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Navegando por Autor "Haderchpek, Robson Carlos"

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    Dissertação
    A capoeira e o jogo: a construção do corpo-capoeira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-08) Oliveira, José Júnior Cardoso de; Haderchpek, Robson Carlos; https://orcid.org/0000-0002-4905-6449; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/4417857498718351; Machado, Lara Rodrigues; Silva, Sebastião de Sales
    O presente trabalho buscou levantar reflexões acerca do jogo desenvolvido nas oficinas de preparação corporal voltadas para os integrantes do Grupo Arkhétypos. As oficinas foram intituladas “Corpo-Capoeira” e utilizaram a capoeira como poética e fundamento base de todo o trabalho. O intuito foi investigar a capoeira com todo seu material simbólico, técnico e poético buscando elementos que pudessem agregar malevolência ao trabalho corporal do ator e da atriz, pensando a cena a partir dessa linguagem. Neste sentido, esta pesquisa uniu duas linguagens distintas que conversam entre si: a capoeira e o teatro ritual, sendo o jogo o ponto em comum que faz as linguagens se cruzarem. A passagem pelos grupos Cordão de Ouro e Capoeira Brasil foi tomada como referência para o estudo por estabelecer conexões com a filosofia e a prática dos fundamentos da capoeira regional, angola e contemporânea. A oficina desenvolvida para o Arkhétypos Grupo de Teatro da UFRN constituiu a base do estudo de caso que fundamenta o recorte metodológico da pesquisa. Para a realização destas oficinas foram pensados elementos da capoeira, como a ginga, os movimentos que explorassem o equilíbrio e desequilíbrio dos participantes, e a ação de comprar o jogo do outro, com o intuito de aferir o que se pode agregar e alterar no estado corporal do ator e da atriz em seus processos de criação.
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    TCC
    A dança cigana como prática artística e pedagógica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-10) Maia, Simone Brilhante; Vieira, Marcilio de Souza; Pinheiro, Evanir de Oliveira; Haderchpek, Robson Carlos
    Investigar sobre a cultura cigana é contribuir na difusão da memória de um povo rico em história, mistério e arte. No trabalho ora apresentado, enfatizamos como tema principal a dança cigana, ou melhor, as danças ciganas, pois quando dizemos no plural “danças ciganas” é porque, na realidade existe uma divisão no que equivocadamente se convencionou chamar apenas “dança cigana”. Tal dança e sua história pode trazer contribuições para estarmos pensando a dança como educação para além dos espaços formais de ensino e para além das danças pesquisadas no mundo acadêmico, a saber: ballet clássico, dança moderna, dança contemporânea, danças populares do Brasil. Pensar essa dança nesse espaço acadêmico também nos faz refletir em seu estado da arte, em quem a pesquisa e quais as contribuições da dança cigana para o espaço acadêmico como fonte de pesquisa. O trabalho se propõe analisar a Dança Cigana como prática artística e pedagógica nos ensinos: formal e não formal, bem como refletir sobre essa dança e sua tradição, nas academias ou escolas de dança que a praticam. Desse modo buscamos um distanciamento do método tradicional do ensino de tal dança, que geralmente é ministrado através do método de espelho, propondo conduzir e impregnar de sentidos o bailado, a fim de criar significados a partir da cultura cigana, traçando múltiplas relações entre o dançarino e suas existências sociopolítico-culturais. A abordagem metodológica utilizada neste trabalho é de natureza descritiva, que descreve como fatos que são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados. A pesquisa se justifica pelo fato desta pesquisadora admirar e respeitar bastante a cultura cigana, e o ritmo da sua dança, principalmente a Cigana Espanhola; por ter vasto conhecimento da prática e do ensino dessa dança; por sentir a falta de material bibliográfico acadêmico sobre esta cultura.
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    TCC
    A excitação do corpo sensível: O voo da liberdade e a cura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Araújo, Allan Phyllipe Gomes Cassemiro de; Haderchpek, Robson Carlos; Haderchpek, Robson Carlos; Xavier, Rodrigo César do Nascimento; Cavalcante, Leandro A. e S. Miranda
    O presente trabalho busca compreender a construção de um corpo sensível a partir de uma prática laboratorial desenvolvida através das minhas vivências no Arkhétypos Grupo de Teatro e na disciplina de Atuação III. É feito um breve levantamento histórico acerca das transformações que o Arkhétypos viveu ao longo sua existência e são analisadas as diferenças e similaridades entre os quatro espetáculos elementares: água, terra, ar e fogo. Através de uma pesquisa sobre as minhas vivências no Grupo e através de uma investigação sobre o meu próprio corpo reflito sobre minha descoberta pessoal.Tais reflexões foram fundamentadas a partir da busca de um corpo sensível e ancoradas nos autores João Francisco Duarte Junior; Jerzy Grotowski e Robson Haderchpek. Utilizo também ao longo desta reflexão os meus diários de bordo e discorro sobre as três principais técnicas que me levaram a compreender este estado sensível do corpo.O estudo foi pensado numa perspectiva que dialoga a teoria e a prática chegando-se a uma definição de corpo sensível que se expressa através da libertação do ser enclausurado, um ser que usa suas excitações para fazer vibrar neste corpo cênico uma emoção memorial libertaria mundo.
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    TCC
    A mímica no teatro e construção de um personagem mímico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-02) Barreto, César Andrade; Haderchpek, Robson Carlos; Haderchpek, Robson Carlos; Motta, Mauricio Moraes; Souza, Mayra Montenegro de
    O presente trabalho tem como objetivo falar sobre a mímica. Busca-se estudar o significado da palavra, as citações de alguns teóricos de teatro, os momentos históricos, bem como os artistas que revolucionaram essa arte, da antiguidade até o século XX. Pretende-se também relacionar as diferentes formas e abordagens da mímica e propõe -se uma reflexão sobre como construir um figurino e uma maquiagem de mímico ou de qualquer outro tipo de personagem através da observação. Por fim, busca-se falar sobre o um processo pessoal de caracterização e construção de personagem na disciplina “Figurino e Maquiagem” – 2013.1, apresentando nas últimas páginas o roteiro de uma apresentação “improvisada” na disciplina.
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    Dissertação
    A.M.E. - Arte, método e espiritualidade: processos de criação cênica inspirados pela educação em valores humanos
    (2019-02-28) Sousa, Nadja Rossana Lopes de; Haderchpek, Robson Carlos; ; ; Fernández, Esther Fragoso; ; Coutinho, Karyne Dias;
    A inquietação de transformar-me e o desejo de estimular as pessoas de alguma forma para que possam descobrir seu caminho de transformação. É isso que me move nessa pesquisa. O teatro se mostra para mim como um espaço propício e fértil que me permite vislumbrar essas possibilidades, mesmo diante de uma sociedade que vive uma crise ética, do não exercício dos valores humanos e o isolamento social. A sociedade que tem sede e necessidade da criatividade. Assim, esta investigação propõe identificar os elos entre a Educação em Valores Humanos (EVH) criado por Sathya Sai Baba e o Teatro, a partir da Dramaturgia dos Encontros (o Eu, o outro, a plateia) e da Poética dos Elementos (Ar, Terra, Água, Fogo, Éter) desenvolvida por Robson Haderchpek, tendo como pano de fundo o pensamento complexo de Edgar Morin. Toda a investigação tem como fio condutor o modelo da criatividade quântica e parte da premissa da consciência proposta por Amit Goswami. Para propor essas conexões metodológicas se fez necessário antes refletir e descrever o sentindo do corpo e sua implicação no processo criativo, o que me levou à denominação e à percepção de que, a cada instante, lidamos com um corpus. Para desmistificar, esta pesquisa fala de conhecimentos que nos acompanham desde a ancestralidade até os dias atuais, por isso, divagamos em tempos diferentes, costuramos fatos e dialogamos conhecimentos da sociedade que mostram algumas dimensões que contemplam e constituem no despertar nos Valores Humanos em cada um de nós. Como resultado prático desta pesquisa nós temos o espetáculo cênico Em Terra Ser que é analisado sob a perspectiva do método Educare e que faz paralelos entre os processos de criação cênica e Educação em Valores Humanos.
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    Dissertação
    Abra a cabaça! Retomando a ancestralidade materna na arte do vídeo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-28) Ferreira, Wislayne Pontes de Souza; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/7433811490717445; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5443015479907169; Gonçalves, Luiz Davi Vieira
    A pesquisa ABRA A CABAÇA! RETOMANDO A ANCESTRALIDADE MATERNA NA ARTE DO VÍDEO reflete sobre o registro e a experimentação criativa que se delineia a partir dos estudos sobre a ancestralidade. Em uma abordagem poética, analiso os vídeos "OID’ÁGUA" e "CORPO – MÃE CORPO – CRIA", produções audiovisuais resultantes do meu processo criativo enquanto artista e mãe. Considero o vídeo não apenas como uma ferramenta prática, mas também como uma linguagem essencial em meio à pandemia do covid-19. O conceito central da pesquisa é a “cabaça", que atua como uma metáfora, conectando minha origem ancestral com a criação artística e a maternidade. A partir de uma metodologia de caráter experimental, busco investigar mitos e memórias da minha linhagem materna, utilizando o vídeo como forma de expressão artística. Para tanto, proponho uma reflexão sobre o encontro com "Pirigo", minha tetravó, em "OID’ÁGUA", primeira obra analisada. Na segunda obra, "CORPO – MÃE CORPO – CRIA", revelo os aspectos metodológicos da criação poética de um corpo-mãe baseando-me nos saberes de um território ao qual fui criada. Por fim, o “corpo cabaça”, metáfora e materialidade desta pesquisa, se regenera partindo da encruzilhada, possibilitando uma restauração poética e imaginária de um corpo-mãe que se expressa por meio de uma escrita visual.
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    Dissertação
    Afecções e paisagens in transit: processos de desterritorialização/reterritorialização e deslocamentos poéticos nas obras da artista afegã Lida Abdul
    (2017-02-22) Duarte, Camila Silveira; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/5443015479907169; ; http://lattes.cnpq.br/0708136150423750; Miranda, Maria Brígida de; ; http://lattes.cnpq.br/6580699080518678; Haderchpek, Robson Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068
    Esta pesquisa tem como intuito apresentar uma reflexão acerca da trajetória artístico-biográfica da artista afegã Lida Abdul (1973), a partir da análise de três de suas obras: “In Transit” (2008), “Military / Body” (2004) e “Global Porn” (2002), nas quais levanta questões e aborda temas sobre intervenções artísticas em territórios de conflito, relações entre corpo e violência, e reflexões sobre a dialética entre o sistema capitalista e performances políticas, respectivamente. Também serão discutidos, em consonância com as obras da artista, os conceitos de desterritorialização e reterritorialização, identidades móveis, e fronteiras permeáveis entre as linguagens artísticas, tendo como objeto direto para esse diálogo: a Performance Art.
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    Dissertação
    Agora chupa essa manga - a cena pós coquetel: interfaces da aids nas artes da cena
    (2020-02-27) Fonseca, Franco Willamy Lima da; Haderchpek, Robson Carlos; ; ; Barbosa Júnior, José Duarte; ; Coutinho, Karyne Dias; ; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de;
    Este trabalho lê a aids como metáfora e defende o uso da metáfora como ferramenta de análise ensaiada pela autora Susan Sontag (2007). Dialogo em primeira pessoa apresentando algumas doses reagentes das representações poéticas da aids nas Artes da Cena e como estas interagem com elementos intrínsecos a uma cultura caracterizada pelo domínio masculino, pelas disparidades sociais entre as fronteiras de gênero, classe e raça. Ensaio sobre a noção de “pós coquetel” elaborada por Alexandre Nunes (2015). Começo com um relato reflexivo sobre as experiências de campo que foram realizadas entre 2018 e 2019 e suas reverberações para esta pesquisa no campo prático e teórico. Experimento a leitura de programa performativo da autora Eleonora Fabião (2013) a partir da composição em Performance. Disserto sobre o protagonismo de artistas soropositivos em narrativas da aids abordando a noção “pós coquetel” como possível representação para o exame discursivo da epidemia nas Artes da Cena no Brasil. Esta representação dialoga com ideia de “epidemia discursiva” refletida por Marcelo Secron Bessa (1997) ambos os termos surgem no campo literário, sendo aqui contaminados para um contexto no qual a epidemia é pensada nas Artes da Cena, especialmente na Performance. Desafio lançar um olhar pós coquetel às Artes da Cena exemplificando como esta noção influencia a leitura dos processos criativos de artistas soropositivos. Encerro com a descrição de Práticas Contaminadas, o último escrito que reúne as atividades ainda em análise sobre as práticas artísticas, pedagógicas e informativas da pesquisa em curso.
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    Dissertação
    A arte dos mágicos: corpo, performatividade e enganação
    (2019-02-27) Morais, Hikel Brauwn Ribeiro de; Ciotti, Naira Neide; ; ; Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigues; ; Haderchpek, Robson Carlos;
    Esta pesquisa é um estudo experimental sobre a arte dos mágicos. Analisamos e discutimos alguns dos processos criativos desencadeantes utilizados por esses artistas como elementos técnicos que promovem a ilusão, formas de fazer e agir e o universo subjetivo do artista. Estabelecemos relações com as artes cênicas, os livros de referência e as anotações de palestras de mágicos, diluindo fronteiras epistêmicas. Três elementos pontuam esta investigação: o corpo do performer, a performatividade e a natureza de sua arte. Entrevistas e relatos de experiências foram analisados nesta pesquisa, considerando também o próprio processo artístico do pesquisador. A discussão teórica propõe diálogos com autores das artes cênicas, performance teatral e performativa, abordando os aspectos práticos e teóricos relacionados à formação de mágicos.
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    Dissertação
    O ator na rua: uma expressividade caótica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-19) Guimarães, Mirtthya Mark Lucena; Haderchpek, Robson Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; ; http://lattes.cnpq.br/6682944367722932; Alves, Teodora de Araujo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; Nunes, Alexandre Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4192026825077254
    Este trabalho investigou o processo de preparação corporal\vocal\energético do ator para a rua, desenvolvido no Grupo de Teatro Quem Tem Boca é Pra Gritar. Nossa principal busca foi entender os processos que o ator percorre para desenvolver uma energia para cena na rua. Que energia é esta que se estabelece e se relaciona com os transeuntes\espectadores? O que será que chama atenção do transeunte\espectador? Será a história? A indumentária ou será uma expressividade potencializada? Será uma energia presente no corpo do ator que se relaciona com o transeunte? Como o ator se relaciona com o espaço urbano? Na tentativa de responder tais questionamentos, utilizamos alguns princípios da Física Moderna, como: Teoria Quântica e Princípio da Incerteza, além da Teoria do Caos. O teatro realizado nas ruas, em sua maioria, passa por longos processos de construção cênica, contudo, quando levado ao público, é tomado por outras causalidades, pois estando na rua o ator se torna sujeito daquele espaço, não podendo negar a eventualidade dos fatos que ali podem ocorrer. Segundo a física quântica a energia se propaga em um espaço vazio, a quantidade de energia física sendo trocada no espaço da rua, resulta no mágico momento em que os corpos dos atores, em constantes trocas com os espectadores, permitem acontecer o salto quântico[1]: o espetáculo teatral de rua. [1] Utilizo este termo aqui como uma metáfora, no qual salto quântico diz respeito ao elétron que recebe uma grande quantidade de energia e salta para os níveis mais afastados do núcleo.
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    Artigo
    O ator, o corpo quântico e o inconsciente coletivo
    (2015-01-20) Haderchpek, Robson Carlos
    O presente artigo traz uma discussão sobre o “corpo quântico” do ator e o conceito de “inconsciente coletivo” de Carl Gustav Jung. O principal objetivo deste trabalho é expor os léxicos e procedimentos adotados dentro de uma prática artística contemporânea, resultantes de uma pesquisa realizada pelo Arkhétypos Grupo de Teatro no âmbito da UFRN, que se pauta nos princípios do teatro ritualístico e da física quântica.
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    Dissertação
    A atuação de palhaças e palhaços: o hospital como palco de encontros
    (2017-02-10) Brum, Daiani Cezimbra Severo Rossini; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; ; http://lattes.cnpq.br/6728284014151656; Hernandez, Márcia Maria Strazzacappa; ; http://lattes.cnpq.br/1574008360415424; Haderchpek, Robson Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068
    O presente trabalho trata-se de uma investigação em Artes Cênicas que teve como mote algumas inquietações pessoais da autora ao atuar como palhaça em hospitais de São Paulo e de Natal. A partir dessa experiência profissional, identificou-se que há peculiaridades no trabalho de atriz e de palhaça próprias aos diferentes espaços da sociedade. No contexto aqui pesquisado, destaca-se a necessidade que as figuras palhacescas têm de engendrar uma abertura em que possam se relacionar com os seres e com os acontecimentos do espaço e do tempo hospitalares. Por isso, pergunta-se: comparado aos demais âmbitos de atuação palhacesca, quais são as principais peculiaridades do hospital? Com base na experiência de profissionais palhaças e palhaços que atuam em contextos hospitalares, quais são os principais aspectos a serem considerados na atuação nesses espaços? No intuito de responder a essas questões, objetiva-se investigar a atuação de palhaças e palhaços em palcos hospitalares, contextualizando, para isso, tal atuação no âmbito das práticas cênicas. Além disso, a partir da descrição de experiências nos campos hospitalares, pretende-se identificar os principais aspectos que configuram essas vivências artísticas em contato com o cotidiano do hospital. Com base numa metodologia fenomenológica fundamentada em Merleau-Ponty (2006; 2007; 2011), buscou-se dialogar com experiências palhacescas hospitalares através de entrevistas realizadas com sete membros da Organização Não Governamental (ONG) Doutores da Alegria, bem como com o palhaço Ésio Magalhães, que fez parte do elenco da ONG até o ano de 2003. Como resultados desta pesquisa propõe-se a discussão sobre o jogo cênico a partir da mescla das técnicas de treinamento pessoal e das sensibilidades de cada artista, como também a atuação palhacesca no hospital como experiências de encontros teatrais. Para tanto o referencial teórico abrange a Fenomenologia de Merleau-Ponty (2006; 2007; 2011), o conceito de Jogo colocado por Huizinga (2014) e os estudos brasileiros sobre o riso, o cômico e a palhacaria, tais como os de Burnier (2001), Viveiros de Castro (2005), Bolognesi (2006), Kásper (2004), Wuo (1999; 2011) e Sacchet (2009).
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    Dissertação
    Audiodescrição e mediação teatral: o processo de acessibilidade do espetáculo de Janelas e Luas
    (2017-07-31) Nascimento, Anna Karolina Alves do; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; http://lattes.cnpq.br/1856142220726235; Carvalho, Flávio Augusto Desgranges de; Sales, José Albio Moreira de; https://orcid.org/0000-0002-2521-6364; http://lattes.cnpq.br/5175762444724772; Magalhaes, Rita De Cassia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068
    O presente trabalho objetiva desenvolver, a partir da audiodescrição (AD), estratégias de mediação teatral para o espetáculo De Janelas e Luas, considerando a fruição, em contexto escolar, de alunos com e sem deficiência visual. A metodologia tem por base os princípios da abordagem qualitativa em educação, tendo como referência a pesquisa intervenção, ancorada, principalmente, nas premissas bakhtinianas de dialogia e alteridade, assumindo dois contextos de investigação. No primeiro contexto, denominado de ensaio exploratório, foi realizado a acessibilidade do espetáculo De Janelas e Luas, que compreende AD e exploração tátil dos elementos de cena, no auditório do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp/UFRN). O segundo contexto, consiste em uma sala de aula do segundo ano do Ensino Médio, com educandos com e sem deficiência visual, em uma escola da rede estadual da cidade de Natal/RN. Nesse ambiente, o processo diz respeito à mediação teatral por meio de uma oficina, com encontros antes e depois da apresentação do espetáculo com AD, com exercícios de desmontagem (DESGRANGES, 2011), e exploração tátil. Se o teatro se constitui como a arte do encontro, a AD, como tradução intersemiótica, consiste em uma força mediadora que amplia a comunhão cênica, no aqui e no agora da manifestação teatral. Os resultados da análise apontam que, nesse caso, a expansão do encontro, por meio das oficinas e da exploração tátil, contribui expressivamente, para a leitura do espetáculo De Janelas e Luas por parte de jovens com e sem deficiência visual, em um contexto escolar.
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    Dissertação
    A busca do Muntu: o treinamento corporal do ator do Bimphadi
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-29) Costa, Manuel Francisco João da; Oliveira Neto, Leônidas de; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/3746805844090905; http://lattes.cnpq.br/1063225284363863; Silva, Sebastião de Sales
    A presente pesquisa decorre de uma investigação desenvolvida pelos atorespesquisadores do Bimphadi, Núcleo de Pesquisa em Artes da Cena, sediado em Luanda, Angola, sobre as práticas de criação cênica do grupo. Essa pesquisaparticipativa de caráter experiencial nasce do desejo de elaboração de um treinamento corporal para o ator do Bimphadi, desenvolvido a partir do Muntu e de um mergulho nos saberes das manifestações culturais angolanas. A fim de investigar os potencias de criação do ator, foram escolhidos alguns elementos ritualísticos dos grupos étnicos aos quais os atores do Bimphadi pertencem e a partir deles foi feito um processo de recriação. Busca-se, através desta pesquisa, refletir sobre a preparação corporal do ator na “aprendizagem” da dança e/ou movimento cênico usando como ponto de partida as danças e canções rituais da cultura angolana. A fim de se reconectarem com criação cênica, os atores do Bimphadi propõem um reencontro com o Muntu, termo de origem Bantu que trata da conexão do ser consigo mesmo e com o outro. (Muntu-pessoa/Ser Total).
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    TCC
    O cabelo feminino enquanto elemento na performance: sentidos e experiências
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-08) Souto, Aline da Silva; Lima, Erickaline Bezerra de; Ciotti, Naira Neide; 0000-0002-2670-2778; http://lattes.cnpq.br/6380609562860913; 0000-0002-9852-4237; http://lattes.cnpq.br/1061452525627411; 0000-0002-3549-0308; http://lattes.cnpq.br/1953013390761994; Moura, Monize Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8651689252671301; Haderchpek, Robson Carlos; 0000-0002-4905-6449; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068
    Este artigo aponta as características que perpassam a pesquisa a partir do cruzamento entre cabelo e performance, questão nascente da experiência de 2019 na disciplina: Tcc Espetáculo do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ministrada pela Professora Dr. Naira Ciotti, que renderam um ensaio fotográfico onde surge uma figura que mais tarde intitula a performance que foi construída no mesmo componente curricular: “Aligma”. Com isto procura-se compreender os diferentes contextos em que os fios humanos foram alvo de controvérsias, tal qual discuti-lo em sua dimensão histórica, social e sobre sua passagem pela literatura, produzindo efeitos de deslocamento de seu entendimento primeiro, (que é por sua vez a proteção da epiderme), bem como visa problematizar os modos que é visto no decorrer do Cronos e como as artes em geral se apropria deste elemento que brota de nossa pele. Este trilhamento realça o cabelo em uma das artes mais jovens, a já citada no princípio, a performance.
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    Dissertação
    Caça e caçador: o ator-contador e as histórias de onça do interior da Paraíba
    (2018-02-28) Lima, Thardelly Pereira; Haderchpek, Robson Carlos; ; ; Lucio, Ana Cristina Marinho; ; Lopes, Melissa dos Santos;
    Esta pesquisa teve como objetivo unir as narrativas tradicionais de caçadores ao rico universo de narrativas, tomando como inspiração as relações entre homens e feras, e todos os significados políticos, sociais, culturais e históricos que permeiam essas relações. A pesquisa de campo foi realizada no município de São José do Espinharas/PB, local referido pelo cordelista João Melquíades de Ataíde em seu folheto “Histórias de Cazuza Sátiro, o matador de onça”. No estudo de campo registramos depoimentos de pessoas que conheciam as histórias dessas caçadas. Na segunda etapa, houve uma pesquisa no sentido da construção de uma narrativa, em que foram realizadas experimentações práticas que confrontaram e reuniram as principais teorias levantadas por Dario Fo, Gilbert Durand, Walter Benjamin e Peter Brook. A terceira e última etapa foi a da criação cênica de Suçuarana – resultado do processo de experimentação desse ator-contador -, que tomou como base o material coletado na pesquisa de campo e os cordéis encontrados. Ao final desse processo, acreditamos que a pesquisa consolida uma experiência ímpar de composição cênica através do contato com narrativas de caçadores, sendo estas incorporadas ao texto teatral e à encenação.
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    Dissertação
    Caminho sobre a ponte que construímos: reflexões sobre a experiência de um artista-professor iniciante e suas aulasencontro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-10-22) Pontes, Paul Mailliw de Moraes; Haderchpek, Robson Carlos; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/3672104844520235; Hernandez, Márcia Maria Strazzacappa
    A presente pesquisa a baseia-se em pensamentos do Teatro e da Educação e busca contribuir para os processos de estudos das grandes áreas, bem como apontar novas possibilidades para o ensino de Teatro na Educação Básica. Um dos focos da pesquisa é a figura do Artista-Professor que nesse trabalho é entendido como um fazedor da própria arte que ensina, aproximando-se assim dos conceitos de Professor-Artista (STRAZZACAPPA, 2006), ProfessorPerformer (ICLE, 2013) e ainda Diretor-Pedagogo (HADERCHPEK, 2009). Logo, o Artista-Professor, passa a ocupar uma função mediadora entre o aluno e a prática teatral, conduzindo-o através de Aulas-Encontro. Tal conceito é esmiuçado ao longo do processo e se pauta na ideia da Arte do Encontro de Grotowski (2011), o que contribui, diretamente, para o pensamento metodológico do trabalho, que busca expandir a compreensão de aula através de um convite do professor para o aluno. O trabalho como um todo é proposto dentro de uma escrita ensaísta sobre Educação, Teatro e Experiência.
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    Dissertação
    Cara da Mãe: uma jornada de criação pela via da Mitodologia em arte
    (2017-02-22) Silva, Janaina Gomes da; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de; ; ; Haderchpek, Robson Carlos; ; Araújo, Márcia Virginia Bezerra de;
    Em meio ao desejo de contar a história de sua mãe e de suas antepassadas por meio da dança e do teatro, Janaína Gomes engravidou de Lótus, seu filho. No mesmo tempo/espaço, duas outras artistas, Ana Luiza Bione e Íris Campos, também grávidas, foram convidadas por Janaína a adentrarem no processo e juntas fundaram o Coletivo Cênico Tenda Vermelha, em Recife-PE, no ano de 2012. A busca por uma escrita de si partindo da experiência materna de cada artista-criadora deste coletivo fez do encontro com a Mitodologia em Arte um ‘caminho de criação’, um meio de transpor para a cena as experiências vivenciadas pelas artistas em contato também com outros coletivos de mães. A Mitodologia em Arte, criada pela Profa. PhD. Luciana Lyra a partir de seus estudos acerca da Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand (2012) e da Antropologia da Experiência capitaneada por Victor Turner (1986), é um complexo de criação cênica que lida com forças pessoais às quais movem o atuante na relação consigo mesmo e com a alteridade, em retroalimentação (LYRA, 2010). A presente dissertação visou justamente desvelar a trama investigativa empreendida por Janaína Gomes e o Tenda Vermelha pela via mitodológica, e que acabou por resultar no espetáculo intitulado Cara da Mãe (2015), dirigido por Lyra. Escrito de forma autobiográfica (JOSSO, 2009), e performática (LYRA, 2010), a dissertação tomou ainda como guia a jornada do herói (CAMPBELL, 2007).
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    Dissertação
    Cartas diversas: uma investigação do corpo-máscara através da artificialidade, percepção e estado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-25) Lima, Alleff Emanuell Araújo; Lewinsohn, Ana Caldas; ; ; http://lattes.cnpq.br/8121530180966905; Lopes, Melissa dos Santos; ; Haderchpek, Robson Carlos; ; Paulino, Rogério Lopes da Silva;
    Esta pesquisa possui o objetivo de investigar o corpo-máscara através da identificação de três características: Artificialidade, Percepção e Estado. A partir da proposta de redes de criação, de Cecilia Salles, apresento uma metodologia processual, que se tece a partir das interações e afetos que acontecem durante o percurso. Assim, visando abrir diálogos, organizo o texto no formato de cartas. Como estudo de caso, analiso alguns processos de criação que participei, à luz de reflexões sobre o corpo-máscara propostas por alguns pesquisadores, como Felisberto Sabino da Costa, Rudson Duarte e Andréa Stelzer.
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    Dissertação
    Um corpo cavalgado: a pombagira como mito-guia na criação performática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-10) Barroso, Elze Maria de Oliveira; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de; ; ; Vicente, Ana Valéria Ramos; ; Coutinho, Karyne Dias; ; Haderchpek, Robson Carlos;
    O trabalho investiga a Pombagira sob a perspectiva do mito-guia (LYRA, 2013), experienciado corporalmente a partir da criação de uma série de Performances destampadas pela Mitodologia em Arte (LYRA, 2013), que propõe um caminho de procedimentos na restauração da imagem e do mito como disparadores do reconhecimento de si. Na experiência de performar a Pombagira, acabase por tensionar o termo pejorativo “mulata”, ao trabalhar imagens associadas à ideia de guras femininas objeti cadas pela sexualidade e advindas de um contexto histórico de discriminações, por serem de matrizes africanas. Sendo mulher negra, a pesquisadora dá corpo à gura da Pombagira, discutindo questões sobre racismo estruturante e feminismo negro, e procurando trazê-las para o âmbito das artes cênicas. Em convergência com o material acerca da Mitodologia em Arte, de Lyra (2013), busca-se dialogar também com os conceitos de Pedagogia das Encruzilhadas, de Luiz Ru no (2019), Pombagira, de Andréa Lage (2004), Stefania Capone (2003), Reginaldo Prandi (1996), Racismo, de Grada Kilomba (2019), Interseccionalidade, de Angela Davis (1981), e Performance, de Renato Cohen (2002).
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