissões globais de carbono, evidenciando a necessidade de transição para fontes limpas. Neste contexto, o Brasil tem apresentado um crescimento do setor de energias eólica e solar, incentivado por leilões de energia que viabilizam investimentos, asseguram a expansão da infraestrutura de geração, transmissão e fortalecem a competitividade do setor (ANEEL, 2023). Diante destes avanços, megaprojetos em energias renováveis enfrentam desafios complexos relacionados à gestão da cadeia de suprimentos, como a logística integrada e a necessidade de coordenação entre múltiplos fornecedores e a alta incidência de compras emergenciais. O objetivo desta pesquisa é desenvolver e validar um Framework para a aplicação da metodologia Lean Construction na gestão estratégica da cadeia de suprimentos em megaprojetos de energias renováveis, com foco na redução de desperdícios e na promoção de uma maior previsibilidade e sustentabilidade. A pesquisa foi conduzida utilizando uma abordagem qualitativa e quantitativa, integrando revisão bibliográfica, análise documental e estudo de caso com intervenção prática. Foram combinadas ferramentas Lean como o Planejamento Puxado (Pull Planning), o sistema Last Planner System (LPS), o 6M (Mão de obra, material, método, máquina, meio ambiente e medida e o método), 6WLA (Six Week Look Ahead), integradas com estratégias de mensuração de resultados. Os resultados demonstraram a viabilidade da aplicação do modelo proposto, destacando melhorias na previsibilidade dos processos logísticos, maior controle sobre o fluxo de suprimentos, redução de compras emergenciais e eficiência na gestão. As contribuições incluem diretrizes práticas para a adoção do Lean Construction, promovendo maior integração, eficiência e sustentabilidade na gestão da cadeia de suprimentos. A pesquisa reforça a importância de práticas estruturadas para superar desafios operacionais, contribuindo para a sustentabilidade e competitividade no cenário energético nacional.
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    Dissertação
    Proposta de um framework de gestão do conhecimento aplicada ao desenvolvimento de softwares para a administração pública
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-23) Tenório, João Vianei; Almeida, Mariana Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; http://lattes.cnpq.br/0431490786409436; Hekis, Hélio Roberto; Ferreira, Rodrigo José Pires
    A gestão do conhecimento (GC) é uma temática muito pesquisada em diversas áreas das ciências, ramos de atividades, profissões e organizações do setor público e privado. Ao longo do tempo, este tema vem sendo implementado estrategicamente em diversas perspectivas como método de gestão para difundir informações empresariais. Internamente, através da capacitação dos funcionários de diversos níveis, ou externamente, compondo campanhas de marketing e vendas. Gerir o conhecimento de forma estratégica em uma organização que promove melhorias nos sistemas de outras organizações, mais do que aumentar a produtividade e a viabilidade do negócio, ajuda a consolidar sua imagem e sua marca no mercado. Além disso, favorece a estratégia e fortalece a cultura organizacional, envolvendo todos os stakeholders da empresa. O objetivo desta dissertação é propor um framework de gestão do conhecimento aplicada ao desenvolvimento de softwares para administração pública. Nesta pesquisa foram estudados os processos de desenvolvimento dos sistemas das áreas orçamentária, fiscal, contábil, recursos humanos e folha de pagamento. Neste trabalho, numa primeira etapa, foi realizada uma revisão de literatura para sistematizar o estado da arte sobre a temática e organizar os conceitos, as técnicas e ferramentas utilizadas na GC. Num segundo momento, foram identificadas as principais áreas de concentração do conhecimento no processo de desenvolvimento dos softwares, classificando-as segundo o tipo e a importância, conforme o conhecimento produzido. Buscou-se ainda, na literatura, as referências para a produção e difusão deste conhecimento. Finalmente, foi proposto um modelo para estruturar os processos de implementação da GC aplicada ao desenvolvimento e sustentação de softwares para a administração pública. Com base nos resultados desta pesquisa, as empresas que desenvolvem sistemas podem utilizar como um padrão a aplicação da GC nos seus processos, identificando os diferentes estágios evolutivos da GC em que se encontram e, com isso, podendo melhorar seu posicionamento no mercado. Como resultado desta pesquisa foi feita a aplicação do modelo de gestão do conhecimento proposto, contribuindo com as organizações de desenvolvimento de softwares para gestão pública na otimização de recursos e na tomada de decisão pelo gestor para esta área.
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    Artigo
    Rede observatório nacional de recursos humanos em saúde do Brasil e dos profissionais de saúde do Mercosul e da rede de negociação
    (Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde, 2018-04-20) Pereira, Giveldna Maria Costa; Hekis, Hélio Roberto; Barbosa, Janio Gustavo; Coutinho, Karilany Dantas; Alves, Robinson Luís de Souza; Guerra, Paulo Victor de Azevedo
    A Plataforma da Força de Trabalho em Saúde é um sistema de informação baseado em web capaz de integrar dados dos Recursos Humanos em Saúde do Brasil. Esse sistema foi desenvolvido para subsidiar a formulação de políticas de gestão, de formação, de qualidade e de regulação da provisão do RHS nacional. Além disso, com a utilização de seus sistemas informacionais, constituídos pelos módulos Indicadores e sistemas Rede ObservaRH, Mesa de Negociadores, Mercosul, Cadastro Nacional de Especialistas e USConecta–a plataforma propicia o intercâmbio de informações entre pesquisadores, profissionais e alunos da área da saúde, bem como auxilia a negociação entre segmentos do governo e trabalhadores da saúde. Além disso, o Ministério da Saúde, mediante o desenvolvimento da Plataforma da Força de Trabalho do SUS – desenvolvida em parceria com instituições como o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) – tem demonstrado interesse em realizar o monitoramento constante desses recursos humanos, bem como promover a interação entre esses recursos. Desse modo, é observado que há uma preocupação geral e diferentes ações em curso envolvendo os Recursos Humanos em Saúde no Brasil. Entretanto, as mudanças pretendidas envolvendo os planos atuais do Sistema Único de Saúde frente à potencialização da Atenção Primária à Saúde demonstram que, o setor de RHS no país ainda necessita de transformações significantes
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    Dissertação
    SisperaH: Sistema Inteligente de Gestão de Lista de Espera Hospitalar: regulação de leitos, lista de espera, gestão e inovação em saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-30) Cerdeira, Ana Karina Lima Alves; Hekis, Hélio Roberto; Guerra Neto, Custodio Leopoldino de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/5387010100082241; ; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; ; http://lattes.cnpq.br/8000523277165099; Costa, Maria Claudia Medeiros Dantas de Rubim; ; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111; Paiva, Aldair de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/9018480223151192; Lemos, Antônio Carlos Moreira; ; http://lattes.cnpq.br/7879277936883231; Silva, Jorge Luiz Pereira e; ; http://lattes.cnpq.br/0321264304667837
    Estado da arte: Otimizar o tempo de Espera para internação tem sido um grande problema para o Sistema Único de Saúde (SUS), e para a qualidade dos serviços de saúde. A demora no atendimento acarreta impactos significativos sobre o bem-estar, chances de cura, a natureza e extensão das sequelas nos pacientes e familiares envolvidos. A situação ainda é mais agravante quando, além de elevados, os prazos são imprevisíveis. De acordo com a Portaria nº 1.559 de 1º de agosto de 2008, que institui a Política Nacional de Regulação do SUS, implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão, como instrumento que possibilite a plenitude das responsabilidades sanitárias, assumidas pelas esferas de governo: Regulação de Sistemas de Saúde; Regulação da Atenção à Saúde; e Regulação do Acesso à Assistência, todo esse processo de gestão deve ser direcionado pelo perfil da complexidade institucional, definida conforme modelo contratual pactuado, seguindo critérios pré-estabelecidos entre a Gestão institucional e a gestão Estadual, Municipal ou Federal. A contratualização é um processo de instrumentalização com metas qualitativas e quantitativas, criada pelo Ministério da Saúde para garantir o financiamento assistencial. Adequar esta realidade a um hospital universitário torna-se imprescindível para equalizar a demanda e a capacidade produtiva. A proposta do sistema é auxiliar os Hospitais Universitários Federais, da rede Ebserh, a acompanhar de forma única e em tempo real, os processos regulatórios e controle dos pacientes em lista selecionados para a internação hospitalar, avaliando a prioridade conforme criticidade para melhor programação do tempo e minimização de espera. Contudo, trará benefícios de otimização e agilidade nos processos de trabalho, visibilidade dos indicadores de gestão, melhorando a qualidade da assistência, garantindo a satisfação do usuário. Problema: As organizações hospitalares apresentam no seu dia-a-dia um grande desafio de conciliar o aumento da demanda com a capacidade instalada mantendo a qualidade do serviço. A lotação hospitalar excessiva, sempre foi um grave problema para população mundial, não sendo diferente no Brasil, aumentando com isso a mortalidade, causando lentificação no atendimento dos pacientes agudos, podendo representar inclusive, uma ameaça aos direitos humanos. Adequar esta realidade a um hospital universitário torna-se imprescindível para equalizar a demanda e a capacidade produtiva. Diante disso, será que é possível criar estratégias de estratificação obedecendo a critérios que, permitam que a internação de pacientes, ocorra de forma equânime, isenta de interesses pessoais? Considerando as bases desenvolvidas para facilitar a compreensão do tema e do problema, surge o seguinte questionamento: O uso de tecnologias como o desenvolvimento de um sistema para organização da lista de espera de pacientes, pode promover melhorias na gestão de leitos hospitalares? Objetivo: desenvolver um software web de gestão inteligente da lista de espera para internação hospitalar, a fim de criar estratégias de estratificação obedecendo a critérios que, permitam que a internação de pacientes, ocorra de forma equânime, eficaz e isenta de interesses pessoais, desde o tempo de entrada na lista até a sua admissão. Metodologia: Inicialmente este estudo foi realizado com base em uma revisão sistemática da literatura na busca de conceitos sobre gestão e gerenciamento de listas de espera, melhores estratégias de desenvolvimento para organização dessas listas e critérios de prioridade para admissão de pacientes. Outro ponto de desenvolvimento do sistema web SisperaH, consistiu na necessidade da realização de uma pesquisa de natureza aplicada, cujo objetivo é gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos (KAUARK, 2010). Utiliza o método tecnológico, ou seja, se ocupa na criação de um novo produto (ANGELONI et al., 2016) - um software web, nem sempre baseado no conhecimento científico clássico, mas sim em otimização da gestão de leitos, considerando para isso a organização da lista de espera dos pacientes para internamento hospitalar por critério de prioridade, dando agilidade no processo de decisão. Resultados e Discussões: É um desafio investir em inovação e tecnologia para garantir a melhoria do atendimento da saúde no nosso país, por isso, o SISPERAH - Sistema Inteligente de Gestão de Lista de Espera Hospitalar, é de grande necessidade para que se mantenha avaliação efetiva, mostrando os benefícios crescentes na organização e inclusão de pacientes na lista de espera com critérios homogêneos de prioridade para internação. Além disso, o sistema permitirá recolher informações na sua fiel magnitude, refletindo o real problema, para que se possa avaliar continuamente o fluxo de gestão da lista de espera, controlando dados de minimização do tempo de espera, auxiliando na melhoria da qualidade dos indicadores hospitalares de tempo de permanência hospitalar do paciente, taxa de ocupação e giro de leito. Com esse sistema, as instituições hospitalares poderão avaliar os critérios clínicos de maior comorbidade, o tempo de espera dos pacientes por cada especialidade, avaliando a demanda, os efeitos causados pela espera, níveis de satisfação, qualidade de vida dos pacientes, e contribuições relevantes para o hospital, garantindo a equidade a partir do cuidado centrado no paciente. Conclusão: espera-se poder otimizar o tempo de espera de pacientes, melhorar o fluxo e resolutividade para internamento clínico nas diferentes especialidades de forma equânime, eficaz e isenta de interesses pessoais e, consequentemente, diminuir morbimortalidade, aumentando a taxa de ocupação hospitalar e giro de leito, minimizando a taxa de permanência hospitalar. Por isso, o SISPERAH - Sistema Inteligente de Gestão de Lista de Espera Hospitalar, é de grande necessidade para que se mantenha avaliação efetiva, mostrando os benefícios crescentes na organização e inclusão de pacientes na lista de espera com critérios homogêneos de prioridade para internação.
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