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Navegando por Autor "Gurgel, Daniel de Freitas"

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    TCC
    Análise comparativa do Transporte de Sedimentos nas Praias de Ponta Negra e da Barreira do Inferno
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-22) Acuña, Golda Sunción; Scudelari, Ada Cristina; Scudelari, Ada Cristina; Matos, Maria de Fátima Alves de; Gurgel, Daniel de Freitas
    O litoral do Rio Grande do Norte compreende uma faixa de cerca de 400 km de belíssimas praias, principal motor que movimenta a economia potiguar através do turismo. As praias da costa norte-rio-grandense, além de atraírem pessoas de todo o mundo, são, essencialmente, estruturas representativas dos fenômenos provenientes da dinâmica costeira, influenciada fundamentalmente pelo transporte de sedimentos ao longo da linha de costa. Nos últimos anos, processos erosivos vêm ocorrendo de forma bastante acentuada na Praia de Ponta Negra, cartão postal da capital do estado, devido à diminuição da faixa de praia, fator muito associado ao reduzido aporte de sedimentos litorâneos, observado por ARAÚJO (2015). Congruentemente, GURGEL (2017) realizou um estudo da dinâmica costeira da praia vizinha, Praia da Barreira do Inferno, e constatou um discreto transporte longitudinal de sedimentos. Com base nesses estudos, este trabalho buscou compreender os fatores que influenciam o transporte de sedimentos costeiros e por meio de um estudo bibliográfico das áreas das praias de Ponta Negra e da Barreira do Inferno, realizar uma análise comparativa, no que tange o transporte de sedimento, entre elas, de forma a averiguar se há uma possível relação de uma sobre a outra, considerando os fatores que colaboram na dinâmica costeira e como esses podem, possivelmente, afetar suas morfologias. A partir da análise realizada, observaram-se várias semelhanças entre as praias de estudo, como a predominância na direção de ventos e das correntes de Leste e Leste- Sudeste, o transporte de sedimentos no sentido Sul-Norte e uma grande divergência nos volumes de sedimentos transportados, sendo da ordem de 700.000 m3/ano em Ponta Negra e de 50.000 m3/ano na Barreira do Inferno. Devido as suas localizações, suas dinâmicas costeiras e a comparação dos aspectos que influenciam o transporte longitudinal de sedimentos, concluiu-se que há, possivelmente, uma forte relação entre as praias de estudo, fortalecendo a hipótese de que a Praia da Barreira do Inferno é uma grande influenciadora da Praia de Ponta Negra no que diz respeito à dinâmica de sedimentos.
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    TCC
    Análise da evolução da expansão urbana na área de proteção ambiental de Jenipabu
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-03) Oliveira, Graciane Amorim Miranda de; Oliveira, Diego Souza de; Joana Darc Freire de Medeiros; Batista, Ivaniza Sales; Gurgel, Daniel de Freitas
    O crescimento do turismo nas regiões costeiras tem contribuído para o adensamento urbano de áreas naturalmente frágeis e vulneráveis aos impactos promovidos pelo uso e ocupação do solo. A criação de Unidades de Conservação (UC) em áreas de vulnerabilidade ambiental tem a função de preservar e proteger a biodiversidade e os processos da dinâmica ambiental do local. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar como vem ocorrendo a expansão urbana na área da Área de Proteção Ambiental de Jenipabu, enfatizando a evolução das construções no local, nos anos de 2001, 2010 e 2017, utilizando uma ferramenta de baixo custo, fácil uso e acesso. Para tanto, foi realizada a análise das imagens de satélite, no software Google Earth Pro, avaliando a expansão urbana durante os períodos citados. Ficou evidenciado que houveram intensas modificações no que diz respeito a expansão urbana na APAJ, principalmente, na região próxima às dunas móveis. Além disso, a utilização do software gratuito como alternativa ao poder público e sociedade na fiscalização e acompanhamento das alterações ocorridas em áreas de fragilidade ambiental e interesse social.
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    Artigo
    Caracterização do clima de ondas em profundidades intermediárias da plataforma continental do Rio Grande do Norte, NE/BR, através do SMC Brasil
    (Revista de Geologia, 2017) Pinheiro, Lívian Rafaely de Santana Gomes; Gurgel, Daniel de Freitas; Barros, José Eduardo Carneiro de; Teixeira, Anthony Francis Nunes; Scudelari, Ada Cristina; Amaro, Venerando Eustáquio
    Neste trabalho, investiga-se a característica do clima de ondas ao longo da plataforma continental do Rio Grande do Norte (RN), em profundidades intermediárias, a partir da reanálise de ondas Downscaling Ocean Waves – DOW, entre os anos de 1948 e 2008, que integra o SMC-Brasil. Foram calculados pontos DOW em locais com notórios eventos de erosão costeira, a saber: Laguna de Guaraíra, entre os municípios de Tibau do Sul e Senador Georgino Avelino; praia da Barreira do Inferno, município de Parnamirim; trecho entre as praias de Muriú e Jacumã, município de Ceará-Mirim; orla marítima do município de Galinhos; além da praia de Soledade e Ilha Ponta do Tubarão, município de Macau. A escolha de pontos DOW representativos dos trechos de estudo foi realizada com base nas tabelas de probabilidade de ocorrência e a comparação entre os pontos ocorreu por Regressão Linear com Coeficiente de Correlação de Pearson, da altura significativa (Hs) e período de pico (Tp) de onda, em condições de regime médio e de tempestade. As ondas chegam à plataforma oriental do RN vindas principalmente de leste-sudeste e de leste, com Tp entre 6 e 10 s e média de Hs variando entre 1,38 e 1,50 m. Na plataforma setentrional, as ondulações incidem entre as direções norte e leste-sudeste, com valores de Tp acumulados entre 5 e 15 s, alturas médias entre 1,10 e 1,20 m. Os ventos alísios conformam as principais direções de propagação de ondas que chegam ao RN, sendo que a plataforma oriental também recebe o escoamento oriundo do Sistema de Alta Pressão do Atlântico Sul e dos Distúrbios Ondulatórios de Leste. Os eventos extremos de Hs são mais severos na plataforma setentrional, podendo chegar a 3,4 m de Hs, enquanto que ondas com até 2,9 m são previstas para a plataforma oriental
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    TCC
    Determinação do clima de onda da praia da Barreira do Inferno
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-16) Gurgel, Daniel de Freitas; Scudelari, Ada Cristina; Maria de Fátima Alves de Matos; Scudelari, Ada Cristina; Matos, Maria de Fátima Alves de; França, Fagner Alexandre Nunes de
    A erosão costeira causa sérios impactos sociais e econômicos. Estes são perceptíveis em várias praias que tiveram sua faixa praial reduzida ou comprometida, em portos que passaram a receber deposição de sedimento em excesso, dificultando a atividade portuária e em outros ambientes costeiros que tiveram seus contornos transformados ao longo do tempo. A praia da Barreira do Inferno é uma área militar protegida e carece de estudos de clima de onda. Nessa perspectiva, esse trabalho teve como objetivo caracterizar o clima de ondas da praia da Barreira do Inferno com o intuito de se conhecer as informações preliminares para um futuro procedimento de modelagem costeira no local. Foram analisados 9 pontos ao longo da praia e, após um procedimento de análise das informações de onda dadas por cada ponto, foi definido o ponto mais representativo para a região. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que o ponto representativo da frente da praia da Barreira do Inferno é o de coordenadas – latitude -5,9317o, longitude -35,05o. Notou-se, também, a incidência de ondas principalmente das direções de ESE e E. Para o regime médio, o período de pico entre as principais direções de onda é de, aproximadamente, 7,58 segundos. A altura significativa é de, aproximadamente, 1,44 metros. Já para o regime extremo, o período de pico pode durar em média até 12,40 segundos e a altura significativa pode atingir 2,39 metros.
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    Artigo
    Estimativa da taxa anual e sazonal do transporte longitudinal sedimentar na zona costeira do litoral oriental do Rio Grande do Norte
    (Revista Brasileira de Geomorfologia, 2020) Matos, Maria de Fátima Alves; Gurgel, Daniel de Freitas; Scudelari, Ada Cristina; Amaro, Venerando Eustáquio
    No Estado do Rio Grande Norte, os eventos de erosão costeira ao longo da linha de costa vêm se intensificando no decorrer das últimas décadas. Os principais trechos afetados pela erosão costeira têm esse fenômeno atribuído, sobretudo, ao reduzido aporte fluvial de sedimentos, decorrentes das pequenas dimensões das bacias fluviais regionais, com frequentes barragens artificiais, e do desenvolvimento dos campos dunares decorrentes da perda de sedimentos das praias para o continente. Entretanto, o conhecimento do clima de ondas e da taxa de transporte de sedimentos ocorrentes na faixa litorânea são fatores fundamentais nos estudos sobre a erosão costeira. Este trabalho abordou como área de interesse a faixa litorânea da Barreira do Inferno e praias adjacentes, localizada em setor ao sul da capital, Natal/RN. Os objetivos principais incidiram em (i) avaliar métodos interpoladores para estimar a influência da batimetria na definição do transporte longitudinal de sedimentos (TLS); (ii) por meio do pacote computacional SMC-Brasil, modelar os processos físicos de geração, propagação e modificação do clima de ondas, com o intuito de distinguir a hidrodinâmica na área de estudo; (iii) estimar o TLS a partir da formulação de Bayram et al. (2007). Os resultados mostraram que o clima de ondas na faixa litorânea da Barreira do Inferno possui maior tendência de ondas provenientes de E e ESE. O potencial de TLS anual é da ordem de 50.000m³/ano no sentido Sul-Norte. O período chuvoso (meses de junho, julho e agosto) é o de maior contribuição para o transporte médio anual, aliado ao maior aporte de sedimentos do continente em direção à faixa litorânea
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    Dissertação
    Modelagem do transporte de sedimentos na Zona Costeira da Barreira do Inferno - RN, através do SMC-Brasil
    (2017-08-25) Gurgel, Daniel de Freitas; Scudelari, Ada Cristina; Matos, Maria de Fátima Alves de; ; ; ; Busman, Débora Vieira; ; Puhl, Eduardo;
    O estado do Rio Grande Norte vem apresentando eventos de erosão costeira ao longo de sua costa, em diversos graus de intensidade. Os trechos afetados pela erosão costeira tem esse fenômeno atribuído principalmente ao reduzido aporte fluvial de sedimentos, decorrentes das pequenas dimensões das bacias fluviais regionais e da perda de sedimentos para o continente com a formação dos campos dunares. O conhecimento do clima de ondas, bem como a taxa de transporte de sedimentos presentes na área, é fator preponderante nos estudos de erosão costeira. Este trabalho teve como área de estudo a praia da Barreira do Inferno. Os objetivos consistiram, com o uso da ferramenta de modelagem costeira SMC-Brasil, (i) conhecer o clima de ondas ao largo da praia da Barreira do Inferno por meio da análise dos dados fornecidos pelos pontos de propagação contidos na base de dados do SMC; (ii) realizar análise da dinâmica sedimentar da praia por meio da modelagem de transporte longitudinal de sedimentos; (iii) Identificar a sensibilidade do SMC-Brasil diante da inserção de carta náutica interpolada pelos métodos Vizinho Natural e Krigagem. Dentre os resultados, destaca-se que o clima de onda do entorno da praia da Barreira do Inferno mostrou uma maior tendência de ondas vindas das direções E e ESE. O transporte longitudinal de sedimentos anual é da ordem de, aproximadamente, 50.000m³/ano no sentido Sul-Norte. As diferenças apresentadas pelos métodos Vizinho Natural e Krigagem, no cálculo do transporte de sedimento, se mostraram negligenciáveis. Portanto, o modelo utilizado mostrou baixa sensibilidade aos métodos interpoladores no cálculo do transporte de sedimento.
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